Água tônica faz mal? É refrigerante? O que é e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 18/09/2021

A água tônica é uma combinação de água carbonatada (água com gás), hidrocloreto de quinina (um tipo de sal), açúcar ou xarope de milho com alto teor de frutose. A bebida é considerada um refrigerante, possui um gosto amargo devido à presença do quinino, composto químico proveniente da casca de uma árvore cultivada na América do Sul, conhecida pelo nome de cinchona ou árvore de quina.

  Continua Depois da Publicidade  

Esta bebida é altamente consumida por sua sensação de leveza e refrescância, porém como refrigerante, é importante considerar que ela possui uma quantidade considerável de açúcar, não sendo recomendada para diabéticos. A água tônica ainda é frequentemente usada no preparo de drinques e coquetéis, como gin tônica, uma das bebidas alcoólicas mais consumidas na atualidade.  

Confira abaixo os benefícios e contraindicações associadas à este refrigerante, mas lembre-se que o consumo deve ser feito com moderação e sem fins medicamentosos.

A água tônica faz mal?

Água tônica

Um dos motivos que se levar a questionar se água tônica faz mal à saúde é justamente a presença do quinino em sua composição. Porém, quando encontrada em doses pequenas, como é o caso desta bebida, a substância é considerada segura para o consumo.

A Food and Drug Administration (FDA, sigla em inglês), agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos, permite que a água tônica tenha no máximo 83 partes por milhão (ppm, medida que determina a concentração de soluções) de quinino porque o composto pode provocar alguns efeitos colaterais.

Entre as reações adversas associadas a esta substância, encontram-se: náusea, cólica estomacal, diarreia, vômito, confusão, nervosismo, zumbido no ouvido, problemas de sangramento, dano nos rins, anormalidade dos batimentos cardíacos e reação alérgica severa.

No entanto, o quinino da água tônica é diluído ao ponto de ser improvável sofrer com seus efeitos colaterais, que são mais comuns quando a substância é utilizada na forma de remédio. Para ingerir uma dose corresponde ao quinino em pílula, seria necessário tomar aproximadamente dois litros de água tônica diariamente.

O quinino deve ser evitado por pessoas com histórico de hipoglicemia, já que essa substância pode baixar o nível de açúcar no sangue, e portadores de doença renal ou hepática. Também quem faz uso de alguns tipo de medicamentos, como diluidores do sangue, antidepressivos, antibióticos, antiácidos e estatinas, devem evitar o quinino.

Mulheres grávidas 

Apesar de muitas mulheres procurarem a água tónica para eliminar a sensação de náusea e azia, a verdade é que esta bebida não é totalmente segura para as gestantes, devendo o seu consumo ser muito esporádico e moderado ou, preferencialmente, totalmente evitado.

A principal razão pela qual não se recomenda que a grávida tome água tónica é referente a presença da quinino em sua composição. Esta substância possui ação analgésica e antipirética, e é usada para tratamento de doenças graves como a malária, podendo causar reações de hipersensibilidade na gestação.

  Continua Depois da Publicidade  

A água tônica engorda? 

A água tônica é um tipo de refrigerante e o teor de açúcar entre os dois é praticamente o mesmo. Estudos já descobriram que as calorias do refrigerante influenciam mais o ganho de peso do que as calorias dos alimentos. Isso ocorre porque a maioria das bebidas adoçadas com açúcar não estimulam a saciedade do corpo da mesma forma que as comidas fazem.

Uma latinha de água tônica carrega aproximadamente 10 colheres de chá de açúcar (38 g), que correspondem a 150 calorias, sendo que segundo a OMS, em uma dieta saudável, adultos devem consumir diariamente menos de 10% da ingestão calórica total de açúcares livres, o que equivale a 12 colheres de chá (50 g), considerando uma dieta de 2000 calorias.

A ingestão da bebida também deve ser controlada em casos em que há a necessidade da restrição dos níveis de glicose no sangue.

Os ossos

Por ser um refrigerante, a água tônica diminui a absorção de cálcio pelos ossos, nutriente essencial para a saúde óssea. Isso acontece porque as bebidas gaseificadas contém fósforo, componente que compete com o cálcio, atrapalhando a sua absorção.

Benefícios da água tônica

Água tônica

Apesar das contraindicações mencionadas, a água tônica também oferece alguns benefícios à saúde em decorrência da existência do pó de quinina em sua composição, que é uma substância natural que interfere positivamente no nosso organismo.

A quinina presente na bebida facilita a digestão, uma vez que estimula a produção de saliva que contém substâncias essenciais não só para a digestão, mas também para a nossa saúde bucal por possuir ação antibacteriana.  

A água tônica também auxilia as glândulas gástricas, gerando um grande alívio nas náuseas e naquelas sensações desagradáveis de peso e queimação no estômago.

Em decorrência da presença do hidrocolereto de quinina, esta bebida apresenta propriedades desintoxicantes, que contribuem para a limpeza do organismo, ajudando a reduzir o excesso de toxinas que se acumulam através do consumo de conservantes e corantes. Essas toxinas prejudicam o funcionamento das nossas células, acelerando o processo de envelhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

O quinino presente na água tônica possui ainda uma outra propriedade muito importante: ele é antioxidante, o que favorece a cicatrização, já que ajuda a neutralizar os radicais livres que oxidam as nossas células.

Um outro benefícios comumente atribuído a esta bebida é a sua capacidade de contribuir para a melhoria da ressaca. No entanto, segundo o nutrólogo, José Alves Lara Neto da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), isso não é verdade.

O profissional afirmou que a sensação de bem-estar que pode ser experimentada ao tomar a água tônica durante a ressaca é proveniente da reposição dos níveis de açúcar no sangue, visto que o excesso de álcool provoca a hipoglicemia. Ele esclarece ainda que esse efeito é passageiro, pois o o açúcar da água tônica é absorvido rapidamente, o que provoca uma nova queda nas taxas de açúcar no sangue.

Sendo assim, o que é indicado para os casos de ressaca é beber muita água e fazer uma alimentação leve.

Você já tinha ouvido falar que a água tônica pode faz mal? Tem costume de tomar essa bebida com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (95 votos, média 4,07)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

27 comentários em “Água tônica faz mal? É refrigerante? O que é e para que serve”

  1. 2018 tomei pela 1a VEZ água Tônica como bebida de STATUS SOCIAL. ( ou seja, só RICO toma, meu imaginario).

    Fui compra água cm gás e ERREI o vasilhame. Como ja havia tomado, resolvi consumir. Cheguei casa fui pesquisar, e gostei do q vi. Hoje 2021, tomo 2 frascos diarios e me sinto muito bem no q diz respeito à digestão, que antes não era tão boa. Tenho mantido meu PESO sem sofrimentos cm dietas.

    Responder
  2. A água tônica já me fez muito bem para o meu refluxo, porém me faz mal a minha diabete.
    Sinto muita pena pois gostei muito dessa bebida.

    Responder
  3. Gosto muito da água tônica, estava sem tomar refrigerante a mais de 3 anos. Mas pelo jeito não, pois consumi água tônica, enfim, mais uma para minha lista, nada como a boa água.

    Responder
  4. Eu adoro água tônica…..agora depois dessa matéria é que vou tomar mesmo…me sinto muito bem quando tomo super gelada com um shot de limão…a é zero açúcar é show!

    Responder
  5. Magali, eu tomo 2 a 3 latas por dia. Eu me sinto muito bem. Agora exagerar todo mundo sabe que vai fazer mal. Qualquer bebida ou alimento em excesso é lógico vc vai passar mal.

    Responder
  6. Ate hoje estava tomando cerca de 2 litros por dia, comecei a exagerar de uma 3 meses pra ca, algumas ocasioes estava tendo nauseas, enjoos estomacal, dor nos rins, confusao, agravou e minha hipoglecemia muito!

    Como comecei a exagerar na bebida tive a curiosidade de procurar no google, ocasiao que identifiquei essas reacoes, que estou tendo, com a materia da reportagem!!!

    Responder
  7. Vishi então me ferrei se for isso mesmo, pois sou viciada em Água tônica, já aconteceu de eu consumir 6 latas em um único dia! Más cai entre nós, tudo que faz mal é gostoso, que nem remédio que é ruim, esse ninguém quer tomar.

    Responder
  8. Eu tomo 3 latas todos os dias e tbm observei que não tenho mais crisebde labirintite e o zumbido no ouvido que é horrivel está suportavel me da um bem estar ótimo, tem varios medicamentos para labirintite que é feito a base de quinino e ai uns falam bem e outros mal, vai saber

    Responder
    • Tomei duas latas, antes ler! Que coisa hein! Vou realizar fotossíntese, é mais seguro. Achava que água tônica era super saudável! Opa!! Meus rins estão doendo. Já vou ao hospital. Fui

      Responder
  9. Estou com a cabeça rodando MT zonza, pensei q fosse fígado ou lábirintite, mas testou tomando os dois remédios e ñ está adiantando nada ,será q a água tônica seria bom pra isso?

    Responder
  10. Eu me chamo Daniel lima costumo beber água tônica uma por dia ,será que isso e prejudicial a minha saúde eu tenho (tep) trombo embolia pulmonar .

    Responder
    • Boa noite.. que bom que li essas informações de consumir água tônica….
      Não sabia que faz mal pra saude….

      Responder
  11. Tenho costume de tomar agua tonica quando estou com muita sede parece ser mais refrescante e achava q fazia bem rsrs
    Acho q ja estou viciada
    Preciso reeducar esse costume
    Obrigada pelas informaçoes

    Responder
  12. Boa Tarde Vixe, não sabia…. Tinha o costume de tomar aos finais de semana; inclusive acabei de tomar uma latinha, mas deve ser a última a ser tomada regularmente…. Obrigado pela informação. Anderson.

    Responder
  13. Olá..
    Gostaria de saber se a água tônica faz bem para o estômago,tirando o desconforto e aliviando o enjoou?

    Responder
  14. Estou com labirintite e tomando medicação para combater inflamação da cinosite, não costumo tomar sempre água tônica, mas por esses dias tenho bebido a lata a duas ao dia isso pode piorar o meu quadro?

    Responder
    • Tomo água tonica zero todos os dias a quase dois anos e prefiro acreditar no bem que ela me faz do que em pesquisas baseadas em pessoas de varios lugares que conhece só o principio ativo e não conhece o produto

      Responder