9 melhores frutas diuréticas para sua dieta

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Alimentos diuréticos e, particularmente, frutas diuréticas são excelentes opções para consumo por inúmeros motivos. Veja então as melhores opções para sua dieta.

Primeiramente, porque fornecem fibras, melhorando o trânsito intestinal. Além disso, elas fornecem vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo desenvolver suas atividades e fortalece sistema imunológico, amenizando os riscos de diversas doenças.

No entanto, é também através do seu efeito diurético que o corpo consegue se livrar de toxinas e evitar condições que podem causar retenção de líquidos.

Embora medicamentos diuréticos possam funcionar perfeitamente, algumas frutas oferecem efeitos diuréticos semelhantes. A quantidade de frutas necessária varia muito por pessoa.

Antes de começar a ingerir frutas diuréticas, consulte o seu médico ou nutricionista para saber as quantidades necessárias que deve ingerir. Veja então a lista abaixo das melhores frutas diuréticas!

1. Limão

Os efeitos diuréticos do limão se dão por conta do seu elevado teor de vitamina C. Uma ideia é adicionar umas gotas de limão à água. Além de melhorar o sabor, isso deixa a água mais refrescante e ainda irá ajudar a controlar a sua pressão arterial.

Além disso, pode ser também utilizado como temperos de carnes como frango, peixe e outros alimentos. Sabe-se que o sumo do limão também ajuda a tratar casos de infecção do trato urinário.

2. Maçãs

As maçãs são frutas diuréticas facilmente encontradas em qualquer época do ano e trazem inúmeros benefícios para a saúde.

Por serem ricas em fibras, as maçãs ajudam a melhorar o sistema digestivo e o trato intestinal, mas também são comumente utilizadas na medicina popular como um limpador natural do fígado, livrando-o de toxinas e impurezas.

3. Pêssego

O pêssego funciona como um laxante e diurético quando consumido puro ou em sua forma desidratada. Isto porque sua natureza alcalina pode ajudar a limpar tanto a bexiga quanto os rins.

4. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical refrescante que pode ser consumida pura, em sucos, saladas de frutas e smoothies, por exemplo. É uma das melhores frutas diuréticas e libera o seu sistema digestivo, sendo um ótimo aliado.

5. Peras

As peras são ricas em líquido e por isso funcionam naturalmente como frutas diuréticas. Seu alto teor de fibra, principalmente a pectina, também pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo.

6. Melancia

O alto teor de água constitui a maior parte do conteúdo da melancia. Isso de fato ajuda a preencher o trato digestivo com água e a eliminar resíduos, tornando-a uma excelente fruta diurética. Além disso, ela também é uma ótima fruta para hidratar o corpo.

7. Cranberry

Cranberry

Talvez você já tenha ouvido falar que o suco de cranberry pode ser bom para infecção urinária e isso ocorre porque ele age como um diurético no organismo.

O suco de cranberry mantém os níveis de potássio intactos e também é rico em antioxidantes para eliminar os radicais livres. Aliás, certifique-se de optar por suco de cranberry orgânico para obter o máximo dos seus benefícios.

8. Tomates

Tomates crus podem ser excelentes diuréticos. A melhor maneira de obter seus efeitos é em uma salada ou no suco de tomate fresco, quando a fruta é consumida pura, sem aquecimento como ocorre em molhos, por exemplo.

No entanto, se você não gosta do sabor do suco de tomate simples, considere a adição de cenouras ou melancia para melhorar o sabor e adocicar naturalmente.

Os tomates são também um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode comer porque possuem uma grande quantidade do antioxidante licopeno. Ele pode ajudar a combater o câncer e a prevenir as doenças do coração.

9. Groselhas

Tanto as folhas quanto os frutos da planta groselha negra têm um forte efeito diurético. Esta fruta é rica em taninos, potássio e vitamina C. Além disso, ela ajuda o seu organismo a se livrar do excesso de fluidos, impulsiona o sistema imunológico e reduz a inflamação potencial.

Por fim, a fruta tem propriedades anti-reumáticas que contribuem para a eliminação de ácido úrico. Você pode fazer sucos ou chás com as groselhas para obter todos os benefícios.

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma consumir essas frutas diuréticas em sua dieta? Pretende aumentar a frequência então? comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário