8 Sintomas de Terçol – O Que é e Causas

atualizado em

O terçol se trata de uma inflamação muito comum na pálpebra que pode gerar uma espécie de caroço avermelhado que causa dor e outros sintomas desagradáveis. Você entenderá melhor a seguir sobre o que é o terçol, quais são as suas principais causas e conhecer com detalhes os sintomas de terçol para que você saiba identificar o problema e tratá-lo da forma correta.

Existem diversas condições de saúde que podem deixar os olhos vermelhos e causar sintomas como dor nos olhos. Apesar de o terçol ser uma inflamação muito comum que afeta a pálpebra, nem sempre ele é o culpado por sintomas desagradáveis na região dos olhos.

Saiba os sintomas mais comuns do terçol para nunca mais confundi-lo com outros problemas como a conjuntivite, por exemplo, e de quebra conheça também alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto enquanto a inflamação não vai embora.

O que é terçol?

Apesar de incomodar bastante, o terçol não é motivo para alarde. O terçol – ou hordéolo – é toda inflamação na pálpebra causada por uma infecção. Além de algumas pessoas confundirem o terçol com a conjuntivite (infecção que afeta o globo ocular e a parte interior da pálpebra), existe uma outra condição chamada de calázio que também pode ser motivo de confusão.

Algumas pessoas acham que terçol e calázio são a mesma coisa, mas na verdade a diferença entre eles é clara. O terçol é causado por uma infecção que causa dor enquanto que o calázio geralmente é um processo não infeccioso indolor.

Outras diferenças são que o terçol e o calázio afetam glândulas diferentes. O calázio é resultado de uma inflamação na glândula meibomiana resultante de uma obstrução da glândula enquanto que o terçol é uma infecção que pode afetar mais de um tipo de glândula – como a apócrina, a sebácea e também a meibomiana.

Agora que as principais diferenças entre terçol e calázio foram descritas, fica mais fácil de focar no terçol e nos seus sintomas.

O terçol pode ser externo ou interno, dependendo da parte da pálpebra que é afetada pela infecção.

Terçol externo

O terçol externo é aquele que surge na borda externa da pálpebra. A pálpebra pode ficar amarelada, dolorida e com pus. Esse tipo de terçol ocorre quando a inflamação afeta uma das seguintes estruturas do olho:

  • Folículo dos cílios: são pequenos orifícios na pele da pálpebra onde nascem os cílios;
  • Glândula apócrina (ou glândula de Moll): glândula sudorípara que deságua no folículo dos cílios e que ajuda a evitar que os cílios fiquem ressecados;
  • Glândula sebácea (ou glândula de Zeis): glândula anexada ao folículo dos cílios que também produz sebo e que ajuda a lubrificar os cílios.

Terçol interno

No terçol interno, o inchaço ocorre dentro da pálpebra, o que torna a condição ainda mais dolorosa.

Neste caso, o indivíduo também pode sentir uma sensação de queimação nos olhos e outros sintomas como coceira, sensibilidade à luz, queda das pálpebras, desconforto ao piscar, olhos lacrimejantes e uma sensação de que tem algo grudado no olho.

Causas

O terçol é uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas na pálpebra e a maioria dessas infecções é causada pela bactéria Staphylococcus.

Fatores de risco

Alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de terçol são:

  • Privação de sono;
  • Uso de cosméticos com prazo de validade vencido;
  • Ter disfunção da glândula meibomiana;
  • Troca de lentes de contato sem desinfetá-las ou sem higienizar as mãos corretamente;                                            
  • Nutrição inadequada;
  • Ter rosácea, condição da pele caracterizada pela face avermelhada;
  • Ter blefarite, uma inflamação crônica que afeta a borda da pálpebra;
  • Hábito de dormir sem remover a maquiagem dos olhos.

Estresse e idade

De acordo com a American Academy of Ophthalmology, o terçol também pode ser causado pelo estresse. E, embora não seja uma regra, o terçol é mais comum em adolescentes e pessoas mais jovens.

Contato direto com pessoas infectadas

O compartilhamento de objetos de uso pessoal como toalhas de rosto e óculos de sol, por exemplo, podem facilitar a transmissão da bactéria para outras pessoas.

Assim, não é indicado emprestar ou pegar esse tipo de objeto emprestado de outra pessoa se houver a suspeita de que alguma delas está com terçol.

Sintomas de terçol

Os sintomas a seguir costumam ser observados em apenas um olho, pois é muito raro que o terçol atinja os dois olhos de uma só vez.

1. Dor

A dor na pálpebra é um sintoma clássico de terçol. A pálpebra pode doer o tempo todo ou doer apenas quando tocada.

Uma pessoa com terçol pode inclusive ter dificuldade para piscar por causa da dor, o que pode causar outros problemas como o ressecamento do olho.

2. Vermelhidão

Além da dor, a região ao redor do olho pode ficar vermelha. O próprio olho pode ficar vermelho por causa da irritação na pálpebra afetada pelo terçol, principalmente se o indivíduo coçar o olho.

3. Inchaço

A inflamação costuma deixar a pálpebra inchada. Tal inchaço pode até fazer com que a pálpebra fique caída. Em alguns casos, essa queda da pálpebra pode prejudicar um pouco a visão.

O inchaço também pode vir acompanhado de um pouco de pus no centro do terçol.

É muito importante prestar atenção nesse sintoma porque, às vezes, o inchaço que atrapalha a vista pode ser um sinal de pterígio no olho, especialmente se também houver irritação, coceira e sensação de queimação no olho.

4. Coceira

A irritação no local também pode causar coceira. A coceira também pode ser estimulada pela sensação de que existe algo irritando ou arranhando a região ao redor dos olhos.

5. Sensibilidade à luz

A dor nos olhos geralmente causa sensibilidade à luz e vice-versa. Você pode reduzir o desconforto evitando lugares muito iluminados e usando óculos escuros ou chapéus ao frequentar esses locais.

Além da sensibilidade à luz, você pode ficar mais sensível ao ritmo das piscadas.

6. Caroço na pálpebra

Geralmente, um pequeno caroço parecido com uma espinha é observado na pálpebra de pessoas com terçol e que pode ou não formar uma crosta ao longo da pálpebra.

Algumas pessoas tentam estourar esses caroços, mas isso não é indicado pois pode espalhar a infecção. O ideal é esperar que eles se rompam sozinhos.

Apesar de a maioria deles se formarem do lado de fora da pálpebra, em alguns casos eles surgem do lado de dentro e pode existir mais de um no mesmo olho.

7. Olhos lacrimejantes

Outros sintomas como inchaço e dor podem deixar o olho irritado e é essa irritação que faz o olho produzir lágrimas. Essa é uma forma do seu corpo tentar se proteger e deixar os olhos bem lubrificados.

8. Dificuldade para abrir o olho

Toda a dor e o desconforto causado pelo terçol podem fazer com que o individuo tenha dificuldade para abrir o olho. Em alguns casos, a visão pode até ser temporariamente prejudicada por causa dessa dificuldade.

Complicações

Muito raramente, podem surgir complicações como:

– Cisto meibomiano

Um terçol persistente no interior da pálpebra pode se tornar um tipo de granuloma chamado de cisto meibomiano.

A glândula meibomiana lubrifica a borda da pálpebra ao liberar sebo. Se o local ficar inflamado, um cisto pode ser formado, especialmente se houver obstrução na glândula que impeça a saída do sebo.

Apesar de desagradável, esse tipo de cisto pode ser tratado e desaparecer do local.

– Celulite pré-septal

A celulite pré-septal ou periorbital pode ocorrer se a infecção se espalhar para os tecidos ao redor do olho. Trata-se de uma infecção em que as camadas de pele ao redor dos olhos ficam vermelhas e inflamadas, deixando as pálpebras ainda mais inchadas e vermelhas.

Nesse caso, é preciso tratar a infecção que se espalhou com antibióticos.

O que fazer

O terçol normalmente melhora em cerca de 1 semana sem a necessidade de tratamento com medicamentos. Mas alguns casos mais graves – em que há a liberação de pus, por exemplo – pode ser preciso adotar outras medidas de tratamento para o terçol.

Quando o terçol persiste por mais de 1 semana ou interfere na visão, também é recomendado procurar orientação médica.

As sugestões a seguir – que incluem remédios caseiros e recomendações médicas – podem ajudar a aliviar os sintomas de terçol mais rapidamente:

– Compressas quentes

A aplicação de uma compressa quente em cima das pálpebras pode aliviar alguns sintomas.

É preciso tomar cuidado com a temperatura da compressa, principalmente se você for aplicá-la em outra pessoa.

Na presença de pus, a aplicação de uma compressa quente pode acelerar a liberação do fluido, o que também diminui a dor e o inchaço.

É indicado usar a compressa por 5 ou 10 minutos de 3 a 4 vezes por dia. Uma boa dica é mergulhar um pano limpo em água morna e colocar sobre o terçol.

Outra dica é usar o sachê usado para preparar um chá como uma compressa. Ao usar um sachê de chá verde morno, por exemplo, é possível aproveitar algumas de suas propriedades bactericidas.

– Analgésicos

O uso de analgésicos de venda livre pode ser útil quando o terçol causa muita dor. Algumas opções incluem o acetaminofeno e o ibuprofeno que também são anti-inflamatórios.

– Drenagem

Em um consultório médico, um profissional pode drenar o pus com o uso de uma agulha bem fina para que os sintomas sejam aliviados. Esse procedimento acelera a cicatrização além de aliviar o inchaço e a dor.

– Massagem

Com as mãos limpas e secas, massageie suavemente a área afetada pelo terçol usando a ponta dos dedos. A massagem pode ajudar a drenar o pus naturalmente.

– Antibiótico

Certos casos exigem o uso de um creme antibiótico de uso tópico ou de um colírio antibiótico para tratar a infecção. Quando a infecção se espalha para além da pálpebra, pode ser preciso usar antibióticos orais.

No entanto, o uso de antibióticos só deve ser usado quando um médico prescrever.

– Esteroide

No consultório, o oftalmologista pode aplicar uma injeção de esteroide para reduzir o inchaço quando ele causa muito desconforto ou atrapalha a visão.

Mais cuidados e dicas de prevenção e tratamento

– Não use nenhum produto nos olhos

Durante a infecção, é prudente evitar passar maquiagem ou qualquer produto cosmético nos olhos. Não tente disfarçar o terçol com maquiagem nos olhos pois isso pode prejudicar o processo de cicatrização e irritar ainda mais o local.

– Evite emprestar produtos de uso pessoal

Também não é recomendado emprestar produtos pessoais ou itens de beleza e de maquiagem para outras pessoas e vice-versa, pois isso aumenta o risco de contaminação.

– Tente não tocar muito no terçol

Evite coçar ou esfregar os dedos contra os olhos e mantenha as mãos sempre limpas. Por mais tentador que seja coçar ou espremer o terçol, é importante deixa-lo quieto para evitar a propagação da infecção.

– Mantenha o local limpo

A limpeza dos olhos e do rosto é essencial para ajudar o terçol a desaparecer mais rápido. Limpar o local ajuda a expelir o pus e a evitar que a infecção se espalhe.

– Fique atento as lentes de contato

O uso de lentes de contato também deve ser evitado até a infecção ser curada para evitar complicações.

Se você usa lentes de contato, o ideal é deixá-las de lado e usar os óculos enquanto o terçol é tratado. Isso porque, com a lente de contato, o risco de a infecção se espalhar para dentro do olho é muito maior. Assim, é melhor voltar a usar as lentes apenas depois que o terçol sumir e ter certeza de que elas estão desinfetadas.

– Observe se há reincidência do terçol

O terçol é um problema bastante comum, mas casos que se repetem com muita frequência podem ter relação com a blefarite, uma doença ocular que precisa de tratamento contínuo orientado por um oftalmologista.

Procure um profissional da saúde em casos difíceis de lidar

Apesar de o terçol ser uma condição relativamente simples de tratar em casa e muitas pessoas não procurarem um oftalmologista quando tem terçol, é indicado procurar orientação especializada sempre que:

  • O terçol for recorrente;
  • A pálpebra e o olho doem muito;
  • O terçol piora ao longo dos dias ou não começa a melhorar após 48 horas do seu surgimento;
  • A pálpebra incha muito, fica muito vermelha ou não abre por completo;
  • O inchaço e a vermelhidão se espalham para outras partes do rosto;
  • A sua visão está sendo prejudicada pelo terçol.

Nesses casos, é bem provável que os sintomas do terçol só melhorem com o uso de antibióticos prescritos por um oftalmologista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os 8 sintomas de terçol? Já passou por isso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira Junior

Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela UFRJ em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela UFRJ em 1994. Pós-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da UFRJ. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário