Água de Berinjela Emagrece Mesmo? Como Fazer e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 18/12/2019

Uma berinjela descascada de 550 g possui 110 calorias e contém 132 calorias se estiver com a casca. Ela também é dotada de importantes nutrientes em sua composição como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina C, vitamina B6, cálcio, ferro e magnésio.

É possível utilizar o alimento em diversas preparações culinárias, como chás, saladas, lasanhas, tortas, pizzas, sanduíches, sucos e água de berinjela. É justamente sobre esta última opção, que costuma ser associada à perda de peso, que vamos mais abaixo.

  Continua Depois da Publicidade  

Quais os benefícios e para que serve a bebida? Será que a água de berinjela emagrece mesmo?

A água de berinjela emagrece mesmo?

De acordo com a edição de maio de 2008 da publicação Bioresource Technology (Bio-recursos Tecnológicos, tradução livre), uma dieta baseada na berinjela é uma boa alternativa para controlar a diabetes do tipo 2, uma condição frequentemente associada ao aumento de peso.

Por mais que a água de berinjela não carregue todos os nutrientes e antioxidantes encontrados na forma natural do vegetal, alguns deles são liberados na água, o que pode trazer benefícios.

– Água e Saciedade

Outro ponto positivo em relação à tese de que a água de berinjela emagrece mesmo é que o consumo de água (seja de berinjela ou não) antes das refeições pode contribuir com a perna de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.

– Fibras e Saciedade

A berinjela também é fonte de fibras, um nutriente conhecido por beneficiar o sistema digestivo e também fornecer a sensação de saciedade ao organismo. Se elas forem liberadas na água e consumidas, o efeito saciador da bebida será ainda mais eficiente, favorecendo assim o controle do apetite.

– Diurético

Além disso, a água de berinjela é classificada como um diurético, ou seja, que estimula a eliminação do excesso água do organismo por meio de urina e combate o inchaço causado pela retenção de líquido no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, é importante saber que não existem evidências científicas que apontem que o consumo de água de berinjela emagrece mesmo.

Assim, por mais que tomá-la antes das refeições possa dar uma ajuda de maneira indireta, quem deseja emagrecer mesmo deve ter a consciência da necessidade de seguir uma dieta saudável, controlada e equilibrada e praticar exercícios físicos com regularidade, contando com a ajuda de médico, nutricionista e personal trainer.

Para que serve a água de berinjela? 

Agora nós vamos conhecer alguns benefícios aos quais a água de berinjela está associada:

  • Prevenção da absorção de colesterol proveniente dos alimentos, podendo diminuir os níveis do LDL – o colesterol ruim – no organismo;
  • Melhoria da resistência à insulina;
  • Existem relatos de que o consumo da água de berinjela pode auxiliar a diminuição da pressão arterial;
  • Também é possível encontrar relatos de que a bebida contribui com a regulação dos níveis de triglicerídeos do organismo.

Entretanto, não existem evidências científicas de que a água de berinjela traga benefícios significativos à saúde. Logo, antes de utilizar a bebida como auxílio aos problemas acima mencionados, o melhor a se fazer é consultar-se com um médico de confiança.

Como fazer água de berinjela para emagrecer 

1. Receita de água de berinjela simples

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 1 berinjela média cortada com casca cortada em rodelas ou quadradinhos, higienizada com vinagre de maçã e bicarbonato e enxaguada com água;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar os pedaços da berinjela com casca dentro de uma jarra com a água;
  2. Levar à geladeira e deixar lá durante a noite. Durante esse tempo, suas fibras vão se desprender do fruto e liberar suas propriedades. Recomenda-se retirar os pedaços da berinjela e tomar um copo da água ainda em jejum. O restante da bebida deve ser consumido aos poucos, ao longo do dia, como estratégia para controlar o apetite.

2. Receita de água de berinjela com limão

Ingredientes

  • 1 berinjela média cortada com casca cortada em rodelas ou quadradinhos, higienizada com vinagre de maçã e bicarbonato e enxaguada com água;
  • 1 l de água;
  • 1 limão médio que não esteja exageradamente maduro.

Modo de preparo:

  1. Colocar os pedaços da berinjela, um por um, dentro da jarra. Encher com o litro de água;
  2. Fazer um suco com o limão e adicioná-lo na jarra da água de berinjela, levar à geladeira e deixar por lá durante a noite toda.

É interessante utilizar o limão na receita de água de berinjela porque ele também possui propriedades que podem favorecer o emagrecimento. A fruta é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que estes fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

O limão ainda é fonte de fibras, que colaboram com a promoção da saciedade no corpo, ajudando a controlar do apetite e, por consequência, o emagrecimento. Para não perder o teor de fibras presentes no limão na hora de preparar o suco, a recomendação é fazer com a casca. Para isso, basta cortar a fruta em rodelas e bater com adoçante no liquidificador.

No entanto, pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

3. Receita de água de berinjela com gengibre 

Ingredientes: 

  • 1 berinjela média cortada com casca cortada em rodelas ou quadradinhos, higienizada com vinagre de maçã e bicarbonato e enxaguada com água;
  • 2 rodelas pequenas de gengibre;
  • 1 l de água;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

  1. Colocar os pedaços da berinjela, um por um, dentro da jarra. Encher com o litro de água;
  2. Adicionar as rodelinhas de gengibre na jarra da água de berinjela, levar à geladeira e deixar por lá durante a noite toda.

O gengibre é uma boa pedida para a água de berinjela por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

O gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

Entretanto, é preciso ter em mente que na receita de água de berinjela com gengibre é possível que nem todas as propriedades do gengibre sejam aproveitadas, já que ele não será consumido de forma integral.

Por outro lado, é importante ter cuidado com alimentos termogênicos, como é o caso da raiz. Eles devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco de causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Você conhece alguém que tenha este hábito e afirme que a água de berinjela emagrece mesmo? Tem vontade de experimentá-la para este propósito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (77 votos, média 3,96)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

5 comentários em “Água de Berinjela Emagrece Mesmo? Como Fazer e Dicas”

  1. Se a água da berinjela faz emagrecer mesmo, isso eu não sei. Mas que ajuda e muito na redução do colesterol ruim, isso eu sei que ajuda. Sou prova viva disso, não precisei nem ir ao médico. Eu melhorei e muito dos sintomas que eu sentia só tomando a água da berinjela.

    Responder
  2. Bela Matéria!
    Eu mesma faço uso constante de agua de beringela e é notável a diferença.
    Recomendo sempre as minhas amigas e as que acatam a ideia sempre tem resultados também.

    Responder