Agachamento com barra – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 28/07/2022

O agachamento com barra é um dos melhores exercícios para definir coxas e bumbum.

Além de ser um exercício completo que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, o agachamento com barra traz diversos benefícios incluindo o gasto calórico que ajuda a perder peso e o aumento da massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

O agachamento ativa principalmente os músculos inferiores do corpo como os glúteos, os isquiotibiais (posteriores de coxa) e os quadríceps (anteriores de coxa). Além disso, o exercício com barra fortalece as costas e o abdômen. Com isso, é possível melhorar a postura, fortalecer as articulações e melhorar a circulação sanguínea.

Nesse sentido, conheça os melhores exercícios para as costas, e também os 6 exercícios mais eficientes para melhorar a postura.

Porém, para obter todos esses benefícios, é essencial fazer o agachamento com barra corretamente.

Como fazer agachamento com barra

agachamento com barra

Antes de mais nada, você vai precisar de uma barra e de algumas anilhas.

Depois de colocar um peso leve ou moderado na barra, ajuste a posição inicial. Para isso, afaste os pés na mesma largura dos quadris e deixe os pés levemente virados para fora. Os calcanhares devem tocar o chão durante todo o agachamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, segure a barra usando a pegada aberta pronada (palmas das mãos voltadas para a frente) e apoie-a sobre os ombros, logo acima do trapézio. Olhe para a frente e mantenha o abdômen contraído durante todo o movimento.

Em seguida, flexione os joelhos e agache levando o bumbum para trás como se fosse se sentar em uma cadeira. Abaixe até que suas coxas fiquem paralelas ao chão e seus joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus.

Faça uma pequena pausa e estique as pernas para levantar e retornar à posição inicial.

Erros comuns

Agachamento com barra
Existem erros no movimento que podem comprometer ganhos e até provocar lesões

Para fazer um agachamento com barra eficaz, é importante evitar os erros abaixo.

Agachar muito rapidamente

A velocidade dos movimentos é importante para garantir uma boa ativação muscular. Ao fazer o exercício muito rápido, o músculo não fica tensionado por tempo suficiente para gerar hipertrofia muscular. Aproveite e conheça 7 dicas fundamentais para hipertrofia muscular.

Sendo assim, faça o agachamento devagar não só para fortalecer mais os músculos como também para evitar lesões.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixar os joelhos para dentro

Algumas pessoas deixam os joelhos cederem para dentro durante o agachamento com barra. Isso pode acontecer por causa de fraqueza muscular, joelho valgo, ou devido ao excesso de carga.

Os joelhos devem sempre apontar para a frente, pois isso traz mais estabilidade e previne lesões no local.

Caso você tenha dificuldade em manter os joelhos na posição correta, uma boa ideia é fazer mais agachamentos na máquina Smith (Smith Machine) para fortalecer os músculos e articulações envolvidos no agachamento. 

Não fazer o agachamento completo

É preciso que as pernas fiquem paralelas ao chão na hora do agachamento para garantir a ativação completa dos músculos. Pois se o movimento for muito curto, os músculos não serão tensionados o suficiente e seu esforço será em vão.

Levantar os calcanhares

Manter os calcanhares no chão é muito importante para ajudar no equilíbrio. Isso também ajuda a distribuir melhor o peso da barra e evita que os joelhos fiquem sobrecarregados.

Curvar a coluna

A boa postura é fundamental em qualquer exercício. No agachamento com barra, é necessário alinhar a coluna e abrir bem as escápulas para preservar a boa postura. Além disso, contrair o abdômen também ajuda a proteger a lombar.

  Continua Depois da Publicidade  

Descer muito ao agachar

Fazer o movimento incompleto é ruim, mas agachar demais também pode prejudicar o seu treino. Ao agachar além da linha dos joelhos, você pode acabar retirando a tensão dos glúteos e sobrecarregando a coluna. A longo prazo, esse erro pode te custar caro e contribuir para uma hérnia de disco, por exemplo. Se esse é o seu caso, conheça os melhores exercícios para hérnia de disco.

Certamente, agachar é um movimento básico que todos deveriam saber, mas que pouca gente faz corretamente. Por isso, adicionar o agachamento com barra no seu treino pode te ajudar na correção de problemas de postura e a melhorar a sua mobilidade no dia a dia.

Além disso, praticamente qualquer pessoa pode fazer o agachamento, desde que não exista nenhuma lesão ou problema articular preexistente nos membros inferiores.

Fontes e referências adicionais

Você já cometeu algum desses erros no agachamento com barra? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário