Benefícios do café – Para que serve, dicas e cuidados

Especialista:
atualizado em 02/01/2021

Saiba quais são os principais benefícios do café, os seus diferentes usos e quais as precauções que você deve tomar.

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, principalmente em países ocidentais. Mas seu consumo sempre causa controvérsias, com pessoas dizendo que faz mal, enquanto outras falam de suas propriedades medicinais.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, seu uso é bastante debatido pela comunidade científica, com estudos sendo realizados em diversas áreas da medicina.

Principais benefícios do café

O café é uma bebida nutritiva e repleta de propriedades benéficas para o nosso corpo.

Porém, é importante lembrar que o acréscimo de açúcar, leite ou creme torna o café mais calórico, e pode atrapalhar a contagem calórica de quem está em uma dieta de emagrecimento.

Assista ao vídeo abaixo que trata sobre os benefícios do café ou então continue lendo a seguir.

1. Auxilia no emagrecimento

O café preto e sem açúcar contém pouquíssimas calorias e, além disso, ele aumenta o metabolismo e ajuda a queimar calorias mais rápido.

Além disso, um estudo publicado no periódico European journal of clinical nutrition em 2016 demonstrou que pessoas que consomem café com frequência tem mais sucesso na manutenção do peso.

2. Aumenta performance física

A cafeína é um poderoso estimulante, e ajuda a fornecer energia, principalmente para quem quer praticar exercícios físicos.

Outro efeito da cafeína é aumentar a liberação de ácidos graxos no sangue, o que permite que os músculos absorvam e queimem a gordura do corpo, transformando-a em combustível.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante não exagerar, uma vez que ele pode causar, em doses altas, desidratação e taquicardia, que é o aumento dos batimentos cardíacos.

3. Regula o sistema imunológico e pode ajudar a prevenir o câncer

O café é uma bebida rica em antioxidantes, como foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Food chemistry em 2019. Assim, ele ajuda a proteger o corpo contra a ação de radicais livres.

Os antioxidantes presentes do café ajudam a regular o funcionamento do sistema imunológico, e assim protegem o corpo contra a inflamações e doenças autoimunes.

E, uma vez que esses danos, quando atingem o DNA das células, podem levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, o consumo de café pode ser uma boa forma de preveni-los.

4. Aumenta a sensação de alerta

Um dos benefícios do café mais conhecido é diminuir a sensação de cansaço e aumentar a energia, efeito que é causado pela cafeína.

Mas a cafeína faz mais do que apenas te manter acordado. Existem estudos, como este, publicado no periódico Nutrition Bulletin, em 2008, que mostram que a cafeína melhora várias funções cognitivas, como a memória, a vigilância e até mesmo o humor.

5. Bom para a saúde do fígado

O consumo de café, principalmente sem açúcar, está associado a proteção do fígado contra diversos problemas, como:

  • Fibrose;
  • Cirrose;
  • Câncer.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Current opinion in clinical nutrition and metabolic care em 2019.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, os benefícios também podem ser vistos em pessoas com doenças hepáticas pré-existentes, como hepatites B e C e esteatose hepática, como demonstrado em um outro estudo, publicado no periódico Journal of clinical and experimental hepatology em 2016.

6. Ajuda na prevenção de Alzheimer e Parkinson

Outro importante benefício do café é a neuroproteção. Isso quer dizer que ele protege o sistema nervoso de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o de Parkinson.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico CNS neuroscience & therapeutics em 2017, embora o seu mecanismo de ação ainda não tenha sido devidamente identificado.

7. Protege contra a diabetes tipo 2

Por fim, pesquisadores brasileiros encontraram evidências de que o consumo regular de café pode ajudar na prevenção da diabetes tipo 2. Os resultados da pesquisa foram publicados em um artigo no periódico European journal of nutrition em 2016.

Esse efeito, embora ainda não seja totalmente entendido, provavelmente se deve as concentrações de cafeína e ácido clorogênico, que são encontrados em grandes quantidades no café torrado.

Tolerância

Como a cafeína é uma substância psicoativa, ela pode causar um fenômeno chamado de tolerância, que faz com que o corpo se acostume com ela, e necessite de doses cada vez maiores para sentir os efeitos.

Assim, é recomendada a realização de pausas no seu consumo, para que o corpo de torne sensível à cafeína novamente. Mas essa pausa deve ser feita de forma gradual, para evitar sintomas, como por exemplo a dor de cabeça.

Cuidados e contraindicações

Apesar dos benefícios que o consumo de café pode trazer para a saúde, existem alguns riscos que devem ser levados em consideração.

O principal risco relacionado ao uso de café está relacionado com a dose, já que doses mais altas causam mais reações adversas.

Além disso, o seu consumo é contraindicado, exceto sob orientação médica, por:

  • Grávidas ou mulheres que estejam amamentando, pois a cafeína pode causar efeitos nos bebês;
  • Pessoas que tenham gastrite, pelo risco de piora do quadro e dos sintomas, uma vez que o café é uma bebida ácida;
  • Pessoas com alguns problemas cardiovasculares, pelo risco de desencadear arritmias.

Assista ao vídeo abaixo para saber se o café emagrece mesmo.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de café coado sem açúcar.

ComponenteValor por 100 g
Calorias10 kcal
Carboidrato total1,68 g
Carboidrato disponível1,68 g
Proteína0,67 g
Gorduras0,07 g
Fibra alimentar0
Colesterol0
Gorduras saturadas0,01 g
Gorduras monoinsaturadas0,05 g
Gorduras poliinsaturadastr
Gorduras transNA
Cálcio3,16 mg
Sódio1,03 mg
Magnésio9,66 mg
Fósforo9,5 mg
Potássio155 mg
Cobre0,01 mg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,03 mg
Tiamina0,01 mg
Riboflavina0,08 mg
Niacina0,19 mg
Equivalente de folato2,00 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

E aí, gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

Você já tinha noção de todos esses benefícios do café para a sua saúde e boa forma? Agora que entende para que serve, irá passar a beber com mais frequência? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios do café – Para que serve, dicas e cuidados”

  1. Sempre tomei muito café, até como criança. Tenho meus 86 anos, saúde pra dar e vender!
    Ivette Kemp
    iask31@gmail,com