Ashwagandha: O Que é, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Qual Comprar

O uso fitoterápico de alimentos naturais está ficando cada vez mais comum. Atualmente, podemos reconhecer que o número de pessoas que estão buscando uma melhor qualidade de vida é superior aos anos antecessores. O maior destaque foram as criações para uma alimentação mais prática e cômoda em uma rotina atribulada, mas as consequências estão sendo utilizadas para alertar as pessoas que há diversos alimentos naturais que podem garantir saúde a longo prazo, e não prazer momentâneo.

A Ashwagandha é uma planta que vem ganhando destaque e está sendo adotada por diversas pessoas que estão dispostas a desfrutar dos benefícios da natureza. Você pode não saber, mas ela pode contribuir e muito para você se sentir melhor, por isso, conheça a partir de agora um pouco mais sobre essa planta.

O Que é?

A raiz e bagas da Ashwagandha são utilizadas para fins medicinais. Devemos reconhecer que as informações atuais não são suficientes para julgarmos se ela é eficaz ou não, mas o consumo equilibrado é reconhecido como seguro. Ela se enquadra no grupo de plantas adaptógenas e pode te beneficiar para uma melhor adaptação e ainda oferecer um melhor suporte diante de condições adversas de temperaturas e efeitos externos. Essa planta também pode reduzir os impactos oferecidos pelo estresse.

Você pode achar bastante estranho esse nome dado à planta, mas Ashwagandha Sanskrito consiste na combinação da palavra Ashva, que significa cavalo, e gandha, que remete ao cheiro. Já podemos deduzir que a raiz contém um aroma forte, certo?

A planta é muito comum na medicina Ayurvedica, Unani e indiana, porém, nestas, ela é descrita como “Ginseng indiano”. A Ashwagandha também é muito utilizada na medicina Africana para uma diversidade de doenças. Esse reconhecimento também foi resultado dos estudos voltados para a comprovação do aumento da eficiência para memorização.

É importante ressaltarmos que não devemos confundir Ashwagandha com Alkekengi, pois ambos são conhecidos como cereja do inverno. 

A Ashwagandha também é muito escolhida por contribuir com efeito energético, pois pode diminuir também a produção em excesso do hormônio Cortisol.

Para que serve?

Há evidências que são utilizadas para afirmar que Ashwagandha pode reduzir os sintomas de ansiedade. Afirma-se que a eficiência dessa planta para essa finalidade é incerta, caso seja consumida sem uma combinação com uma dieta específica e uma respiração adequada.

Algumas investigações clínicas mostram que um produto feito utilizando as propriedades contidas na Ashwagandha pode melhorar a atenção e o controle de impulsos em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Essa afirmativa também não possui comprovações sobre efeito apenas da Ashwagandha.

Pesquisas preliminares firmam que se a Ashwagandha for combinada com a terapia ayurvedica, pode haver melhora no equilíbrio de pessoas com ataxia cerebral.

Diversos estudos buscam confirmar que a planta pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode ser um benefício muito buscado por pessoas com diabetes. Afirma-se também que a planta pode melhorar a qualidade do esperma, mas não a contagem de espermatozoides em homens inférteis. Não se sabe se a planta pode oferecer esse benefício, mas a infertilidade masculina pode ser reduzida.

A combinação da planta com um suplemento chamado Articulin-F pode melhorar os sintomas de artrite. Estudos realizados sugerem que uma combinação de ervas junto à Ashwagandha pode melhorar os sintomas da doença de Parkinson. A planta também pode ser consumida para reduzir as fadigas resultantes de treinos e exercícios físicos de alta intensidade.

Abaixo você poderá conhecer algumas outras evidências de melhorias através da adição da Ashwagandha em seu plano alimentar.

  • Tumores;
  • Tuberculose;
  • Problemas de fígado;
  • Inchaço (inflamação);
  • Ulcerações;
  • Estresse;
  • Alteração da função do sistema imunológico;
  • Prevenção dos sinais de envelhecimento;
  • Fibromialgia.

Como Tomar?

Você pode consumir a Ashwagandha em chás, caso queira desfrutar do sabor amargo e também do poder termogênico que essas bebidas oferecem. Uma dica é combinar a planta junto a outras ervas, para que assim o sabor singular possa ficar menos evidente.

Caso queria apenas desfrutar dos possíveis benefícios oferecidos pela Ashwagandha, você poderá encontrar a planta em versões de comprimidos. Se consumir o comprimido no período matinal, você poderá desfrutar do efeito energético durante todo o dia, mas se desejar consumir a noite, afirma-se que poderá dormir melhor.

Efeitos Colaterais

É dito que o consumo a curto prazo da Ashwagandha é possivelmente seguro. A segurança do uso a longo prazo não é conhecida. Dosagens excessivas da planta podem causar dores no estômago, vômitos e diarreia. Não há conhecimento se a aplicação de Ashwagandha diretamente sobre a pele é segura.

A ashwagandha pode aumentar o sistema imunológico, por isso, não consuma a planta junto a medicamentos que diminuem o funcionamento do sistema, pois ela poderá reduzir os efeitos oferecidos pelos remédios. A planta também pode causar efeito energético, por isso, caso consuma remédios para dormir, evite essa combinação, pois pode reduzir a eficiência do medicamento.

Contraindicações

É recomendado que gestantes e mulheres em fase de amamentação não consumam a planta. Há evidências que induzem à interpretação de que a planta pode causar abortos espontâneos e ainda comprometer a composição do leite materno.

Em casos de diabéticos, se você consome medicamentos para manter os níveis de açúcar baixos, é fundamental que atente para um consumo controlado de Ashwagandha, para que assim seja evitada a ocorrência de hipoglicemia.

A planta pode diminuir também a pressão arterial. O consumo irregular pode causar queda da pressão em pessoas que já convivem com esta baixa. A Ashwagandha ainda pode interferir no efeito oferecido por medicamentos usados para a redução de pressão arterial, por isso, é recomendado que o consumo seja controlado.

Caso você possua irritações no sistema gastrointestinal e úlceras no estômago, evite o consumo da planta, pois essa pode contribuir negativamente.

O consumo de Ashwagandha pode interferir no funcionamento do sistema imunológico, assim, ela pode aumentar os sintomas de doenças autoimunes, dentre essas, podemos destacar a artrite reumatoide, lúpus e até esclerose múltipla. 

A planta pode desacelerar o funcionamento do sistema nervoso central, por isso, profissionais da saúde temem que a planta possa interferir na reação da anestesia e outros medicamentos utilizados durante procedimentos cirúrgicos. É recomendado que o consumo da planta seja interrompido cerca de duas semanas antes da submissão à cirurgia.

A Ashwagandha pode aumentar os níveis de hormônios da tireoide. Ela deve ser utilizada com cautela, principalmente por aqueles que ficam atentos às medidas corporais. 

Qual Comprar

É importante que você avalie e reconheça os seus reais objetivos desejados. Caso queira realmente desfrutar do paladar oferecido pela planta, é recomendado que você busque consumi-la em sua forma natural, ou em infusão.

Há pessoas que buscam alternativas para contribuir para uma melhor ação do sistema imunológico diante das adversidades externas, por isso, é recomendada a versão em comprimidos. Essa forma também pode ser muito indicada para pessoas que desejam controlar a ingestão, assim evitando os possíveis efeitos secundários.

Onde comprar?

A compra de Ashwagandha pode ser feita em lojas de produtos naturais. Há lojas de suplementos alimentares que estão disponibilizando as versões em comprimidos, mas não é facilmente encontrada. Algumas lojas com serviços online também disponibilizam a venda, mas é importante que você busque recomendações sobre esses estabelecimentos.

Você já tinha ouvido falar na Ashwagandha? Conhece alguém que tenha aprovado seu uso por algum motivo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (322 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...

35 comentários em “Ashwagandha: O Que é, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Qual Comprar”

  1. Bom dia!
    gostaria de saber se eu posso tomar pois acabei de ter um aborto espontâneo e quero muito engravidar novamente e se meu marido tbm pode tomar?

  2. Gostei muito de ashwagandha,além de todos esse benefício,ele tbm ajuda a aumentar a testosterona,e como prático musculação me ajudou a ganhar massa muscular,aumentou tbm meu apetite sexual e prolongou mais minhas ereções,quem quiser saber mais entre em contato 19 989298096,tomei de 500mg

    • Bom dia, Luiz. Para tratamento do Alzheimer, a “AYAUASKA” é muito boa. Pesquise no google os efeitos deste chá na cura de doenças neurológicas.

  3. ola, eu li essa matéria e tive uma idéia.
    Alguém que postou aqui esses comentários aqui quer crparticioar de um grupo pelo Whats App para compartilharmos nossa experiência com esse FITOTERÁPICO ?
    HÀ 01 mês faço uso da RODIOLA ROSCEA DA MARCA FISIOTON e realmente vi resultado. Na verdade comecei a tazer umas posições de YOGA e alongamento que såo indicaados para FADIGA e CEFALÉIA, ENXAQUECAS. ENTÃO A MINHA DÚVIDA É SE A MELHORA DA MINHA ANSIEDADE, FADIGA E DORES MUSCULARE, A DOR DE CABEÇA FOI PORR USAR A MEDICAÇÃO OU PELO EXERCÌCIOS. EMBORA OS EXERCÌCIOS EU NAO FACA TDS OS DIAS .sou profissional de saûDE e ja tomei várias medicacoes para ansiedade depressao, melhora da performance e concentracao e nada eu vi efeito.
    Creio que a RODIOLA ROSEA foi o que de melhor jà usei.
    Vou manipular esses dois ASHWANGANDHA +RODIOKA ROSEA. MAS COMO HA MUITAS MARCAS NO MERCADO, FORA OS COMPRIMIDOS FALSOS, DE FARINHA OU SEM CONTER REALMENTE A SUBSTÂNCIA. ENTAO GOSTARIA DE FORMAR UM GRUPO PARA COMPARTILHARMOS EXPERIÊNCIAS.
    EMAIL: [email protected]. Depois farìamos um grupo oelo whats app.

    • Gostaria de obter informações mais precisas do real funcionamento da Ashwagandha, pontualmente para que ela serve, de forma objetiva.
      Artur 12 981045488

  4. Algum homem que já tomou essa erva, poderia me dizer se funcionou em relação a fertilidade? Queria comprar para o meu marido…

  5. Depois de 7 anos usando rivotril e venlafaxina ashwagandha foi o melhor suplemento que encontrei. Consigo dormir a noite inteira e me sinto revigorada pela manhã. Tristeza, desânimo,medos e outros sintomas relacionados pela depressão foram totalmente eliminados. Comprei na Life extension que é uma empresa americana que entrega no Brasil.Recomendo as pessoas que tiveram depressão ou sídrome do pânico a usar este suplemento.

  6. comprei no site biovea.net….. estão bem descritas e explicadas no livro ” naturalmente mais jovem ” da autora Roxxy Dilon

  7. Uma composição da Ashwagandha (125mg) com Rhodiola Rosea (125mg) foi prescrita ao meu marido para ele tomar 2x ao dia qdo se sentisse meio stressado ou ansioso. Mandei manipular em uma das farmácias de manipulação bem respeitadas de São Paulo. O resultado é ótimo. Até eu qdo estou com dificuldade para dormir tomo uma a noite e durmo a noite toda. Acho que as farmácias de manipulação são o lugar mais seguro para adquirir estas cápsulas

    • Quer participar de um grupo de Whats app para compartilharmos informaçoes sobre ASHWAGANDHA E RODIOLA ROSCEA? Veja meus comentarios e contato nos espa’o de comentàrio do MUNDO DA BOA FORMA. MEU NOME É CATIA

        • sempre tive a pressão alta…em torno de 13, 14 por nove, quando tomei a ashwagandha minha pressão caiu para 9 por 6, às vezes até menos.. parei de tomar e a pressão começou a subir novamente, sendo que tive que, inclusive, mudar a medicação, pois aquela eu tomava não fazia mais efeito. Foi receita médica, para esgotamento mental, mas infelizmente tive que parar de tomar…importei diretamente de um site indiano..

  8. Alguém que tenha consumido e sabe onde conseguir o produto na forma natural? e se possível mudas para o cultivo caseiro?

Deixe um comentário