Em entrevista recente, Beyoncé, 42 anos, admitiu aos fãs que lida com uma doença crônica desde a infância. A cantora detalhou como o diagnóstico afetou sua vida e seu cabelo até hoje em dia.
No bate-papo, a artista norte-americana diz que tem psoríase, condição autoimune que faz com que o corpo produza novas células da pele em uma quantidade excessiva, resultando em manchas escamosas e coceira no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, dentre outras partes do corpo.
“Tenho muitas lembranças lindas ligadas ao meu cabelo. A relação que temos com nossos cabelos é uma jornada profundamente pessoal. Desde passar a infância no salão da minha mãe até meu pai aplicar óleo no meu couro cabeludo para tratar minha psoríase, esses momentos foram sagrados para mim”, relatou, em entrevista à revista Essence.
Beyoncé continuou sua reflexão sobre a relação de grande parte das pessoas com seus cabelos. “As conversas e debates nos salões e barbearias criam um sentido de comunidade para as pessoas que olham para isso como um retiro da sua vida cotidiana. Para elas é um lugar para se sentirem bonitas e desabafarem, rirem, compartilharem segredos e transmitirem sabedoria. É a reunião comunitária mais consistente que temos. É tão importante que seja um santuário”, declarou.
Após muitas especulações, a artista pop anunciou o lançamento de uma linha de produtos para os cabelos chamada Cécred. Na entrevista, Beyoncé detalhou o processo até chegar no nome da marca e iniciar um projeto que considera bastante especial.
“Então, peguei o final do meu nome, Cé, e fiz dele o início da palavra sagrado, para criar Cécred. Do salão da minha mãe, dos rituais diários com o meu pai e dos anos de experiência no desenvolvimento de uma linha de cuidados para os cabelos, a jornada foi exatamente isso: Cécred”, destacou.
Em 2013, Beyoncé surpreendeu a todos ao surgir com os cabelos curtinhos, em um corte pixie. “Adoro como associamos determinado penteado a momentos da nossa vida, como aquele momento do cabelo curto. Lembro-me do dia em que decidi cortar todo o meu cabelo. Eu não tinha um estilo específico em mente. Não foi uma escolha estética, mas foi uma transformação emocional e metamorfose muito grande que eu estava passando”, explicou.
A decisão foi tomada cerca de um ano após o nascimento de Blue Ivy Carter, sua primogênita com Jay-Z, atualmente com 12 anos.
“Grande parte da minha identidade como artista está ligada ao cabelo solto. Cortar meu cabelo era me rebelar contra ser essa mulher que a sociedade pensa que eu deveria ser. Eu era uma mãe de primeira viagem, e algo sobre a libertação de ser mãe me fez querer abandonar tudo isso. Foi uma representação física de mim abandonando as expectativas colocadas sobre mim. Eu só queria tirar isso”, desabafou, por fim.