Alergia a Corante – Sintomas, O Que Pode Comer e O Que Evitar

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

Os corantes estão mais presentes na nossa vida do que imaginamos. Além de dar cor a objetos e roupas, eles são incorporados também em alimentos, bebidas e até em cosméticos e cápsulas de suplementos e medicamentos.

O objetivo de usar corantes na indústria alimentícia é de tornar os alimentos e bebidas mais atrativos para o consumidor. No entanto, algumas pessoas podem ter alergia a corante. Embora seja uma condição não muito comum, pessoas que têm esse tipo de alergia precisam ficar muito atentas a qualquer coisa que pretendem consumir.

Para te ajudar a entender melhor esse assunto, vamos abordar quais são os principais sintomas de alergia a corante e indicar o que pode comer e o que evitar quando se tem esse tipo de alergia.

Corantes alimentares

Os corantes alimentares são usados para alterar a cor natural dos alimentos. Usados principalmente em doces para chamar a atenção das crianças, os corantes também são usados em outros alimentos como bolos, tortas, biscoitos recheados, dentre outros. Além de alterar a cor, alguns corantes alimentares podem também melhorar o sabor e reduzir a presença de certas bactérias nos alimentos.

Alguns especialistas chamam a aversão de algumas pessoas por corantes como intolerância alimentar, enquanto outros consideram o problema uma alergia. A intolerância alimentar ocorre quando o corpo não é capaz de quebrar os alimentos ingeridos de forma adequada, enquanto que a alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico reconhece uma substância ingerida como nociva, gerando várias reações adversas indesejadas.

Independentemente do nome dado, a condição pode causar reações adversas graves, desde irritações na pele e desconfortos gastrointestinais até choques anafiláticos, que podem colocar a vida dessas pessoas em risco.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), todos os aditivos alimentares usados na indústria de alimentos são seguros para consumo, inclusive os corantes. Porém, algumas pessoas são mais sensíveis a esses compostos do que outras e relatam diversos problemas.

Nem todos os corantes alimentares podem causar alergias e, além disso, as alergias a corantes são bastante raras. Mesmo afetando uma pequena parcela da população, é importante estar atento se você sente desconfortos após comer certos alimentos, pois podem ser sintomas de uma alergia a corante.

Tipos de corantes

Os corantes alimentares podem ser naturais ou sintéticos. Os que podem realmente causar uma resposta imune e desencadear uma alergia são os três corantes naturais citados a seguir:

1. Corante vermelho

O corante vermelho, chamado também de carmim, extrato de cochonilha ou vermelho natural 4 é extraído de insetos como os besouros. Além de alimentos, ele também é incorporado em alguns cosméticos e fármacos.

Esse tipo de corante pode causar como sintomas de alergia: inchaço facial, chiado no peito e erupções cutâneas. Em casos graves, pode causar também uma reação anafilática.

Esse corante vermelho pode ser encontrado em alimentos como: bebidas, doces, hambúrgueres, salsichas, sorvetes e iogurte de frutas.

2. Corante amarelo

Há vários tipos de corantes amarelos usados nos alimentos. Os mais conhecidos são a tartrazina, chamada também de FD & C amarelo 5 e o urucum.

  • Tartrazina: A tartrazina pode causar reações alérgicas em algumas pessoas como urticária e inchaço na região facial após a ingestão de alimentos que a contêm. Além disso, estudos sugerem que a tartrazina pode causar ataques de asma em crianças, porém mais pesquisas devem ser desenvolvidas para confirmar esse fato. Pode ser encontrada em alimentos como: vegetais enlatados, queijos, doces, bebidas, ketchup, sorvetes, cachorros quentes e alguns molhos de salada.
  • Urucum: O urucum é outro tipo de corante amarelo extraído da semente da árvore do achiote encontrada em países de clima tropical. Trata-se do popular colorau. O colorau é muito usado como condimento em receitas para dar uma cor vermelha-amarelada aos pratos. No entanto, algumas pessoas podem sofrer reações alérgicas, inclusive reações anafiláticas, devido ao consumo desse corante. Esse corante é encontrado isolado como condimento e também na composição de alimentos como cereais, salgadinhos, bebidas e queijos.

3. Outros tipos de corantes

Existem ainda outros corantes alimentares que podem causar reações alérgicas, mas raramente. São o corante amarelo encontrado no açafrão, o amarelo-sol ou amarelo 6, o amaranto ou vermelho 2, a eritrosina ou vermelho 3 e o amarelo de quinoleína.

Sintomas de alergia a corante

Em geral, os principais sintomas que indicam que você pode estar tendo uma reação alérgica a corantes são:

  • Dor de cabeça;
  • Comichão e coceira na pele;
  • Erupções cutâneas;
  • Urticária;
  • Inchaço na pele;
  • Gases;
  • Tosse;
  • Coceira na garganta, olhos e nariz;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

Dentre as reações alérgicas mais graves, estão:

  • Inchaço na região do rosto ou dos lábios;
  • Dificuldade de respirar;
  • Chiado no peito;
  • Aperto no peito;
  • Pulsação aceleradas;
  • Tontura;
  • Desmaio;
  • Pressão arterial sanguínea baixa;
  • Choque anafilático com sinais como problemas respiratórios e inchaço no corpo inteiro, principalmente na face.

Diagnóstico

Ainda não existem testes específicos para identificar uma alergia a corante. O diagnóstico consiste então em descrever os sintomas a um médico e ter um diário alimentar para registrar tudo o que você come e como se sente após as refeições. Com o tempo, o médico pode sugerir que você coma alguns tipos de alimentos para observar sua reação até descobrir a fonte do problema.

Devido à grande dificuldade de identificar o alérgeno e da ausência de exames específicos, o diagnóstico pode demorar vários anos para ser concluído.

Tratamento

A alergia a corante não tem cura, mas pode ser tratada. Uma vez que o diagnóstico é feito ou pelo menos há uma desconfiança sobre qual é a causa da alergia, é indicado evitar o contato com o alérgeno.

Além de evitar ao máximo à exposição ao composto alérgeno, o controle dos sintomas pode ser feito através do uso de anti-histamínicos. Porém, a alergia a corante pode ser muito grave se você ingerir a substância. É muito diferente, por exemplo, você ter uma alergia a ácaros e uma alergia a um aditivo alimentar que entre em contato com o interior do seu corpo.

Em casos de alergias a corantes graves, é importante que a pessoa alérgica tenha sempre consigo uma dose de epinefrina ou adrenalina para injetar no corpo em casos de emergência. Tais injeções devem ser obtidas por meio de prescrição médica e são muito úteis em casos de ingestão acidental de alimentos que contêm corantes para evitar reações graves.

O que evitar

O melhor tratamento para qualquer tipo de alergia é a prevenção. Nem sempre sabemos a composição exata de tudo aquilo que comemos. Por isso, os alérgicos devem ter cuidado em dobro e sempre ler os rótulos de alimentos, as bulas de medicamentos e suplementos e até mesmo verificar a composição de alguns cosméticos que podem conter corantes.

– Alimentos para não comer

  • Coberturas e cremes brancos que podem ter corantes;
  • Salsichas e outras carnes processadas;
  • Cereais coloridos;
  • Gelatinas;
  • Refrigerantes;
  • Sucos industrializados;
  • Salgadinhos;
  • Pizzas e outros alimentos congelados;
  • Balas, chicletes e doces em geral.

Não é absolutamente proibido comer os alimentos mencionados acima, porém é preciso observar bem o rótulo desses alimentos para verificar o tipo de corante utilizado em sua fabricação.

– Medicamentos e cosméticos para ficar atento

Alguns xaropes, principalmente os infantis, são coloridos e aromatizados artificialmente. É essencial ler a bula e observar que tipo de aditivos são colocados nesses fármacos antes de tomá-los. Se for o caso, converse com seu médico durante a prescrição para que você ou seu filho não corra o risco de uma alergia devido à presença de corantes em comprimidos ou xaropes.

Além disso, alguns produtos cosméticos como maquiagens e cremes devem ser observados quanto à sua composição, já que muitos deles contêm corantes. Até alguns produtos de higiene como creme dental, shampoo e enxaguante bucal podem conter corantes.

– Tatuagens

Algumas tintas coloridas de tatuagem podem causar alergia devido à presença de corantes em sua composição. Ao tatuar a pele com uma dessas tintas é possível que uma reação alérgica grave na pele seja observada.

O que pode comer?

Quanto mais alimentos naturais você incluir na sua dieta, melhor. Abuse de frutas, verduras, legumes e leguminosas.

Consuma também carnes vermelhas frescas, peixes e frango e não use temperos como colorau para dar sabor a esses alimentos.

Os alimentos e bebidas industrializados devem estar isentos de corantes. Termos como cor artificial e os nomes dos corantes não podem estar presentes no rótulo de alimentos que você pretende ingerir.

Considerações finais

Embora estejam presentes em praticamente tudo, os corantes alimentares não causam alergia em grande parte da população. O risco de apresentar uma reação alérgica por causa de corantes nos alimentos é muito baixo, mas existe.

Mesmo que não seja tão provável que você sofra uma alergia alimentar por causa de um corante, é importante lembrar que produtos industrializados não costumam ser saudáveis e que é sempre melhor optar por alimentos naturais e por uma dieta equilibrada e saudável para manter a saúde sempre em dia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha uma alergia a corante? Você mesmo já foi diagnosticado com uma condição dessa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

31 comentários em “Alergia a Corante – Sintomas, O Que Pode Comer e O Que Evitar”

  1. Fui diagnosticada com alergia a aditivos alimentares,gosto muito de ovo,mas estou com medo de comer.Agora não sei o que comer.Me ajudem…

  2. Estou tendo muita urticária. Fiz várias exames e descobri que estou alérgica aos corante vermelhos e amarelos. O médico também suspendeu leite de vaca. Os derivados de leite só sem lactose. É muito angustiante isso! Você fica presa para se alimentar! 😔😩 Tô muito triste com isso. Já não bastou a stiven jonhson que tive com dipirona há 7 meses e agora essas outras alergias! AFF!!!

  3. Eu também tenho alergia a corante está bem difícil para mim pois tenho que tomar medicações praticamente quase todas as medicações tem coragem inclusive o antialérgico que eu tomo histamin o que faço

  4. Minha irmã e alérgica a corante mais a alergia dele ataca mais quando ela come salsicha e vala de goma e meu filho tem alergia a picada de inseto E agora demonstrou a alergia a corante já levei pro hospital 3 vezes porq a face dele incha e a garganta fica inchada e avermelhada

  5. Eu tenho alergia a cloreto de cobalto e níquel e muito difícil pois não posso comer nada que contem corantes entre outras coisas.

  6. Olá. Meu nome é Maria Gorette e descobri que sou alérgica a corante artificial há 30 anos. No inicio os sintomas eram os edemas de lábios e pálpebras. Mas agora que passei dos 50 anos as reações pioraram consideravelmente. Hoje tenho outros sintomas como coceira pelo corpo com vermelhidão e inchaço, urticaria e aceleração cardíaca. Outro detalhe interessante é que mesmo antes de descobrir q sou alérgica já não consumia nada na cor azul. As pessoas sempre acharam que era “frescura” e eu nunca soube explicar. Acho que vale como alerta a outras pessoas para que se cuidem enquanto são jovens para não correrem riscos mais tarde, como eu estou correndo.

  7. Estou com alergia a corantes, pode comer biscoito creme craker ? Pode comer ovo? Manteiga não pode comer né? E nem leite em pó? Preciso de ajuda!

  8. Olá, me chamo Juliana! Também fui diagnosticada com alergia a corantes em todas as cores. Estou triste por não ter medicação para tal, assim como há remédio para intolerantes a lactose. A alergologista me falou que essa alergia é rara. Seria muito bom se os laboratórios começassem a fazer testes para descobrir um medicamento.
    Podíamos criar um grupo para alérgicos a corantes no facebook ou whatsapp para conversarmos sobre.

    • sim, eu tenho alergia a corante, inclusive nesse momento eu tô indo p emergência pq a alergia atacou, é muito ruim e coça bastante.

    • Boa tarde estou passando pelo mesmo problema com meu filho de 6 anos. Seria bom mesmo um grupo no Facebook

  9. Eu tive alergia a corante quando criança e o meu pediatra na época disse que com o tempo, na puberdade poderia melhorar e melhorou.

    Lembro que não podia comer, chips, balas, gelatina, cereais, nem carne com colorau.
    Certa vez eu comi um chips e tive uma reação alérgica, que acreditem, quase me levou a morte, pois meu corpo todo empolou e a minha garganta começou a fechar. Tive que tomar oxigênio, se não me engano. Foi muito sinistro!

  10. Estou tentando descobrir o que tenho.. meu exame de alergia alimentar deu ao camarao (que nao gosto). No teste de contato deu ao níquel, cobalto e hidroquinona. Já troquei sabone, shampoo e condicionador, uso só de bebês. Parei de fazer a unha, nao uso mais calça com botão. Fiz outro teste e deu alergia a acaro e fungos do ar… Já troquei travesseiros, lavei cama.. fiz de tudo e continuo com coceiras e manchas vermelhas na pele. A médica pediu q eu tentasse parar com o corante. Parei a pílula q vi q tinha corante na composição e a partir de amanhã dieta forçada!!! Espero melhorar, ninguém merece isso e ficarmos nessa incerteza

    • Meu filho tem 4 anos,e está com com essa alergia, porque tudo que come com corante até a carne com extrato de tomate tá dando reações, não sei mais o que faço, ele tá com manchas na pele entre as pernas,assadura também, os olhos incham e fica corsando,tô evitando muita coisa,pois tô descobrindo agora.

      • Minha filha esta com alergia,e está tomando medicamento mas continua aparecendo manchas avermelhadas parece bolas,o que fazer?

  11. Sou diagnosticada intolerância a corante vermelho, frutos do mar, proteína do leite e frutose.

  12. Tenho alergia a corante, e qnd eu vou ingerir algo com muito corante me da coceiras e meu braço fica cheio de bolhas e machucado

  13. Bom eu passei anos da minha vida anotando tudo que eu comia ela descobrir que eu tinha alergia a Corante, até o começo do ano eu nao sentia muita coisa,os relevos de pele que apareciam eram grandes e localizados nas pernas e braços,as vezes a Barriga,nada muito grave,agora ela está mais Avançada,sinto dor de Cabeça e vários outros sintomas,vivo com uma tremenda falta de ar,que nao permite que eu faça exercícios.
    Para o pessoal que não sabe o que fazer com a coceira,recomendo um banho quente,e depois passar creme de pele aonde esta coçando,isso alivia muito a coceira,depois e só destrair a mente ate aprender a ignorar a coceira.
    Espero ter ajudado…

    • meu filho so tem 3 anos de idade, e hoje foi parar no pronto socorro, pois ele ficou com muita falta de ar, não conseguia puxar o ar, chegou em condição de risco na emergência e tudo Por que tomou 2 goles de um iogurte chamado (chamyto) ficou claro que ele tem alergia a corante carmim, é tão ruim ver seu bb em uma situação como essa ?.ó

  14. Olá boa noite, sim minha filha apresentou um quadro grave , qdo ingeriu o pasalix + pela cor alaranjada apresentada …teve inchaço, placas avermelhadas pelo corpo todo , falta de ar e muita coceira ! Estou muito preocupada !

    • Tenho alergia a corante, e qnd eu vou ingerir algo com muito corante me da coceiras e meu braço fica cheio de bolhas e machucado

      • Estou com nervos a flor da pele meu filho tem nove anos e amanheceu com os lábios inferiores super inchados estou dando antialérgico melhorou mas fica a interrogação? O que será??? Ele nunca teve alergia não sei a ácaros e insetos baratas sempre comeu de tudo desconfio de um hambúrguer que ele comeu agora lendo os depoimento de vocês percebi pode ser a corante. Vou observar mais .Que exame posso fazer para descobrir?

        • Meu filho de 5 anos foi diagnoticado com alergia a corante e conservante : benzoato e tartrazina! Ainda estou tentando adaptar ele a nova forma de vida! Gostaria de dicas a respeito de doce q ele possa comer!

  15. Meu filho apresentou alergia a corante já a um ano. Mudamos a alimentação e quando aparecem edemas ou inchaço faz uso de antihistamínico. Já excluído perigo de edema de glote. Difícil é policiar a vida de uma criança fora de casa, por exemplo: escola, casa de amigos e eventos familiares.

  16. Sou alérgica a corantes vermelhos, amarelos, embutidos, tudo q é industrializado tenho q evitar e o inchaço na boca é grande, língua. Fico parecendo o fofao, horrível antes não sabia lidar com a situação, a exatamente 1 ano está mais controlado, pois a 8 anos esse problema persiste, já tomei muito corticoide, hj não mais, fora o perigo do edema de glote

  17. Sim eu sofro dessa alergia infelizmente qualquer alimento que tenha corante me faz muito mal meu corpo fica cheio de vermelhidão incha o rosto fico mal

    • Eu estou com urticária, a médica acha que é crônica mas percebo que piora muito quando como alimentos que contêm corantes. Não sei ao certo se tenho alergia a corante, mas estou tentando descobrir.

      • Minha filha de 3anos tem alergia a corantes,infelizmente não pode comer nda pois coça muito,fica vermelho e incha o corpo e o rosto,to tentando de td,mas nda faz acabar,e triste viu ☹

        • Descobri hoje que meu filhos tem alergia a corantes, principais amarelo e vermelho 😔ele só tem 3 anos e está sendo muito difícil tirar tudo que ele gosta.