A eliminação de urina vermelha geralmente indica a presença de sangue na urina, mas também pode ser resultado da ingestão de alguns alimentos e até efeito de alguns medicamentos. Dependendo do volume de água eliminado na urina, sua cor pode ficar mais rosada ou alaranjada, ao invés de vermelha.
A cor normal da urina varia entre tons de amarelo claro a escuro. Quando a alteração na cor da urina para tons avermelhados é acompanhada de outros sintomas, como febre, dor ou ardor ao urinar, é recomendado buscar ajuda médica para verificar se há alguma infecção ou outro problema no trato urinário.
Se você perceber que está eliminando urina vermelha por mais de 3 dias ou começar a apresentar febre ou dor no canal da urina, procure um médico ou médica para uma consulta. Veja o que pode deixar a urina vermelha e o que fazer.
Presença de sangue na urina
A presença de sangue na urina (hematúria) pode deixá-la vermelha, o que é normal em mulheres no período menstrual.
Também pode ocorrer em pessoas que fizeram exercícios físicos muito intensos, condição chamada de hematúria induzida por exercícios ou hematúria após esforço físico.
Essas situações são consideradas normais, principalmente quando são passageiras e isoladas, ou seja, sem acompanhamento de outros sintomas.
Entretanto, quando a urina vermelha é um problema persistente, que não passa ao fim da menstruação ou dura mais do que 3 dias, ela pode sinalizar um problema de saúde importante, que requer um diagnóstico médico e tratamento adequado.
Em alguns casos, a presença de sangue na urina pode indicar a existência de pedras nos rins, infecções em alguma parte do trato urinário ou câncer na bexiga.
Alimentos e bebidas com corantes naturais ou artificiais
Se você ingerir comidas ou bebidas com grandes quantidades de corantes, poderá perceber uma alteração na cor da urina que, dependendo do que você comeu ou bebeu, pode ficar vermelha.
Os corantes não estão presentes apenas nos doces e bebidas açucaradas e coloridas artificialmente, mas também em frutas e legumes, como a beterraba, a amora e o ruibarbo.
Quando a urina vermelha é causada pelos corantes dos alimentos, não é preciso nenhum tratamento, pois esse é um problema passageiro que se resolve naturalmente.
Uso contínuo de medicamentos
Alguns medicamentos podem deixar a urina vermelha, principalmente quando usados continuamente.
Alguns exemplos de medicamentos que podem causar esse efeito são:
- Contrastes usados antes de exames de imagem
- Rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol: antibióticos usados no tratamento da tuberculose
- Clorpromazina
- Tioridazina
- Pyridium
- Vitamina B
- Fenolftaleína
- Daunorrubicina
- Fenazopiridina
- Laxantes
Medicamentos anticoagulantes, como varfarina e heparina, aumentam os riscos de sangramento no trato urinário, podendo resultar em urina vermelha.
Se o remédio que você está tomando não consta nesta lista, consulte a bula para verificar se há a menção de que o seu medicamento pode ter como efeito colateral a alteração da cor da urina.
Caso continue em dúvida, converse com o médico ou médica que receitou o remédio e pergunte se a sua urina vermelha pode ter relação com o medicamento.
Urina vermelha: o que fazer
A primeira atitude recomendada frente a um problema de urina vermelha é tentar se lembrar se algumas horas antes você consumiu algum alimento ou bebida com corante vermelho ou roxo. Em caso positivo, não precisa se preocupar, pois é apenas a eliminação do excesso de corante.
Em caso negativo e, se estiver tomando algum remédio, consulte a bula do medicamento para verificar se a urina vermelha pode ser um efeito colateral do fármaco.
Para tirar qualquer dúvida, é recomendado que você deixe de consumir o alimento ou bebida suspeita, para ver se a cor da sua urina volta ao normal em até 3 dias.
Em caso de urina vermelha provocada por algum medicamento, converse com seu médico ou médica para saber se é preciso substituir a medicação ou não.
Se juntamente com a alteração da cor da urina surgirem outros sintomas, como febre e dor ou ardor ao urinar, procure ajuda médica para que a sua situação seja avaliada, pois pode se tratar de uma infecção, o que demanda um diagnóstico e tratamento adequados.
Fontes e referências adicionais
- A história do exame de urina: Idade antiga, Revista Brasileira de Análises Clínicas.
- Avaliação diagnóstica de hematúria, Jornal Brasileiro de Nefrologia.
- Tratamento da tuberculose na estratégia saúde da família: olhar do profissional, Enfermagem em Foco.
- O que a cor da urina pode revelar sobre a saúde dos cidadãos, Governo do Estado de São Paulo.
Fontes e referências adicionais
- A história do exame de urina: Idade antiga, Revista Brasileira de Análises Clínicas.
- Avaliação diagnóstica de hematúria, Jornal Brasileiro de Nefrologia.
- Tratamento da tuberculose na estratégia saúde da família: olhar do profissional, Enfermagem em Foco.
- O que a cor da urina pode revelar sobre a saúde dos cidadãos, Governo do Estado de São Paulo.