16 Benefícios da Groselha Negra – Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

A groselha negra pertence à família de plantas de groselha e seu nome científico é Ribes Nigrum. Ela é proveniente de um pequeno arbusto, nativo de certas partes do norte e do centro da Europa e também da Sibéria e prospera em temperaturas frias encontradas nessas regiões. O arbusto de groselha negra produz frutas comestíveis roxas escuras que têm um sabor azedo e podem ser comidas cruas ou usadas para fazer compotas, geleias e sucos saborosos.

As groselhas negras são repletas de nutrientes importantes e são baixas em calorias. Entre os seus nutrientes, destaca-se a vitamina C, e a quantidade presente pode atender e exceder suas necessidades diárias em apenas uma porção.

Valor nutricional

Uma xícara contendo 112 gramas de groselha negra crua contém aproximadamente:

  • 70,5 calorias.
  • 17,2 gramas de carboidratos.
  • 1,6 gramas de proteína.
  • 0,5 gramas de gordura.
  • 203 miligramas de vitamina C (338% dos valores diários).
  • 0,3 miligramas de manganês(14% dos valores diários).
  • 1,7 miligramas de ferro (10% dos valores diários).
  • 361 miligramas de potássio (10% dos valores diários).
  • 26,9 miligramas de magnésio (7% dos valores diários).
  • 66,1 miligramas de fósforo (7% dos valores diários).
  • 1,1 miligramas de vitamina E (6% dos valores diários).
  • 61,6 miligramas de cálcio (6% dos valores diários).
  • 258 UI de vitamina A (5% dos valores diários).
  • 0,1 miligramas de cobre (5% dos valores diários).
  • 0,1 miligrama de tiamina (4% dos valores diários).
  • 0,1 miligramas de vitamina B6 (4% dos valores diários).
  • Ácido pantotênico 0,4 miligramas (4% dos valores diários).

Para que serve?

Existem evidências que mostram que a groselha negra possui propriedades antioxidantes, antibacterianas e antivirais que servem para desacelerar o crescimento do câncer, aumentar a imunidade e até mesmo prevenir doenças oculares.

Geralmente toda a planta de groselha é consumida, desde as folhas até às sementes, para tratar muitas condições. A forma mais comum é o óleo de semente de groselha negra, mas as folhas da planta frescas ou secas servem para preparar infusões e chás e a fruta também pode ser consumida crua ou em preparos de sucos, geleias e outros pratos.

Benefícios da groselha negra

Se você ainda não conhece ou se a groselha já é um alimento favorito de longa data, saiba que elas contêm muitos benefícios para a saúde e podem ser uma adição nutritiva a qualquer dieta. Confira:

1. É rica em antocianinas

O pigmento roxo profundo da groselha negra é atribuído ao seu alto teor de antocianina. As antocianinas são pigmentos de plantas que produzem uma tonalidade vermelha, roxa ou azul, dependendo do seu pH.

As groselhas negras contêm uma boa variedade de antocianinas diferentes. Alguns estudos mostraram que elas contêm até 15 tipos únicos. Além de seu papel como pigmento vegetal, as antocianinas também possuem muitas propriedades promotoras da saúde. Uma pesquisa mostrou que elas podem desempenhar um papel na prevenção do câncer, saúde do coração, obesidade e até diabetes. Também atuam como antioxidantes, que são compostos que neutralizam os radicais livres nocivos para evitar danos celulares e doenças crônicas.

2. Ajuda a reduzir o crescimento do câncer

Um dos benefícios mais impressionantes da planta da groselha negra é o seu poderoso efeito sobre o câncer, pois algumas pesquisas descobriram que o extrato de groselha negra pode ajudar a retardar o seu crescimento.

Um estudo em tubo de ensaio conduzido pelas Faculdades de Medicina e Farmácia das Universidades do Nordeste de Ohio evidenciou que o extrato pode ajudar a inibir o crescimento de células cancerígenas do fígado. Outro estudo descobriu que o extrato bloqueou a disseminação de células cancerígenas da mama e do endométrio.

E, por fim, outra pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food mostrou que o extrato de groselha negra também pode ser eficaz na eliminação de células cancerosas no estômago e no esôfago.

3. Ajuda a promover a saúde dos olhos

Quando usado em combinação com tratamentos tradicionais, a groselha negra pode ser eficaz para promover a saúde ocular e prevenir a perda da visão. Umas das doenças oculares comuns é o glaucoma. Ele é um grupo de doenças oculares que pode causar visão distorcida e pode levar à cegueira. Isso geralmente é resultado de danos ao nervo óptico, que conecta o cérebro aos olhos.

Um estudo conduzido pelo Departamento de Oftalmologia da Escola de Medicina da Sapporo Medical University, no Japão, e publicado no Journal of Ocular Pharmacology and Therapeutics, mostrou que a suplementação com extrato de groselha em de pacientes com glaucoma diminuiu os níveis de endotelina-1, um tipo de hormônio que contribui para o desenvolvimento do glaucoma.

Outro estudo de dois anos descobriu que as antocianinas de groselha negra ajudaram a reduzir a perda de visão e melhoraram o fluxo sanguíneo dos olhos de pacientes com glaucoma.

4. Aumenta a imunidade

Uma xícara de groselha negra pode fornecer o triplo da quantidade de vitamina C que você precisa para o dia inteiro. Ela é bem conhecida por suas propriedades imunológicas. Estudos mostram que a vitamina C pode encurtar a duração das infecções do trato respiratório e proteger contra infecções por malária, pneumonia, diarreia, entre outras. A vitamina C também atua como um antioxidante, que pode ajudar a prevenir danos aos tecidos causados ​​por radicais livres nocivos e pode até reduzir o risco de câncer, doenças cardíacas e derrame.

Para obter melhores resultados, junte a groselha negra com outros alimentos ricos em vitamina C, como frutas e verduras, para manter seu sistema imunológico forte.

5. Protege o organismo de patógenos

Além de suas poderosas habilidades antioxidantes, a groselha negra também contém propriedades antimicrobianas que podem ajudar na proteção contra bactérias e vírus nocivos.

Um estudo de 2012 publicado no Japan Microbiology and Immunology mostrou que o extrato de groselha negra com uma concentração inferior a 1% foi capaz de bloquear o crescimento de várias estirpes de vírus, incluindo as responsáveis ​​pelo adenovírus e gripe em mais de 50%. Já o extrato de concentração de 10% foi capaz de bloquear em 95% a adesão dos vírus às superfícies celulares.

Outro estudo do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Medicina de Asahikawa, no Japão, demonstrou que o tratamento de cepas de influenza com uma quantidade concentrada de extrato foi capaz de suprimir completamente o crescimento do vírus.

O óleo de groselha também pode ser eficaz contra o H. pylori, um tipo de bactéria que pode causar úlceras estomacais, dor abdominal e náusea. Além disso, ela também pode ser útil no tratamento de outros tipos de doenças causadas por infecções bacterianas, como a tosse convulsa.

6. Pode prevenir surtos de herpes

Herpes é uma infecção viral comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas podem variar, causando bolhas ao redor da boca em algumas pessoas e feridas genitais dolorosas e coceira em outras.

Alguns estudos mostram que os compostos encontrados na groselha negra ajudam a matar o vírus que causa herpes oral e genital. Um estudo publicado na Phytotherapy Research mostrou que o extrato impediu o vírus da herpes de aderir às células e impediu a sua propagação.

7. Mantém o sistema cardiovascular saudável

Comer groselha negra regularmente é muito benéfico para o coração, pois ajuda a mantê-lo saudável e reduz o risco de vários problemas cardiovasculares como ataque cardíaco, derrame e batimento cardíaco irregular. Este benefício é possível devido à presença de compostos polifenólicos como flavonoides.

Além disso, elas também são uma rica fonte de antioxidantes que impedem as paredes internas das artérias de danos oxidativos e também minimizam a formação de substâncias tóxicas nas paredes internas dos vasos sanguíneos. Isso ajuda no fluxo mais suave do sangue através do sistema cardiovascular, mantendo-o saudável.

8. Ajuda a controlar a pressão arterial elevada

A groselha negra pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão arterial. Ela contém potássio, que é um vasodilatador natural que relaxa os vasos sanguíneos e garante um fluxo suave do sangue, ajudando a regular a pressão arterial.

Além da regulação da pressão arterial, também ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame. De acordo com um estudo francês, a ingestão da groselha negra reduz a velocidade das plaquetas aglomeradas nos vasos sanguíneos.

9. É rica em ácido graxo ômega-3

Groselhas negras são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a regular o nível de colesterol no corpo. A groselha ajuda a reduzir o nível de colesterol LDL (ruim) e, ao mesmo tempo, aumenta o nível de colesterol HDL (bom).

Ao regular o nível de colesterol, a groselha não apenas nos protege dos vários problemas cardiovasculares causados por ele, mas também ajuda a regular a pressão arterial, que é um grande problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

10. É bom para o cérebro

Comer groselha estimula a memória e também aumenta o fornecimento de oxigénio para o cérebro. Este benefício é possível devido à presença de ferro e antioxidantes na groselha negra. O ferro aumenta o suprimento de oxigênio para cada célula nervosa do cérebro e, assim, ajuda-o a funcionar adequadamente, enquanto os antioxidantes combatem os radicais livres e os estabilizam e, assim, os impedem de causar danos oxidativos às células do cérebro.

Ao proteger nosso cérebro do dano oxidativo, a groselha também minimiza o risco de várias doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson.

11. Reduz o risco de anemia

Ingerir groselha negra pode reduzir o risco de anemia. Este benefício é resultado do ferro, que ajuda na formação de glóbulos vermelhos e garante que o sangue oxigenado atinja todas as partes do corpo, reduzindo assim o risco de anemia.

Além disso, o cobre também desempenha um papel importante na formação de novas células sanguíneas. Alguns dos sintomas comuns da anemia são fadiga, fraqueza, tontura, pele pálida, inchaço da língua, dor de cabeça e batimentos cardíacos irregulares.

12. Auxiliar na produção de energia

A groselha negra pode auxiliar a produção de energia para o corpo. A presença de manganês pode ajudar algumas enzimas responsáveis ​​pela produção de energia. Além disso, o manganês também desempenha um papel importante no fortalecimento da defesa antioxidante no corpo.

13. Fornece alívio da insônia

Outro benefício importante da groselha negra é a sua capacidade de melhorar a qualidade do sono e proporcionar alívio da insônia. Se você está enfrentando dificuldades para dormir, deve incluir esse alimento na dieta.

O magnésio presente na groselha negra ajuda a melhorar a qualidade, duração e tranquilidade do sono. Além disso, regula o metabolismo, que proporciona alívio dos distúrbios do sono e minimiza a ocorrência de insônia.

14. Alivia a constipação

Groselha negra é benéfica para o estômago e desempenha um papel importante para um sistema digestivo saudável. Isso é possível porque ela contém fibras alimentares que regulam o movimento do intestino e asseguram a eliminação suave dos resíduos do nosso corpo e, assim, proporcionam alívio da constipação. Como a constipação é uma grande ameaça ao nosso sistema digestivo, o seu gerenciamento elimina o risco de vários problemas digestivos.

15. Fortalece os ossos e dentes

A presença de cálcio, magnésio e cobre na groselha negra ajuda a fortalecer os ossos e dentes. O consumo regular de groselha não só melhora a força dos ossos, como reduz o risco de osteoporose, que é uma condição em que os ossos ficam extremamente fracos e frágeis, com maior risco de fratura.

16. Groselha negra emagrece

Os dados divulgados em uma pesquisa da Nova Zelândia, em 2009, para apontar os benefícios da groselha negra associada aos exercícios e análises clínicas mostraram a sua capacidade de minimizar a absorção de substâncias como sacarose e insulina, que são prejudiciais para aumentar o nível de açúcar no sangue no corpo e, assim, ganhar peso.

A groselha negra também tem baixos níveis de calorias e gorduras e seu alto teor de água atua como um diurético natural. Finalmente, a fibra contida na fruta acelera o movimento dos alimentos através do intestino grosso, o que pode reduzir seu apetite.

A groselha negra pode ajudar a emagrecer e pode ser uma excelente fruta para comer durante a sua dieta, juntamente com outras práticas e alimentos para uma vida saudável.

Efeitos Colaterais

  • O ácido gama-linolênico (GLA) é um ácido graxo ômega-6 presente nas sementes de groselha negra e às vezes pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça, diarreia, gases e arrotos. Já a alergia proveniente de GLA pode acontecer, mas é uma complicação rara.
  • Groselha negra pode retardar a coagulação do sangue. Portanto, evite usá-la se você tiver um distúrbio de sangramento. Além disso, pare de tomar groselha pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia, a fim de reduzir o risco de sangramento e evitar interações com anestesia.
  • Se você estiver grávida ou amamentando, é melhor evitar o uso sem falar com o seu médico.
  • A groselha negra pode interagir com ervas e suplementos e remédios que retardam a coagulação do sangue.
  • Evite combinar a groselha negra com medicamentos antipsicóticis chamadas fenotiazinas. Em algumas pessoas, essa combinação pode aumentar o risco de convulsão.

As groselhas negras podem ser encontradas facilmente em supermercados, hortifrutis e até feiras livres. Suas frutas têm um sabor amargo intenso e podem ser apreciadas cruas ou cozidas em pratos doces e salgados. Elas também podem ser transformadas em chá de groselha negra ou usadas ​​para adicionar um sabor único a sucos, geleias, molhos e shakes.

Se o objetivo é obter uma dose rápida e concentrada de todos os nutrientes benéficos encontrados na groselha negra, você também pode experimentar o óleo. Ele costuma ser vendido em forma de cápsula e além de conter todos os nutrientes, é uma boa fonte de ácido gama-linolênico, um tipo de ácido graxo essencial ômega-6, usado para promover a saúde da pele e do cabelo.

Procure uma cápsula que contenha pelo menos 45 miligramas de GLA com o mínimo de ingredientes adicionados e tome 500 miligramas duas vezes ao dia.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou de todos esses benefícios da groselha negra que separamos acima? Pretende incluir a fruta em sua dieta ou consumir de outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “16 Benefícios da Groselha Negra – Para Que Serve e Efeitos Colaterais”

  1. Sim achei muito bom o relato e inclui na minha rotina o uso da groselha negra. Pois com saúde temos tudo, sem ela nada. E como ela é extremamente rica já iniciei o tratamento.