Benefícios da Banana, propriedades e dicas de uso

Especialista da área:
atualizado em 27/03/2021

Você provavelmente já ouviu falar que a banana traz muitos benefícios para quem pratica exercícios físicos, ajudando a evitar cãibras.  

  Continua Depois da Publicidade  

Mas esse superalimento dos trópicos tem muitas outras propriedades nutricionais que trazem outros benefícios para a saúde.

Além disso, as bananas são bastante versáteis, e podem ser consumidas in natura, cozidas, fritas e como ingrediente nas mais diversas receitas.

Então, vamos conhecer quais são os principais benefícios da banana, uma das frutas mais consumidas no mundo todo.

Propriedades nutricionais da banana

Bananas são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Por isso, ela traz diversos benefícios para a saúde, que vão desde a prevenção de cãibras até a melhora da pressão arterial.

Mas antes de incluir de vez a amarelinha no seu dia a dia, vale a pena conferir se a banana engorda ou emagrece.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de banana prata in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias106 kcal
Carboidrato 25,9 g
Proteína1,11 g
Gordura0,28 g
Fibra alimentar1,95 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

Benefícios da Banana

Assista ao vídeo para conhecer os benefícios da banana, ou se preferir continue lendo mais abaixo.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Boa para o coração

O consumo da banana pode ajudar a manter a saúde do coração, pois ela é rica em potássio.

Isso porque o potássio é um mineral que age na manutenção da elasticidade das artérias e auxilia no controle da pressão arterial, como foi demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of cardiology em 2017.

2. Mantém o bom funcionamento do sistema imune

Os compostos antioxidantes presentes na banana agem na regulação do sistema imunológico, auxiliando no controle de processos inflamatórios e de doenças autoimunes. Isso ocorre porque eles evitam reações inflamatórias exageradas, que são comuns nessas doenças.

Além disso, o consumo da banana pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer que tem como causa os danos ao DNA que o estresse oxidativo pode gerar.

Assim, o consumo regular de alimentos que contenham compostos com ação antioxidante, como é o caso da banana, pode ser útil na prevenção desses tipos de câncer.

3. Prevenção de problemas oculares

Com o passar dos anos os olhos começam a apresentar sinais de degeneração. Mas ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de problema pode ser prevenido, ou ao menos amenizado, com uma dieta rica em antioxidantes.

Isso ocorre porque esse compostos fornecem uma proteção contra os danos causados pelos radicais livres. Assim, o consumo de bananas ajuda a prevenir problemas como a degeneração macular, comum na terceira idade.

4. Mantem a pele jovem por mais tempo

Esse é o efeito mais visível, e muitas vezes desejado, dos antioxidantes, pois sua ação ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele na medida em que envelhecemos.

  Continua Depois da Publicidade  

5. É rica em fibras

A banana é rica em fibras alimentares, o que ajuda a evitar constipação, flatulência, e outros sintomas digestivos indesejados.

Além disso, as fibras ajudam a regular a digestão e a absorção de diversos nutrientes, como:

  • Gorduras: Esse efeito auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue, sendo bastante útil para pessoas com síndrome metabólica;
  • Carboidratos: Assim como ocorre com as gorduras, a absorção de carboidratos também é afetada pelas fibras alimentares, e traz benefícios para pessoas com diabetes.

6. Melhora o humor

Bananas são ricas em triptofano, um aminoácido que é usado pelo corpo para produzir serotonina, e como a serotonina é um neurotransmissor que age na regulação o humor, o consumo regular de bananas pode ajudar a amenizar sintomas de depressão e TPM.

7. Evita cãibras

Esse é o benefício mais conhecido da banana, e se deve ao fato dela ter uma grande quantidade de potássio em sua composição, o que ajuda a reequilibrar os eletrólitos que foram perdidos no suor.

Assim, o consumo de bananas antes de exercícios físicos ajuda a evitar o aparecimento de cãibras, e a amenizar as dores musculares.

8. Alimento prático, fácil de carregar e com poucas calorias

Uma banana média contém cerca de 100 calorias e é cheia de nutrientes e fibras. Por isso, ela pode ser uma ótima opção de lanche, especialmente para quem pratica exercícios ou está de dieta para perder peso.

Diversas formas para se consumir banana

bananas picadas
  • A banana é perfeita para ser consumida in natura, porque sua casca a protege de micro-organismos e poeira, e não precisa de talheres para ser removida;
  • Use a banana cortada em salada de frutas;
  • Ela pode ser batida no liquidificador com leite, aveia e outras frutas, e se transformar em um delicioso milk-shake;
  • A banana também pode ser desidratada e servida como lanche ou tira-gosto;
  • O purê de bananas maduras pode ser adicionado a bolos, pães, pudins, panquecas e muitas outras receitas;
  • A farinha de banana não contém glúten e tem um sabor muito sutil, podendo ser usada como substituta da farinha de trigo em quase todas as receitas.

A casca da banana

Não é apenas a polpa da banana que é rica em nutrientes. Sua casca também possui excelentes propriedades nutricionais, e pode ser usada em diversas receitas, como:

Mas é preciso ter cuidado em lavá-las bem, para retirar os resíduos dos pesticidas que elas podem trazer.

Vídeos da nutricionista

Veja a seguir alguns vídeos que abordam as propriedades da banana.

Tabela nutricional

Porção de 100g de banana prata in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias106 kcal
Umidade71,9 g
Carboidrato total25,9 g
Carboidrato disponível24 g
Proteína1,11 g
Gorduras0,28 g
Fibra alimentar1,95 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,09 g
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadas0,06 g
Gorduras trans0
Cálcio6,18 mg
Ferro0,38 mg
Sódiotr
Magnésio29,2 mg
Fósforo22,2 mg
Potássio357 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,05 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)32,4 mcg
Vitamina A (RAE)16,2 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,08 mg
Riboflavina0,02 mg
Vitamina B60,1 mg
Vitamina C21,6 mg
Equivalente de folato22,4 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

Você já conhecia todos esses benefícios da banana para a sua saúde? Consome esta fruta com bastante frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 4,45)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Benefícios da Banana, propriedades e dicas de uso”

  1. Constatei que consumir bananas 3 vezes por semana, aumenta meu humor e astral devido ao seu princípio. Esta fruta é barata, rica em nutriente e também funciona como adubo. Descasca come e joga na terra. Ótima opção. Além de ser um carboidrato complexo, ou seja, e distribuida lentamente no organismo, diferente dos açúcares simples. Att.

    Responder
    • Claro que pode comer, a banana é incrivelmente rica em carboidratos, e cai muito bem com uma frutinha para a sua companhia, mas não exagere muito no abacate, por mais de um milhão de frutas que há no mundo, abacate é uma das frutas que mais engordam, banana cai muito bem com uns morangos!

      Responder
  2. Eu como banana diariamente, só que ela provoca constipação. Adoro banana machucada com leite em pó. É uma delícia.

    Responder
    • Na verdade, comer com leite é quem provoca constipação. Teste por uns dias comer só a banana sem o leite.

      Responder
  3. Ola! Aqui no Nordeste a banana aná ou nanica. banana dågua. e considerada perigosa pode acarretar dores fatais!! isso é mito ou verdade??

    Responder
  4. Eu treino há vários anos, e posso dizer com certeza que banana não evita cãibras, pois eu como meia duzia de bananas por dia e mesmo assim tenho cãibras

    Responder
  5. Eu amo comer banana !!
    Umas oito bananas por dia .
    Quando me dar vontade de comer besteiras não obedeço minha vontade, doces principalmente.
    Outra coisa tomo muita água até seis litros por dia já bebi,mas reduzi para quatro ou cinco litros, é um vício.
    Gostaria de saber se estou exagerando ???

    Responder
    • O extremo oposto, ou seja, beber água demais, também pode fazer mal á saúde. … “Já quantidades superiores a 3 ou 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio sanguíneo, podendo causar torpor, confusão e até convulsões”

      Responder
      • Pois é Jailton, ainda bem que o colega lá acima toma quatro a cinco litros por dia , “NÃO 3 ou 4 litros de agua por hora” , e possível beber 10 litros de água por dia sem problema nenhum , basta intercalar de forma organizada. Só pra complementar, o rins tem capacidade de filtrar 1 litro de água por hora, logo e super tranquilo tomar 3 a 4 litros de água por dia sem nenhum vexame ou ocorrência de transtorno no organismo.

        Responder