Frutas secas são saudáveis também ou não?

Especialista da área:
atualizado em 18/09/2021

As frutas secas são pequenas e práticas e estão presentes em diversos pratos na culinária mundial, adicionando sabor, cor e nutrientes às refeições. Elas contém uma quantidade mais concentrada de fibras, nutrientes e compostos bioativos em comparação às frutas frescas. Isso ocorre porque  os nutrientes e as fibras ficam mais leves quando a água é removida da fruta. No entanto, a capacidade de hidratação das frutas secas é menor.  

Durante o processo de desidratação as frutas secas mantêm suas características naturais e dificultam a sua deterioração, o que prolonga o seu prazo de validade, possibilitando o acesso a várias frutas, mesmo fora de época.

  Continua Depois da Publicidade  

Todavia, o teor de vitamina C é bastante reduzido quando a fruta é seca, pois por ser uma molécula instável, ela perde rapidamente as suas propriedades quando em contato com o oxigênio e a luz.

frutas secas

Por serem ricas em fibras, elas aumentam o tempo de saciedade e auxiliam a saúde intestinal. São ainda uma ótima fonte de antioxidantes, minerais, vitamina do complexo B e ácido pantotênico (vitamina B5), essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico.

Algumas frutas secas, como o damasco, são ricas em vitaminas A, favorecendo a saúde dos olhos e garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico. Outras, como as uvas passas, auxiliam o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e protegem o organismo contra doenças renais, anemia e osteoporose.

No entanto, é importante ter em mente que os açúcares naturais presente nas frutas secas também são mais concentrados, por isso, é importante tomar cuidado com a quantidade ingerida diariamente.

Para se ter uma ideia, uma xícara de uvas tem 24 gramas de açúcar e 110 calorias, porém, uma xícara de uvas passas tem 85 gramas de açúcar e 434 calorias. Os diabéticos, em especial, precisam ficar ainda mais atentos em relação ao consumo destas frutas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, alguns fabricantes adicionam ou revestem com açúcar as frutas secas, vendendo-as como frutas confitadas. Isso obviamente aumenta consideravelmente o número de calorias desse alimento.

Uma boa dica é ingerir estas frutas com outros alimentos ricos em gorduras boas ou proteínas, uma vez que eles retardam a absorção dos açúcares presentes nas frutas, diminuindo mais ainda o índice glicêmico da refeição.  

Contudo, no geral, frutas secas podem ser um lanche nutritivo, conveniente e portátil, apenas não se esqueça de consumi-las com equilíbrio e moderação.

Vídeo

Você tem o costume de consumir frutas secas como um lanchinho? Acredita que precisa diminuir a sua ingestão por conta dos açúcares? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário