Banana engorda ou emagrece? Mitos e verdades 

Especialista da área:
atualizado em 27/03/2021

Planejar cuidadosamente cada refeição é uma das formas em que você pode conseguir perder peso de maneira eficaz. Você provavelmente terá que eliminar certos alimentos, como hambúrgueres, refrigerantes e outros, por saber que eles engordam. Mas será que a banana engorda e você deve eliminá-la também?

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A resposta rápida: Não, bananas não são uma das culpadas por ganho de peso indesejado, desde que consumidas com moderação. Pelo contrário, bananas são uma fonte natural de muitos nutrientes. Ela também é um alimento com poucas calorias, que pode ser facilmente incluído na sua dieta. Esse artigo explica em detalhes como você pode comer bananas corretamente para evitar o ganho de peso.

A banana engorda?

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar – o que pode ser uma boa notícia.

O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia. Atletas, levantadores de peso, nutricionistas e outros consideram bananas como frutas maravilhosas.

É muito importante que você saiba que se você não usar a energia, o excesso de glicose irá se armazenar em seu corpo e se converter em gordura. Então embora as bananas não te façam engordar, comer demais pode te fazer ganhar peso.

Fatos nutricionais e benefícios das bananas

Bananas são versáteis, cheias de energia e coisas boas, e excelentes para a digestão. Elas são perfeitas como um lanche rápido ou uma sobremesa saudável, seja sozinha ou com outras frutas e outros alimentos saudáveis.

1. Calorias e nutrientes nas bananas

Bananas têm cerca de 100 a 150 calorias, com 19 a 30 gramas de carboidratos em uma banana média. A maioria das calorias vêm dos carboidratos, que são ou açúcares simples ou amido.

Além disso ela tem aproximadamente 50 mg de potássio, 3 g de fibras, 1 g de proteína e 15% da sua necessidade diária de Vitamina C. Bananas não contêm sódio, gordura ou colesterol.

Conheça mais informações nutricionais da banana e todos os seus benefícios.

2. Mais benefícios de comer bananas moderadamente

Por serem ricas em vitaminas A e C, bananas são um ótimo alimento anti-rugas. Além disso, veganos usam bananas como uma fonte de vitaminas importantes como ferro e vitaminas do complexo B. Entretanto, como uma banana contém pouca proteína, ela não pode ser usada como substituto de alimentos ricos em proteína.

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Você sabia que as bananas também podem melhorar seu humor? Bananas contém triptofano, que criam uma sensação de felicidade, não importa quando. Por exemplo, você pode colocar bananas no seu café da manhã ou iogurte do lanche da tarde, para ter uma sensação de bem estar e saciedade.

Como a banana emagrece? Ela pode ajudar na perda de peso?

shake de banana

1. Como um lanche antes dos exercícios

Afirma-se que a banana emagrece devido ao fato de ser um excelente alimento para antes dos exercícios, já que ela contém carboidratos e açúcares, que são essenciais para o fornecimento de energia para a prática de qualquer exercício. Por isso, a energia e os nutrientes em cada banana fazem delas o lanche perfeito para qualquer atleta.

Bananas também são um acompanhamento perfeito para seu café da manhã, almoço ou jantar. Você pode comer bananas no café da manhã com aveia, leite, ovos e amêndoas. Bananas ficam ótimas com leite desnatado, iogurte ou em um milkshake.

A lógica é que com mais energia e disposição você terá melhores resultados nas atividades físicas, queimando mais calorias, ganhando mais massa magra, e otimizando o metabolismo.

2. Bananas para o café da manhã

Bananas estão entre os melhores alimentos para comer no café da manhã. Você pode cortá-la e adicionar ao seu cereal ou aveia, ou colocar no seu iogurte. Bananas adicionam uma doçura natural à essa refeição. Entretanto, você deve combinar o consumo de bananas com outros alimentos que são fonte de proteínas, para que o café da manhã seja nutricionalmente mais completo.

3. Vá de madura

Enquanto a banana é considerada um super alimento para pessoas fisicamente ativas, é errado pensar que a banana verde emagrece. Você pode acabar com problemas estomacais se comê-las verdes. Outras pessoas reportaram dores de estômago e outras irritações gástricas. Além disso, quase não há antioxidantes em bananas verdes.

Estudos também mostram que bananas verdes causam prisão de ventre. Além disso, bananas verdes não são tão saborosas e são mais amargas que bananas maduras. Para garantir que você consiga o máximo das bananas, sempre se certifique de que elas estejam maduras. Bananas são melhores quando maduras, amarelas e com a casca intacta.

Quantas bananas você deve comer por dia?

Assim como todos os outros alimentos, bananas devem ser consumidas com moderação. O número de bananas que uma pessoa pode ingerir em um dia para se manter saudável varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades de nutrientes e o nível de atividade física de cada um.

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A maioria dos especialistas em saúde recomendam apenas uma a duas bananas por dia, e consideram uma ingestão de quatro por dia excessiva. Essa recomendação não é apenas para evitar o consumo exagerado de bananas, mas também o de frutas em geral recomendadas por dia.

A indicação é o consumo de apenas uma a duas xícaras de frutas por dia. Isso é aproximadamente duas a três porções, o que pode ser facilmente distribuído em uma porção em cada uma das refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), ou durante os lanches entre as refeições.

Nutricionistas e especialistas em dietas também recomendam que você deve comer uma seleção de frutas, não apenas uma ou duas especificamente. Uma única porção de banana com uma ou duas outras frutas seria a melhor opção para sua saúde, já que seria uma alternativa nutricionalmente mais completa.

Vídeos da nutricionista

Gostou das dicas? Então aproveite para assistir aos vídeos da nutricionista que explicam tudo sobre a banana.

De acordo com a quantidade e a forma com a qual você insere a banana na sua dieta, e levando em consideração a regularidade com que pratica exercícios físicos, no seu caso a banana engorda ou emagrece? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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45 comentários em “Banana engorda ou emagrece? Mitos e verdades ”

  1. OLA, MEU CAFE DA MANHÃ PÃO DE AVEIA COM FARINHA DE LINHAÇA, CANELA ,PASSAS BANANAS AMAÇADAS,OVOS , ÁGUA 50ML E UM POUCO DE FERMENTO, MISTURA TUDO E LEVA AO FOGO.

    SERA QUE ENGORDA?

    BJU, LINDA MARIA

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  2. Olá pessoal! Li a matéria sobre a banana, estou na dieta para perder peso e mesmo lendo ainda tenho dúvidas. Afinal, quantas bananas como por dia?

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  3. Olá, sou pré diabética e substituí o pão pela banana da terra. Como uma e meia pela manha e o mesmo a noite. As vezes até 2 por turno. Vi aqui q ela tem “glicose”, pensei q fosse “frutose”. Foi orientada pelo medico a não consumir glicose. Então, não posso comer banana?

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  4. BANANA MENINA TEM VJTAMINA. BANANA ENGORDA E FAZ CRESCER, TODOS NÓS NASCEMOS PORQUE UMA BANANA FEZ MAMÃE CRESCER A BARRIGUINHA,

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  5. ADOREI, POIS ADORO BANANA TBM ACHEI QUE PODIA AUMENTAR O PESO COMENDO. MAS AGORA POSSO COMER 2 POR DIA AMEI. JOIA!

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  6. Adorei a matéria!!Meu colega emagreceu bastante incluindo banana, e ovo. Na matéria diz sobre proteina, acho que estou no caminho certo então!!!

    Super animada agora!!

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  7. Posso substituir o almoço e o jantar por vitamina de banana para perder peso ? Faço caminha por 1 hora todos os dias

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