Água Com Gás Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Água com gás é essencialmente água que contém gás carbônico. Isso é feito através do processo de gaseificação, onde o dióxido de carbono é dissolvido em água. Isso resulta na água tendo uma efervescência. Essa efervescência faz com que a bebida seja refrescante. Esse gás está presente na forma de ácido carbônico, o que pode fazer com que algumas pessoas se sintam mais cheias e mais satisfeitas. Se esse é o caso, podemos até pensar que água com gás emagrece.

A maioria das pessoas toma água com gás como uma alternativa mais saudável ao refrigerante, mas ela realmente é melhor que a água pura? Será que não há uma situação em que a água com gás engorda?

Água é boa para você porque ela ajuda seu corpo a ficar hidratado. Entretanto, as pessoas podem achar a água pura sem graça e podem optar pela água com gás. A água com gás tem dióxido de carbono, que quando entra no corpo é convertido em ácido carbônico. Isso faz com que a água com gás seja um pouco mais ácida que a água normal.

Nesse artigo, resultados de um estudo mostraram que mesmo que a água com gás seja mais ácida que a água normal e tenha o potencial de erodir os dentes, o potencial ainda é baixo comparado a refrigerantes e outras bebidas gaseificadas.

Alguns produtos com água com gás têm aditivos, como sódio e outros minerais para melhorar o sabor e baixar o pH. Entretanto, pessoas com problemas de saúde como problemas cardíacos e de pressão arterial devem prestar atenção ao sódio na água. Ingestão de sal pode aumentar a pressão arterial. Beber água com gás com muito sódio pode causar complicações para esses pacientes.

De acordo com a Dra. Melina Jampolis, outra preocupação sobre beber água com gás é que ela não faz bem a pessoas com problemas digestivos ou síndrome do intestino irritável. Pelo fato de a água com gás ter dióxido de carbono, ela pode causar desconforto em pacientes com síndrome do intestino irritável. Água com gás pode causar inchaço e gases.

A água com gás também pode causar arroto. O problema com isso é que o arroto pode causar refluxo ácido. Beber água com gás pode piorar seus sintomas de refluxo ácido, então é melhor que pessoas com refluxo ácido evitem bebidas gaseificadas, incluindo a água com gás.

A água com gás engorda de alguma forma?

Outra preocupação com a água com gás são os aditivos que ela contém. Foi dito que a água com gás vendida geralmente tem aditivos como sódio ou podem ser saborizadas. Essas variedades de água com gás têm açúcar ou adoçantes artificiais e podem ser ruins para pessoas controlando o peso. Assim como outras bebidas gaseificadas saborizadas, açúcar demais é ruim para o corpo porque pode aumentar o risco de diabetes e outros problemas, e este certamente é um caso em que beber água com gás engorda.

A água com gás em sua forma pura não causa ganho de peso. Na verdade, a água com gás emagrece da mesma forma que a água normal. Novamente, único cenário em que a água com gás engorda é com a presença de aditivos como açúcar, adoçantes, sódio ou calorias adicionais.

Então a água com gás emagrece?

Para algumas pessoas, a ideia de beber bastante água não é tentadora. A água com gás oferece variedade, e desde que não haja adição de açúcar ou outros ingredientes, ela não contém calorias para contribuir com o ganho de peso. Beber água com gás durante o dia, incluindo antes e depois das refeições, pode te ajudar a se sentir mais cheio, tirar a fome e a consumir menos calorias.

Curiosidade: Água com Gás Retira Cálcio dos seus Ossos?

Consumo de refrigerantes – principalmente refrigerantes de cola – foram ligados a uma menor densidade mineral nos ossos. Entretanto, é muito claro que isso não tem nada a ver com a gaseificação em si. Pesquisadores deram um litro de água normal para mulheres beberem todos os dias enquanto outro grupo bebia um litro de água com gás. Após oito semanas, os pesquisadores não puderam detectar qualquer diferença entre os grupos no que diz respeito a marcadores de densidade óssea.

Na verdade, as pesquisas mais recentes sugerem que a razão pela qual as pessoas que bebem muito refrigerante de cola têm ossos mais fracos não é por causa de alguma coisa no refrigerante que está roubado o cálcio de seus ossos, mas porque elas tendem a ter uma ingestão de cálcio menor.

Considerações Finais

No geral, a água com gás é um bom substituto para refrigerantes. Ela pode te manter hidratado com as bolhas e a qualidade refrescante dos refrigerantes. Entretanto, a água com gás engorda dependendo dos aditivos que ela contém. Ela não é recomendada a pessoas com problemas intestinais e refluxo ácido. A água normal ainda será sempre a opção mais saudável.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você prefere tomar com mais frequência água pura ou água com gás? Quantos litros você consome, em média, por dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Água Com Gás Engorda ou Emagrece?”

  1. Sempre bebi agua com gás. Mas de 1 ano para cá que tenho bebido mais neste substituindo os refrigerantes tal como indica no texto como alternativa. Sinto me ótima e acredito que tenho me sentido muito mais saudável e emagrecido desde então.

  2. Eu sempre tomei muita água com gás e perguntei para minha médica se tinha algum problema em beber tanto e ela me orientou a comprar com menos sódio.

  3. Eu bebo uns dois litros e meio por dia de água com gás e me sinto muito bem…agora se for pra mim beber água normal eu n bebo nem um litro por dia sou muito ruim pra beber água

  4. tomo água com gás diariamente a cinco anos e como é mais gostosa, bebo muito mais água e acredito que isso me fez emagrecer.

  5. Apenas bebo água com gás. Tenho 35 anos e iniciei esse hábito aos 25.
    Não existe qualquer tipo de contra-indicação, não engorda e nem emagrece. Tomar água com gas ou não, é apenas uma questão de paladar.

  6. bebo água com gás diretamente sinto-me muito bem, cada dia que passa, sinto-me mais magro,troquei água natural e sinto-me ótimo.obrigado.