10 Benefícios do Farro – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Você provavelmente já consumiu alimentos feitos de farinha de trigo, de centeio ou de cevada, pois estes grãos são bastante comuns e também são muito utilizados pela indústria de alimentos em pães integrais, bolos e massas, entre muitos outros produtos.

No entanto, recentemente, aqui no Brasil, outro tipo de grão começou a ser utilizado e a ganhar a atenção não só dos consumidores como também de muitos profissionais da saúde: o farro.

Os benefícios do farro são inúmeros e este se tornou conhecido no Brasil, chamando a atenção de muitos pesquisadores, em função da sua grande quantidade de nutrientes e das diversas propriedades que apresenta.

Este grão é bastante fácil de ser preparado e seu sabor é parecido com o do arroz integral, podendo também ser utilizado na substituição do arroz branco ou como base para o preparo de diferentes receitas como sopas, massas, pães, biscoitos, sobremesas e vários tipos de saladas.

Conheça, a seguir, os muitos benefícios do farro, saiba para que serve este grão e veja suas propriedades.

Quais são os benefícios do farro e para que serve?

O Emmer, também conhecido como farro (Triticum turgidum dicoccum), é um grão de coloração marrom claro, do grupo dos trigos, sendo originário do antigo Egito. Ele é bastante consumido na América do Norte, na Ásia e na Europa, podendo ser substituto da farinha tradicional na produção de massas, bolos, biscoitos, assim tornando-se muito popular em diversos países, entre eles a Itália.

O farro é rico em proteínas, em carboidratos complexos, especialmente fibras, contém diversas vitaminas, entre elas as vitaminas do complexo B, como a vitamina B1 (tiamina) e a B3 (niacina), a vitamina A, além de ser rico em minerais, entre eles o zinco, magnésio, o ferro e o selênio, possuindo também carotenoides e compostos fenólicos.

Assim como muitos outros grãos, o farro contém glúten, porém em quantidades bem menores quando em comparação aos grãos tradicionais. Apesar da baixa quantidade de glúten, este alimento não deve ser consumido por pessoas que tenham intolerância ao glúten e/ou sejam portadoras de doença celíaca.

De acordo com o USDA (U.S. Department of Agriculture), cada porção de ½ xícara de farro cozido contém, aproximadamente 100 calorias, 26 g de carboidratos, 3,5 g de fibras, 4 g de proteínas, entre outros. Veja, a seguir, alguns dos benefícios do farro e conheça suas propriedades:

1. Reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2

As fibras são fundamentais para a manutenção de diversos processos no organismo, auxiliando na adequada digestão, promovendo melhor absorção de nutrientes, auxiliando no controle da entrada de glicose na corrente sanguínea e, desta forma, promovendo o controle da glicemia e o controle da liberação do hormônio insulina. Por este motivo, o farro pode ser um grande auxiliar na redução dos riscos da diabetes tipo 2, que ocorre principalmente em função de hábitos ruins de alimentação.

2. Ajuda a reduzir o colesterol ruim

Outro benefício das fibras é que estas também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL), ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação diária de fibras é 25 g de fibras por dia, considerando-se uma dieta de 2.000 Kcal por dia.

A quantidade de fibras na composição do farro (cada porção de ½ xícara de farro cozido contém 3,5 g de fibras) também é uma das mais altas entre os grãos, contendo teores próximos aos da quinoa, mas sendo superior aos grãos mais utilizados no dia a dia.

3. Auxilia na redução de peso

Se você está buscando um alimento que possa lhe ajudar a perder peso, com certeza esse é um dos benefícios do farro mais evidentes. Tanto as fibras quanto as proteínas presentes no farro ajudam bastante no controle do apetite e na saciedade, estimulando a redução da ingestão diária total de calorias e promovendo o melhor controle do peso e a redução de medidas, sendo, portanto, um ótimo auxiliar na prevenção da obesidade.

Além disso, o farro pode ser facilmente inserido na dieta, contendo uma quantidade baixa de calorias por porção (cada ½ xícara de farro cozido contém 100 calorias). Outra vantagem é que tanto as proteínas como as fibras presentes no farro são digeridas de forma mais lenta, ajudando, assim, a manter a energia e a disposição ao longo do dia, sendo uma excelente opção para atletas e praticantes de atividades físicas.

4. Tem ação antioxidante

O farro é rico em substâncias antioxidantes que promovem diferentes benefícios à saúde, entre elas os polifenois, os carotenoides e até mesmo o selênio. Diferentes estudos demonstraram que estes compostos podem auxiliar no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, auxiliar no controle dos efeitos do estresse, além de ajudar a reduzir os riscos de muitas doenças crônicas, entre elas as doenças cardiovasculares, a diabetes, os diversos tipos de câncer e até mesmo a doença de Alzheimer.

5. Ajuda no ganho de massa muscular

Entre os muitos benefícios do farro, está a grande quantidade de proteínas na sua composição, contendo teores mais altos de proteína do que outros grãos tradicionais. Este alimento pode oferecer uma enorme quantidade de aminoácidos essenciais que são fundamentais para a saúde, possuindo muitas proteínas de qualidade.

Este alimento é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular, para praticantes de atividade física e para atletas, sendo uma excelente alternativa no lugar das fontes de proteínas animais como as carnes que, apesar de terem alto valor proteico, também contêm grande quantidade de gorduras saturadas e que podem prejudicar a saúde.

6. Melhora a saúde do organismo

As vitaminas do complexo B não são produzidas em quantidades suficientes pelo organismo e devem, portanto, ser adquiridas através de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e completa. O farro contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, entre elas as vitaminas B1 (tiamina) e B3 (niacina).

A vitamina B1 participa de muitos processos no metabolismo, ajudando no adequado funcionamento do coração, dos músculos e também atuando no sistema nervoso. Além disso, a tiamina participa da síntese da acetilcolina, um neurotransmissor, sendo fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos. A deficiência de vitamina B1 pode causar uma doença chamada de beribéri que apresenta sintomas de dor e fraqueza muscular, assim como a sensação de formigamento.

7. Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

O farro contém vitamina B3, que é fundamental para a boa saúde, sendo importante na produção do ácido clorídrico, estimulando a digestão mais eficaz, ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, contribuindo para menores riscos de doenças cardiovasculares, além de ser de fundamental importância para produção dos hormônios sexuais.

A deficiência de vitamina B3 pode causar problemas de má digestão, cansaço, vômitos, assim como uma doença chamada de pelagra que provoca irritação na pele, diarreia e demência.

8. Estimula a produção de testosterona

O farro contém diversos minerais, entre eles o zinco, o ferro, o magnésio e o selênio. O zinco, entre muitas funções, é responsável por benefícios do farro como o fortalecimento do sistema imunológico, mantém a saúde dos vasos sanguíneos, auxilia no controle do sistema endócrino, além de estimular a produção de hormônios como a testosterona, sendo importante para promover a fertilidade e melhorar a libido.

9. Fortalece o sistema imunológico

O ferro é fundamental para a formação da hemoglobina, prevenindo a anemia, participa da formação das mioglobinas, auxiliando na boa oxigenação dos músculos cardíacos, fortalece o sistema imunológico, é essencial para o transporte de oxigênio, além de estimular a produção de energia.

10. Aumenta a saúde dos ossos

O magnésio, entre muitas funções, auxilia na manutenção dos batimentos cardíacos, mantém a saúde dos ossos, participa dos processos digestivos, além de estimular a produção de colágeno, entre outros. E, por fim, o selênio auxilia na regulação do sistema endócrino, ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares, fortalece a imunidade, entre outros benefícios do farro.

Como utilizar o farro no dia a dia?

O farro pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas de produtos naturais, sendo vendido de forma integral, mantendo a maior parte dos nutrientes e das fibras do grão, semi-perolado, onde parte do farelo é retirada, mas boa parte das fibras é mantida, ou perolado, que tem a mesma quantidade de fibras dos grãos refinados. Para manter maior quantidade de nutrientes e conseguir ter todos os benefícios do farro, procure utilizar o grão na forma integral.

Ele pode ser consumido no lugar do arroz ou da quinoa, assim como em receitas que utilizem a farinha de trigo tradicional. Existem muitas receitas de risotos, saladas, sopas, sobremesas, omeletes, hambúrgueres, bolos e pães que são fáceis e práticas para quem deseja começar a consumir este grão.

Vale lembrar que é sempre importante se manter a conservação do produto em local fresco e seco ou dentro de ambiente refrigerado para garantir o adequado consumo do produto por mais tempo. 

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todos esses benefícios do farro para a saúde e boa forma? Pretende utilizá-lo em sua dieta para aproveitar todas as propriedades? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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1 comentário em “10 Benefícios do Farro – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Boa tarde, dra. Patrícia. Excelente a sua matéria sobre o Farro!
    Eu conheci o Farro quando morava na Italia, é realmente um cereal muito saboroso. Eu gostaria muito de poder fazê-lo novamente, a senhora sabe onde eu posso comprar Farro aqui no Brasil?
    Obrigada pelo artigo!
    Cássia.