Ameixa seca – Para que serve, benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 15/11/2020

A ameixa seca é uma fruta com propriedades e benefícios surpreendentes para a saúde. Apesar de não ser uma fruta com aspecto muito bonito, ela é extremamente nutritiva e benéfica para a saúde.

Vamos agora conhecer suas propriedades e mostrar os melhores benefícios da ameixa seca.

  Continua Depois da Publicidade  

A ameixa seca melhora a constipação

ameixas secas

As ameixas secas vêm sendo usadas como remédio natural para problemas digestivos há muitos anos. Isso porque ela apresenta um efeito laxante bastante eficaz.

Entretanto, os mecanismos desse efeito eram pouco estudados. Estudos mais recentes confirmam que o uso da ameixa seca melhora quadros de constipação (prisão de ventre). Isso se deve a grande quantidade de fibras, além de seu efeito prebiótico, que beneficia a flora bacteriana.

Mas é importante comer ameixas com moderação, para observar como o seu corpo responde à fruta, evitando problemas como diarreia.

É rica em antioxidantes

Os antioxidantes presentes na ameixa seca ajudam a evitar os danos causados pelos radicais livres, e assim auxiliam na prevenção de doenças e manutenção da saúde:

  • Mantém a saúde da pele e evita o envelhecimento precoce;
  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Boa para a saúde dos ossos

Outra ação importante da ameixa seca é a proteção dos ossos. Estudos preliminares, ainda com animais, sugerem que substâncias presentes nela ajudam não só a melhorar o crescimento ósseo, mas também evitam o seu desgaste.

Isso pode significar um risco menor de fratura, além de ser um potencial tratamento para ajudar a prevenir a osteoporose.

Tem efeito antibacteriano

Estudos sugerem que os compostos fenólicos, substâncias presentes na fruta, tem ação antibacteriana. Esse efeito ocorre principalmente no intestino e no trato urinário, o que poderia ajudar na prevenção de infecções intestinais e urinárias.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

Pesquisadores constataram que comer ameixas secas pode ajudar a tratar ou mesmo a evitar a hipertensão. Um estudo realizado em 2010 sobre isso mostrou que a pressão arterial das pessoas que consumiram ameixa seca diariamente diminuiu.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito reduziria também o aparecimento dos problemas cardíacos que são causados pela hipertensão.

A ameixa seca diminui o risco de câncer de cólon

Estudos com animais mostram que o consumo de ameixas secas ajuda a reduzir os fatores de risco ligados ao câncer de colón.

Sua ação no tratamento e na prevenção da constipação também poderia ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer.

Receita de chá de ameixa seca

Para quem não gosta muito da fruta, uma boa ideia é preparar um suco ou chá. O chá é mais benéfico porque a temperatura da água é capaz de extrair mais dos seus nutrientes.

Ingredientes:
  • 2 ou 3 ameixas secas;
  • Uma xícara de água.
Modo de preparo:
  1. Corte as ameixas retirando as sementes;
  2. Coloque-as dentro da água para ferver;
  3. Quando as ameixas começarem a desmanchar amasse as frutas e deixe ferver mais um pouco;
  4. Desligue o fogo;
  5. Depois da fervura, coe a bebida e aproveite os benefícios do chá que pode ser tomado morno ou gelado.

Outras dicas de consumo

Além da fruta pura, do suco e do chá de ameixa seca, é possível adicioná-la em várias receitas, para facilitar a sua inclusão na dieta.

Exemplos são os mais diversos e incluem:

  • Adicionar ameixas secas no café da manhã com um pouco de aveia ou granola
  • Misturar as ameixas com nozes ou outras frutas secas
  • Colocar ameixas secas em alimentos assados como frangos ou tortas
  • Adicionar ameixas em smoothies
  • Preparar uma geleia de ameixas secas.

Não exagere

O uso em excesso de ameixa seca pode causar alguns efeitos colaterais como gases, inchaço e diarreia. Isso é desencadeado pelo alto teor de fibras na ameixa que podem causar um efeito laxativo. Mas, se você não ingerir água o suficiente, o excesso de fibras pode causar o efeito contrário, que é a prisão de ventre.

Além do efeito laxante da ameixa, é preciso tomar cuidado com sua a quantidade de açúcar. Assim, é importante se manter hidratado e moderar o seu consumo, para evitar desconfortos e aproveitar ao máximo os benefícios dessa fruta.

  Continua Depois da Publicidade  

Tabela nutricional

Porção de 100g de ameixas secas.

ComponenteValor por 100g
Calorias253 kcal
Umidade30,9 g
Carboidrato total63,9 g
Carboidrato disponível56,8 g
Proteína2,18 g
Lipídios0,38 g
Fibra alimentar7,1 g
Cinzas2,64 g
Colesterol0
Ácidos graxos saturados0,09 g
Ácidos graxos monoinsaturados0,05 g
Ácidos graxos poli-insaturados0,06 g
Ácidos graxos trans0
Cálcio43 mg
Ferro0,93 mg
Sódio2 mg
Magnésio41 mg
Fósforo69 mg
Potássio732 mg
Zinco0,44 mg
Cobre0,28 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)NA
Vitamina A (RAE)39 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,43 mg
Tiamina0,05 mg
Riboflavina0,19 mg
Niacina1,88mg
Vitamina B60,21 mg
Vitamina C0,6 mg
Equivalente de folato4 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Quer saber mais sobre os benefícios da ameixa seca? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia tantos benefícios da ameixa seca para a saúde? Tem costume de consumir esta fruta? De que maneiras? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,12 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “Ameixa seca – Para que serve, benefícios e como usar”

  1. Como ameixa seca, todos os dias e também uva passa seca, graças a Deus, apesar dos meus 74 anos tenho uma saúde excelente.

  2. Como ameixa no café da manhã com mamão por causa do meu entestino mas comia com um pouco de medo por causa da diabetes agora estou mas tranquila

    • Gosto muito de ameixa seca, também de damasco é outras, tenho muitas caimbras espero logo dizer que estou melhorando.Obrigada por suas orientações.

      • Gosto muito de ameixa seca. Mas não sabia q traz tantos benefícios assim, vou m controlar para não comer muitas . Até quantas posso comer por dia?

  3. Não não tive costume ao ler os beneficios da ameixa ceca com certeza agora vou passar a usar