Frutas secas são saudáveis também ou não?

Especialista da área:
atualizado em 18/09/2021

As frutas secas são pequenas e práticas e estão presentes em diversos pratos na culinária mundial, adicionando sabor, cor e nutrientes às refeições. Elas contém uma quantidade mais concentrada de fibras, nutrientes e compostos bioativos em comparação às frutas frescas. Isso ocorre porque  os nutrientes e as fibras ficam mais leves quando a água é removida da fruta. No entanto, a capacidade de hidratação das frutas secas é menor.  

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Durante o processo de desidratação as frutas secas mantêm suas características naturais e dificultam a sua deterioração, o que prolonga o seu prazo de validade, possibilitando o acesso a várias frutas, mesmo fora de época.

Todavia, o teor de vitamina C é bastante reduzido quando a fruta é seca, pois por ser uma molécula instável, ela perde rapidamente as suas propriedades quando em contato com o oxigênio e a luz.

frutas secas

Por serem ricas em fibras, elas aumentam o tempo de saciedade e auxiliam a saúde intestinal. São ainda uma ótima fonte de antioxidantes, minerais, vitamina do complexo B e ácido pantotênico (vitamina B5), essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico.

Algumas frutas secas, como o damasco, são ricas em vitaminas A, favorecendo a saúde dos olhos e garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico. Outras, como as uvas passas, auxiliam o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e protegem o organismo contra doenças renais, anemia e osteoporose.

No entanto, é importante ter em mente que os açúcares naturais presente nas frutas secas também são mais concentrados, por isso, é importante tomar cuidado com a quantidade ingerida diariamente.

Para se ter uma ideia, uma xícara de uvas tem 24 gramas de açúcar e 110 calorias, porém, uma xícara de uvas passas tem 85 gramas de açúcar e 434 calorias. Os diabéticos, em especial, precisam ficar ainda mais atentos em relação ao consumo destas frutas.

Além disso, alguns fabricantes adicionam ou revestem com açúcar as frutas secas, vendendo-as como frutas confitadas. Isso obviamente aumenta consideravelmente o número de calorias desse alimento.

Uma boa dica é ingerir estas frutas com outros alimentos ricos em gorduras boas ou proteínas, uma vez que eles retardam a absorção dos açúcares presentes nas frutas, diminuindo mais ainda o índice glicêmico da refeição.  

Contudo, no geral, frutas secas podem ser um lanche nutritivo, conveniente e portátil, apenas não se esqueça de consumi-las com equilíbrio e moderação.

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Vídeo

Você tem o costume de consumir frutas secas como um lanchinho? Acredita que precisa diminuir a sua ingestão por conta dos açúcares? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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