Ashwagandha: o que é, como tomar, efeitos colaterais e qual comprar

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

A ashwagandha é uma planta que vem ganhando atenção de pessoas em busca de formas naturais de melhorar a saúde, e por isso é importante entender o que ela é e como utilizá-la.

Ela é usada na Medicina Ayurvédica, e seus efeitos começaram a ser estudados na medicina ocidental, devido à presença de fitocompostos com potencial medicinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor a ashwagandha, as formas como ela pode ajudar o corpo, bem como seus efeitos colaterais. 

O que é Ashwagandha?

ashwagandha

A Ashwagandha, ou Withania somnifera, é uma planta utilizada para fins medicinais em diversas partes do mundo para o tratamento das mais diversas condições de saúde.

As partes utilizadas para estas finalidades são as raízes e as bagas, usadas na forma de chá, cápsulas ou extrato, e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e mesmo em sites especializados na internet.

Para que serve?

O uso da ashwagandha é bastante difundido, principalmente na Índia. Entretanto, apenas nos últimos anos a planta medicinal começou a ser estudada pela medicina ocidental, e vem demonstrando resultados promissores em diversas áreas, como veremos a seguir:

1. Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue

Alguns estudos preliminares, com modelos animais, demonstram que a ashwagandha pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque ela parece melhorar a sensibilidade à insulina, o que ajuda o corpo a controlar os níveis de glicose de forma mais eficiente.

Mas como as pesquisas nessa área ainda estão no início, novos estudos são necessários para entender como será o efeito em humanos, além de definir melhor a forma de utilizar a planta.

2. Pode ajudar no tratamento de insônia e ansiedade

Um estudo recente, de 2019, demonstrou que o extrato da ashwagandha pode vir a se tornar um ótimo tratamento para problemas como insônia e ansiedade, melhorando a qualidade de vida de pessoas que sofrem com esses problemas.

Mas, devido ao pequeno tamanho do estudo, os pesquisadores alertam que novas pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos, e garantir o melhor resultado possível do tratamento.

3. Efeito antioxidante

pele bonita
Os efeitos antioxidantes da ashwagandha ajudam a combater o envelhecimento precoce

A ashwagandha é rica em compostos com ação antioxidante, e por isso pode ajudar o organismo a combater os efeitos dos radicais livres.

Assim, a planta contribui para a prevenção e o tratamento de uma série de problemas, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inflamações: Os antioxidantes atuam na regulação do sistema imunológico, ajudando a evitar reações exageradas, como as que são vistas nas inflamações. Então, o uso da ashwagandha pode ajudar a combater e mesmo prevenir o problema;
  • Protege o DNA: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do DNA das células contra a ação do estresse oxidativo, o que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer;
  • Envelhecimento precoce da pele: A pele é o órgão mais sensível aos efeitos dos radicais livres, que causam o aparecimento precoce dos sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez. Assim, usar alimentos e plantas medicinais ricos em compostos antioxidantes pode ajudar a combater e prevenir o problema.

4. Reduzir o estresse e o cansaço físico

Por ter um efeito ansiolítico e ajudar a melhorar o sono, o uso da ashwagandha contribui para a redução do estresse e da fadiga, uma vez que o organismo consegue descansar e repor as energias de forma mais eficiente.

5. Outras finalidades

Embora a ashwagandha seja utilizada na medicina tradicional para o tratamento de outros problemas de saúde, ainda não existem estudos que confirmem esses efeitos. São eles:

  • Melhora dos sintomas de Parkinson;
  • Tratamento de problemas no fígado;
  • Melhora dos sintomas de fibromialgia;
  • Tratamento de infecções e ferimentos.

Como usar?

ashwagandha em capsulas
Ashwagandha em cápsulas

A ashwagandha pode ser usada na forma de chás, caso queira desfrutar do sabor amargo e também do poder termogênico que essa bebida oferece. Nesse caso, o ideal é usar apenas uma xícara ao dia. Uma dica é combinar a planta junto a outras ervas, para que assim o seu sabor fique menos evidente. 

Mas, caso prefira utilizar na forma de cápsula ou extrato, é importante verificar a dosagem e as instruções do fabricante, para evitar o uso exagerado.

Efeitos colaterais

De forma geral, o consumo a curto prazo da Ashwagandha é considerado seguro, embora a segurança do uso a longo prazo não seja conhecida. 

Além disso, dosagens excessivas da planta podem causar problemas como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dores no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Problemas no fígado;
  • Irritação na pele, quando usado de forma direta.

Contraindicações

O uso da ashwagandha não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação, pois não existem estudos sobre a segurança para esse grupo.

Além disso, diabéticos que estejam em tratamento com medicamentos convencionais devem tomar bastante cuidado com o uso dessa planta, para evitar episódios de hipoglicemia, que é a redução rápida dos níveis de açúcar no sangue.

Por fim, pessoas com outros problemas de saúde devem sempre procurar a orientação de um profissional de saúde, para evitar a piora do quadro clínico e a interação com outros medicamentos que estejam utilizando.

Qual comprar?

A escolha da forma da ashwagandha a ser comprada vai depender dos seus objetivos e gostos pessoais, uma vez que a forma natural da planta pode ter um sabor que não agrade a todos, além de ter uma concentração menor dos compostos medicinais.

Então, para aqueles que desejam usar uma dose maior, ou que não apreciem o sabor da planta, pode ser melhor comprar as cápsulas, para assim evitar o sabor amargo do produto.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar na Ashwagandha? Conhece alguém que já a tenha utilizado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (434 votos, média 3,83)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

52 comentários em “Ashwagandha: o que é, como tomar, efeitos colaterais e qual comprar”

  1. Ao fim de algum tempo, a tomar ASHWAGANDHA EXTRACT com 1350mg de dosagem num comprimido, senti os efeitos colaterais, como vómitos e diarreia. Já há 3 semanas tinha tido estes sintomas, mas pensei que poderia ter sido de alguma coisa que tivesse comido que pudesse estar estragada, e ainda pensei será dos comprimidos?? Não…. são naturais não fazem mal!!! Pois bem, hoje ao pequeno almoço olhei para eles e disse para comigo, vou tirar a prova dos nove, e tirei. O resultado foi exatamente igual ao anterior, vómitos fortíssimos e diarreia. A partir de agora irei ter mais cuidado e informar-me melhor dos produtos naturais, e este que tomei ainda por cima é Vegan!!
    Pessoal, informem-se sempre se existe efeitos secundários, porque provavelmente haverá sempre!

    Responder
    • Você tomou por conta própria? Porque essa dose é muito alta então obviamente teria sintomas adversos. O adequado é dose de 500mg.

      Responder
  2. Bom dia!
    gostaria de saber se eu posso tomar pois acabei de ter um aborto espontâneo e quero muito engravidar novamente e se meu marido tbm pode tomar?

    Responder
    • Pode ser tomada junto com a
      tribulus terrestris , tenho um filho c/defcit de atenção , tomando os comprimidos , um antes de dormir, seria um bom tratamento a longo prazo pra ele , pois tem consulto 4x ao mês c/ psicopedagoga …

      Responder
  3. Gostei muito de ashwagandha,além de todos esse benefício,ele tbm ajuda a aumentar a testosterona,e como prático musculação me ajudou a ganhar massa muscular,aumentou tbm meu apetite sexual e prolongou mais minhas ereções,quem quiser saber mais entre em contato 19 989298096,tomei de 500mg

    Responder
    • Bom dia, Luiz. Para tratamento do Alzheimer, a “AYAUASKA” é muito boa. Pesquise no google os efeitos deste chá na cura de doenças neurológicas.

      Responder
      • Ayauaska mata, por favor não indique isso causa aumento da pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos.
        Além disso, como é uma bebida alucinogênia, a Ayahuasca pode causar alterações emocionais PERMANENTES como excesso de ansiedade, medos e paranoia, que em casos extremos pode provocar a morte.

        Responder
  4. ola, eu li essa matéria e tive uma idéia.
    Alguém que postou aqui esses comentários aqui quer crparticioar de um grupo pelo Whats App para compartilharmos nossa experiência com esse FITOTERÁPICO ?
    HÀ 01 mês faço uso da RODIOLA ROSCEA DA MARCA FISIOTON e realmente vi resultado. Na verdade comecei a tazer umas posições de YOGA e alongamento que såo indicaados para FADIGA e CEFALÉIA, ENXAQUECAS. ENTÃO A MINHA DÚVIDA É SE A MELHORA DA MINHA ANSIEDADE, FADIGA E DORES MUSCULARE, A DOR DE CABEÇA FOI PORR USAR A MEDICAÇÃO OU PELO EXERCÌCIOS. EMBORA OS EXERCÌCIOS EU NAO FACA TDS OS DIAS .sou profissional de saûDE e ja tomei várias medicacoes para ansiedade depressao, melhora da performance e concentracao e nada eu vi efeito.
    Creio que a RODIOLA ROSEA foi o que de melhor jà usei.
    Vou manipular esses dois ASHWANGANDHA +RODIOKA ROSEA. MAS COMO HA MUITAS MARCAS NO MERCADO, FORA OS COMPRIMIDOS FALSOS, DE FARINHA OU SEM CONTER REALMENTE A SUBSTÂNCIA. ENTAO GOSTARIA DE FORMAR UM GRUPO PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS.
    EMAIL: catiaforum2@hotmail.com. Depois farìamos um grupo oelo whats app.

    Responder
    • Gostaria de obter informações mais precisas do real funcionamento da Ashwagandha, pontualmente para que ela serve, de forma objetiva.
      Artur 12 981045488

      Responder
    • Oi. Quer entrar em uum grupo para ccompartilhar e comentar o resultado do uso de ASHWAANDHA ? Meu contato està catiaforum2@hotmail.com

      Responder
  5. Algum homem que já tomou essa erva, poderia me dizer se funcionou em relação a fertilidade? Queria comprar para o meu marido…

    Responder
  6. Depois de 7 anos usando rivotril e venlafaxina ashwagandha foi o melhor suplemento que encontrei. Consigo dormir a noite inteira e me sinto revigorada pela manhã. Tristeza, desânimo,medos e outros sintomas relacionados pela depressão foram totalmente eliminados. Comprei na Life extension que é uma empresa americana que entrega no Brasil.Recomendo as pessoas que tiveram depressão ou sídrome do pânico a usar este suplemento.

    Responder
  7. comprei no site biovea.net….. estão bem descritas e explicadas no livro ” naturalmente mais jovem ” da autora Roxxy Dilon

    Responder
  8. Uma composição da Ashwagandha (125mg) com Rhodiola Rosea (125mg) foi prescrita ao meu marido para ele tomar 2x ao dia qdo se sentisse meio stressado ou ansioso. Mandei manipular em uma das farmácias de manipulação bem respeitadas de São Paulo. O resultado é ótimo. Até eu qdo estou com dificuldade para dormir tomo uma a noite e durmo a noite toda. Acho que as farmácias de manipulação são o lugar mais seguro para adquirir estas cápsulas

    Responder
    • Adriana, vc pode passar o contato de quem prescreveu a receita é também da farmácia de manipulação?Eu moro em São Paulo.Agradeço imensamente se puder me ajudar.

      Responder
    • Quer participar de um grupo de Whats app para compartilharmos informaçoes sobre ASHWAGANDHA E RODIOLA ROSCEA? Veja meus comentarios e contato nos espa’o de comentàrio do MUNDO DA BOA FORMA. MEU NOME É CATIA

      Responder
        • sempre tive a pressão alta…em torno de 13, 14 por nove, quando tomei a ashwagandha minha pressão caiu para 9 por 6, às vezes até menos.. parei de tomar e a pressão começou a subir novamente, sendo que tive que, inclusive, mudar a medicação, pois aquela eu tomava não fazia mais efeito. Foi receita médica, para esgotamento mental, mas infelizmente tive que parar de tomar…importei diretamente de um site indiano..

          Responder
  9. Alguém que tenha consumido e sabe onde conseguir o produto na forma natural? e se possível mudas para o cultivo caseiro?

    Responder
    • https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1093592652-ashwagandha-100-organico-ayurveda-250-gramas-_JM

      Responder
      • mercadolivre pode ser confiavel. basta observar as avaliações feitas pelos compradores, e so comprar de vendedores que ja fizeram muitas vendas. costumo comprar sempre no mercadolivre, e tomando esses cuidados, é sim possivel fazer excelentes compras!

        Responder