Anticoncepcional Minima Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 03/06/2016

O anticoncepcional Minima, assim como os outros, é uma combinação de dois hormônios: progesterona e estrógeno, responsáveis por inibir a ovulação e diminuir a espessura do endométrio, o que evita a gravidez. Trata-se de um método contraceptivo oral, o mais utilizado pelas mulheres. Uma cartela contém 24 comprimidos mais 4 comprimidos marrons, que são compostos sem ação terapêutica, criados para auxiliar a mulher a realizar todo o tratamento sem esquecimentos.

A principal dúvida das mulheres ao iniciar o uso de um medicamento novo é em relação à alteração do peso. Será, por exemplo, que o anticoncepcional Minima engorda ou emagrece? Bom, essa dúvida é constante nos consultórios ginecológicos e, muitas vezes, não há uma resposta precisa e genérica. Isso porque cada mulher reage de uma maneira aos hormônios, podendo reter mais líquido do que outras ficando mais inchada. Para conhecer melhor o Minima, leia as informações abaixo.

Relato de usuárias

Analisando alguns comentários de usuárias do Minima na internet, pode-se observar que a maioria não tem reclamações sobre efeitos colaterais. Na verdade, uma delas conta que não teve nenhum efeito colateral e seu peso se manteve estável, sem nenhuma alteração evidente. Outra conta que o único efeito colateral foi a aparição de acne e que, por este motivo, realizou a troca do anticoncepcional.

Outra usuária afirma que o anticoncepcional Minima emagrece, mas que em compensação ela se sentiu mais irritada do que de costume. Outra mulher conta que sentiu dores nas pernas e mais inchaço no corpo.

O último registro conta que para ela o antocencepcional Minima engorda, ganhando 1 kg por mês desde que começou o uso da pílula. Enfim, como você pode perceber as reclamações e reações variam de mulher para mulher, por isso a dificuldade de dar uma resposta genérica. O ideal é você realizar uma consulta ao ginecologista para tentar encontrar o medicamento que melhor se adapte ao seu organismo. É possível que você tenha que realizar algumas trocas de anticoncepcional até encontrar aquele que melhor se adapte.

Formas de solucionar

Lembre-se que de nada adianta ingerir o anticoncepcional e levar uma vida sedentária e com uma alimentação inadequada. Manter uma rotina de atividades físicas ajuda a melhorar a circulação, o que consequentemente diminui a retenção de líquido, além de manter o peso estável. A alimentação balanceada rica em legumes, frutas e proteínas ricos em nutrientes e vitaminas é fundamental também no processo de perda de peso e diminuição de excessos. Tudo isso colabora para evitar grandes mudanças no corpo.

Entretanto, se mesmo mantendo uma rotina saudável você perceber mudanças significativas no peso, procure um ginecologista ou seu médico geral para descobrir a causa. Nunca inicie o uso de um medicamento sem recomendação médica prévia e, em caso de alguma doença ou histórico, tenha certeza que pode utilizar o anticoncepcional normalmente.

Como tomar?

Este anticoncepcional oral é um pouco diferente da maioria, que vem com 21 comprimidos. A cartela do Minima vem com 24 comprimidos normais e mais 4 marrons que devem ser ingeridos um por dia ininterruptamente, inclusive durante a menstruação. Portanto, não é necessário realizar a pausa como ocorre com a maioria dos remédios. Ao terminar a cartela, basta iniciar uma nova logo em seguida, respeitando os dias da semana.

Para facilitar e aumentar a eficácia, escolha um horário padrão para ingerir o medicamento diariamente; os horários mais recomendados são logo ao acordar, no almoço ou na hora de dormir. Caso se esqueça de tomar algum dia, tome assim que se lembrar e volte a ingerir no horário de costume no dia seguinte. Caso se esqueça mais de uma vez em um intervalo curto, procure usar camisinha para evitar a gravidez. Caso o esquecimento ocorra mais vezes, interrompa o tratamento e inicie no mês seguinte ou opte por outro método como injeção ou adesivo.

Efeitos colaterais

Assim como a maioria das pílulas, há quem afirme o anticoncepcional Minima engorda ou emagrece. Além disso, outros efeitos colaterais relatados são mudança de humor, nervosismo, estado depressivo, dores de cabeça, inchaço, retenção de líquido, dores de cabeça, enxaqueca, tensão nas mamas, sensibilidade a lentes de contato, bem como outros tantos.

Na verdade, cada efeito colateral pode vir em menor ou maior intensidade e varia de mulher para mulher, sendo que alguma delas pode sentir mais de um efeito e outras nenhum. Em caso de persistência dos efeitos, procure um médico e interrompa o uso.

Contraindicações

Assim como qualquer outro anticoncepcional, o Minima é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes (fase de amamentação). Outras condições em que deve-se ter cuidado e evitar o anticoncepcional sem orientação médica são: tromboflebites ou doenças tromboembólicas; história anterior de tromboflebite venosa profunda ou alterações tromboembólicas; doenças cerebrovasculares ou das artérias coronarianas; carcinoma das mamas comprovado ou suspeito; carcinoma do endométrio ou qualquer outra neoplasia estrógeno-dependente suspeita ou comprovada; hemorragia genital anormal e não diagnosticada; icterícia colestática da gravidez ou icterícia anterior ao uso do contraceptivo; adenomas ou carcinomas hepáticos e hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Você conhece alguém que tenha utilizado e afirme que o anticoncepcional Minima engorda ou emagrece? Tem medo de sofrer de algum desses efeitos colaterais com ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (57 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

11 comentários em “Anticoncepcional Minima Engorda ou Emagrece?”

    • Bom falar com o ginecologista antes… Os comprimidos marrons devem ser tomados no final do ciclo… É só uma forma de vc não esquecer… Ao término deles vc inicia a outra cartela, sem parar

    • Tomei o mínima por 9 anos, não engordei. Parei 1 mês e já engravidei. Hoje fazem 13 meses que voltei a tomá-lo, não tenho queixas. Na verdade, super deu certo para mim – o único problema é lembrar. Vivo preocupada, até o celular coloco para despertar. Queria poder relaxar com isso, a médica me passou uma injeção, mas os comentários são tão terríveis quanto dores, ganho de peso e irritabilidade que estou achando melhor ficar com meu despertador mesmo 💔

  1. Eu comecei a tomar o Mínima, estou na primeira semana e já quero parar , pois e muita ânsia de vômito, não aguento, no primeiro dia já começou as ânsias.

  2. Comecei tomar o minima no 7 dia da menstruação é já tem 28 dias que estou sangrando , não sei se continuo ou se enterrompo !

  3. Tomei minima 4 anos consecutivos, parei de tomar para engravidar em 1 mês engravidei, voltei a tomar novamente ja faz um ano e não percebi nenhum tipo de mudança.

    • Estou tomando mínima a 2 meses até agr senti que ganhei um pouco de peso, estava comendo muito, mas acho que pode ser ansiedade também, vou tomar mais um tempo, se continuar engordando peço para meu ginecologista trocar, fora isso não sinto nada, em comparação a outros 2 que ja tomei em que eu tinha todos os sintomas de uma mulher grávida, me sinto bem.

  4. Uso mínima a 1 ano tomo 2 comprimidos diários para evitar hemorragia sinto que emagreci após iniciar.

  5. Comecei a tomar Mínima há 2 meses, senti muita diferença em relação à minha pele: acne e aumento de oleosidade, sintomas que eu não tinha com o meu outro anticoncepcional.

  6. Já utilizo o mínima a 10 meses, estou em um dieta vigorosa malhando todo dia e não consigo perder peso. Eu sempre fui efeito sanfona, tanto ganhava peso rápido como perdia, e depois do uso oral do mínima emagrecer se torno um obstáculo, não ganho peso mais não emagreço de grito algum!