Água de Canela Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 21/05/2020

A canela é uma especiaria que é dotada de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Você aprenderá a seguir um pouco mais sobre uma receita que leva o ingrediente, a água de canela, e descobrirá seus benefícios para a saúde, várias receitas com ela e, principalmente, se a água de canela emagrece para você incluir no seu dia a dia.

Estudos apontam que a ingestão de canela pode auxiliar no controle do açúcar no sangue. Além disso, ela é um alimento termogênico, isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Descubra como a canela é capaz de te ajudar a perder a barriga.

Se você ficou empolgado com as propriedades emagrecedoras dessa especiaria, saiba que ela já é utilizada há centenas de anos por seus benefícios à saúde e uma das formas mais primitivas e eficazes de absorver seus nutrientes é tomando em forma de chá. Conheça todos os benefícios do chá de canela, eles vão muito além de ajudar a secar a sua silhueta.

Além do chá, você pode utilizar a canela como ingrediente de receitas doces, como as famosas tortinhas de banana com canela, até temperar pratos de aves, como os famosos perus natalinos. Aprenda a fazer 10 receitas com canela para emagrecer e saia do basicão.

A água de canela emagrece? 

O consumo de água (seja de canela ou não) antes das refeições pode contribuir com a perna de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.

Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não consumir um número de calorias maior que o necessário.

Um artigo publicado na edição de maio de 2010 do Journal of Diabetes Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes, tradução livre) mostrou que a canela ajuda a retardar o esvaziamento do estômago e a limitar a elevação das taxas de glicose no sangue.

Segundo pesquisas, os dois efeitos contribuem com a perda de peso. O primeiro prolonga a sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore a aparecer, o que favorece o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Já o segundo ajuda porque quando um alimento causa um aumento muito elevado nos níveis de açúcar no sangue, ele provoca a liberação de taxas altas de insulina, o que faz com que os níveis de glicose caiam.

O resultado desse pico seguido de uma queda nas taxas de açúcar é o aumento do apetite, algo desfavorável para o emagrecimento. Conforme o Journal of Diabetes Science and Technology (Jornal de Ciência e Tecnologia do Diabetes, tradução livre), consumir a canela horas antes de fazer uma refeição que tenha alimentos com potencial para elevar os níveis de glicose ajuda a limitar o crescimento dessas taxas.

Além dos benefícios mencionados acima, a bebida também é diurética, ou seja, estimula a eliminação do excesso de água do corpo, combatendo o inchaço que é causado por conta da retenção de líquido.

Ainda é atribuído à canela o efeito termogênico, ou seja, que estimula a aceleração do metabolismo, o que traz como consequência o aumento da eficiência do processo de queima de calorias e gorduras.

Entretanto, é fundamental sabermos que não basta utilizar somente a água de canela para perder peso. É preciso também aderir a um programa de exercícios físicos e a uma dieta saudável.

Assim, por mais que seja possível afirmar que a água de canela emagrece, ou melhor, que auxilia a perda de peso, ela não faz mágica ou milagre. Você pode até adicioná-la à sua dieta, mas para perder peso também precisará alimentar-se de maneira saudável e fazer atividades físicas com regularidade.

Para que serve a água de canela

Já vimos que a água de canela emagrece, mas ela também está associada aos outros seguintes benefícios:

  • Ação antioxidante, combatendo os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce, tumores e doenças degenerativas como o Alzheimer;
  • Estímulo ao sistema imunológico;
  • Auxílio ao controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Dotada de propriedades anti-inflamatórias;
  • Melhora o trato digestivo;
  • Redução do risco de desenvolvimento de doença no coração;
  • Combate infecções causadas por fungos e bactérias.

Para obter os benefícios da canela, tanto em relação à saúde quanto à boa forma, é necessário que ela seja ingerida juntamente com a água.

Como fazer água de canela

Para comprovar que a água de canela emagrece, confira essas receitas e aproveite todos os benefícios da bebida:

1. Receita de água de canela simples

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de canela natural e sem açúcar;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a colher de sopa de canela dentro de uma jarra com o litro de água;
  2. Mexer bem e reservar a água de canela de um dia para o outro antes de beber. Agitar antes de consumir e tomar preferencialmente no período da manhã em jejum.

2. Receita de água de canela com maçã

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • ½ maçã;
  • 1 pedaço de canela em pau.

Modo de preparo:

  1. Descascar e cortar a maçã em fatias;
  2. Adicionar as fatias da maçã e o pedaço de canela em pau em uma jarra com o litro de água. Deixar descansar durante uma hora e consumir ao longo do dia.

A maçã é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade ao organismo. Com a barriga mais cheia, fica mais fácil controlar o apetite e consumir menos calorias ao longo do dia, beneficiando assim o emagrecimento.

Entretanto, para garantir esse efeito é necessário certificar-se de ingerir as fibras da fruta juntamente com a água de canela e maçã.

3. Receita de água de canela com gengibre

Ingredientes: 

  • 1 l de água;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre ralado;
  • 1 pedaço de canela em pau.

Modo de preparo:

  1. Misturar o gengibre com o litro de água em uma jarra ou garrafa;
  2. Acrescentar o pedaço de canela em pau e misturar;
  3. Levar à geladeira para descansar de um dia para o outro.

O gengibre é uma boa pedida para a sua receita de água de canela por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.

De acordo com alguns profissionais da área, o gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

Entretanto, é preciso ter em mente que na receita de água de canela com gengibre, é possível que nem todas as propriedades do termogênico sejam aproveitadas, já que ele não será consumido de forma integral.

Por outro lado, é importante ter cuidado com alimentos termogênicos, como é o caso da raiz. Eles devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas. 

Cuidados com a canela

A água de canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos, pois a especiaria pode acelerar os batimentos do coração. A canela (assim como as receitas que levam o ingrediente) também não é indicada para mulheres grávidas, porque pode causar o relaxamento do útero e provocar abortos.

Mulheres que estejam amamentando os seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas nos fígados ou rins devem consultar o médico antes de ingerir a especiaria. Pessoas que foram diagnosticadas com rosácea, uma doença que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como as bochechas, o nariz e o queixo, também deve evitar o consumo da especiaria. Isso porque a canela pode piorar os sintomas da condição.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Caso esteja utilizando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que consuma com frequência e afirme que a água de canela emagrece? O que achou dos benefícios da bebida para a perda de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (75 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “Água de Canela Emagrece? Benefícios, Como Fazer e Dicas”

  1. eu consumi po de canela durante um tempo e reduz bastante minhas medidas, consumi com banana e fazia tirar minhga fome.