Benefícios da Ameixa Seca – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 08/07/2020

Alívio da prisão de ventre, promoção da saciedade e efeito antioxidante: conheça os benefícios da ameixa seca e saiba como usar!

A ameixa seca é uma fruta com propriedades e benefícios surpreendentes para a saúde. Apesar de não serem frutas com aspecto muito bonito, elas são extremamente nutritivas e benéficas para uma boa saúde, rica em fibras e uma fonte de diversos nutrientes fundamentais para o organismo humano como potássio, ferro, retinol, vitamina K, betacaroteno e antioxidantes por exemplo.

Uma ameixa de cerca de 10 gramas apresenta 23 calorias e 0,7 gramas de fibras. Quanto ao valor nutricional, uma porção de uma xícara de ameixa seca fornece 87% da ingestão diária recomendada de vitamina K, mais de 20% da ingestão recomendada da maioria das vitaminas do complexo B, além de 8% da quantidade diária necessária de cálcio e 27% de potássio.

Para que serve a ameixa seca?

Estudos e pesquisas têm apontado quais são os benefícios da ameixa seca. Descubra para que serve a fruta:

  • Saúde dos ossos;
  • Saúde da visão;
  • Ação antioxidante;
  • Saúde do coração;
  • Saúde digestiva;
  • Alívio da prisão de ventre;
  • Saúde da pele;
  • Saúde dos cabelos;
  • Saciedade;
  • Auxílio ao controle da pressão arterial;
  • Auxílio à prevenção do câncer de cólon;
  • Saúde dos pulmões.

Benefícios da ameixa seca: saiba como usar!

Além de consumi-la pura, é possível preparar um chá de ameixa seca, além de inseri-la em sucos, smoothies e até de brigadeiros funcionais com a fruta.

Para preparar o chá de ameixa seca, você deve usar de duas a três ameixas secas para cada xícara de água. Primeiro, corte as ameixas retirando as sementes. Em seguida, coloque dentro da água para ferver. Quando as ameixas começarem a desmanchar amasse as frutas, deixe ferver mais um pouco e desligue o fogo. Depois da fervura, coe a bebida e sirva-se imediatamente.

Além da fruta pura, do suco e do chá, é possível adicionar a fruta em várias receitas para facilitar a sua inclusão na dieta, como:

  • Adicionar ameixas secas no café da manhã com um pouco de aveia ou granola;
  • Misturar as ameixas com nozes ou outras frutas secas;
  • Colocar ameixas secas em alimentos assados como frangos ou tortas;
  • Adicionar ameixas em smoothies;
  • Preparar uma geleia de ameixas secas.

Não exagere

O excesso de ameixa seca pode causar efeitos colaterais como gases, inchaço, diarreia ou prisão de ventre, que ocorrem pelo alto teor de fibras do alimento. O consumo da fruta precisa ser acompanhado de uma boa ingestão de água: se você não ingerir água o suficiente, o corpo terá dificuldade na evacuação, outro fator que pode provocar a prisão de ventre.

É preciso tomar cuidado ainda com seu teor de açúcar: a presença de sorbitol pode se tornar um problema para diabéticos e para pessoas que querem perder peso. Assim, é importante se manter hidratado e moderar o consumo de ameixa seca na alimentação para evitar desconfortos e aproveitar ao máximo os benefícios dessa fruta.

Quer saber mais sobre os benefícios da ameixa seca? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia tantos benefícios da ameixa seca para a saúde? Tem costume de consumir esta fruta? De que maneiras? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Benefícios da Ameixa Seca – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Como ameixa seca, todos os dias e também uva passa seca, graças a Deus, apesar dos meus 74 anos tenho uma saúde excelente.

  2. Como ameixa no café da manhã com mamão por causa do meu entestino mas comia com um pouco de medo por causa da diabetes agora estou mas tranquila

    • Gosto muito de ameixa seca, também de damasco é outras, tenho muitas caimbras espero logo dizer que estou melhorando.Obrigada por suas orientações.

      • Gosto muito de ameixa seca. Mas não sabia q traz tantos benefícios assim, vou m controlar para não comer muitas . Até quantas posso comer por dia?

  3. Não não tive costume ao ler os beneficios da ameixa ceca com certeza agora vou passar a usar