Banana com aveia engorda ou emagrece? Benefícios e dicas

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2021

Banana com aveia é um prato que podemos saborear de manhã cedo no café da manhã ou ao longo do dia, naqueles momentos em que a fome bate entre uma e outra refeição principal.

  Continua Depois da Publicidade  

Os dois já foram apontados como alimentos que podem beneficiar a saúde do nosso organismo, mas será que banana com aveia engorda ou emagrece? É justamente isso que você vai saber hoje.

Comer banana com aveia engorda ou emagrece?

Dependendo da maneira como a combinação for consumida, podemos dizer que banana com aveia engorda e emagrece. Mas como pode isso? Calma que vamos explicar.

Comer banana com aveia pode ajudar a engordar, desde que você consuma porções grandes, já que os dois ingredientes apresentam uma quantidade significativa de calorias.

Além disso, o tipo de banana também influencia no total de calorias, já que uma banana prata contém em média 42 calorias, uma banana maçã apresenta por volta de 70 calorias e uma banana da terra tem aproximadamente 111 calorias.

Por sua vez, a aveia em flocos da marca Quaker carrega 104 calorias a cada duas colheres de sopa, ou 30 g, e aproximadamente 347 calorias em uma porção de 100 g.

Sendo assim, comer banana com aveia pode engordar, já que, por exemplo, se a pessoa escolher comer duas bananas maçãs com 50 g de aveia em flocos, terá um prato com pouco mais de 313 calorias. Um valor significativo, especialmente se for para uma refeição (teoricamente) pequena como um lanche entre o almoço e o jantar.

Dessa forma, consuma esses alimentos com moderação, para não engordar.

Entretanto, isso não significa que quem quer emagrecer não pode comer banana com aveia, basta controlar as porções. Por exemplo, uma banana prata com duas colheres de sopa de aveia resulta em uma refeição com 146 calorias.

As fibras

Tanto a banana quanto a aveia são ricas em fibras solúveis, um nutriente conhecido por gerar a sensação de saciedade no organismo. Por isso, podemos também dizer que o consumo de banana com aveia nem sempre engorda, mas pode até ajudar a emagrecer, já que quando estamos satisfeitos, fica mais fácil controlar o apetite.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da banana com aveia

Agora que já analisamos se a banana com aveia engorda ou emagrece, vamos conhecer alguns benefícios que já foram atribuídos a esses alimentos:

1. A combinação é nutritiva

banana com aveia engorda

A banana prata é fonte dos seguintes nutrientes:

Banana prataValor por unidade (40 g)
Calorias42 kcal
Carboidratos 10,4 g
Proteína0,44 g 
Fibra0,78 g
Cálcio2,47 mg
Ferro0,15 mg
Magnésio11,7 mg
Fósforo8,88 mg
Potássio143 mg
Zinco0,06 mg
Vitamina A19,48 mcg
Vitamina C8,64 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Já a aveia apresenta a seguinte composição:

Aveia em flocos finos Duas colheres de sopa (30 g)
Calorias104 kcal
Carboidratos 17 g
Proteína4,3 g 
Fibra2,9 g
Cálcio14,95 mg
Ferro1,37 mg
Magnésio37,07 mg
Fósforo48 mg
Potássio1,5 g
Zinco0,81mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Ou seja, ao juntarmos a dupla no café da manhã ou em um lanchinho ao longo do dia, temos um prato composto por diversos nutrientes que são fundamentais para que o nosso organismo funcione corretamente.

2. Comer banana e aveia ajuda na recuperação após treinamentos físicos

Uma porção moderada de banana e aveia não engorda e ainda ajuda o corpo a se recuperar depois dos treinos, evitando dores musculares, já que esses alimentos são fontes de magnésio.

De acordo com uma pesquisa italiana, que foi publicada no Jornal Americano de Nutrição Clínica, o magnésio diminui o ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos, que, em excesso, provoca as dores musculares.

Além disso, alguns estudos apontaram a banana como capaz de diminuir as cãibras musculares, que podem aparecer depois da realização de atividades físicas.

3. Banana e aveia melhoram a qualidade do sono

Misturar banana com aveia ainda estimula a produção do hormônio melatonina, substância que contribui para uma boa noite de sono.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Saúde digestiva

Já vimos aqui tanto a banana quanto a aveia são compostas por fibras, não é mesmo? Portanto, esses alimentos ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

5. Saúde cardiovascular

A banana é rica em potássio, um nutriente que é importante para o controle da pressão arterial. Além disso, a aveia é composta por uma fibra conhecida pelo nome de betaglucano, que se dissolve na água e forma uma espécie de gel que já foi associado ao efeito de diminuir os níveis do colesterol LDL (colesterol ruim).

Sendo assim, o consumo desses alimentos também ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que o consumo de banana com aveia engorda ou emagrece? Tem costume de comer esses dois alimentos juntos em sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média 4,41)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

10 comentários em “Banana com aveia engorda ou emagrece? Benefícios e dicas”

  1. Olá!
    Eu sempre como uma banana duas colheres de aveia e 2 ovos ,gostaria de saber se estou fazendo errado?

  2. Eu como todos os dia banana com aveia e metade de mamão no meu cafe da manhã e um Cafezinho preto só fico satisfeita

  3. A Nutricionista Patrícia Leite tem dicas e receitas maravilhosas para melhorar a saúde, eu mesmo faço as receitas delas é muito legal!

  4. Como uma banana com aveia e duas castanhas pela manhã. Não gosto de café. Tomo suco verde. Esses alimentos contribuem para o emagrecimento?

  5. Li várias vezes em diversos site sobre essa combinação,realmente essa combinação é maravilhosa ,como banana prata pois é a ubica banana que agrada o meu paladar ,com farelo de aveia e canela em pó a gosto acho perfeito.