Benefícios do chá de alho – Para que serve e dicas

Especialista:
atualizado em 23/02/2021

Todos conhecem os benefícios do alho para a saúde, mas você sabia que o seu chá também pode trazer os mesmos efeitos?

  Continua Depois da Publicidade  

Geralmente encontrado em temperos para saladas, carnes, arroz, feijão, sopas e outras preparações culinárias, o alho é fonte de diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para a manutenção da saúde e da boa forma.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o alho e os benefícios que o seu chá proporciona, além de aprender diferentes formas de preparar a bebida.

O chá de alho emagrece?

Sim, o chá de alho pode ajudar no emagrecimento. Isso acontece porque o alho ajuda tanto a controlar o apetite, quanto a aumentar a queima de gordura.

Mas é bom lembrar que o alho sozinho não leva à perda de peso, mas apenas auxilia no processo.

Principais benefícios do chá de alho

Chá de alho

Além de ajudar a emagrecer, o chá de alho pode trazer outros benefícios para a saúde, como veremos a seguir:

1. Melhora a saúde cardiovascular 

Uma pesquisa publicada no periódico Nutrition reviews demonstrou que o alho tem o poder de melhorar os níveis sanguíneos de colesterol, além de praticamente não causar efeitos colaterais.

Além disso, ele também ajuda a reduzir a pressão arterial, contribuindo ainda mais para a prevenção de doenças cardiovasculares.

2. Ação antioxidante

Por conta de suas propriedades antioxidantes, o chá de alho auxilia no combate aos danos causados pelo acúmulo de radicais livres. Assim, o seu consumo regular pode contribuir para a prevenção e o tratamento de uma série de problemas de saúde, como:

  • Envelhecimento precoce da pele:  O consumo regular de antioxidantes ajuda a manter a pele com a aparência mais jovem, uma vez que eles contribuem para a produção de colágeno, além de combaterem os danos causados pela a radiação solar;
  • Alguns tipos de câncer: Por atuarem na proteção do DNA das células contra os danos causados pelos radicais livres, os antioxidantes podem contribuir para a prevenção de certos tipos de câncer;
  • Regulação do sistema imunológico: Como é rico em antioxidantes, o chá de alho e um ótimo aliado do sistema imunológico.  Assim, ele ajuda a imunidade a funcionar corretamente, evitando reações exageradas, ao mesmo tempo que auxilia no combate às infecções.

Veja também: 11 poderosos antioxidantes para pele

  Continua Depois da Publicidade  

3. Protege o sistema neurológico

Outro benefício do alho é seu efeito neuroprotetor, que pode ajudar a prevenir algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Experimental and therapeutic medicine, embora seu mecanismo de ação não tenha sido totalmente esclarecido.

4. Proteção contra toxicidade de metais pesados

De acordo com um estudo publicado no periódico Food and chemical toxicology, o alho pode contribuir para a proteção contra metais pesados.

No estudo, ainda preliminar, o alho foi capaz de proteger o fígado das cobaias dos efeitos de metais pesados como cádmio, mercúrio e chumbo.

Esse efeito ainda precisa ser mais bem estudado em humanos, mas os resultados até agora são animadores.

5. Melhora os sintomas de gripes e resfriados

Apesar de não prevenir ou curar gripes e resfriados, o chá de alho ajuda a amenizar seus sintomas, como a coriza, a tosse e a febre.

Além disso, seu efeito anti-inflamatório contribui para a melhora da inflamação na garganta, que é bastante comum nas doenças respiratórias.

Receitas de chá de alho

Confira agora algumas receitas do chá de alho para aproveitar os benefícios no seu dia a dia.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Chá de alho com limão

chá de alho com limão

Ingredientes:

  • 2 a 3 dentes de alho;
  • 2 copos de água;
  • Suco de um limão;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  • Esmague o alho e coloque-o em uma panela com os dois copos de água;
  • Após levantar fervura, baixe o fogo e deixar cozinhar durante mais 15 minutos;
  • Por fim, adoce com mel e adicione o suco de limão e mexer.

2. Chá de alho com gengibre

chá de alho com gengibre

Ingredientes:

  • 1 xícara de gengibre descascado e cortado em pedaços pequenos;
  • 3 dentes de alho com a casca;
  • 1 limão taiti cortado em quatro pedaços;
  • 2 xícaras de água;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

  • Leve ao fogo o gengibre e os dentes de alho em uma panela com água;
  • Assim que começar a ferver, abaixe o fogo;
  • Mantenha em fogo baixo por cerca de 10 minutos;
  • Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o suco do limão e o adoçante.

Dicas e cuidados

  • Pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir o chá de limão com alho, uma vez que ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia;
  • Pessoas que sofrem com distúrbios hemorrágicos devem evitar o alho, pelo fato dele poder aumentar o risco de sangramento. Além disso, recomenda-se interromper o consumo de alho duas semanas antes da realização de procedimentos cirúrgicos;
  • Consuma o alho com moderação, seja na forma de chá ou como tempero.

Veja no vídeo abaixo mais benefícios do chá de alho.

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a maioria dos benefícios que o chá de alho pode nos oferecer? Já experimentou este chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Benefícios do chá de alho – Para que serve e dicas”

  1. Coloco 3 cabeças de alho amassado na panela e coloco 2 copos de água morna daí fervo por 5 minutos e deixo abafa com uma tampa e tomo 3 x ao dia .

  2. Eu uso só o alho sozinho com água morna ,me sinto muito bem ,sou hipertensa ,tem algum risco usá-lo tds , os dias pela manhã.