Água Tônica Limpa o Estômago Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 22/01/2020

Embora o nome possa nos confundir e fazer com que pensemos que se trata de algum tipo de água, a água tônica é classificada como um tipo de refrigerante, na verdade.

  Continua Depois da Publicidade  

A primeira patente para a água tônica foi concedida no ano de 1858, a um homem de Londres chamado Erasmus Bond.

O produto é obtido a partir de uma mistura entre água carbonatada e o quinino. Para melhorar o sabor, pode haver a adição de açúcar ou ácidos de frutas na bebida. Quanto maior for o teor de quinino em uma água tônica, mais amargo será o seu sabor.

Mas será que a água tônica é bom para o estômago? E será que a água tônica ajuda na digestão?

Será que a água tônica limpa o estômago?

O chef e treinador de segurança alimentar, Fred Decker, não especificou se a água tônica limpa o estômago, porém, afirmou que “em um nível mais prosaico, as pequenas doses de quinino encontradas na água tônica podem ser um tratamento caseiro útil para a indigestão”.

Uma coisa prosaica pode ser algo “que não denota qualidade; trivial, vulgar” ou “que é destituído de nobreza”, de acordo com definição do Dicionário Michaelis. Ou seja, se o uso da água tônica para a indigestão é visto como algo prosaico, a aplicação da bebida neste sentido provavelmente é algo incerto ou de uso popular.

Por isso, não podemos garantir que o uso da água tônica é bom para o estômago, não é mesmo? Então, se você sofrer uma indigestão, procure ajuda médica para saber como deve ser o seu tratamento e descobrir se o sintoma não pode estar associado a uma condição de saúde mais grave.

  Continua Depois da Publicidade  

Nós também não encontramos informações relevantes e confiáveis, com falas de especialistas ou pesquisas científicas, que indiquem que a água tônica limpa o estômago.

Portanto, se você acha que precisa de algum tipo de limpeza em seu estômago, também deve procurar o médico para saber como fazer isso da maneira mais segura, eficiente e adequada possível.

A água tônica e o enjoo por movimento

Já foi atribuído à água tônica o benefício de auxiliar um quadro de cinetose, condição conhecida como o enjoo que surge por conta de movimentos não habituais, e pode aparecer quando a pessoa viaja de ônibus ou carro, por exemplo.

Entretanto, de acordo com o especialista, consumir a bebida antes de viagens pode piorar o quadro da condição porque a água tônica atrasa o esvaziamento gástrico, podendo favorecer a náusea.

A água tônica e a ressaca

Há quem acredite que a água tônica cure a ressaca, no entanto, isso não parece ser verdade, de acordo com a Ciência. A sensação de bem-estar que pode ser experimentada ao tomar a água tônica durante a ressaca é proveniente da reposição dos níveis de açúcar no sangue, visto que o excesso de álcool provoca a hipoglicemia, ou seja, uma baixa nas taxas sanguíneas de açúcar.

Porém, o efeito é passageiro. O açúcar da água tônica é absorvido rapidamente, provocando uma nova queda nas taxas de açúcar no sangue. Assim, o que recomenda-se para os casos de ressaca é beber muita água e fazer uma alimentação leve.

  Continua Depois da Publicidade  

O outro lado – os prejuízos para a saúde atribuídos à água tônica

Como já falamos acima, a água tônica é produzida a partir de uma substância chamada de quinino, que já foi associada a problemas para a saúde. No entanto, quando encontrada em doses pequenas na água tônica, a substância é considerada segura para o consumo.

A Food and Drug Administration (Administração de Drogas e Alimentos, tradução livre, FDA, sigla em inglês), agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos, permite que a água tônica tenha no máximo 83 partes por milhão (ppm, medida que determina a concentração de soluções, segundo o Mundo Educação) de quinino porque o composto pode provocar efeitos colaterais.

Entre as reações adversas associadas ao quinino, encontram-se: náusea, cólica estomacal, diarreia, vômito, confusão, nervosismo, zumbido no ouvido, problemas de sangramento, dano nos rins, batimento cardíaco anormal e reação alérgica severa.

Porém, o quinino da água tônica é diluído ao ponto de ser improvável sofrer com seus efeitos colaterais, que são mais comuns quando a substância é utilizada na forma de remédio.

Improvável, mas não impossível, já que algumas pessoas podem sofrer reações alérgicas graves ao quinino.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma reportagem do The New York Times contou a história de Angie Mendez, uma mulher que descobriu ser alérgica ao quinino, depois de tomar um smoothie alcoólico com água tônica e sofrer uma reação alérgica grave com danos a órgãos vitais como os rins e o fígado.

Além disso, por se tratar de um refrigerante, a água tônica diminui a absorção de cálcio pelos ossos.

Contraindicações da água tônica

As gestantes e as pessoas que têm histórico de má reação à água tônica ou ao quinino, ritmo cardíaco anormal (principalmente com prolongamento do intervalo QT), hipoglicemia (o quinino pode baixar o nível de açúcar no sangue), doença renal ou hepática ou tomam medicamentos como diluidores do sangue, antidepressivos, antibióticos, antiácidos e estatinas não podem consumir a água tônica.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que tomar água tônica limpa o estômago? Acredita que ela é um bom substituto para refrigerantes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Água Tônica Limpa o Estômago Mesmo?”

  1. Eu tomo água tonica com limão. É me sinto MUITO bem. Tenho problemas com gases e o estômago fica inchado e quando tomo melhora e a flatulência me alivia. Faço uso também de OLEO DE COPAIBA PARA ALIVIAR A QUEIMAÇÃO

    Responder