Água de Abacaxi Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Na internet é possível encontrar diversas receitas que prometem dar aquela força para as pessoas que desejam perder peso. Entretanto, antes de adicionar qualquer bebida, comida ou produto às refeições, é preciso certificar-se de que o item em questão realmente pode ajudar.

Vamos falar abaixo sobre um desses itens, a água de abacaxi. Será que a água de abacaxi emagrece? E quais outros benefícios a bebida pode trazer? Vamos conferir isso agora!

Água de abacaxi emagrece?  

O consumo de água (seja de abacaxi ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Saciedade

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não consumir um número de calorias maior que o necessário.

Diurético

Outro ponto que leva a crer que a água de abacaxi emagrece, é o fato da fruta ser um alimento diurético. Os diuréticos promovem a eliminação de líquido por meio da urina e são um baita aliado para as pessoas que sofrem com retenção hídrica, já que estimulam a eliminação do excesso de água no corpo.

O excesso de líquido no corpo provoca um inchaço que é combatido justamente quando essa “água extra” é eliminada, o que dá uma impressão de emagrecimento.

Composição do abacaxi favorece

Além disso, o abacaxi é composto por fibras e água, que estimulam a sensação de saciedade no organismo. Uma vez com a barriga cheia, fica mais fácil controlar o apetite, sem exagerar na quantidade de comida e calorias consumidas, favorecendo, assim, o emagrecimento.

Metabolismo

O especialista em medicina do esporte Dan Hammer afirma que a bromelaína, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que traz uma aceleração ao metabolismo. Um metabolismo mais rápido torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente.

No entanto, conforme a nutricionista Sandra Mikhail disse, esse efeito não é de longo prazo.

Entretanto, é preciso ter em mente que devido ao fato da fruta não ser consumida de maneira integral na água de abacaxi, não é possível garantir que a água de abacaxi emagrece e que todos esses efeitos sejam aproveitados por completo.

Assim, por mais que tomar a bebida possa contribuir de alguma maneira com o emagrecimento, para quem deseja perder peso ainda é fundamental alimentar-se de maneira saudável, equilibrada e controlada e praticar exercícios físicos com regularidade, contando sempre com a ajuda de profissionais como médico, nutricionista e personal trainer.

Para que serve a água de abacaxi? 

A lista a seguir apresenta outros benefícios aos quais a água de abacaxi está associada:

  • Limpeza e eliminação de parte das toxinas armazenadas no organismo humano;
  • Melhoria da digestão e prevenção de problemas como flatulência, prisão de ventre e inchaço graças à bromelaína encontrada na composição do abacaxi;
  • Combate a inflamações;
  • Possui propriedades antiparasíticas;
  • Equilíbrio dos eletrólitos (minerais que possuem carga elétrica), pelo fato do abacaxi ser fonte de potássio. O desequilíbrio de eletrólitos no organismo pode causar problemas como tontura, cansaço, problemas musculares, oscilação nos batimentos cardíacos, confusão mental, alteração na pressão arterial e convulsões;
  • Fortalecimento das gengivas e preservação dos dentes;
  • Melhoria da visão.

Mais uma vez, para aproveitar todos os benefícios da água de abacaxi é necessário que a fruta seja consumida integralmente e não somente por meio da água.

Como fazer água de abacaxi para emagrecer

Para aproveita que a água de abacaxi emagrece, confira e aprenda a fazer alguma destas receitas relacionadas abaixo:

1. Receita de água de abacaxi simples 

Ingredientes:

  • 1 abacaxi;
  • 1 jarra cheia de água fria.

Modo de preparo:

  1. Descascar o abacaxi, higienizá-lo bem e cortar a fruta em pedaços;
  2. Colocar os pedaços dentro da jarra cheia de água. Tampar a jarra e levar à geladeira durante oito a 10 horas. No dia seguinte, consumir o primeiro copo em jejum e ir tomando o restante do conteúdo ao longo do dia.

2. Receita de água de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

  • 1 l de água;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 abacaxi médio.

Modo de preparo:

  1. Despejar o litro de água dentro de uma jarra de vidro com tampa;
  2. Descascar o abacaxi, higienizá-lo bem e cortar a fruta em pedaços;
  3. Colocar os pedaços dentro da água. Adicionar também as folhas de hortelã, que devem estar bem lavadas. Tampar a jarra e levar à geladeira durante oito a 10 horas. No dia seguinte, consumir o primeiro copo em jejum e ir tomando o restante do conteúdo ao longo do dia.

A hortelã também dá uma força ao emagrecimento devido aos seus efeitos de diminuição do inchaço no corpo e controle do apetite, visto que ela contém fibras, um nutriente que colabora com a promoção da sensação de saciedade ao organismo.

Mas não é só isso: um estudo feito pela NASA identificou que pessoas que sentiram o cheiro da hortelã tiveram os seus níveis de fadiga reduzidos em 20% e os de frustração diminuídos em 25%. Esse efeito de relaxamento é relevante para a perda de peso porque quando um indivíduo encontra-se estressado, as taxas do hormônio cortisol crescem, o que pode prejudicar o metabolismo e, por consequência, o processo de queima de gorduras e calorias.

Isso sem contar que a erva estimula as enzimas digestivas responsáveis pela transformação de gorduras em energia a ser gasta a trabalharem e beneficia a digestão, tornando-a mais rápida. Uma vez que a digestão está mais acelerada, a indigestão, os gases e o indesejado efeito de inchaço são prevenidos.

Entretanto, é preciso ter em mente que pelo fato de não ser totalmente ingerida na água de abacaxi, é provável que nem todos os benefícios da hortelã sejam aproveitados.

3. Receita de água de abacaxi com gengibre

Ingredientes: 

  • 4 xícaras de fatias bem fininhas e higienizadas de abacaxi;
  • 8 fatias amassadas de gengibre;
  • 2 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar o abacaxi e o gengibre dentro de uma jarra;
  2. Completar com a água. Levar ao refrigerador durante duas a quatro horas. Mexer bem antes de consumir.

O gengibre é uma boa pedida para a água de abacaxi para emagrecer por tratar-se de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

Entretanto, é preciso ter em mente que na receita de água de abacaxi com gengibre, é possível que nem todas as propriedades do termogênico sejam aproveitadas, já que ele não será consumido de forma integral.

Por outro lado, é importante ter cuidado com alimentos termogênicos, como é o caso da raiz. Eles devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de alimentos termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas. 

Cuidados com o abacaxi

O abacaxi possui compostos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente aquelas que já têm alergias ao pólen ou outros alimentos. Ao experimentar sinais como coceira e inchaço na garganta após ingerir a fruta, recomenda-se buscar ajuda médica rapidamente.

Quem possui refluxo gástrico ou úlceras pépticas ou duodenais não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por se tratar de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.

A bromelaína presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber de pode ou não ingerir o abacaxi.

Você conhece alguém que tome e afirme que a água de abacaxi emagrece mesmo? O que achou dos seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (94 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...

9 comentários em “Água de Abacaxi Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas”

  1. Tenho um vizinho obeso quê , apenas tomando água de abacaxi emagreceu 40 kilos , em 5 meses ,sem fazer dieta , até pensávamos em ser redução de estômago ,mas quando perguntamos ele nos apresentou a água de abacaxi.
    Estou encantada , hoje meu esposo começa a tomar conto para vocês o resultado depois.

Deixe um comentário