Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

A bicicleta ergométrica ajuda a proteger as suas articulações enquanto aumenta a resistência e tonifica suas pernas, previne doenças cardiovasculares e reduz o estresse. Abaixo você aprenderá a diferença entre as bicicletas computadorizadas e analógicas, verticais e reclinadas, além de descobrir se a bicicleta ergométrica emagrece mesmo.

Suba em uma bicicleta ergométrica e queime os quilos indesejados em casa ou na academia. Não precisa se preocupar com o tempo quando você escolhe treinar dentro de casa. Na verdade, você pode queimar o excesso mesmo se ainda não aprendeu a andar de bicicleta. Você pode simplesmente subir, começar a pedalar, e queimar centenas de calorias em cada hora de treino. Do mesmo modo, não precisa se preocupar com carros e outros perigos de pedalar na rua.

Além da bicicleta, outros equipamentos também te ajudarão a fazer seus treinos aeróbicos. Geralmente, a dúvida a ser respondida é qual deles farão com que você emagreça mais rápido? Para responder essa pergunta, você vai gostar de saber se fazer esteira emagrece e se aparelho elíptico ajuda a emagrecer.

Além dos exercícios indoor, o ar puro e as paisagens podem te ajudar a se exercitar. Mas a inconsistência das ruas e os perigos do trânsito podem atrapalhar um pouco. Descubra se andar de bicicleta emagrece.

Agora, imagine a segurança de um exercício indoor com a delícia de poder pedalar dentro d’água. Esse tipo de exercício pode parecer um sonho, mas é realidade em várias academias. Conheça a hidrobike e se ela emagrece de verdade.

Bicicletas computadorizadas ou não computadorizadas

Sendo computadorizada ou não, exercitar-se numa bicicleta ergométrica emagrece de qualquer forma. Bikes computadorizadas normalmente possuem displays digitais que te informam quantidade de calorias queimadas e a distância percorrida. Algumas possuem, inclusive, mecanismos para medir sua frequência cardíaca e velocidade.

Se você prefere ter essa contagem de calorias na mão, um modelo computadorizado pode ser sua escolha, mas modelos mais simples também te ajudarão a queimar. Lembre-se que contadores de calorias nem sempre são totalmente confiáveis. Caso opte pelos modelos computadorizados, é uma boa ideia contar também manualmente. Dessa forma, pode-se ter certeza que está atingindo seus objetivos.

Bicicletas verticais ou reclinadas (horizontais)

Ergométricas verticais são semelhantes a bicicletas normais. São posicionadas com os pedais abaixo de você. Por outro lado, uma ergométrica horizontal foi projetada com o assento semi-reclinado e os pedais posicionados à sua frente. Muitas vezes, pessoas com dores na lombar optam pelas horizontais por estas proporcionarem um apoio para as costas e menos desgaste dos joelhos. A que você escolher, seja em casa ou na academia, é com você. Qualquer tipo de bicicleta ergométrica emagrece, mas uma vertical requer mais esforços.

Duração dos treinos

Para perder peso em uma ergométrica, reserve pelo menos cinco dias na semana. Se você é um iniciante, comece devagar. Se exagerar no treino, ficará tão dolorido no dia seguinte que será difícil conseguir treinar de novo. Comece com 15 minutos na bike, mas não tem problema algum em não completar os 15. Eventualmente suas pernas vão se acostumar com o treino e ficará mais fácil. Ao passar do tempo, aumente para até 30 minutos de exercício. Ao se acostumar com esse nível, aumente sua meta para uma hora de bicicleta ergométrica, cinco vezes por semana.

Comece devagar

Para iniciantes, é bom pedalar mais devagar e aumentar a velocidade na medida em que seu corpo se acostuma com os treinos. O mesmo vale para a resistência. Exercitar-se com a bicicleta ergométrica emagrece mesmo em baixa resistência no início. Vá aumentando para níveis em que consiga realizar o exercício sem dores, aos poucos.

Entretenimento

É mais provável de seguir com o plano se você tiver algo para se distrair enquanto pedala. Muitas pessoas assistem televisão ou ouvem música para passar o tempo. Você pode até descobrir que gosta de ler na bike, desde que não perca o equilíbrio e caia.

Treinos para perda de peso

Para maximizar a efetividade de seus treinos, comece descobrindo quantas calorias você precisa queimar por dia. Por exemplo, se seu objetivo é perder 1 kg por mês, precisará queimar cerca de 350 calorias por dia, cinco dias por semana. Uma mulher de 68 kg consegue queimar de 130 a 330 calorias em meia hora de bicicleta ergométrica. Dessa forma, pode-se atingir seu objetivo com um pouco mais de 30 minutos de exercícios diários. Claro, a quantidade de calorias necessárias dependerá de quanto você pesa e da intensidade do seu treino. Quanto mais rápido pedalar e quanto maior a resistência, mais calorias irá conseguir queimar. Da mesma forma, quanto mais você pese inicialmente, mais conseguirá queimar por sessão.

Como usar uma bicicleta ergométrica

A ergométrica foi um dos primeiros equipamentos populares. Elas são acessíveis para todos os orçamentos. Algumas são ofertadas a 200 dólares em lojas populares, e as de última geração, com diversos aparatos tecnológicos modernos podem passar dos 5,000 dólares. Cada bike terá seu próprio manual, que deve ser estudado antes de começar a usar. Entretanto, algumas instruções básicas são comuns para todas, seja em casa ou na academia. Não se esqueça de se consultar com um profissional antes de dar início a qualquer programa de exercícios.

Personalizando sua pedalada

Antes de subir na bike, alguns ajustes devem ser feitos. Primeiramente, deve-se ajustá-la para a sua altura. Praticamente cada bicicleta terá diferentes ajustes das distâncias entre os pedais e o guidão. Para decidir o melhor ajuste para você, comece sentando na bike. Depois, estime o quão para trás você consegue sentar e pedalar confortavelmente. Pedale algumas vezes para testar antes de fazer algum reajuste. Alguns bancos também ajustam na altura. Quando se é novato na academia, peça para o treinador ou responsável mostrar-lhe os detalhes de todas as máquinas.

Planejando sua pedalada

Se for algo novo para você, informe sua idade, altura e peso. Isso ajudará a bicicleta a calcular quantas calorias serão queimadas no treino. Decida também quais tipos de treino você irá realizar. Algumas pessoas gostam de aumentar a dificuldade aos poucos, de forma que consiga pedalar de 30 a 60 minutos de forma tranquila. Outras preferem pedaladas mais velozes de 10 minutos. Qualquer que seja sua escolha, programe em várias bicicletas. Você sempre pode mudar depois.

Aproveitando ao máximo sua pedalada

Algumas ergométricas possuem televisores embutidos logo após o guidão. Elas mostram paisagens bonitas, para que você se sinta pedalando ao ar livre com o tempo perfeito. Isso pode te distrair, ajudando a passar o tempo mais rápido e te motivar. A tela também pode sintonizar canais de televisão para te entreter.

Você não precisa ter uma bicicleta de última geração para curtir essas vantagens. Ligue sua televisão enquanto pedala. Assistir aos seus programas favoritos deixará a pedalada mamão com açúcar. Desafie-se a dar tiros durante os comerciais. Pode-se também ligar um DVD.

Se você não gosta de televisão, você pode cantar enquanto pedala. Se você perder o fôlego e não conseguir cantar, é sinal de que está exagerando um pouco. Diminua o ritmo. Isso pode deixar o exercício mais agradável.

Você acha que exercitar-se em uma bicicleta ergométrica emagrece o suficiente para você? Como você prefere fazer seus exercícios aeróbicos? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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75 comentários em “Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?”

  1. Olá, meu nome é Tatiane
    Tenho 1,70 de altura e peso 90
    Gostaria de saber qual peso ideal para minha altura e quanto tempo devo pedalar por dia?
    Bom dia obrigada