Água Com Gás Faz Mal ou Faz Bem?

Especialista:
atualizado em 28/01/2020

A água com gás é frequentemente citada como uma alternativa saudável aos refrigerantes, cheios de açúcares e aditivos. Abaixo, você entenderá o que é a água com gás e poderá se informar sobre os rumores que a cercam, se causa celulite, se ela hidrata igualmente e, principalmente, se a água com gás faz mal ou faz bem para a saúde.

Muitas pessoas recorrem à água tônica ao invés da água com gás na hora de matar a sede. A água tônica é, basicamente, uma mistura de água carbonatada com quinino, que vem de uma árvore da América do Sul, conhecida pelo nome de cinchona. Para dar um sabor mais agradável, pode ser adicionado uma série de outros aditivos como o açúcar ou ácidos de frutas, por exemplo. Na próxima vez que for fazer essa escolha, você vai gostar de saber se a água tônica é refrigerante, se ela faz bem ou mal e pra que ela serve.

Água é boa para o organismo porque mantém o corpo hidratado, mas muitas pessoas não bebem água por acharem sem graça. A água com gás é diferente porque a adição das bolhas pode causar uma sensação diferenciada. Além disso, elas causam uma sensação de saciedade quando estão no estômago. Sabendo disso, descubra se essa sensação de preenchimento é suficiente para emagrecer tomando água.

Não há como negar que muitas pessoas utilizam a água tônica para diversos fins. Ressaca, enjôo e até para efeito detox. Antes de cair nessas falácias, é importante saber se a água tônica realmente tem o poder de limpar o seu organismo

De fato, ela é uma bebida livre de açúcar e de calorias e que também hidrata. Ainda assim, são abundantes os rumores de que a água com gás faz mal. Entre eles encontramos teorias sobre seus potenciais inconvenientes à saúde, incluindo a corrosão do esmalte dos dentes, a descalcificação dos ossos, a ocorrência de síndrome do intestino irritável, o aparecimento de celulite e o acúmulo de gases.

Já outros autores dizem que a água com gás faz bem porque ela é simplesmente água mineral com um pouco dióxido de carbono dissolvido. E trata-se de uma boa maneira de se manter hidratado, melhorar a indigestão e a prisão de ventre.

A seguir, vamos decifrar o que é exatamente e analisar se a água com gás faz mal ou bem ao nosso organismo.

O que é água com gás?

Água gaseificada ou carbonada é a água na qual foi dissolvido o gás dióxido de carbono (também chamado de gás carbônico ou CO2), com a finalidade de criar pequenas bolhas. É este gás que dá aos refrigerantes a sua efervescência quase irresistível.

As águas que brotam naturalmente gasosas são um atrativo milenar para as populações e são famosas tanto para ser tomadas quando para se banhar.

A água gaseificada artificialmente foi inventada pelo químico Joseph Priestley, em 1772.

Os rumores de que a água com gás faz mal provavelmente resultam de estudos publicados na década de 1990 que associavam o consumo dos refrigerantes sem cola a fraturas ósseas. Tais estudos foram repetidos subsequentemente e não houve confirmação da teoria de diminuição da densidade mineral dos ossos com o uso ocasional de bebidas carbonadas.

Quando a água com gás faz mal

De acordo com a médica especialista em nutrição Melina Jampolis da CNN Saúde, “Pessoas com síndrome do intestino irritável podem experimentar inchaço e acúmulo de gases por causa do CO2 (gás carbônico)”. Assim, pessoas com problemas estomacais que já são sensíveis a bebidas carbonatadas devem evitar não só o consumo de água com gás como qualquer outro tipo de bebida gaseificada.

Além disso, “deve-se evitar água gaseificada depois de treinar”, recomenda nutricionista Ruth Frechman, segundo ela, “A água com gás dá mais sensação de saciedade, o que leva a pessoa a tomar menos e não se reidratar adequadamente”.

Especialistas também alertam para eventuais misturas adicionadas à água com gás como aromatizantes e corantes artificiais.

Note que a água tônica é semelhante à água gaseificada simples, mas contém açúcar. Algumas águas gaseificadas aromatizadas têm adoçantes artificiais e sódio adicional. Leia sempre o rótulo antes de comprar água com gás!

A água com gás é levemente ácida porque o dióxido de carbono em contato com a água produz ácido carbônico, que é um ácido fraco que pode estimular alguns receptores nervosos presentes na boca. De acordo com estudos publicados em 2000 no periódico Chemical Senses e em 2010 no Journal of Neuroscience, o ácido carbônico pode causar uma sensação de ardência ou irritação na boca de algumas pessoas.

O consumo excessivo de água com gás faz mal para o estômago ao causar alguns sintomas desagradáveis como arrotos, flatulência e distensão abdominal temporária. No entanto, são sintomas desconfortáveis, mas que não levam a males maiores à saúde.

No geral, a opção por água com gás ao invés de refrigerantes é muito mais saudável.

Água com gás faz mal durante os exercícios?

A água com gás pode ajudá-lo a manter a hidratação normal durante todo o dia, mas para os atletas que necessitam de mais líquidos para repor a água perdida através da transpiração excessiva, a água com gás pode não ser a melhor opção. As bolhas de gás que ela contém tendem a se expandir no estômago e dar uma sensação de saciedade.

Quando isso acontece, o atleta acaba tomando menos água do que seu organismo precisa para se reidratar.

Água com gás causa celulite?

Alguns estudos recentes mostram que mais de 80% das mulheres admitem ter celulite, uma condição que ocorre quando as camadas de tecido entre as células tornam-se mais fibrosas, resultando em depósitos irregulares de gordura debaixo da pele em certas áreas do corpo.

Houve um tempo em que se acreditava que o gás carbônico encontrado na água gaseificada poderia causar celulite. No entanto, estudos já mostraram que esta é uma ideia falsa, porque não há nenhuma ligação comprovada sequer entre o consumo de refrigerantes e celulite.

Na verdade, são as toxinas do corpo que podem causar a formação de celulite e a melhor forma de diminuir a sua formação é tomar muitos líquidos. Por isso, especialistas recomendam tomar pelo menos oito copos de água por dia, com ou sem gás.

Adicione sabor natural à água com gás

A água com gás faz bem para pessoas que querem experimentar a sensação das bolhas, mas evitar os refrigerantes. Para melhorar ainda mais o seu gosto, opte por alguns intensificadores de sabor naturais. Adicione, por exemplo, um pouco de suco de limão ou de lima à água gaseificada para que ela fique ainda mais refrescante.

Para tê-la um pouco mais doce, misture um pouco de suco de cramberry ou de laranja. Você também pode aromatizar a água gaseificada com fatias de laranja ou pepino ou raminhos de hortelã.

Agua com gás faz bem para quem quer comer menos

Ao tomar uma grande quantidade de água com gás você pode se sentir inchado, mas pesquisadores do Japão descobriram que esse efeito colateral pode ser colocado a serviço do emagrecimento.

Nesse estudo de 2012 do Journal of Nutritional Science and Vitaminology, os cientistas analisaram um grupo de mulheres que foram estimuladas a tomar bastante água com gás durante a noite e a continuar tomando lentamente ao longo do dia. Eles descobriram que a cada 250 ml de água ingerida, 900 ml de gás foi lançado no estômago e as mulheres se sentiam ligeiramente mais saciadas, mesmo as que não tinham comido.

Elas não se sentiam desconfortáveis, mas tinham menos fome e seu organismo permanecia hidratado. Os dados obtidos indicam que a água gaseificada pode promover a sensação de saciedade. Assim, o consumo de água com gás tem sido sugerido como uma forma de evitar excessos alimentares e ajudar a perder peso.

Água com gás faz bem porque hidrata

A água não chega a ser um nutriente, mas é essencial para uma boa saúde. Ela nos mantém hidratados e é necessária para levar nutrientes por todo o corpo, nos mantendo satisfeitos entre as refeições e reduzindo a retenção de toxinas.

“A maioria das pessoas não toma a quantidade de água suficiente”, afirma a nutricionista Sheila Tucker, do Boston College. Segundo ela, a quantidade de água que uma pessoa precisa tomar por dia depende da sua idade, sexo, escolhas alimentares, atividades físicas que ela pratica e suas condições gerais de saúde. Em geral, deve-se tomar 1 litro de água para cada 22 quilos de peso corporal, ou seja, 3 litros por dia para uma pessoa de 66 quilos.

Adicionar água gaseificada à rotina diária pode ajudar a alcançar esta meta e manter o organismo adequadamente hidratado.

Água com gás faz bem porque melhora a indigestão

Se você estiver sentindo um pouco de dor de estômago depois de comer, tomar um copo de água com gás pode ajudar, de acordo com um estudo publicado em 2002 no European Journal of Gastroenterology and Hepatology, uma revista de gastroenterologia europeia.

A indigestão, também conhecida como dispepsia, é um termo usado para descrever uma variedade de sintomas que ocorrem na região abdominal superior e podem incluir inchaço, náuseas, vómitos ou dor depois de comer.

Os pesquisadores do estudo não explicam exatamente como a água com gás age no estômago aliviando estes sintomas, mas todos os pacientes testados descreveram melhorar os efeitos da indigestão após o seu consumo. Além disso, uma análise do mesmo ano publicada no Chemical Senses sugere que ingerir água com gás gelada estimula os nervos responsáveis pela deglutição e que isso melhora a digestão.

Um outro estudo de 2011 indexado no periódico científico Journal of Korean Academy of Nursing constatou que idosos que haviam sofrido um derrame relataram uma redução de até 58% em sintomas da constipação após o consumo de água com gás, o que significa que a bebida pode estimular os movimentos intestinais e aliviar sintomas como indigestão, constipação e dor de estômago.

Água com gás faz mal para os dentes?

Muitas pessoas se perguntam se o ácido presente na água com gás pode prejudicar o esmalte que protege os dentes.

Em 2001, um estudo publicado no Journal of Oral Rehabilitation analisou sete marcas diferentes de água mineral, despejando cada uma sobre dentes extraídos para ver o que acontecia. Eles descobriram que as águas tinham um pH entre 5 e 6, ou seja, não eram tão ácidas como alguns refrigerantes de cola, que podem chegar a 2,5. Em outras palavras, concluiu-se que a água com gás é um ácido fraco e que é muito menos prejudicial do que um refrigerante gaseificado repleto de açúcar.

E quando analisaram o potencial erosivo do ácido fraco sobre os dentes, o efeito foi 100 vezes menor que o de alguns outros tipos de bebidas gasosas. Embora saibamos que boca é um ambiente diferente de um frasco de laboratório onde os experimentos são feitos, até agora não há evidências de danos causados pela água com gás sobre o esmalte dos dentes, assim como também não há fortes indícios de que a água com gás faz mal para os ossos, estômago ou intestino.

Por fim, segundo um estudo publicado em 2007 no International Journal of Paediatric Dentistry, a água com gás é pouco prejudicial aos dentes e o que realmente deveria nos preocupar é o consumo exacerbado de bebidas açucaradas, sejam elas gaseificadas ou não.

Como manter a água com gás saudável

Não há nenhuma evidência concreta de que a água gaseificada pode fazer mal para a saúde. Ainda assim, alguns cuidados podem te ajudar a ter certeza de que a água com gás que você está adquirindo é realmente saudável.

Ao comprar água com gás, tente optar pelas marcas que envasam água naturalmente gasosa, ou seja, a que já brota com dióxido de carbono direto da fonte. Além disso, leia a lista de ingredientes e mantenha um olhar atento para aditivos como sódio e açúcar, porque são eles que trazem consequências negativas aos dentes e à saúde do seu organismo.

Esteja ciente de que as bebidas chamadas de Soda contêm sódio, de que a água tônica contém adoçantes e sabores e as marcas de água com gás com sabor podem ter adição de ácido cítrico e adoçante, juntamente com a cafeína e sódio.

Para manter a água com gás saudável, mas ganhar um pouco mais de sabor, experimente adicionar combinações de frutas frescas, ervas, pepino e mel.

A água com gás não deixa de ser água e não deixa de te hidratar. Qualquer coisa que aumente a sua hidratação no seu dia a dia, que não faça você se sentir mal e que não adicione açúcares à sua dieta é uma boa opção para a sua saúde.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

https://www.healthline.com/nutrition/carbonated-water-good-or-bad

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/is-carbonated-water-bad-for-you

https://www.livestrong.com/article/156879-health-effects-of-carbonated-water/

Você acreditava que a água com gás faz mal ao organismo? Tem o costume de consumir frequentemente água com gás? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (81 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

30 comentários em “Água Com Gás Faz Mal ou Faz Bem?”

  1. Eu faço uso frequentemente de água mineral com gás. Fui viciado em coca-cola e só consegui me livrar usando a água gaseificada.
    Quando não quero tomar cerveja ou refrigerante; uso água com gás. Excelente!!

  2. Eu, aprecio a água com gás, mas fico preocupado se ela pode causar algum problema em relação a ficar descompensado, ou seja, inchaço nas pernas, uma vez que tenho má circulação periférica.

  3. amo agua com gas, e foi uma maneira que arranjei de beber agua, pois não gosto de agua natural.

  4. Tomo água com gás diariamente a 4 anos e não me faz nenhum mal, pelo contrário, sinto que tenho nenhuma faz muito bem. Não tenho nenhum problema com gazes . Gosto tanto que até parece um vício!

    • Amo água com gás, e tenho adicionado o suco limão a ela. Tomo diariamente água com gás e suco de limão sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante, e tem me auxiliado na perde de peso.
      Não notei nenhum reação negativa.

  5. Amo água com gás, não tenho problema com gases ou qualquer outro problema citado, com a ajuda dela mantenho meu peso!

  6. Àgua com gás é excelente para hidratar e dar sensação de saciedade..principalmente para quem está de dieta.
    Faz tempo que tomo e só me faz bem.

  7. Passei a beber somente água com gás tem uns 3 meses. Antes eu não conseguia ingerir nem 1l de água por dia, com gás eu consigo chegar aos 2l por dia. Minha única preocupação é que fiz uma bariátrica há 5 anos, será que ela pode dilatar o estômago?

  8. Tomo água mineral com gas à 45 anos, nunca tive gastrite, úlcera ou queimação de estomago, somente a 20 anos atrás passei a ter mais atenção ao PH, sempre acima de 6

  9. Tenho varios problemas de estomago….gastrite…ulcera…etc…tomo muita agua com gas….é a unica bebida que me faz bem….

    • Tenho muita azia e comecei tomar água com gás quase que diariamente, e vejo melhoras. Tinha dúvidas a respeito, se fazia mal ou não, após essa matéria fiquei mais tranquila ??

  10. Sim a água com gás é bom intercalar qdo vc toma bebida destilada,caso contrário ou vc no dia resolver tomar umas geladas sem.a água, kkkk valeu ✌️

  11. Comecei a tomar tem pouco tempo água com gás não pretendo parar mais agora beber água com gás tomando cerveja faz mal..

  12. tambem tomo muita água com gás,chego a tomar mais de um litro por dia,isso óbviamente nos dias de mais calor onde suo mais,senão é tranquilo e suave,mas sinto mais saciedade em se tratando de comida sólida,acho benéfico,OBS: gosto muito de cerveja,e para não beber,tomo a água com gás tb,um abraço a todos.

  13. Adoro agua com gas, me sinto muito bem! Realmente não tenho a necessidade de comer grande quantidade de alimentos para ficar saciada… a ägua me basta!!! (tem que ser de boa qualidade)

  14. A 5 anos tomo água só com gás,mesmo porque antes eu nunca tomava água normal.Tenho 63 anos sou muito saudável não tomo nenhum remédio.Amo água com gás e vou continuar.

  15. Água com gás é muito gostosa, gente!!
    Podem beber sem medo, vocês vão arrotar e peidar com muita frequência, tanta frequência que vocês serão deixados por suas namoradas!
    Podem apostar, água com gás é topper!
    Beijosss

      • Se alguém te abandonar por você peidar e arrotar, não fique triste. A vida é muito curta pra perder tempo com gente que se incomoda com esse tipo de coisa