Benefícios do Sorgo – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Amigo da digestão, nutritivo e bom para os ossos: conheça os benefícios do sorgo para saúde e boa forma e como usar na dieta!

O sorgo é altamente nutritivo e pode trazer vários benefícios para a saúde. Para pessoas que adotam uma dieta livre de glúten, por exemplo, o sorgo é um grão extremamente indicado por não conter a substância e, de quebra, ser rico em nutrientes.

Cada porção de ¼ de xícara de grãos de sorgo contém cerca de 163 calorias. Rico em carboidratos e fibras, ele também possui proteínas, minerais como magnésio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e potássio e as vitaminas do complexo B niacina, riboflavina e tiamina em sua composição.

Para que serve o sorgo?

Pesquisas e análises indicam quais são os benefícios do sorgo. Conheça para que serve o alimento:

  • Melhoria do processo digestivo;
  • Combate aos radicais livres;
  • Saúde do coração;
  • Substituto de alimentos com glúten;
  • Auxílio ao controle da diabetes;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Fonte de energia;
  • Auxílio ao metabolismo;
  • Fonte de nutrientes e antioxidantes.

Saudável, porém longe de ser um alimento milagroso, o simples consumo do sorgo não substitui um estilo de vida saudável e não pode ocupar o lugar de um tratamento de saúde prescrito pelo médico.

Benefícios do sorgo: saiba como usar!

Para incluir o sorgo na sua rotina alimentar, você pode usar a farinha de sorgo no lugar da farinha de trigo. Por apresentar um sabor suave, é possível empregar o sorgo em receitas de pães, bolos, massas de pizza, etc.

Cozinhe grãos de sorgo inteiros em água para usar como substituto de outros grãos em receitas como sopas, por exemplo.

Combine sorgo com legumes picados e ervas frescas com um toque de limão para resultar em uma salada deliciosa e altamente nutritiva.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o que é e quais são os benefícios do sorgo para a saúde? Pretende experimentar algumas receitas que o utilizam? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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4 comentários em “Benefícios do Sorgo – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Bom Dia!
    Sempre tive a curiosidade de fazer algo para nosso consumo com o sorgo, um vez que diziam ser comida só para cavalos. Comprei o Sorgo Vermelho em grão, tornei-o farinha batendo simplesmente no liquidificador. Fiz pão usando uma boa quantidade do mesmo como experiência misturando outros grãos e um pouco de farinha branca, o resultado um pão maravilhoso, leve e saboroso. Como o teste aprovou hoje farei um nhoque de espinafre com a farinha de sorgo somente. Imaginem a delícia. Sou uma curiosa por alimentos alternativos.

  2. Quantas colheres devo adicionar na dieta por dia.

    Onde encontrar o sorgo com confiança que não tem mistura com outros carboidraros