Benefícios do Urucum – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 01/12/2020

Combate o envelhecimento, melhora da digestão e efeito anti-inflamatório: conheça todos os benefícios do urucum e saiba como usar!

  Continua Depois da Publicidade  

O urucum pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas de clima tropical e suas aplicações vão desde a gastronomia até a produção de cosméticos.

Trata-se de um fruto cujas propriedades são capazes de promover diversos benefícios à saúde e boa forma, que vamos explicar a seguir.

Propriedades e benefícios do urucum

Veremos agora para que serve o urucum, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

urucum

1. Contribui para uma visão saudável

O urucum tem alto índice de carotenoides que contribuem para a saúde da visão de diversas formas, como por exemplo protegendo os olhos contra raios UV.

Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, auxiliando na prevenção de catarata e protegendo contra a degeneração macular. Além disso ajuda a manter a visão forte e também a prevenir doenças oculares mais graves.

2. Combate o envelhecimento

Os carotenoides presentes no urucum também são ótimos antioxidantes. Outros compostos orgânicos como tocotrienois também têm a função antioxidante e previnem os sinais de envelhecimento combatendo os radicais livres que destroem as células. E é justamente por conta disso, que o urucum é muito usado para o tratamento da pele.

3. Ajuda a manter os ossos fortes

O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja fundamental na alimentação diária.

4. Importante para a boa formação do feto

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, dentre eles a prevenção de defeitos congênitos no feto. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

5. Efeito cicatrizante

Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Ação anti-inflamatória

As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele para minimizar os sintomas. Também é possível utilizá-la para ajudar na cura de infecções vaginais.

7. Pode ajudar na saúde do coração

As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

8. Pode ajudar na digestão

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, o urucum contribui para uma boa digestão e uma melhor absorção de nutrientes no organismo.

As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

9. Pode ajudar na perda de peso

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom aliado na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a tendência do organismo de estocar gordura.

10. Ajuda a aliviar dores no estômago

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados por comidas mais apimentadas.

Como usar: aproveite os benefícios!

Muitos estudos ainda estão sendo realizados com a erva. A cada dia são descobertos novos benefícios do urucum.

Infusão de urucum:

Como vimos anteriormente, não é apenas a semente que oferece os benefícios do urucum, suas folhas também. A infusão da folha de urucum pode ser um ótimo anti-inflamatório, tratar feridas, infecções, reduzir o colesterol, diminuir pressão arterial e outros problemas.

  Continua Depois da Publicidade  

Chá de urucum:

A melhor forma de consumo é em forma de chá de urucum. Para fazê-lo, basta adicionar de 8 a 12 folhas de urucum em um litro de água fervente por 12 minutos, em seguida, deixe esfriar e beba 3 copos uma vez ao dia.

Urucum em cápsulas e sementes integrais:

Outra forma de aproveitar os benefícios do urucum é consumindo o urucum em cápsula, ou as sementes integrais, que você pode encontrar em feiras locais, lojas de produtos naturais ou lojas de especiarias em geral.

Óleo de urucum:

Uma outra forma possível de consumir os benefícios disponíveis nas sementes, é por meio do óleo de urucum. Saiba aqui como fazer óleo de urucum.

Entretanto, mesmo com diversos benefícios, há alguns casos de pessoas que apresentaram reações alérgicas ao urucum.

Vale lembrar ainda que caso você vá passar por uma cirurgia futuramente, evite o urucum, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

E por fim, mesmo com benefícios para mulheres grávidas, o ideal é que seu consumo seja prescrito pelo médico, para definir a quantidade apropriada.

O que você achou dos benefícios do urucum? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá procurar consumi-lo mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (257 votos, média 4,24)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

101 comentários em “Benefícios do Urucum – Para que serve e como usar”

  1. Nasci em Teófilo-Otoni MG, já comia este produto desde criança, é comum o seu conumo nessa região.
    Nossa saúde, minha e de minha família é nota 10, graças a Deus e com certeza ao consumo desses alimentos naturais. Não sabia desses benefícios todos. Parabéns pelo artigo…
    Viva o Coloral, como é conhecido por aqui..
    Povo de canela seca, bom demais…

    Responder
  2. Parabéns pelas orientações contidas na matéria de fácil leitura e abrangente em seu conteúdo.

    Responder
  3. Eu, faço o uso colocando uma colher da farinha dele sobre a comida por um período de 15 dias seguidos e dou uma parada de 30 dias, eu quero obter todos os benéfiocios, mais, já sinto alguns efeitos positivos.

    Responder
  4. Gostei muito de saber os beneficios do urucum.eu sempre usei e agora vou usar mais ainda. Obrigada pela informação me ajudou muito

    Responder
  5. E eu que estava apenas procurando ver se colorau era com L ou U, acabei encontrando um tesouro de informação..

    Responder
  6. Eu, faço o uso da semente de urucum moído na comida, coloco uma colher da farinha por cima da comida por um período de quinze dias seguidos e paro por mais quinze dias e recomeço, faço este intervalo para o organismo não rejeitar ou se acostumar e não obter mais os efeitos, com isto estou tratando de uma gastrite que me incomodava a anos mesmo usando todo tipo de remédio prescrito pelos meus médicos, para ter ideia eu sofria algumas crises de desarranjos intestinais que me fazia passar noites inteiras no banheiro, hoje já estou podendo me alimentar com muitas coisas que antes não eram possíveis.

    Responder
  7. Amei. Estou tomando 10 sementes de urucum em meia xícara de água quente. Deixo tampado durante a noite e bebo pela manhã em jejum. Tem que tomar durante um mês e fazer novos exames. Eu emagreci muito, tira a barriga e o estômago alto.

    Responder
  8. Estou tomando semente de urucum.tenho dores horrível. Tomando melhorou minhas dores. E estou me sentindo mais leve .sem colesterol tbbb.estou feliz mesmo

    Responder
  9. Em 2001 sofri um acidente de automóvel e de acordo com os exames, fraturou uma vértebra na coluna, que por pouco não atingiu a medula óssea. O médico só receitou apenas relaxante muscular para amenizar as dores. Me ensinaram a semente de URUCUM, 12 sementes em 1/2 ( meio ) litro dágua; tomando 2 goles pela manhã, em jejum, dois goles antes do almoço e dois goles antes da janta. Para minha surpresa, com 30 dias, efetuados novos exames (ressonância magnética), não havia mais nem sinais da fratura. Excelente como fortalecedor dos ossos. Parabéns pelo artigo.

    Responder
  10. Me acordei hoje, com vontade de saber sobre o urucum, bem fiquei muito feliz, estou com algumas frutas do urucum em.cima da mesa, usamosem casa como corante nos pratos e ótimo, agora irei consumir suas folhas como chá, e suas sementes pro colesterol alto. Deus abençoe que seja realmente o que preciso.

    Responder
  11. Comecei a tomar a semente de Urucu hoje dia 26 de abril de 2018 por intermédio de uma Professora que também tem diabetes tipo 2 igual eu. Acredito que daqui há uns 60 dias terei uma noção melhor da eficacia desse tratamento natural, o procedimento que irei fazer são anotações há cada semana do nível de glicose através do aparelho de medição e 2 exames de sangue completo nesse período, pois o tratamento com medicamento é bastante desgastante. O uso da Metformina de 500 mg meu causou uma acides muito forte que me deixou bastante abatido fisicamente e mentalmente!

    Responder
    • Quero retificar minha resposta, Jair: o urucum não é indicado para diabético, porque pode alterar o nível de açúcar no sangue.que pena!

      Responder
      • Dei 5 sementinhas de orucum pra minha mãe em jejum todos os dias como se fosse remédio e acabou a diabete e o colesterol dela. Não pode mais que 5 sementes ao dia

        Responder
    • ‘Carlson Lima, nos mantenha informados sobre a sua experiência.
      Vou passar a tomar as sementes, mas vou vericar a glicose também.
      Saúde para todos!

      Responder
  12. Já algum algum tive a ideia de pesquisar urucu nao sabia dos seus benefícios, como a natureza é bela em todos os sentidos, só enho a agradecer. Eu só usava no tempero, quase em todos os pratos eu coloco.Deixa o alimento bem mais saborosos. Agora vou recomendar para as minhas amigas. Gostei da matéria,.

    Responder
  13. Gostei da matéria deste site, muito importante, por tratar-se de uma planta que se adaptou bem em nosso País, fruto de muitos benefícios para todos nós, em especial à saúde. Como sabemos o urucum é largamente utilizado como condimento orgânico saudável em nossa culinária. Além do mais, é um elemento importante da economia do nosso País, sendo também uma “peça” nobre da nossa rica cultura indígena, devido aos muitos benefícios e utilidades encontradas nesse precioso fruto, nessa preciosa planta, pelos nossos valiosos povos indígenas . Parabéns ao(a) Autor(a) da matéria.

    Responder
  14. TENHO UM PÉ DO URUCUM EM CASA. É UMA ARVORETA DE PEQUENO PORTE, Ñ PRECISA DE MUITO ESPAÇO PARA O CULTIVO. . . VALE MUITO A PENA !

    Responder
  15. Faço uso da semente de urucum a mais de cinco anos, tomo pela manhã juntamente com meu café da manhã 10 sementinhas. Minha só melhorou, hoje em dia não tenho mais anemia, plaquetas estão normais, sendo que ambas eram constantemente baixas, normalisou colesterol. Antes quando ia a praia, por ter a pele muito clara, ficava muito vermelha, com insolação, muito quente, agora pela pela tem mais resistência ao sol, não provoca vermelhão, e a pela da um tom dourado no bronze. Se viajar, vai junto comigo, sou bem disciplinada, tomo regularmente, todos os dias, tenho falado para muitas pessoas, sobre a eficiência do urucum.

    Responder
    • Jorge tem uma amiga minha que usa uma pomada que chama Millitus Derm deve custar em torno de uns 60 reais é feito a base de urucume para ela deu uma aliviada em uma semana de uso. Dê uma olhada talvez resolva pra você também, não é tão barato, mas com o resultado valeu a pena.
      O MILLITUS DERM auxilia a cicatrização de feridas simples e complexas. É feito com extrato natural de Bixa orellana (urucum) e atua no reequilíbrio das células estimulando a formação de colágeno e o aumento da circulação sanguínea, o que contribui para a reparação dos tecidos.

      Em pesquisas na Universidade Federal de Viçosa, foi utilizado amplamente como produto auxiliar no tratamento de lesões dermatológicas em geral, principalmente àquelas de difícil cicatrização, em pacientes diabéticos e não diabéticos. É livre de parabenos e outros conservantes artificiais. Sua cor e fragrância são conferidas pelo extrato de urucum.

      INFORMAÇÕES DO PRODUTO
      Composição: Extrato de semente Bixa Orellana (urucum) e Petrolatum (vaselina grau farmacêutico)
      Peso Liquido: 30g

      BENEFÍCIOS

      – Propriedades emolientes e hidratantes;

      – Ajuda no processo de cicatrização de feridas em geral;
      – Auxilia na proteção e restauração da pele sensível e fragilizada dos diabéticos;
      – Hidrata e contribui para a reparação dos tecidos;
      – Não é um produto fotossensível, ou seja, não há restrição para a exposição ao sol durante o uso do produto;

      – Desenvolvido em pesquisas da Universidade Federal de Viçosa.

      USOS EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCOS
      Não há contraindicação de usos para idosos, grávidas e lactantes
      Recomenda-se o uso em crianças a partir de 02 anos

      MODO DE USAR
      – Antes de aplicar o produto, a pele deve encontrar-se limpa, seca e isenta de cremes ou outros produtos.
      – Para melhor desempenho do produto recomenda-se a total cobertura de toda a região da pele sensibilizada. A aplicação pode ser repetida a cada 24 horas até a total recuperação da região, sem a necessidade de interrupção.

      CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO

      Conserve o produto em local fresco e seco e ao abrigo da luz e calor com temperaturas até 30 graus.

      PRECAUÇÕES

      – Somente pra uso externo. Não ingerir. Evite contato com os olhos
      – Uso contraindicado para pessoas alérgicas ao Urucum e aos demais componentes do produto.
      – Caso apareçam sintomas que possam estar relacionados a uma possível reação alérgica, tais como irritação, vigorosa ardência ou coceira, retirar o produto com auxílio de uma gaze limpa e lavar o local com água limpa ou, preferencialmente, com soro fisiológico e suspender o uso do produto imediatamente. Persistindo os sintomas, o médico deverá ser consultado.
      – Em virtude do extrato de Urucum ser um ativo natural poderá apresentar leve alteração na coloração entre os lotes.
      – A coloração típica derivada do extrato poderá causar mancha em tecidos, mas em geral estas são removidas durante a lavagem. Porém, se a região aplicada for entrar em contato com tecidos, recomendamos que proteja a região aplicada com gaze ou atadura de sua preferência.

      Responder