Benefícios do Mel – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Auxílio no emagrecimento, propriedades bactericidas, tratamento para cicatrizes e feridas: conheça todos os benefícios do mel e como usar!

Alimento de alto valor energético, o mel tem sido desde sempre associado às suas propriedades medicinais, mas não é só para isso que serve o líquido adocicado. Pesquisas recentes têm analisado os benefícios do mel sobre o peso e o desempenho esportivo, e os resultados preliminares são bastante promissores.

Além de fortalecer o sistema imunológico, combater resfriados e ser uma excelente fonte de energia rápida, o mel pode ainda ser um aliado de quem está tentando perder peso, mas não consegue ficar sem comer algo de sabor doce.

Propriedades e benefícios do mel

Veremos agora para que serve o mel, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Perda e manutenção de peso

Altamente calórico e fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, o mel não emagrece, mas, interessantemente, o alimento pode ser um aliado da dieta quando utilizado em substituição ao açúcar. Algumas pesquisas preliminares têm demonstrado que o consumo moderado de mel em uma dieta hipocalórica pode ser benéfico à silhueta pois causa menos impacto na glicemia sanguínea. 

2. Alívio da tosse

Não é à toa que as avós costumam recomendar uma colher de mel ao primeiro sinal de gripe ou resfriado: ajudar a diminuir as inflamações e afastar a tosse estão entre os benefícios do mel. Enquanto a viscosidade do mel ajuda a “revestir” a garganta, o sabor adocicado estimula terminações nervosas que protegem a região dos ataques de tosse.

3. Hipercalórico natural

Seja por fatores genéticos ou por alguma condição de saúde, algumas pessoas têm dificuldade para ganhar peso. Para essas, é importante encaixar na dieta alimentos como o mel, que são altamente calóricos, mas ao mesmo tempo são recheados de benefícios para a saúde.

4. Aliado da prática esportiva

A melhor opção de pré-treino ainda são os carboidratos complexos combinados com uma fonte de proteína, mas caso você precise de energia de maneira rápida, o mel é uma ótima alternativa. Em pouco tempo, a glicose do alimento chegará até suas células, que terão energia para a contração muscular durante os exercícios.

Já o pós-treino é o melhor horário para consumir o mel. Combinar o mel com whey ou outra fonte de proteína de rápida absorção irá garantir que seus músculos consigam absorver os aminoácidos e demais nutrientes necessários para o processo de regeneração.

5. Ajuda a diminuir alergias

Os efeitos anti-inflamatórios do mel fazem do alimento um remédio natural contra alergias. Isso porque o mel apresenta uma pequena quantidade de pólen, e este, por sua vez, causa uma produção de anticorpos pelo nosso sistema imunológico com o temo, resultando em menos “sinais” de alergia – aproveite para conferir os benefícios do pólen também.

6. Propriedades antioxidantes

Um dos benefícios do mel é ser uma boa fonte de antioxidantes, que minimizam os impactos negativos dos radicais livres que podem causar o envelhecimento da pele, dificultar a recuperação muscular no pós-treino e predispor o organismo a doenças. O mel escuro é ainda mais rico em antioxidantes, chegando a conter o mesmo teor dos compostos que o espinafre e o alho.

7. Trata a caspa

De acordo com uma pesquisa publicada no European Journal of Medical Research, aplicar mel diluído em um pouco de água morna no couro cabeludo pode ajudar a tratar a dermatite seborreica, condição que pode causar caspa e coceira na cabeça.

8. Antibacteriano

Pesquisadores da Universidade de Sydney na Austrália comprovaram o que a medicina popular já pregava há muito tempo: o mel tem poderosas atividades antimicrobianas. A explicação estaria no fato de o mel diluído produzir peróxido de hidrogênio, um comprovado agente bactericida.

9. Melhora a memória

O néctar das flores contém antioxidantes que podem atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Em um estudo publicado em 2011 na revista especializada Menopause, pesquisadores observaram que o consumo diário de uma colher de mel ajudou mulheres na pós-menopausa a melhorar a memória e as funções cognitivas.

10. Ajuda a metabolizar o álcool

De acordo com o prestigiado NYU Langone Medical Center, o mel consumido por via oral pode aumentar a capacidade do corpo de metabolizar o álcool. Isso traz benefícios do mel como menor risco de intoxicação do fígado e um controle mais rápido e eficiente das taxas de glicose no sangue.

11. Ajuda a curar feridas e queimaduras

Até o início do último século, o mel era amplamente utilizado como um poderoso cicatrizante para feridas. Embora a descoberta da penicilina tenha deixado o mel para outros propósitos, o alimento ainda é uma alternativa natural para curar feridas e queimaduras, já que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes que ajudam a esterilizar o ferimento e acelerar a recuperação do tecido lesionado.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do mel!

Para potencializar a perda de peso, experimente combinar o mel com canela em pó. O condimento é um dos melhores alimentos termogênicos para você adicionar à sua dieta de emagrecimento. Misture ½ colher de chá de canela a uma xícara de água fervente. Deixe esfriar e acrescente uma colher de mel. Tome ao acordar, entre as principais refeições do dia ou antes de fazer exercícios aeróbicos.

Outra combinação eficiente para quem está de olho na balança é a do mel com limão. Tomar uma xícara de água morna com meio limão espremido e meia colher de mel logo ao acordar restabelece os níveis de glicose e “desperta” o metabolismo.

E para entrar no âmbito das receitas, que tal aprender como fazer essas receitas de pão de mel fit?

Já para tratar ferimentos com mel basta aplicar de 15 a 30 ml do produto em uma gaze ou então passar diretamente sobre a área lesionada (cobrindo posteriormente). Se optar por utilizar o mel diretamente sobre a pele, faça uma reaplicação a cada 12-24 horas. Já a gaze pode permanecer por 24-48h.

Atenção: bebês com até dois anos de idade não devem consumir mel, pelo risco de intoxicação com a bactéria Clostridium botulinum, que causa botulismo.

Propriedades nutricionais do mel

Porção de 21g de mel (equivalente a uma colher de sopa) possui:

  • Gorduras: 0g
  • Calorias: 64 kcal
  • Carboidratos: 17,3 g
  • Proteínas: 0,1 g
  • Vitaminas: C e do complexo B (niacina, riboflavina, ácido pantotênico, ácido fólico, B6)
  • Minerais: ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio, manganês e selênio.

Vídeo:

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Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia esses benefícios do mel para a saúde e boa forma? Com que frequência e como costuma consumi-lo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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8 comentários em “Benefícios do Mel – Para Que Serve, Como Usar e Dicas!”

  1. Muita eficácia e eficiência deste produto, razão pela qual tenho 12 colmeias para aquisição de mel para efeitos de alimentação e medicinais. Bem-haja

  2. Boa tarde , sou comerciante de mel , e gostaria de um texto resumido dos benefícios do mel , para expor nas redes sociais . Gostaria muito que me enviassem no meu e-mail

  3. Bom dia!

    Estou criando uma página no facebook ,instagram e breve estarei comercializando Mel orgânico. Gostaria de solicitar o uso dos textos do Mundo Boa Forma nas redes sociais. Com certeza irei divulgar a autoria.

  4. olá, esses benefícios são os da geleia real produzidos pelas abelhas para nutrir a abelha rainha e a larva escolhida para ser sua sucessora. O mel na realidade é um concentrado de 80% carboidrato (açúcar puro) e 20% água, os valores nutritivos dele são tão baixos que só servem para alimentar as abelhas operarias, para o ser humano não faz efeito nenhum. Tanto que a abelha rainha chega a viver 60% a mais que uma operaria.