Sorvete é remoso? Prejudica a cicatrização?

atualizado em

Todos já ouvimos falar de “alimento remoso”, que pode dificultar a cicatrização, mas será que o sorvete está nessa lista de vilões alimentícios?

De acordo com a sabedoria popular, esses alimentos não devem ser consumidos pelo menos por uma semana após a realização de algum procedimento invasivo, como uma tatuagem ou uma cirurgia.

Mas será que isso é verdade? E será que o sorvete é remoso mesmo?

Para responder a essas e outras dúvidas sobre o assunto, a seguir vamos entender o que é um alimento remoso, e descobrir se o sorvete é um deles.

Antes disso, pode ser interessante para você conhecer algumas receitas de sorvete caseiro light e entender se comer sorvete engorda mesmo.

  Continua Depois da Publicidade  

O que são os alimentos remosos?

Chamamos de remoso, ou reimoso, os alimentos que são capazes de causar ou aumentar a inflamação, podendo resultar em dificuldades no processo de cicatrização. 

Entretanto, o termo remoso não é uma classificação científica, mas sim uma expressão popular antiga, associada a problemas de pele, normalmente em decorrência de uma reação alérgica.

Além disso, os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.

O sorvete é remoso?

Sorvete
Será que o açúcar e o leite da composição tornam o sorvete remoso?

Como vimos logo acima, o termo remoso ou reimoso pode estar associado à inflamação e a alergias, e ao impacto que isso pode ter na cicatrização.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, o sorvete é remoso ou não?

A resposta, embora pareça simples, vai depender mais da pessoa que irá consumir o alimento do que do sorvete em si.

Isso acontece porque, para pessoas que possuam algum tipo de alergia ou intolerância a algum ingrediente do sorvete, ela pode afetar a cicatrização da pele. Mas para quem não tem nenhum desses problemas, ele é inofensivo.

Mas isso não quer dizer que o consumo de todo tipo de sorvete é bom para a saúde, uma vez que muitos deles contém aditivos químicos, açúcares e gorduras em excesso.

1. Os aditivos artificiais

Os aditivos artificiais, que podem ser encontrados em sorvetes, são considerados outro item que pode provocar a inflamação no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo uma meta-análise divulgada no periódico Alternative Therapies in Health and Medicine, o nosso sistema imunológico tenta defender o corpo contra corantes sintéticos (um tipo de aditivo artificial), o que ativa a cascata inflamatória.

Outro estudo mencionado pela Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, identificou que aditivos como agentes emulsificantes, utilizados para engrossar os alimentos, podem perturbar a composição bacteriana do intestino, gerando inflamação e ganho de peso em animais.

Entretanto, as evidências neste sentido em seres humanos é escassa, e o assunto precisa ser melhor estudado, já que esses compostos estão presentes em praticamente todos os produtos industrializados.

Por isso, na hora de comprar o seu sorvete, dê preferência àqueles mais orgânicos e naturais, que não utilizam aditivos artificiais em seu processo de produção.

2. O açúcar

O sorvete, assim como outros alimentos processados, é conhecido por conter grandes quantidades de açúcar, além dos aditivos citados acima.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse composto foi analisado com mais detalhes em uma revisão publicada no periódico Journal of Endocrinology, onde os pesquisadores verificaram que, quando consumimos muito açúcar com glicose (que costuma ser usada em receitas de sorvete), o seu excesso pode aumentar rapidamente os níveis das citocinas, mensageiras pró-inflamatórias.

Além disso, o açúcar atrapalha a efetividade dos nossos glóbulos brancos para matar os germes, enfraquecendo o sistema imunológico e aumentando a probabilidade de contrair doenças infecciosas. Ou seja, se for possível, opte por sorvetes sem adição de açúcar.

3. O leite

O leite é um alimento que comumente é alvo de controvérsias, sendo às vezes classificado como benéfico e logo em seguida como um vilão. Mas qual é realmente o papel do leite na inflamação?

Para a maioria das pessoas, o leite é inofensivo, e é inclusive uma excelente fonte de proteínas e de cálcio.

Entretanto, para pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, o alimento pode causar sérios problemas de saúde. 

Assim, nesses casos específicos, o leite realmente aumenta a inflamação, e é recomendável que se evite o consumo.

Mas para a população em geral, a ingestão do leite não causa problemas inflamatórios. 

Quais são os alimentos remosos?

Carne de porco
A carne de porco é um dos alimentos conhecidos como remosos

Embora não seja um termo científico, muitas pessoas seguem a regra de evitar alimentos remosos quando faz uma tatuagem, cirurgia ou algum outro procedimento médico.

Nesses casos o ideal é evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos ou mesmo de alimentos que não façam parte da rotina alimentar da pessoa. Alguns exemplos são:

  • Alimentos ricos em gordura, como carne de porco.
  • Alimentos processados, como fast food e biscoitos recheados.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Produtos que possam causar alergias na pessoa, como laticínios, crustáceos e frutos do mar. Mas, nesse caso, deve existir um diagnóstico prévio da alergia alimentar.

Alimentos para acelerar a cicatrização

Agora que já vimos que existem alimentos que afetam negativamente a cicatrização, vamos conhecer aqueles que podem ajudar nesse processo:

  • Fontes de proteínas magras, como o peito de frango grelhado.
  • Frutas ricas em água, como a melancia.
  • Frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e betacaroteno, dois nutrientes que beneficiam a pele.
  • Vegetais verde-escuros, que são ricos em vitamina K, um nutriente importantíssimo para a coagulação sanguínea.
  • Alimentos ricos em antioxidantes, como morango, uva, framboesa e amora.
  • Água, que é essencial para a saúde da pele e do organismo como um todo.

Assim, como podemos perceber, a chave para uma boa cicatrização é o equilíbrio, ou seja, suprir o corpo dos nutrientes que ele precisa para se curar, ao mesmo tempo que se evita os excessos de gorduras e de alimentos processados.

Veja também: 14 poderosos alimentos anti-inflamatórios

Você já tinha ouvido falar que sorvete é remoso? Consome regularmente este alimento? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Sorvete é remoso? Prejudica a cicatrização?”