Farinha de sorgo

13 Benefícios da Farinha de Sorgo – O Que é, Para Que Serve, Como Fazer e Receitas

Ela tem a capacidade de prevenir certos tipos de câncer, ajudar a controlar o diabetes, melhorar a saúde digestiva, construir ossos fortes, promover o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e aumentar a produção de energia, além de uma alternativa segura para pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten.

Esses são alguns dos benefícios da farinha de sorgo para a saúde, que a tornam uma adição valiosa para qualquer dieta.

O que é sorgo?

Sorgo é um termo amplo para um gênero inteiro de gramíneas que são nativas de regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Mesmo existindo mais de 30 espécies diferentes, apenas uma é colhida para consumo humano, enquanto as outras são utilizadas principalmente como forragens para animais.

A espécie importante para os seres humanos é a Sorghum bicolor, que é nativa da África, mas que pode ser encontrada em todo o mundo como alimento básico.

O grão também tem outras utilidades: ele ajuda no processamento de óleo comestível, dextrose, álcool e é amplamente utilizado na produção de etanol. A sua semente atende a muitos mercados, como o de gado, alimentos e de grãos. Ele também está disponível como adoçante e adiciona uma profundidade de sabor em alguns alimentos, como o mel.

A farinha feita a partir do sorgo tem uma cor bege ou branca e é considerada “doce”, levemente texturizada e com sabor suave.

Propriedades da farinha de sorgo

O sorgo é um grão integral impressionante. Nutrientes como ferro, vitaminas do complexo B, fibras e proteínas estão presentes em sua composição, além de ser surpreendentemente rico em antioxidantes, como compostos fenólicos e antocianinas, que ajudam a reduzir a inflamação e diminuir os danos dos radicais livres.

1/4 xícara de farinha de sorgo tem cerca de:

  • 120 calorias;
  • 01 grama de gordura;
  • 25 gramas de carboidratos;
  • 03 gramas de fibra;
  • 0 gramas de açúcar;
  • 04 gramas de proteína;
  • 110 miligramas de fósforo;
  • 1,68 miligramas de ferro;
  • 1,1 miligramas de niacina;
  • 0,13 miligrama de tiamina.

13 Benefícios da farinha de sorgo para a saúde

Sua eficácia na prevenção de certos tipos de câncer, diabetes, saúde digestiva, construir ossos fortes, promover o desenvolvimento de glóbulos vermelhos, aumentar a produção de energia e oferecer mais uma opção alimentar para pessoas com doença celíaca são alguns benefícios da farinha de sorgo. Confira todas as vantagens de incluir esse alimento na sua dieta e proporcionar mais saúde para o seu corpo.

1. Coração saudável

Os hábitos alimentares costumam ser uma das causas de complicações cardiovasculares e problemas de saúde relacionados. Uma dieta baseada em alimentos que não oferecem nutrientes para o organismo pode resultar em artérias entupidas, que ficam cheias devido ao acúmulo de colesterol ruim. Nesta condição, deve-se optar por alimentos ricos em fibras.

A ingestão frequente da farinha de sorgo pode ajudar a eliminar o colesterol ruim e rejuvenescer suas artérias. A alta quantidade de fibra presente no grão ajuda a literalmente raspar e remover o LDL (colesterol ruim) de suas artérias.

Os grãos de sorgo também têm uma camada natural de cera que envolve o grão e contêm compostos vegetais protetores, como o tipo chamado policosanol, que tem benefícios positivos para a saúde cardíaca.

2. Não contém glúten e não é geneticamente modificado (OGMs)

A farinha de sorgo é um excelente substituto para a farinha de trigo e um ótimo ingrediente para quem não tolera o glúten. Enquanto o glúten pode causar problemas de saúde digestivos, inchaço, diarreia, constipação, fadiga, dores de cabeça e outros sintomas, a farinha de sorgo tende a ser mais fácil de digerir e tolerar.

Além de evitar o glúten, há outros benefício da farinha de sorgo por ela não ser geneticamente modificada (OGMs). Ao contrário de alguns derivados de trigo, os grãos de sorgo são cultivados a partir de um método natural que tem sido usado há séculos e não requer biotecnologia, tornando-o não-transgênico (não sofreu transformação genética).

Este é um ponto considerado importante, pois os alimentos geneticamente modificados já foram associados a dificuldades de aprendizagem, problemas digestivos e inflamação.

3. Fonte de fibra

Sem dúvida, um dos maiores benefícios da farinha de sorgo e outros grãos integrais é que eles retêm toda a sua fibra dietética, ao contrário de grãos refinados, que são processados ​​para remover partes como seu farelo e germe.

O sorgo é aproveitado por inteiro, até suas camadas externas são comestíveis, o que significa que ele fornece ainda mais fibras, além de muitos outros nutrientes cruciais, e tem um índice glicêmico mais baixo.

O alto teor de fibra presente na farinha de sorgo é importante para a saúde digestiva, hormonal e cardiovascular e também contribui com uma digestão mais lenta, garantindo uma sensação de saciedade por mais tempo.

4. Boa fonte de antioxidantes

Existem vários tipos de plantas de sorgo, como as pretas, marrons e vermelhas. Elas são ricas em antioxidantes que estão associados à prevenção do câncer, diabetes, doenças cardíacas e algumas doenças neurológicas.

Os antioxidantes são encontrados em alimentos anti-inflamatórios e eles ajudam o organismo a eliminar os radicais livres. Estes, quando não controlados, podem levar à inflamação, envelhecimento e várias outras doenças.

Um estudo realizado mostrou que a atividade antioxidante e a estabilidade do pH encontradas no sorgo são de três a quatro vezes maiores do que certos grãos integrais. O sorgo preto é considerado um alimento altamente antioxidante e teve o maior teor de antocianina de todos no estudo.

O sorgo também é uma rica fonte de fitoquímicos, incluindo taninos, ácidos fenólicos, antocianinas, fitoesteróis e policosanóis, o que significa que há benefícios da farinha de sorgo semelhantes aos encontrados na ingestão de alimentos integrais.

5. Equilibra o açúcar no sangue

A farinha de sorgo apresenta um baixo índice glicêmico. Por ser rica em amido, fibra e proteína, ela leva mais tempo do que os grãos refinados para ser digerida, reduzindo a velocidade com que a glicose (açúcar) é liberada na corrente sanguínea, beneficiando pessoas com problemas de açúcar no sangue, como o diabetes.

O sorgo também ajuda a controlar os picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, reduzindo as alterações de humor, fadiga e ânsias. Vale destacar que a farinha de sorgo contém alto conteúdo fenólico e antioxidante, que ajuda a inibir a resistência à insulina.

6. Ajuda a saúde digestiva

O funcionamento inadequado do sistema digestivo pode ser a razão pela qual você perde o sono. Constipação, diarreia e cãibras são complicações intestinais realmente desconfortáveis ​​que impedem o seu intestino de absorver diversos nutrientes muito importantes para a saúde.

A grande quantidade de fibra presente no sorgo ajuda a melhorar o sistema digestivo, regulando o trânsito intestinal e muitas vezes ajudando a adicionar volume às suas fezes, melhorando os quadros de diarreia. Comer a farinha de sorgo diariamente pode ajudar a melhorar seus movimentos intestinais, pois ele fornece quase 44% da ingestão diária necessária de fibra.

7. Contribui com a saúde óssea

Ossos fracos podem limitar as atividades de muitas formas e trazer consequências muito sérias, mas a pior delas é tornar-se dependente de remédios. Adicionar alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio à sua dieta, como a farinha de sorgo, contribuirá com a elevação da absorção de cálcio do seu corpo. Além disso, alguns estudos determinaram que o grão ajuda na regeneração de ossos e tecidos.

8. Mantém a pele saudável

Além de consumir a farinha de sorgo, você pode fazer uma pasta e aplicá-la no seu rosto. Essa mistura pode ajudar a limpar a pele de toxinas, mantendo-a saudável e hidratada. Outro efeito muito potente é a capacidade de impedir a produção de células de melanoma, que são responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele. Isso acontece porque a farinha de sorgo contém tanino, que faz com que essas células morram.

9. É fonte de energia

Quando o nosso corpo está saudável e em boa forma, diminuem-se as chances de se sentir
apático e desinteressado. As fibras presentes na farinha de sorgo podem ajudar a manter os níveis de energia.

Um dos benefícios da farinha de sorgo é justamente consumir mais ferro e niacina, ou vitamina B3. Ambos suportam o seu metabolismo, pois o ferro ajuda na produção de combustível e a niacina ajuda-o a decompor e metabolizar os nutrientes em energia. A niacina e o ferro também ajudam a circulação saudável, e o ferro desempenha um papel na função imunológica.

10. Ajuda a reduzir o peso corporal

As quantidades de fibras contidas na farinha de sorgo condicionam o corpo a realizar uma digestão mais lenta, e isso se reflete em uma sensação de saciedade, que é sentida por mais tempo, garantindo que você não sinta fome e evite os excessos.

O adoçante de sorgo também pode ser usado no lugar do açúcar ou adoçantes processados ​​convencionalmente. Esta é uma alternativa saudável para muitos alimentos, pois regula os níveis de insulina.

11. Saúde ocular

Ter uma alimentação mais equilibrada pode contribuir e muito com a saúde dos nossos olhos. Uma vez que problemas como as cataratas começam a aparecer, você precisará se submeter a procedimentos dolorosos e desconfortáveis ​​para reverter ou amenizar o quadro, então a prevenção ainda continua sendo a melhor opção.

Uma quantidade saudável de vitamina A contida na farinha de sorgo ajudará a manter os olhos mais saudáveis. O sorgo também contém betacaroteno, que ajuda a proteger o seu sistema ocular, prevenindo a formação de cataratas.

12. Circulação sanguínea

A quantidade de minerais e vitaminas presentes neste grão, juntamente com as fibras, trazem benefícios do sorgo para ajudar o organismo a manter um fluxo sanguíneo saudável dentro do seu corpo. Uma boa circulação sanguínea ajuda a transportar nutrientes para todos os órgãos vitais, mantendo-os saudáveis.

13. Imunidade

Estar com o sistema imunológico forte ajuda a bloquear a entrada de qualquer vírus ou outras doenças no corpo. A vitamina C é conhecida por aumentar a produção de glóbulos brancos, o que é necessário para a construção da imunidade, e a farinha de sorgo ajuda na ingestão da vitamina C, contribuindo com níveis adequados e consequentemente com a imunidade.

Onde comprar a farinha de sorgo?

A farinha de sorgo costuma ser vendida em lojas de produtos naturais, supermercados nas seções de cereais, farinhas ou de alimentos sem glúten e zonas cerealistas. Quando for comprar, veja se ela não foi branqueada, enriquecida ou refinada, porque isso pode acontecer.

Fazer a sua própria farinha pode ser uma opção e evitará a inclusão de conservantes, açúcar e quaisquer agentes espessantes artificiais que são comumente usados ​​em produtos embalados.

Preparar sua própria farinha é muito simples. Coloque o grão de sorgo seco em seu liquidificador ou multiprocessador. Use a opção de pulsar várias vezes até que o grão seja transformado em um pó fino. Por fim, peneire e guarde em um recipiente com tampa e em local seco e arejado.

Como consumir?

A farinha de sorgo pode ser usada da mesma forma que outros grãos sem glúten para fazer assados ​​caseiros como pão, bolos e panquecas. Ao fazer receitas, você pode substituir a farinha de trigo pela de sorgo.

Além dos benefícios da farinha de sorgo de fornecer nutrientes e mais fibras, um benefício adicional é que a farinha de sorgo geralmente tem uma textura mais suave e menos quebradiça, seca ou arenosa que algumas farinhas sem glúten, ideal para “incorporar” algumas em receitas doces ou engrossar ensopados, molhos e outras receitas salgadas.

A recomendação é adicionar entre 15% e 30% de farinha de sorgo às suas receitas para substituir a farinha de trigo, mas usar apenas o sorgo em alguns preparos pode impedir que a receita cresça tão bem quanto as feitas com outras farinhas. Então, funcionará melhor se combinada com outras farinhas sem glúten, como a de arroz ou amido de batata.

Adicionar um pouco mais de óleo ou gordura (como óleo de coco ou manteiga alimentada com capim) e ovos extras para receitas preparadas com o sorgo pode melhorar o teor de umidade e textura. Outro truque é usar o vinagre de maçã, que também pode melhorar o volume de massas feitas com misturas sem glúten.

Receitas

Confira algumas receitas simples para inserir a farinha de sorgo aos seus preparos.

1. Broa de sorgo

Ingredientes:

  • 02 xícaras (chá) de farinha integral de sorgo;
  • 02 xícaras (chá) de fécula de mandioca;
  • 04 colheres (sopa) de açúcar;
  • 01 pitada de sal;
  • 02 colheres (sopa) de fermento em pó;
  • 03 colheres (sopa) de margarina;
  • 01 xícara (chá) de leite;
  • 02 ovos;
  • Erva doce a gosto.

Como preparar:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em seguida, adicione os demais ingredientes e mexa até que a massa fique homogênea. Com as mãos, enrole a massa em forma de bolinhas e disponha em uma assadeira levemente untada.

Pincele as bolinhas com gema de ovo e leve ao forno para assar em temperatura moderada e espere dourar.

2. Bolo de farinha de sorgo

Ingredientes:

  • 02 xícaras e meia (chá) de farinha de sorgo;
  • 01 xícara (chá) de açúcar;
  • 01 xícara e meia (chá) de manteiga ou margarina;
  • 01 xícara (chá) de leite;
  • 04 gemas;
  • 04 claras em neve;
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 01 colher (chá) de sal.

Como preparar:

Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Em seguida, acrescente as gemas, a farinha, o leite, o fermento e o sal, mexendo até misturar bem. Bata as claras em neve e adicione à mistura, deixando incorporar levemente, sem bater. Leva a massa para assar em uma fôrma untada com manteiga. Deixe em fogo moderado, por um período de 30 minutos. Espere esfriar e sirva em seguida.

3. Panqueca com farinha de sorgo

Ingredientes:

  • 02 copos de farinha de sorgo;
  • 03 colheres de chá de fermento em pó;
  • 01 colher de chá de açúcar de coco;
  • 3/4 colher de chá de sal;
  • 1/2 copo de leite;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal;
  • 03 ovos;
  • 01 copo de água.

Como preparar:

Misture os ingredientes secos. Adicione os ovos, óleo e água e misture bem. Com uma concha, pegue um pouco da mistura e despeje em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Quando estiver dourado, vire e doure do outro lado. Sirva com molho e acompanhamento de sua preferência.

Existe algum efeito colateral ou preocupação com o consumo da farinha de sorgo?

Não há preocupações ou precauções conhecidas em relação à adição de sorgo à sua alimentação, mas existe a possibilidade de algumas pessoas serem alérgicas a ela; porém, os casos de são muito raros.

Ficou comprovado que o alto teor de nutrientes presentes no sorgo contribuirá com um corpo mais saudável, então coma com moderação e aproveite todos os maravilhosos benefícios da farinha de sorgo para a saúde!

Referências adicionais:

Você já tinha utilizado a farinha de sorgo em sua dieta e conhecia os benefícios para a saúde? Pretende usar mais agora em suas receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*