Calorias do Café – Tipos, Porções e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

“Preciso de uma xícara de café” é provavelmente o pensamento da maioria das pessoas que não são muito fãs de acordar cedo mas precisam estar no batente logo de manhãzinha. Se você é assim e também adora tomar vários cafezinhos ao longo do dia, saiba que não está sozinho: os brasileiros consomem mais de 83 litros de café por pessoa ao ano, o que seria equivalente a pouco mais de 4 copinhos da bebida ao dia. Ou seja, muito café!

E com tantos cafezinhos por dia, quem está preocupado com a balança acaba naturalmente se perguntando se a bebida engorda e quais são as calorias do café. Seja expresso, pingado, com leite ou mocha, veja abaixo as principais maneiras de preparar o café e suas calorias.

Café emagrece?

Se o café escolhido for o do tipo puro e sem açúcar, o seu consumo pode ser benéfico para quem está tentando perder peso. Isso ocorre porque o café ajuda a controlar o apetite e também porque contém cafeína, um estimulante com efeito termogênico. Alguns dos efeitos da cafeína incluem uma aceleração do metabolismo e um aumento na queima de gorduras.

O café também pode auxiliar no emagrecimento de maneira indireta, já que aumenta a disposição para treinos mais intensos e retarda a sensação de fadiga – novamente graças à presença da cafeína.

Benefícios do Café

Em pequenas quantidades, o café pode fazer bem à saúde, uma vez que é rico em antioxidantes e contém uma grande concentração de cafeína, substância que ajuda a manter o estado de alerta, aumenta a concentração e que em algumas pessoas até melhora o humor.

Pesquisas sugerem ainda que o café pode ser um aliado de pacientes com diabetes tipo II, pois contém determinados compostos que auxiliam na redução da glicose e melhoram a sensibilidade à insulina.

Outros benefícios do café para a saúde:

  • Aumenta a disposição na academia e permite treinos mais focados e intensos;
  • Melhora a memória;
  • Contribui para a saúde do coração;
  • Diminui os sintomas do Mal de Parkinson;
  • Melhora as funções do fígado.

Quantos cafezinhos posso tomar por dia?

coffee

Segundo recomendações do governo americano, 400 mg de cafeína por dia (o equivalente a 4 xícaras de café) é uma dose adequada para adultos e não traz riscos à saúde. Vale lembrar, no entanto, que não é só no café que podemos encontrar cafeína: chocolates, refrigerantes e alguns suplementos para musculação contêm o estimulante.

Para quem tem dificuldades para dormir ou sofre com irritações no estômago, a dica é prestar atenção em todas as fontes de cafeína e diminuir o consumo de café caso sejam notados sintomas como dor de estômago, irritabilidade ou insônia.

Calorias do Café em Diferentes Porções

Vejas as calorias do café preparado de maneira tradicional (também conhecido como o popular “cafezinho”):

– Sem açúcar:

  • 1 colher: 1,5 kcal;
  • 1 copinho (50 ml): 4 kcal;
  • 1 xícara (100 ml): 8 kcal;
  • 1 copo americano (200 ml): 16 kcal.

– Adoçado:

  • 1 colher: 10 kcal;
  • 1 copinho: 33 kcal;
  • 1 xícara: 66 kcal;
  • 1 copo americano: 132 kcal;

Tipos de Café

Antigamente tínhamos à disposição somente o tradicional café passado em coador de pano (que por sinal existe até hoje e muitos consideram o mais aromático) servido puro ou com um pouco de açúcar.

Algumas décadas se passaram e aqui estamos nós hoje com dezenas de variedades de café e outro tanto de acompanhamentos, como chocolate, caramelo, rum, entre outros. Veja as calorias do café de acordo com suas formas de preparo mais comuns:

– Calorias do Café Expresso

black coffee

O café recebe o nome de expresso quando contém mais de 35 ml de café encorpado, que é obtido a partir do rápido contato dos grãos com a água durante a extração.

Uma xícara de 50 ml de café expresso contém somente 4 calorias – que saltam para 10 kcal se houver adição de adoçante. Caso sua preferência seja pelo café expresso com açúcar, a mesma porção de 50 ml passa a ter 33 kcal.

– Calorias do Café Expresso Descafeinado

Assim como ocorre com a versão tradicional, as calorias do café descafeinado são baixíssimas, não passando de 4 kcal em uma xícara de 50 ml sem açúcar.

– Calorias do Café com Leite

Uma das bebidas à base de café favoritas dos brasileiros, o tradicional café com leite pode ser preparado com leite integral ou desnatado – ou até mesmo com leite de soja. As calorias de uma xícara de café com leite integral (100 ml) e um pouco de açúcar ficam em torno de 110 kcal. Já a mesma quantidade de café com leite desnatado fornece 76 kcal.

Caso sua porção seja equivalente a um copo americano, as calorias do café com leite integral adoçado passam para 220 kcal, enquanto a bebida feita com leite desnatado oferece 152 kcal.

– Calorias do Pingado

pingado

Com mais de 80% de leite e “quase nada” de café, o famoso pingado é uma das bebidas mais antigas do Brasil, sendo até hoje a favorita nas padarias durante o café da manhã. Um copo americano de pingado com açúcar contém 256 kcal.

– Calorias do Cappuccino

cappuccino

O cappuccino italiano original é composto de 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite – e não leva chocolate. Uma xícara de 100 ml da bebida sem açúcar fornece 65 kcal. Ao ser adoçado, as calorias do cappuccino passam para 89 kcal.

Já se você optar pelo tipo de cappuccino mais consumido no Brasil (que leva café, leite, canela, chocolate e açúcar) as calorias passam para 228 em um copo com 200 ml.

– Calorias do Cappuccino Light

Nessa versão mais leve, o leite integral é substituído pelo tipo desnatado e o adoçante entra no lugar do açúcar. Uma xícara de 50 ml de cappuccino light contém 48 kcal.

– Calorias do Café Média

Conhecido lá fora como Latte ou Café Latte, a Média é tradicional nas padarias brasileiras e se refere a um café expresso com leite vaporizado e uma leve camada de espuma. Menos cremosa que o cappuccino, 1 xícara de 150 ml de Média sem açúcar contém 20 calorias. Ao adicionar açúcar as calorias do café Latte passam para 92 kcal por xícara.

– Calorias do Café Mocha

mocha

Conhecido por alguns como Mocaccino, o café mocha leva calda de chocolate, leite vaporizado, uma dose de expresso e um pouco de espuma de leite. Em muitos casos, a espuma é substituída por chantilly, o que torna a mocha ainda mais calórica: uma xícara pequena de mocha do Fran’s Café tem 66 calorias, por exemplo.

Calorias do Café com Leite de Soja

Além de não conter lactose, o leite de soja também é menos calórico, sendo uma excelente opção para quem está de olho na balança mas não quer abandonar seu tradicional café com leite. Uma xícara de 100 ml leite de soja com café (sem açúcar) contém 44 kcal.

– Calorias do Café Nespresso

nespresso

Segundo a Nestlé, as calorias da cápsula de Nespresso são próximas de zero, devido à pequena quantidade de café em cada uma delas.

– Calorias do Café com Rum

Também chamado de Cubano, o café com rum leva chantilly e fornece 214 calorias por xícara pequena.

Cuidado com os acompanhamentos

Como já vimos, o café não engorda e não faz mal à saúde, desde que seja consumido puro e com moderação. O problema da bebida são os acompanhamentos calóricos, como leite integral, açúcar, chantilly, caramelo, creme de leite, calda de chocolate e afins.

Para quem gosta de tomar café e está preocupado em cortar calorias, a principal dica é evitar todos os acréscimos que acompanham a bebida, dando preferência ao café preto puro. Talvez no começa seja difícil tomar café sem açúcar, mas com o passar do tempo você vai educando seu paladar e acabará por não necessitar mais do sabor adocicado.

Dicas

  • O café com açúcar é 8 vezes mais calórico que o café puro. Portanto, deixe o açúcar de lado e tente limitar seu consumo de café a no máximo 2 xícaras por dia;
  • As calorias do leite são muito maiores que as que encontramos no café, então vale a pena diminuir o laticínio e aumentar o café, deixando o pingado de lado;
  • Já vimos que a cafeína ajuda a emagrecer pois acelera o metabolismo, mas você pode colocar esse benefício a perder se optar pelos cafés mais calóricos, como a mocha e todos os outros tipos que levem açúcar e creme. Prefira o café puro, e se achar muito amargo, utilize a menor quantidade possível de açúcar (ou adoçante);
  • Como o café interfere na absorção do cálcio do leite, prefira tomar o café puro ou apenas com um pouco de leite;
  • O petit four, aquele biscoitinho que pode vir acompanhando o café, tem 23 calorias por unidade e deve ser evitado por quem está preocupado com a balança;
  • Se você tem dificuldades para dormir ou propensão à gastrite, reduza ou mesmo interrompa seu consumo diário de café, já que a cafeína pode causar insônia e o café é um conhecido irritante da mucosa estomacal.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Que tipo de café é o seu preferido? Você tem o costume de tomar café com muita frequência diariamente? Quantos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Calorias do Café – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Então, o café não é o vilão como dizem os doutores, desde que consumido com moderação.
    Nosso cafezinho é demonizado, e sua restrição é radical.
    Não entendo mais nada! UFFF!!!!

  2. Não entendo por que o café aparece como o vilão em muitos artigos e vídeos que assisti.
    A restrição para o café é radical, e pelo que foi exposto, desde que consumido com moderação, acaba ajudando em muitos casos.

  3. Gostaria de saber quantas calorias tem em uma xícara grande de café com açúcar…tomo todos os dias pela manhã.so tomo café pela manhã ao acordar,depôs só no outro fia.,bom dia.

  4. Boa tarde, gostei muito do artigo sobre os tipos e benefícios do café, mas não falaram sobre o instantâneo!

  5. O italiano fez o café espresso, de espremido, e o brasileiro adaptou e fez o café expresso ? quer dizer, café rápido ? Aliás, o café espresso não esta incluído nesta relação!!!