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Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?

A bicicleta ergométrica ajuda a proteger as suas articulações enquanto aumenta a resistência e tonifica suas pernas, previne doenças cardiovasculares e reduz o estresse. Abaixo você aprenderá a diferença entre as bicicletas computadorizadas e analógicas, verticais e reclinadas, além de descobrir se a bicicleta ergométrica emagrece mesmo.

Suba em uma bicicleta ergométrica e queime os quilos indesejados em casa ou na academia. Não precisa se preocupar com o tempo quando você escolhe treinar dentro de casa. Na verdade, você pode queimar o excesso mesmo se ainda não aprendeu a andar de bicicleta. Você pode simplesmente subir, começar a pedalar, e queimar centenas de calorias em cada hora de treino. Do mesmo modo, não precisa se preocupar com carros e outros perigos de pedalar na rua.

Além da bicicleta, outros equipamentos também te ajudarão a fazer seus treinos aeróbicos. Geralmente, a dúvida a ser respondida é qual deles farão com que você emagreça mais rápido? Para responder essa pergunta, você vai gostar de saber se fazer esteira emagrece e se aparelho elíptico ajuda a emagrecer.

Além dos exercícios indoor, o ar puro e as paisagens podem te ajudar a se exercitar. Mas a inconsistência das ruas e os perigos do trânsito podem atrapalhar um pouco. Descubra se andar de bicicleta emagrece.

Agora, imagine a segurança de um exercício indoor com a delícia de poder pedalar dentro d’água. Esse tipo de exercício pode parecer um sonho, mas é realidade em várias academias. Conheça a hidrobike e se ela emagrece de verdade.

Bicicletas computadorizadas ou não computadorizadas

Sendo computadorizada ou não, exercitar-se numa bicicleta ergométrica emagrece de qualquer forma. Bikes computadorizadas normalmente possuem displays digitais que te informam quantidade de calorias queimadas e a distância percorrida. Algumas possuem, inclusive, mecanismos para medir sua frequência cardíaca e velocidade.

Se você prefere ter essa contagem de calorias na mão, um modelo computadorizado pode ser sua escolha, mas modelos mais simples também te ajudarão a queimar. Lembre-se que contadores de calorias nem sempre são totalmente confiáveis. Caso opte pelos modelos computadorizados, é uma boa ideia contar também manualmente. Dessa forma, pode-se ter certeza que está atingindo seus objetivos.

Bicicletas verticais ou reclinadas (horizontais)

Ergométricas verticais são semelhantes a bicicletas normais. São posicionadas com os pedais abaixo de você. Por outro lado, uma ergométrica horizontal foi projetada com o assento semi-reclinado e os pedais posicionados à sua frente. Muitas vezes, pessoas com dores na lombar optam pelas horizontais por estas proporcionarem um apoio para as costas e menos desgaste dos joelhos. A que você escolher, seja em casa ou na academia, é com você. Qualquer tipo de bicicleta ergométrica emagrece, mas uma vertical requer mais esforços.

Duração dos treinos

Para perder peso em uma ergométrica, reserve pelo menos cinco dias na semana. Se você é um iniciante, comece devagar. Se exagerar no treino, ficará tão dolorido no dia seguinte que será difícil conseguir treinar de novo. Comece com 15 minutos na bike, mas não tem problema algum em não completar os 15. Eventualmente suas pernas vão se acostumar com o treino e ficará mais fácil. Ao passar do tempo, aumente para até 30 minutos de exercício. Ao se acostumar com esse nível, aumente sua meta para uma hora de bicicleta ergométrica, cinco vezes por semana.

Comece devagar

Para iniciantes, é bom pedalar mais devagar e aumentar a velocidade na medida em que seu corpo se acostuma com os treinos. O mesmo vale para a resistência. Exercitar-se com a bicicleta ergométrica emagrece mesmo em baixa resistência no início. Vá aumentando para níveis em que consiga realizar o exercício sem dores, aos poucos.

Entretenimento

É mais provável de seguir com o plano se você tiver algo para se distrair enquanto pedala. Muitas pessoas assistem televisão ou ouvem música para passar o tempo. Você pode até descobrir que gosta de ler na bike, desde que não perca o equilíbrio e caia.

Treinos para perda de peso

Para maximizar a efetividade de seus treinos, comece descobrindo quantas calorias você precisa queimar por dia. Por exemplo, se seu objetivo é perder 1 kg por mês, precisará queimar cerca de 350 calorias por dia, cinco dias por semana. Uma mulher de 68 kg consegue queimar de 130 a 330 calorias em meia hora de bicicleta ergométrica. Dessa forma, pode-se atingir seu objetivo com um pouco mais de 30 minutos de exercícios diários. Claro, a quantidade de calorias necessárias dependerá de quanto você pesa e da intensidade do seu treino. Quanto mais rápido pedalar e quanto maior a resistência, mais calorias irá conseguir queimar. Da mesma forma, quanto mais você pese inicialmente, mais conseguirá queimar por sessão.

Como usar uma bicicleta ergométrica

A ergométrica foi um dos primeiros equipamentos populares. Elas são acessíveis para todos os orçamentos. Algumas são ofertadas a 200 dólares em lojas populares, e as de última geração, com diversos aparatos tecnológicos modernos podem passar dos 5,000 dólares. Cada bike terá seu próprio manual, que deve ser estudado antes de começar a usar. Entretanto, algumas instruções básicas são comuns para todas, seja em casa ou na academia. Não se esqueça de se consultar com um profissional antes de dar início a qualquer programa de exercícios.

Personalizando sua pedalada

Antes de subir na bike, alguns ajustes devem ser feitos. Primeiramente, deve-se ajustá-la para a sua altura. Praticamente cada bicicleta terá diferentes ajustes das distâncias entre os pedais e o guidão. Para decidir o melhor ajuste para você, comece sentando na bike. Depois, estime o quão para trás você consegue sentar e pedalar confortavelmente. Pedale algumas vezes para testar antes de fazer algum reajuste. Alguns bancos também ajustam na altura. Quando se é novato na academia, peça para o treinador ou responsável mostrar-lhe os detalhes de todas as máquinas.

Planejando sua pedalada

Se for algo novo para você, informe sua idade, altura e peso. Isso ajudará a bicicleta a calcular quantas calorias serão queimadas no treino. Decida também quais tipos de treino você irá realizar. Algumas pessoas gostam de aumentar a dificuldade aos poucos, de forma que consiga pedalar de 30 a 60 minutos de forma tranquila. Outras preferem pedaladas mais velozes de 10 minutos. Qualquer que seja sua escolha, programe em várias bicicletas. Você sempre pode mudar depois.

Aproveitando ao máximo sua pedalada

Algumas ergométricas possuem televisores embutidos logo após o guidão. Elas mostram paisagens bonitas, para que você se sinta pedalando ao ar livre com o tempo perfeito. Isso pode te distrair, ajudando a passar o tempo mais rápido e te motivar. A tela também pode sintonizar canais de televisão para te entreter.

Você não precisa ter uma bicicleta de última geração para curtir essas vantagens. Ligue sua televisão enquanto pedala. Assistir aos seus programas favoritos deixará a pedalada mamão com açúcar. Desafie-se a dar tiros durante os comerciais. Pode-se também ligar um DVD.

Se você não gosta de televisão, você pode cantar enquanto pedala. Se você perder o fôlego e não conseguir cantar, é sinal de que está exagerando um pouco. Diminua o ritmo. Isso pode deixar o exercício mais agradável.

Você acha que exercitar-se em uma bicicleta ergométrica emagrece o suficiente para você? Como você prefere fazer seus exercícios aeróbicos? Comente abaixo!

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72 comentários em “Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?”

  1. Peso 78kg e minha altura é 1,60 quantos minutos na bicicleta ergométrica por dia posso fazer??obrigada

  2. Boa noite, gostaria de saber quantas calorias uma pessoa de 89kg pode perder pedalando inicialmente 15 minutos por dia,intercalando a intensidade das marchas.

  3. Bom dia , tenho 33 anos pedalo uma hora por dia em uma velocidade de média 38k/h, todos os dias peso 97 kg, 1.76 de altura, sera que perco algumas gramas… Me chamo cleiton

  4. ola
    Gostaria de saber se fizer abdominal com a respiração, contraindo e soltando o abdomem enquanto pedalo se é uma boa??? ou só copntrair e segurar é melhor?? é porque suo mais qndo contraio e solto.

  5. faço 30 minutos de manha e mais 1 hora de bicicleta esgometrica horizontal , tenho 53 anos , homen, 105 kg e 1.77mt.
    quero perder 10 kg comecei hoje .
    quantos quilos deverei perder por mes ?

  6. Boa tarde profesoor estou fazendo 40 min d ergométrica d manhã, gostaria d saber se posoo fazer a noite mais 40 min

  7. Ola.. Peso 92 kg e tenho 1,65 de altura, estou fazendo 30 minutos de bicicleta ergométrica, faço 15 minutos com a carga mais leve e 15 com carga mais pesada. Pretendo chegar a 65 kg, estou no caminho certo ? A minha bicicleta marca em torno de 200 calorias a cada 30 minutos que faço. E uma dúvida, poderei fazer 30 minutos de manhã e 30 minutos à noite ?

  8. Olá quero uma dica tenho 37 anos meu peso é 62 faço 30 minuto por dia de bicicleta ergométrica e as vezes no domingo faço 1 hora de caminahda só que não quero perder peso só. Para manter a triglicerídeos baixa que tava em 216 preciso ganhar massa nas pernas se eu emagrecer mas elas fica mto fina kk oque posso fazer só p manter a triglicerídeos normal?me de uma dica …

  9. Gostaria de perder 6 quilos. Faço 2 horas de bicicleta por dia, 7 dias por semana. Consigo dessa perdet pelo menos 2 quilos por mês? Obrigada

  10. Olá. Estou fazendo 1h30 min todos os dias de bicicleta ergometrica alternando a intensidade, tenho 1.73 e peso 65 kg minha meta é chegar aos 55 kg, será que consigo? Já estou vendo diferença nas roupas mas ainda não me pesei.

  11. Boa tarde

    Estou pretendo comprar uma bicicleta ergometrica horizontal, mas sou baixinha 1,50, qual a que adapta-se a minha altura?

    Grata

  12. Tenho 17 anos e 88 kg, e 1.65 de altura. Quanto tempo devo fazer por dia e quantos dias por semana? quero emagrecer!!

    • Experimente no início fazer no mínimo 20 minutos por dia. Ao passar do tempo, vá aumentando para 40, 50 e 60 minutos, que seria o ideal.

  13. Tenho 47 anos e 73 kg,1,62 de altura,sou mulher gostaria de saber se fazendo 1 hora de bicicleta cinco vezes por semana consigo perder peso no ritmo não muito pesado.Gostaria de perder uns 10 kg

  14. Tinha uma bicicleta vertical antiga e agora tenho uma horizontal. Estou achando que a pedalada na nova e um pouco mais difícil. Isso é normal?

    • Se você está achando a pedalada mais pesada, pode diminuir a carga. Daqui a pouco você se acostuma com a nova posição.

  15. alguém sabe se essa bicicleta é boa ?

    bicicleta ergométrica crank bike 4x

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  16. Bom dia
    o estou fazendo uma dieta e to pedalando 50 minutos por dia todos os dias da semana peso 117,400 kls
    quero chegar aos 95 kls vc acha com esse ritmo quanto tempo eu chegarei la?

    • Depende de cada pessoa. Se possível adicione exercícios de musculação também para acelerar os resultados. Não esqueça da importância da alimentação.

  17. faço 20 min de bicicleta de manha logo quando acordo, e mais 20 min de tarde quando chego do trabalho, gostaria de saber se esta certo fazendo assim duas sessões? ou seria mais correto fazer uma sessão mais prolongada?

    • Pode continuar assim, Arlene. Não há muita diferença. O que importa é que você mantenha, ao mesmo tempo, uma alimentação equilibrada.

  18. Olá. Tenho 75kg, não faço dieta mas quero emagrecer. Será que perco algum peso se fizer aos fins-de-semana 100 abdominais e 1h de bicicleta estática por dia, e durante a semana 50 abdominais e 30 minutos de bicicleta estática por dia? E mais ou menos quanto peso perderei a fazer isto?

  19. Boa noite. gostaria de saber se pedalar em pé na bicicleta ergométrica ajudar a perder mais rápido os quilinhos a amais?

  20. Olá, estou tomando goji Berry em capsulas 2 ao dia chegando do trabalho faço 30 mim de bicicleta ergométrica e alguns exercicios que vi na internet como flexões…. será que em 1 mês já consigo algum resultado para emagrecer ?

  21. olá tenho 24 anos e 115 quilos queria chegar nos 80 quilos então faço 35 minutos na bicicleta ergometrica e depois dou 100 pulos de corda descanso 10 minutos e sigo tudo novamente 2h por dia gostaria de saber se estou fazendo certo ou se estou forçando demais?

    • Está tendo resultados? Parece que está fazendo coisas demais. 1h de exercícios já seria suficientes. Dê atenção a sua dieta.

  22. Ola julio tenho 108 kl comprei uma ergométrica meio antoga , gostaria de saber quanto tempo devo fazer por dia ?? E quantas vezes por semana meu objetivo e perder bastante KL …

  23. Olá, gostaria de saber o que posso fazer com os braços enquanto pedalo. Posso fazer algum levantamento de peso leve (0,5 a 1kg)? O que mais posso fazer para o resto do corpo enquanto pedalo??

    Obrigada, adorei as dicas!

    • Talvez seja mais válido aumentar a carga da bicicleta do que mexer os braços, pode se tornar um pouco chato. Mas se quiser pode tocar as mãos em cima da cabeça com os braço esticados e baixa-los, sem parar. Para alternar pode tocar na sua frente também.

    • estou sando essa bicicleta , acho que se enquadra na sua duvida

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  24. oi JUlio,eu queria saber se estou fazendo certo,ja tem 1 samana que estou fazendo baike em casa 15 mim 10 kilometro 360 calorias todos dias faco assim o que vc axa …d

    • Aline, se você está começando agora, é uma boa meta sim. Com o tempo, vá aumentando esses minutos até aguentar mais e mais, de acordo com a melhora do seu condicionamento físico. Boa sorte!

  25. Bom dia eu tenho uma duvida comprei uma bicicleta engometrica quantos minutos devo pedala para perde peso pois já faço uma hora de Zumba

    • Uma hora de dança por dia já é um excelente aeróbico. Você pode começar fazendo 15 minutos de bicicleta, e com o tempo vai aumentando. Só cuidado para não exagerar em seus treinos! Se for aumentar muito a quantidade de minutos na bicicleta, procure não exagerar também na dança.

  26. Oi, gostaria de saber se ficar em pé na bicicleta e pedalar é uma maneira legal, se perco peso tbm ou só corro riscos de ficar td dolorida? hehehehe, a minha bicicleta, eu pedalo…pedalo e parece que não vejo muito esforço e já regulei no botão, a cinta eu puxo mais ñ sai do lugar. Ai dá imprenssão que não tô fazendo esforço nenhum, eu nem fico suada. será que a bicicleta tá com problema? ou eu não tô sabendo usar ela?

    • Se possível passe a usar a bicicleta com um frequencimetro, um monitor cardíaco. É aquele relógio que mede os batimentos cardíacos. Dessa forma terá certeza da intensidade aeróbica. Se a bicicleta está tão fácil assim ela pode não estar oferecendo resistência suficiente. Verifique se você já colocou o máximo de carga possível nela. Isso não é normal. Deveria ficar difícil no nível máximo.

  27. BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE INICIANDO BICICLETE ERGOMETRICA DIARIA DE 15 MIN E DEVAGAR A 30MIN E CUIDANDO ALIMENTAÇÃO CONSEGUI EMAGRECER UNS QUILOS ATE ANO NOVO ,MEU PROBLEMA CESAREA MAL FEITA TA ACABANDO COMIGO ,ME AUXILIEM POR FAVOR

    • Adriane, comece realmente fazendo um tempo um pouco menos para o seu corpo não sentir muito esse baque. Vá aumentando com o passar dos dias, para que no final do ano você esteja com o condicionamento físico bem melhor e tenha coseguido emagrecer! Não se esqueça de cuidar da alimentação também, pois de nada adianta você queimar algumas calorias fazendo bicicleta, mas no resto do dia consumir mais calorias através de uma alimentação não balanceada, ok?

  28. Júlio, eu sofro um sério problema do efeito sanfona. Já entrei em uma reeducação alimentar e aliado com 30 minutos, dia sim dia não, 3 vezes por semana de bicicleta ergométrica eu perdi cerca de 47 quilos, porém passei por alguns problemas e engordei de novo. Eu consigo fazer até 30 minutos de bike, isso devagar e depois vou aumentando a intensidade, mas não consigo passar de 30 minutos, quando chego nos 30 to morrendo! Gostaria de saber, se para eu perder mais peso e mais rápido, é válido, por exemplo, eu fazer 30 min de manhã e 30 min à noite? Perco mais rápido ou posso, sei-la, fadigar o corpo ou metabolismo e não perder à mais, ou perder a mesma coisa? Quando eu perdi peso, fazia 3 dias por semana, dia sim e dia não, uma vez fiz um teste pra vê quanto eu perderia fazendo todos os dias(inclusive sábado e domingo), o resultado foi que eu perdia a mesma média de peso 😐 Pq?

    • Avalie sua alimentação. Se você faz mais exercícios mas come mais não adianta. Talvez seja válido testar um treino intervalado. Você alterna um tempo de alta intensidade com outro mais suave. Por exemplo, você pode pedalar com muito intensidade durante 1 minuto e por 2 minutos pedalar bem mais lento para recuperação. Essa forma tem se mostrado muito eficaz na perda de peso. Com o tempo pode passar para 1 minuto intenso e 1 minuto suave. No começo se estiver muito difícil você pode fazer 1 intenso e 3 suaves. Fazer esse treino com um relógio monitor cardíaco é uma boa para saber exatamente como está a intensidade e recuperação.

  29. Ola Julio, ganhei uma ergometrica antiga. Tenho 62 kl. Comecei com 15 minutos com uma marcha média, nem leve e nem muito pesada. Quantos km sera q eu faço por dia? E quantas calorias estou perdendo? Minha bicicleta não marca, é muito antiga. Aguardo resposta…..obrigada!

    • Olá Maria.

      Primeiramente, é interessante que você não marque sua distância percorrida, e sim os minutos. Foi interessante você começar leve, com 15 minutos diários, para que seu corpo não sinta muito repentinamente.

      Vá aumentando os minutos conforme o seu condicionamento físico permita. Como dito no artigo, uima mulher de 68 kg consegue queimar de 130 a 330 calorias em meia hora de bicicleta ergométrica, então certamente é nessa média que o seu cálculo vai estar, ok?

      Tenha uma boa sorte!

  30. Olá, gostaria de saber, se eu não puder pedalar todos os dias eu posso compensar com mais de uma sessão no mesmo dia?

    • Olá Jeferson. O ideal é que não faça isso. Até porque o seu corpo necessita de uns dois dias de descanso para recuperar-se. Não tem problema se você não pedalar todos os dias da semana!

    • Olá Veronica. Pedalar na bicicleta ergométrica já é um exercício por si só. Mas se você quis se referir a alongar-se, sim, é importante alongar os músculos da perna antes de pedalar.

  31. oii comprei um bicicleta ergometrica e estou fazendo 40 minutos sera que vou emagreçer alguma coisa faz uma semana que estou nesse ritimo

    • Olá Sheila, se você nesses 40 minutos de exercícios queimar mais calorias do que vai consumir o resto do dia, certamente vai emagrecer! éE só tomar cuidado com o que você come, ok?

    • Olá Giovanne, você de fato tem que tomar muito cuidado com a ingestão de muitos doces. Isso com certeza pode prejudicar a sua tentativa de perder peso.

  32. Boa noite, estou fazendo 31mins de bicicleta ergometrica e a bicicleta sinaliza que pedalei 21km e as calorias gastas passam de 700 mas como a bicicleta nao mede meu batimento cardiaco, nao acredito nessa perda. Gostaria de saber qual a real perda com este exercicio e aliado a uma dieta de no maximo 1200cal dara resultado? Obrigada.

    • O mais provável é você estar gastando entre 200 e 400 calorias nesses 31 minutos, dependendo da intensidade do exercício. Se conseguir aliar esse exercício com um déficit calórico na dieta, você poderá perder 1kg por semana.

  33. Olá.
    Eu estou treinado a 3 dias. Comprei uma bicicleta ergométrica e um jump e estou treinando em casa. Faço todos os dias 1 hora de bicicleta 20 minutos de jump e 10 minutos de abdominais. Gostaria de saber se com este treino conseguirei sai da obesidade e se estou treinando corretamente. Aceito dicas e sugestoes de treinos tambem.

    Bjos!!!!

    • Olá Adna, certamente para quem está começando um programa de perda de peso, é uma ótima forma de se exercitar! Continue assim, e com uma reeducação alimentar correta, você com certeza vai emagrecer. Boa sorte!

  34. Prof Julio,a duvida da Raquel, acima, é a mesma minha, mas queria expor de outro ângulo:
    – se eu fizer 15 min as 17h.
    e as 20h fizer mais 15.
    fica valendo,para efeito de perda de calorias o mesmo que fazer 30 min de uma só vez ao dia?
    Para mim é um verdadeiro tormento ficar parada em cima da ergométrica, raramente consigo me concentrar mais de 15 mim em um exercício.
    Porem percebo que 15 e perfeitamente tolerável… O que o senhor diz sobre isso?

    • Andrea, neste caso você pode utilizar a estratégia do treinamento intervalado, que difere um pouco do conceito tradicional do exercício aeróbico de maior duração. Neste treinamento você alterna um período de forte intensidade, como 1 minuto, com um período de leve intensidade e recuperação, como de 1 a 2 minutos. Fazendo isso por 15 minutos você está maximizando sua queima de calorias tanto no momento do exercício como nos dias seguintes. Talvez até faça mais sentido você fazer isso por 15 a 20 minutos dessa forma e não fazer a segunda sessão do dia, já que não é uma coisa muito agradável para você.

      • Obrigada, professor. Eu ja havia lido essa sua sugestao.
        mas permaneco com aduvida:
        Se eu fizer duas sessoes diarias de 15 min cada qual, consigo queimar calorias, de modo que fique valendo como 30 de exercicios?
        Ou nao trará efeito?

  35. Adorei as instruções. ..preciso tirar uma duvida,caso eu comece a fazer o treino e me canso, por exemplo! em dez minutos. ..logo em seguida eu posso voltar fazer de novo? Ou fazendo aos poucos não adianta?

    • Oi Raquel, o ideal seria você fazer o exercícios com um frequencimetro, monitorando seus batimentos cardíacos. Dessa forma, você poderia alternar momentos se cansando mais com momentos mais leves e ainda assim permanecer o tempo inteiro da atividade em uma zona cardíaca aeróbica. Como regra geral, mesmo sem frequencimetro, evite dar muito tempo de descanso, como alguns minutos.

    • Gostei bastante dos comentários sobre pedalar numa bicicleta ergométrica e quanto tempo devemos faser para queimar calorias suficiente para emagrecer. Vou continuar com minhas pedaladas.

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