Diabético pode comer banana?

atualizado em

Quem é diabético pode comer banana? Essa é uma dúvida comum de quem acabou se ser diagnosticado com a doença, ou até mesmo de quem tem parentes ou amigos com esse problema.

Quem já foi diagnosticado com diabetes, provavelmente sabe que precisa controlar a glicemia, pois isso ajuda a evitar complicações, bem como para ter mais qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo do tratamento é controlar as taxas de glicemia.

A diabetes pode ser tratada com hábitos simples mas poderosos. Dentre eles está a prática de atividades físicas, muito importante para quem deseja manter os níveis de glicose estáveis no sangue.

Mas também é importante checar frequentemente a glicemia e aplicar a insulina e tomar os remédios apropriados na dosagem correta, controlar o estresse, abolir o cigarro no caso de fumantes, e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, o tratamento também envolve uma dieta especial. Ou seja, com alimentos que controlem os níveis de açúcar no sangue. E daí vem a dúvida a respeito da banana ser ou não permitida para os diabéticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Diabético pode comer banana? 

pencas de bananas

É normal a pessoa ter dúvidas ao montar um cardápio saudável, principalmente quando se trata de frutas. Isso porque, apesar de serem muito saudáveis e essenciais na alimentação, o seu consumo por diabéticos deve ser feito com moderação.

Enfim, antes de responder essa pergunta, é importante conhecer alguns aspectos importantes sobre o plano alimentar para diabéticos.

Os carboidratos e o índice glicêmico

Os carboidratos interferem diretamente nos níveis de glicose no sangue. Eles são compostos de pequenos blocos de moléculas de açúcar.

Dessa forma, quando o sistema digestivo quebra essas moléculas, elas assumem a forma de açúcar. Então, serão usadas como como fonte de energia para o organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Os carboidratos simples, de alto índice glicêmico, são absorvidos imediatamente. Com isso, eles elevam rapidamente as taxas de açúcar no sangue. Portanto, eles não são os mais indicados para quem tem diabetes.

Em contrapartida, os carboidratos complexos, de absorção baixa e baixo índice glicêmico, são absorvidos lentamente pelo organismo. Por isso, não causam um aumento súbito nos níveis de glicose no sangue. Portanto, são os alimentos mais indicados para diabéticos.

Aliás, os carboidratos complexos são ótimos para a saúde. Para diabéticos, eles são ainda melhores. São exemplos de carboidratos complexos:

Frutasmamão, maçã, ameixa, pera, figo, cereja, uva, carambola, goiaba, pêssego e ameixa.
Grãos Integraisaveia, arroz integral, grão de milho e trigo em grão;
Leguminosaslentilha, ervilha feijão e grão-de-bico.
Verdurasagrião, alface (crespa, lisa, americana e roxa), acelga, almeirão, alho-poró, couve, e etc.
Legumesberinjela, cenoura, pepino, salsão, pimentão, cebola, brócolis, beterraba, dentre outros.

Um alimento com índice glicêmico baixo é aquele que apresenta um valor menor ou igual a 55. Neste quesito, a banana é sim uma boa opção.

Isso porque, quando madura e amarela, o índice glicêmico da fruta é de 51. Ou seja, um valor considerado baixo. E em se tratando de banana verde, ela é ainda mais benéfica para quem tem essa condição de saúde, por conter muito mais amido resistente do que a sua versão madura.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja a tabela completa com os índices glicêmicos dos alimentos mais consumidos.

Diabético pode comer banana? Uma pesquisa para embasar

mulher segurando uma banana

Um estudo publicado em 2011, no Western African Journal of Medicine (Jornal de Medicina da África Ocidental, tradução livre), concluiu que, após o consumo de determinadas frutas, os níveis de glicose permaneceram estáveis no sangue. Essas frutas eram:

  • Bananas;
  • Laranja;
  • Abacaxi,
  • Manga.

A comparação foi feita através de uma quantidade igual de carboidratos para cada fruta. Os pesquisadores, então, afirmaram que todas essas frutas podem fazer parte da dieta de pessoas com diabetes. Porém, deve-se ter cuidado com as quantidades, como veremos a seguir.

A contagem de carboidratos 

A Associação Americana de Diabetes também afirma que a banana é um alimento que pode ser consumido por diabéticos. Entretanto, ela alerta para a presença de carboidratos na fruta. Portanto, é fundamental consumi-la com moderação.

Certamente, a dieta recomendada pelo médico apresentará um limite de carboidratos a ser consumido diariamente em cada refeição. Então, o paciente deverá considerar esse limite ao montar os cardápios.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda de acordo com a Associação, as repostas em relação aos níveis de açúcar no sangue variam de pessoa para pessoa. Ou seja, as porções de banana serão definidas conforme a alteração que promove nas taxas de glicose de cada pessoa.

Portanto, o diabético pode comer banana, mas a quantidade ideal é feita de forma individualizada, preferencialmente por um médico.

Entretanto, podemos apresentar uma estimativa da quantidade de carboidratos encontrados em cada banana, levando em conta o tamanho da fruta, conforme informações da Associação Americana de Diabetes. Confira:

  • Banana extra pequena – até 15 cm: 18,5 g de carboidratos;
  • Banana pequena – entre 15 cm e 17,5 cm: 23 g de carboidratos;
  • Média – entre 17,5 cm e 20 cm: 27 g de carboidratos;
  • Banana grande – entre 20,3 cm e 22,5 cm: 31 g de carboidratos,
  • Banana extra grande – de 22,8 cm ou mais: 35 g de carboidratos.

Para comparação, uma fatia de pão de forma, geralmente, tem 12 g de carboidratos.

Dica de horário

Vale lembrar que um bom momento para consumir alimentos com mais carboidratos, ou carboidratos de maior índice glicêmico, é logo após uma atividade física. Pois o impacto na glicemia será menor.

A importância do acompanhamento médico 

Diabético pode comer banana? Enfim, mais importante do que saber qual alimento o diabético pode comer, é entender como eles podem afetar os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, será possível definir as porções exatas a serem consumidas.

Então, como a resposta glicêmica pode variar de pessoa para pessoa, ou seja, o potencial que cada alimento apresenta para aumentar as taxas de açúcar no sangue, o melhor é sempre contar com um acompanhamento profissional, que irá avaliar cada caso em particular.

A contratação de um nutricionista é bastante recomendado para montar um cardápio personalizado, e adequado ao seu gosto em particular.

Portanto, voltando à questão, pessoas com diabetes podem sim comer banana, e outras frutas ricas em fibras. Mas sempre seguindo a quantidade indicada pelo médico.

Como saber se tenho diabetes?

Antes de pensar se diabético pode comer banana, é importante saber se, de fato, você tem a doença. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais sintomas, que te ajudarão a identificar essa condição.

  • Fome ou sede excessivas;
  • Infecções frequentes nos rins, na pele e na bexiga;
  • Demora na cicatrização de feridas;
  • Alterações na visão (visão embaçada);
  • Formigamento nos pés;
  • Furúnculos;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Perda de peso;
  • Cansaço
  • Mau hálito;
  • Nervosismo e mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Veja aqui os principais sintomas da diabetes tipo 2.

Ao apresentar esses sintomas, é necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível. Afinal de contas, o médico é quem poderá dar um diagnóstico preciso, após solicitar os exames necessários.

No vídeo abaixo, a nossa nutricionista apresenta 10 super alimentos indicados para diabéticos, além de várias dicas de como usá-los.

Gostou das dicas?

Você já imaginava que diabético pode comer banana com moderação? Você ou algum familiar já foi diagnosticado com a doença? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

4 comentários em “Diabético pode comer banana?”

  1. Eu tenho diabete e sempre como qualquer fruta de três em três horas, melhor do que comer doces maças como pães a sim penso eu kkk com moderação e claro

    Responder
  2. Meu namorado tem diabetes tipo 2
    Come duas vezes ao dia …dois copos de 400ml de batida
    Mamão, banana,abacate com aveia!
    Ele pode comer será?????

    Responder
  3. BOM DIA. QUERIA SABER SE POSSO COMER BANANA ,MAMÃO SEM SER PREOCUPAR COM ALTA AÇÚCAR NO SANGUE EU TENHO PRE- DIABÉTE OBRIGADA

    Responder