Anticoncepcional DIU de Cobre Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

DIU é uma sigla para Dispositivo Intra-Uterino e é um método contraceptivo muito popular em todo o mundo. Abaixo você descobrirá qual o seu formato, material e eficácia. Além do preço, como é a inserção deste dispositivo, quem deve usar, suas vantagens e efeitos colaterais. Também descobrirá se o anticoncepcional DIU de cobre engorda ou emagrece.

Sangramento vaginal, náusea, sensibilidade nos seios, ganho de peso, enxaquecas, mudanças de humor, ausência prolongada de menstruação, diminuição da libido, corrimento vaginal e até alterações oculares são distúrbios associados ao uso do anticoncepcional relatados por usuárias desses contraceptivos.

Se você sente ou já sentiu algum desses efeitos, ou acha que podem ser relatos exagerados por parte das testemunhas, descubra agora mesmo se anticoncepcional faz mal.

O DIU Mirena é um anticoncepcional de ação prolongada, um dispositivo intrauterino hormonal que possui levonorgestrel, um hormônio que é liberado de forma lenta e previne a gravidez por meio do controle do endométrio. Antes de escolher seu método contraceptivo você deveria ler mais sobre o diu mirena e descobrir se ele engorda ou emagrece.

Você já deve ter ouvido falar de vários casos de gravidez justamente no momento em que a mulher estava trocando de anticoncepcional. Existem vários motivos para fazer a troca do medicamento. Efeitos colaterais indesejados, métodos mais seguros, condições de saúde subjacentes que exigem outro tipo de contracepção ou até mesmo uma escolha pessoal. Descubra como trocar o anticoncepcional sem o risco de engravidar.

Porém, a dúvida mais frequente sobre os métodos anticoncepcionais e talvez uma das questões que mais preocupem as mulheres é se o anticoncepcional DIU de cobre engorda, bem como todas as outras alternativas. Os métodos contraceptivos são medicamentos geralmente ricos em hormônios que agem diretamente no metabolismo corporal, podendo sim gerar o ganho de peso, dependendo da predisposição genética e biotipo de cada mulher. Porém, antes de tirar conclusões precipitadas, leia abaixo mais sobre o DIU e seus efeitos no corpo.

O que é DIU?

O DIU ou Dispositivo Intra-Uterino é um método contraceptivo com uma estrutura de plástico moldado em forma de T que é introduzido no útero da mulher, com dois fios na parte inferior que ficam no interior da vagina e que servem para ajudar a removê-lo no momento certo. O DIU só pode ser inserido e removido por um médico ginecologista em qualquer momento do ciclo menstrual. No entanto, ele deve ser colocado preferencialmente nos primeiros 12 dias do ciclo.

O DIU apresenta uma eficácia de 99% na prevenção da gravidez, bem como os anticoncepcionais orais, e deve permanecer no útero até um ano após a última menstruação na menopausa. Existem dois tipos de DIU conhecidos no mercado, são eles: DIU de cobre feto de plástico e revestido com cobre ou cobre e prata e o DIU hormonal que contém o levonorgestrel, um hormônio que é liberado lentamente no útero após a inserção.

Independentemente do material escolhido, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o DIU pode ser usado por mulheres de qualquer idade e trata-se de uma opção contraceptiva reversível. Ou seja, basta remover o DIU que sua fertilidade voltará ao normal.

O DIU de cobre é uma boa opção por ser livre de hormônio. E além de atuar como uma barreira física, o cobre é um espermicida natural, o que significa que ele mata o esperma. Segundo especialistas, os DIUs de cobre podem ser usados por até 12 anos e o efeito contraceptivo começa a valer a partir do momento que o dispositivo é inserido no corpo da mulher.

Anticoncepcional DIU de cobre engorda ou emagrece?

Pode-se dizer que o dispositivo intra-uterino não tem nenhuma interferência no peso da mulher, sendo assim muito mais fácil emagrecer através de uma dieta equilibrada e práticas de atividades físicas. Muitas mulheres se queixam que mesmo realizando dietas para perda de peso e se exercitando não conseguem emagrecer devido à alta taxa de hormônios presentes nos anticoncepcionais. Porém, a vantagem do DIU de cobre é que ele não possui hormônio, por isso, não causa alterações corporais na mulher.

Pode, portanto, ser uma ótima opção para quem tem predisposição para engordar com a influência de hormônios. Importante lembrar que a pílula oral, injeção e o DIU hormonal possuem hormônios e, por isso, podem causar retenção de líquido e alterações no peso. Apenas o DIU de cobre é mais seguro para não gerar alterações evidentes. Entretanto, o ideal é consultar seu ginecologista para uma indicação mais específica para cada caso.

Também não existem estudos que comprovem que o DIU de cobre engorda ou emagrece. E os pesquisadores concordam que até mesmo os contraceptivos hormonais não causam ganhos de peso significativos.

Curiosamente, pesquisas como a publicada em 2012 no Journal of Obesity indicam que casar ou morar com um parceiro pode propiciar o ganho de peso em algumas pessoas. E em muitos casos, morar com um parceiro pode coincidir com o início do uso de métodos de controle de natalidade como a inserção do DIU, por exemplo. Dessa forma, muitas pessoas podem culpar o método pelo aumento de peso, quando na verdade a causa pode ser outra.

Em um estudo publicado no European Journal of Contraception & Reproductive Health Care em 2015, foi comparado o ganho de peso em mulheres que usavam contraceptivos hormonais e DIU. Os resultados mostraram que muitas dessas mulheres apresentaram ganho de peso significativo durante 10 anos, mas segundo os cientistas isso tem mais a ver com a idade do que com o método de controle de natalidade utilizado.

Um outro estudo da revista Contraception de 2003 mostrou que o peso aumenta em mulheres brasileiras que usavam o DIU de cobre, principalmente em mulheres mais velhas. Isso mostra mais uma vez que o aumento do peso pode estar relacionado com as alterações no metabolismo que ocorrem junto com o envelhecimento. 

É claro que cada corpo é um corpo e é preciso conversar com seu médico para descobrir de fato o que está causando alterações no seu peso, mas saiba que provavelmente o DIU de cobre não é a causa do problema. É bem mais provável que o aumento de peso esteja relacionado ao seu estilo de vida e à sua dieta.

Preço do DIU de cobre

O preço do DIU varia entre 70 e 100 reais. Além desse valor é preciso arcar com a despesa do médico para colocação do DIU no canal vaginal. Os ginecologistas podem cobrar até R$ 600,00 para realizar o procedimento. É importante fazer uma pesquisa antes de agendar. O DIU pode ser comprado em qualquer farmácia, mas é uma boa ideia conversar com o médico antes para saber se há preferência por algum fabricante específico.

O DIU de cobre é bem mais barato do que os DIUs hormonais e apesar de todo o procedimento sair bem mais caro de que as pílulas anticoncepcionais, vale lembrar que a colocação de um DIU é um método contraceptivo de longo prazo. Isso significa que você passará vários anos sem ter que se preocupar ou gastar dinheiro com manutenções.

Como funciona o DIU de cobre

O DIU de cobre funciona impedindo que o óvulo se fixe no útero e diminuindo a eficácia dos espermatozoides através da ação do cobre, interferindo e impedindo a fecundação, além de deixar o endométrio mais fino, o que impede a fixação do óvulo caso ele seja fecundado. Observa-se também reação inflamatória local, parecida com a reação do organismo a um “corpo estranho”.

Este tipo de DIU fornece uma proteção durante um período de até 12 anos e deve ser retirado em qualquer momento que desejar ou quando completar os 12 anos. Se, por um acaso, nesse período em que a mulher estiver usando DIU ela chegue à menopausa, o ideal é retirar o DIU após no máximo um ano após a última menstruação. Já o DIU hormonal protege por cerca de 5 a 7 anos.

Outra grande vantagem do DIU de cobre em relação ao DIU hormonal é que o DIU de cobre funciona a partir do momento da inserção do dispositivo no útero enquanto que o DIU hormonal só protege contra a gravidez depois de 7 dias após a inserção.

Inserção do DIU de cobre

O DIU de cobre deve ser inserido no útero pelo médico. O DIU pode ser colocado em qualquer dia do ciclo desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida. Em caso de pós-parto, a mulher pode inserir o DIU após 48 horas do parto ou após 4 semanas. Em caso de aborto, pode-se colocar imediatamente após a curetagem ou aguardar a menstruação subsequente.

O DIU é mais fácil de ser introduzido com a mulher menstruada, pois o orifício interno do colo oferece menor resistência do que na fase progestagênica. A inserção deve ser feita de maneira asséptica conforme a bula. Para minimizar o incômodo da inserção a melhor opção é o placebo (AINE, anti-inflamatório não esteroidal spray de xilo).

Quem deve usar?

Quase todas as mulheres podem usar o DIU. Deve ser uma escolha para aquelas mulheres que esquecem facilmente de tomar pílula oral ou que desejam um método contraceptivo de longa duração. Mulheres com acne considerada moderada a grave podem preferir o anticoncepcional oral que possui estrogênio e ajuda a controlar a presença de cravos e espinhas. Mulheres que pensam em engravidar em um curto prazo também devem dar preferência à pílula.

Depois de implantado o DIU, a mulher não precisa fazer mais nada para que funcione. Importante lembrar que o DIU previne a gestação, mas não uma doença sexualmente transmissível (DST). Por isso, o uso da camisinha é fundamental.

A escolha de um método contraceptivo é algo bem pessoal e vários fatores devem ser considerados. Mas em geral, qualquer mulher pode usar o DIU de cobre sem problemas. Isso inclui mulheres que:

  • Já estiveram grávidas;
  • Estão amamentando;
  • Tem qualquer idade;
  • Tem problemas de saúde como infecções vaginais ou anemia;
  • Já sofreram de doença inflamatória pélvica e hoje estão curadas;
  • Sofrem de HIV.

A única recomendação é que seja feito um exame pélvico e alguns exames laboratoriais de rotina para verificar a presença de infecções. 

Mulheres que já estão grávidas ou tem sangramentos recorrentes não devem usar nenhum tipo de DIU.

Efeitos colaterais do DIU

Alguns efeitos adversos da inserção do DIU podem variar de mulher para mulher e existem casos mais frequentes e outros mais raros. Dentre elas, as dores ou contrações uterinas podem ocorrer geralmente em mulheres que nunca tiveram filhos, pequena hemorragia logo após a colocação do DIU, desmaio e corrimento vaginal.

O DIU de cobre também pode provocar o aparecimento de menstruações mais longas, com maior intensidade no sangramento e mais dolorosas, apenas em algumas mulheres e principalmente nos primeiros meses após a inserção do DIU. Depois de um tempo a menstruação é regularizada.

Porém, mulheres que têm períodos menstruais muito intensos ou que sofrem de anemia grave devem evitar o uso de DIU por causa do sangramento excessivo que pode ocorrer nos primeiros meses após a inserção do dispositivo.

Vantagens e desvantagens do DIU

Dentre as vantagens, sabe-se que o DIU é um método prático e de longa duração. Depois de colocado, a mulher não precisa se preocupar mais, pois estará prevenida contra a gravidez. Evita a preocupação de tomar pílula todos os dias. Além disso, não interfere no contato íntimo pessoal ou com o parceiro e a fertilidade volta normalmente após a retirada do DIU.

Além destas vantagens, o DIU de cobre, como não é um método hormonal, não tem efeitos colaterais no resto do corpo, como alterações de humor, peso e diminuição da libido e pode ser utilizado em qualquer idade, não interferindo na amamentação. um método de longa duração, com troca a cada 5 ou 10 anos dependendo do tipo do DIU. Tem alta eficácia e é o método mais custo-efetivo que existe considerando preço, duração e risco de falha.

As desvantagens do DIU podem incluir o aparecimento de anemia devido às menstruações mais longas e abundantes que o DIU de cobre provoca, bem como risco de infecção do útero. Além disso, se por um acaso, ocorrer uma infecção por transmissão sexual, existe mais probabilidade de evoluir para uma doença inflamatória pélvica. Raramente o DIU pode sair sem que a mulher perceba, mas nos primeiros 3 meses a probabilidade de isso acontecer é maior. As cólicas podem ser mais intensas também, mas isso é facilmente resolvido com um analgésico.

Duração e prazo de Validade

O DIU é acondicionado em embalagem estéril; o prazo de validade do DIU geralmente é de 10 anos, de acordo com o fabricante, mas há marcas que garantem a validade do produto por até 12 anos de uso. Após esse prazo é necessário repetir o procedimento. A data de fabricação e a data de validade estão impressas na embalagem. A efetividade do método se mantém durante todo o período de uso. Não há necessidade de períodos de pausa para inserir um novo DIU após a mulher ter usado o anterior por um longo período.

Se você quer estar protegida contra uma gravidez indesejada sem ter que se preocupar todos os meses, o DIU de cobre é uma ótima opção. Apesar do grande prazo de validade desses dispositivos, nada impede que você remova o DIU antes do prazo caso queira engravidar nesse período.

Independentemente do tipo de contraceptivo que você escolher, o mais importante é se sentir bem e segura. Quanto à perda ou ao ganho de peso: não se preocupe. O que vai realmente fazer a diferença são os seus hábitos diários como a prática de atividades físicas e o que você come.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você conhece alguém que use eafirme que o anticoncepcional DIU de cobre engorda ou emagrece? Tem vontade de utilizar este contraceptivo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (175 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

79 comentários em “Anticoncepcional DIU de Cobre Engorda ou Emagrece?”

  1. o diu de cobre pode atrasar a menstruação coloquei antes de menstruar no dia 17 de maio e dia 21 menstruei pq ja era pra vir mesmo mas meu ciclo sempre vem antes nao sou regulada.Agora estou atrasada 7 dias fiz o teste de farmacia com 3 dias de atraso e deu negativo. pode ser por conta do /diu?

  2. Coloquei o DIU de cobre há quase dois meses, minha médica me deu todas as recomendações certinhas e segui a risca, porém estou sentindo cólicas demais, já cheguei a querer desmaiar de tanta dor. Nunca tive cólicas durante o período menstrual, mas agora se tornou frequente antes do início do período menstrual. Meu fluxo aumentou muito pouco, de dois dias para uns cinco e não senti tanto aumento na quantidade. Mesmo com todas essas cólicas da morte que estou sentindo, super aconselho a por, o meu foi guiado por ultra som e não foi necessário estar menstruada, levei uma pequena dose de xilocaina no local e senti cólicas na hora que foi inserido, mas o procedimento foi mega rápido e uma dor que foi totalmente suportável.

  3. Coloquei o Diu já faz 3meses e alguns dias, quando coloquei senti uma leve cólica que passou logo depois, menstruei por 10dias e parou passou uns 15dias já veio de novo o que antes venha 5dias com pouca cólica veio 10 ate 15 dias com fortes dores isso nos 2 primeiros meses, no 3 mês veio o mês inteiro para mim e agora que ta parando,,espero que não venha mais do que 5 dias que já vou pra 4 meses que estou com ele, agora que esta melhorando as dores que sinto com ele…

  4. Pessoal!!!!!
    Se vcs ficarem lendo muito sobre o Diu vcs não vão colocar, Pq penso assim e igual ler bula de remedio depende o remédio tem vários efeitos colaterais e o mesmo com o Diu colica da sim .
    Coloquei o Diu a 5 anos atrás agora venceu tirei e coloquei novamente o de cobre senti cólica sim…mas isso passa e falo sou a favor Diu e muito bom.
    Agora meu ponto de vista quem nunca teve seu filho
    não aconselho colocar ate ter seu filhinho.

    • Coloquei fax 5 dias pelo SUS, super rápido e tranquilo, senti apenas três beliscões não estava menstruada levei teste de gravidez e hoje desceu minha mest.e sinto um pouco de cólica e o sangramento tá normal até agora espero que dê tudo certo pois chega de hormônio!

  5. Olá eu coloquei o sol de cobre a um mês, ainda sigo menstruada .
    Sinto muita cólica .eu nunca fui de mestrua certinho sempre fui desregulada.
    Será que vai regularizar depois que me adaptar?

  6. Olá! Tenho o DIU Mirena e na última consulta com minha ginecologista íamos tirar pois já está vencido, porém o fio para retirada caiu. Ela me passou que para tirar agora, somente com anestesia e dilatação do útero.. isso procede?

  7. boa noite coloquei hj e esqueci de perguntar para o medico qdo posso voltar aos treinos e corrida, alguem sabe me dizer se eu fizer forca tipo amanha para treinar ou na corrida o diu pode sair do lugar?

    • Ieda, meu organismo aceitou tranquilamente neste aspecto referente às atividades físicas, musculação e corrida… Já, uma amiga minha, aconteceu do organismo dela rejeitar e expelir sozinho. Ela acabou puxando o fio de cobre e saiu sozinho. A médica receitou o anticoncepcional novamente. Cada ser tem um organismo diferente, com reações tb diferentes. Espero ter ajudado. Abs…

    • Comigo foi diferente. Coloquei em junho. Menstruei julho e agosto. Fiquei a espera no setembro e nada,fiz o teste e estou grávida com o DIU.

  8. Você não é a única rs , porém faça como eu experimente se não gostar ou não se adaptar consulte sua médica para retirá-lo.

    • Coloquei o Diu de cobre a quase 2 meses…
      E ainda não veio a minha menstruação sabem me dizer se é normal, tenho cólicas mais não vem a menstruação…
      E quanto tempo demora pra vim….

    • Gabryelle, vá direto ao SUS e agende com a ginecologista. Vá de preferência no seu primeiro dia de mestruacao. Ela
      põe hora. Caso vc não vá mestruada, a médica solitará exame de gravidez… E vc terá de retornar outro dia… Fui trocar o meu no terceiro dia do ciclo, ela não quis. Mandou eu voltar no próximo mês no primeiro dia. Ok…
      Acabei não voltando, estou indo para 11 anos com o diu. Abs… Espero ter ajudado.

  9. Boa tarde, Gostaria de saber a diferença do MIRENA com este de COBRE? Engordei muito depois do mirena isso procede?

  10. Estou usando o DIU de Cobre há 1 ano e 4 meses e gosto bastante, dói um pouco pra colocar nada que não dê pra suportar, eu não tinha cólicas e senti muita no começo, qse tirei por causa disse e o meu fluxo aumentou bastante, eu usava absorvente normal e durava 3 dias, hj so uso noturno e dura por volta de 5, como tudo na vida tem os dois lados, está valendo a pena.

  11. Vou começar os procedimentos para colocar o Diu pelo SUS, mas confesso que estou com medo.
    Fui em uma ginecologista e ela me falou horrores do Diu ai fui em outro ginecologista e ele me falou o contrário. Dúvidas e medo!

  12. Bom dia !
    Andei fazendo pesquisas o ano passado sobre o DIU de cobre e adorei ver as vantagens mas acontece que não posso colocar porque eu sou virgem tenho 23 anos e sei que precisarei tomar anticoncepcional receitado pelo meu ginecologista já que não quero ser mãe pelo próximos 10 anos da minha vida.

    • Também coloquei o DIU DE COBRE e contei como foi em um vídeo no meu canal, vai lá dar uma olhada! ;D
      https://www.youtube.com/watch?v=427OqQmINzE&t=2s

  13. Olá, irei colocar o DIU de cobre na próxima semana….
    Quando parei de tomar do “Diane” eu emagreci e meu libido melhorou bastante…
    Além de não querer engravidar novamente eu preciso muito emagrecer (acho que os hormônios não me deixam emagrecer) e preciso muito do meu libido de volta kkkkkkkkkk
    Volto aqui e comunico minha experiencia com vocês..
    Até mais pessoal!

      • Olá!
        Foi tranquilo, não doeu tanto assim… o fluxo menstrual aumentou bem…
        Coloquei em Janeiro/2018 – agora em Agosto/2018 o fluxo foi diminuindo e as cólicas também.. este mês nem precisei tomar remédio kkkkkkk
        O libido, nossa sra! devia ter feito isso antes, voltou super bem…rs…

        • vou colocar então pq também tomo diane há uns 5 anos já e como engordei passei de 80 pra 105 kls , ja tentei td q é dieta e nao funciona , devem ser estes hormonios , Que Deus me ajude !

          • Já tomei diane 35 a muitos anos atrás, até descobri que em muitos países não se usa mais dele pois já ocasionou algumas mortes devido ele, logo comecei a tomar mercilon emagreci muito, o diane eu fazia regime e mais regime e só engordava. ele é uma bomba, não faz isso com vc. se informa sobre ele, o primeiro pais a proibir foi a França

  14. Eu coloquei o DIU a menos de um mês e ainda não tive relação sexual. Minha cunhada me comentou que já usou e que o marido dela reclamava sobre pinicar o pênis. Alguma de vocês que já colocou o DIU teve essa queixa?

    • Também coloquei o DIU DE COBRE e contei como foi em um vídeo no meu canal, vai lá dar uma olhada! ;D
      https://www.youtube.com/watch?v=427OqQmINzE&t=2s