Água tônica faz mal? É refrigerante? O que é e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 18/09/2021

A água tônica é uma combinação de água carbonatada (água com gás), hidrocloreto de quinina (um tipo de sal), açúcar ou xarope de milho com alto teor de frutose. A bebida é considerada um refrigerante, possui um gosto amargo devido à presença do quinino, composto químico proveniente da casca de uma árvore cultivada na América do Sul, conhecida pelo nome de cinchona ou árvore de quina.

Esta bebida é altamente consumida por sua sensação de leveza e refrescância, porém como refrigerante, é importante considerar que ela possui uma quantidade considerável de açúcar, não sendo recomendada para diabéticos. A água tônica ainda é frequentemente usada no preparo de drinques e coquetéis, como gin tônica, uma das bebidas alcoólicas mais consumidas na atualidade.  

  Continua Depois da Publicidade  

Confira abaixo os benefícios e contraindicações associadas à este refrigerante, mas lembre-se que o consumo deve ser feito com moderação e sem fins medicamentosos.

A água tônica faz mal?

Água tônica

Um dos motivos que se levar a questionar se água tônica faz mal à saúde é justamente a presença do quinino em sua composição. Porém, quando encontrada em doses pequenas, como é o caso desta bebida, a substância é considerada segura para o consumo.

A Food and Drug Administration (FDA, sigla em inglês), agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos, permite que a água tônica tenha no máximo 83 partes por milhão (ppm, medida que determina a concentração de soluções) de quinino porque o composto pode provocar alguns efeitos colaterais.

Entre as reações adversas associadas a esta substância, encontram-se: náusea, cólica estomacal, diarreia, vômito, confusão, nervosismo, zumbido no ouvido, problemas de sangramento, dano nos rins, anormalidade dos batimentos cardíacos e reação alérgica severa.

No entanto, o quinino da água tônica é diluído ao ponto de ser improvável sofrer com seus efeitos colaterais, que são mais comuns quando a substância é utilizada na forma de remédio. Para ingerir uma dose corresponde ao quinino em pílula, seria necessário tomar aproximadamente dois litros de água tônica diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

O quinino deve ser evitado por pessoas com histórico de hipoglicemia, já que essa substância pode baixar o nível de açúcar no sangue, e portadores de doença renal ou hepática. Também quem faz uso de alguns tipo de medicamentos, como diluidores do sangue, antidepressivos, antibióticos, antiácidos e estatinas, devem evitar o quinino.

Mulheres grávidas 

Apesar de muitas mulheres procurarem a água tónica para eliminar a sensação de náusea e azia, a verdade é que esta bebida não é totalmente segura para as gestantes, devendo o seu consumo ser muito esporádico e moderado ou, preferencialmente, totalmente evitado.

A principal razão pela qual não se recomenda que a grávida tome água tónica é referente a presença da quinino em sua composição. Esta substância possui ação analgésica e antipirética, e é usada para tratamento de doenças graves como a malária, podendo causar reações de hipersensibilidade na gestação.

A água tônica engorda? 

A água tônica é um tipo de refrigerante e o teor de açúcar entre os dois é praticamente o mesmo. Estudos já descobriram que as calorias do refrigerante influenciam mais o ganho de peso do que as calorias dos alimentos. Isso ocorre porque a maioria das bebidas adoçadas com açúcar não estimulam a saciedade do corpo da mesma forma que as comidas fazem.

Uma latinha de água tônica carrega aproximadamente 10 colheres de chá de açúcar (38 g), que correspondem a 150 calorias, sendo que segundo a OMS, em uma dieta saudável, adultos devem consumir diariamente menos de 10% da ingestão calórica total de açúcares livres, o que equivale a 12 colheres de chá (50 g), considerando uma dieta de 2000 calorias.

A ingestão da bebida também deve ser controlada em casos em que há a necessidade da restrição dos níveis de glicose no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Os ossos

Por ser um refrigerante, a água tônica diminui a absorção de cálcio pelos ossos, nutriente essencial para a saúde óssea. Isso acontece porque as bebidas gaseificadas contém fósforo, componente que compete com o cálcio, atrapalhando a sua absorção.

Benefícios da água tônica

Água tônica

Apesar das contraindicações mencionadas, a água tônica também oferece alguns benefícios à saúde em decorrência da existência do pó de quinina em sua composição, que é uma substância natural que interfere positivamente no nosso organismo.

A quinina presente na bebida facilita a digestão, uma vez que estimula a produção de saliva que contém substâncias essenciais não só para a digestão, mas também para a nossa saúde bucal por possuir ação antibacteriana.  

A água tônica também auxilia as glândulas gástricas, gerando um grande alívio nas náuseas e naquelas sensações desagradáveis de peso e queimação no estômago.

Em decorrência da presença do hidrocolereto de quinina, esta bebida apresenta propriedades desintoxicantes, que contribuem para a limpeza do organismo, ajudando a reduzir o excesso de toxinas que se acumulam através do consumo de conservantes e corantes. Essas toxinas prejudicam o funcionamento das nossas células, acelerando o processo de envelhecimento.

O quinino presente na água tônica possui ainda uma outra propriedade muito importante: ele é antioxidante, o que favorece a cicatrização, já que ajuda a neutralizar os radicais livres que oxidam as nossas células.

  Continua Depois da Publicidade  

Um outro benefícios comumente atribuído a esta bebida é a sua capacidade de contribuir para a melhoria da ressaca. No entanto, segundo o nutrólogo, José Alves Lara Neto da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), isso não é verdade.

O profissional afirmou que a sensação de bem-estar que pode ser experimentada ao tomar a água tônica durante a ressaca é proveniente da reposição dos níveis de açúcar no sangue, visto que o excesso de álcool provoca a hipoglicemia. Ele esclarece ainda que esse efeito é passageiro, pois o o açúcar da água tônica é absorvido rapidamente, o que provoca uma nova queda nas taxas de açúcar no sangue.

Sendo assim, o que é indicado para os casos de ressaca é beber muita água e fazer uma alimentação leve.

Você já tinha ouvido falar que a água tônica pode faz mal? Tem costume de tomar essa bebida com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (104 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

29 comentários em “Água tônica faz mal? É refrigerante? O que é e para que serve”

  1. Eu também adoro água tônica e ultimamente estou tomando de duas a três latinhas por dia por causa do calor, ela é muito refrescante. Já tomei sem açúcar, parece até mais doce do que a normal, mais também gostei. Vou tentar diminuir a quantidade, mais parar de tomar jamais, eu amo!

    Responder