Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

A bicicleta ergométrica ajuda a proteger as suas articulações enquanto aumenta a resistência e tonifica suas pernas, previne doenças cardiovasculares e reduz o estresse. Abaixo você aprenderá a diferença entre as bicicletas computadorizadas e analógicas, verticais e reclinadas, além de descobrir se a bicicleta ergométrica emagrece mesmo.

Suba em uma bicicleta ergométrica e queime os quilos indesejados em casa ou na academia. Não precisa se preocupar com o tempo quando você escolhe treinar dentro de casa. Na verdade, você pode queimar o excesso mesmo se ainda não aprendeu a andar de bicicleta. Você pode simplesmente subir, começar a pedalar, e queimar centenas de calorias em cada hora de treino. Do mesmo modo, não precisa se preocupar com carros e outros perigos de pedalar na rua.

Além da bicicleta, outros equipamentos também te ajudarão a fazer seus treinos aeróbicos. Geralmente, a dúvida a ser respondida é qual deles farão com que você emagreça mais rápido? Para responder essa pergunta, você vai gostar de saber se fazer esteira emagrece e se aparelho elíptico ajuda a emagrecer.

Além dos exercícios indoor, o ar puro e as paisagens podem te ajudar a se exercitar. Mas a inconsistência das ruas e os perigos do trânsito podem atrapalhar um pouco. Descubra se andar de bicicleta emagrece.

Agora, imagine a segurança de um exercício indoor com a delícia de poder pedalar dentro d’água. Esse tipo de exercício pode parecer um sonho, mas é realidade em várias academias. Conheça a hidrobike e se ela emagrece de verdade.

Bicicletas computadorizadas ou não computadorizadas

Sendo computadorizada ou não, exercitar-se numa bicicleta ergométrica emagrece de qualquer forma. Bikes computadorizadas normalmente possuem displays digitais que te informam quantidade de calorias queimadas e a distância percorrida. Algumas possuem, inclusive, mecanismos para medir sua frequência cardíaca e velocidade.

Se você prefere ter essa contagem de calorias na mão, um modelo computadorizado pode ser sua escolha, mas modelos mais simples também te ajudarão a queimar. Lembre-se que contadores de calorias nem sempre são totalmente confiáveis. Caso opte pelos modelos computadorizados, é uma boa ideia contar também manualmente. Dessa forma, pode-se ter certeza que está atingindo seus objetivos.

Bicicletas verticais ou reclinadas (horizontais)

Ergométricas verticais são semelhantes a bicicletas normais. São posicionadas com os pedais abaixo de você. Por outro lado, uma ergométrica horizontal foi projetada com o assento semi-reclinado e os pedais posicionados à sua frente. Muitas vezes, pessoas com dores na lombar optam pelas horizontais por estas proporcionarem um apoio para as costas e menos desgaste dos joelhos. A que você escolher, seja em casa ou na academia, é com você. Qualquer tipo de bicicleta ergométrica emagrece, mas uma vertical requer mais esforços.

Duração dos treinos

Para perder peso em uma ergométrica, reserve pelo menos cinco dias na semana. Se você é um iniciante, comece devagar. Se exagerar no treino, ficará tão dolorido no dia seguinte que será difícil conseguir treinar de novo. Comece com 15 minutos na bike, mas não tem problema algum em não completar os 15. Eventualmente suas pernas vão se acostumar com o treino e ficará mais fácil. Ao passar do tempo, aumente para até 30 minutos de exercício. Ao se acostumar com esse nível, aumente sua meta para uma hora de bicicleta ergométrica, cinco vezes por semana.

Comece devagar

Para iniciantes, é bom pedalar mais devagar e aumentar a velocidade na medida em que seu corpo se acostuma com os treinos. O mesmo vale para a resistência. Exercitar-se com a bicicleta ergométrica emagrece mesmo em baixa resistência no início. Vá aumentando para níveis em que consiga realizar o exercício sem dores, aos poucos.

Entretenimento

É mais provável de seguir com o plano se você tiver algo para se distrair enquanto pedala. Muitas pessoas assistem televisão ou ouvem música para passar o tempo. Você pode até descobrir que gosta de ler na bike, desde que não perca o equilíbrio e caia.

Treinos para perda de peso

Para maximizar a efetividade de seus treinos, comece descobrindo quantas calorias você precisa queimar por dia. Por exemplo, se seu objetivo é perder 1 kg por mês, precisará queimar cerca de 350 calorias por dia, cinco dias por semana. Uma mulher de 68 kg consegue queimar de 130 a 330 calorias em meia hora de bicicleta ergométrica. Dessa forma, pode-se atingir seu objetivo com um pouco mais de 30 minutos de exercícios diários. Claro, a quantidade de calorias necessárias dependerá de quanto você pesa e da intensidade do seu treino. Quanto mais rápido pedalar e quanto maior a resistência, mais calorias irá conseguir queimar. Da mesma forma, quanto mais você pese inicialmente, mais conseguirá queimar por sessão.

Como usar uma bicicleta ergométrica

A ergométrica foi um dos primeiros equipamentos populares. Elas são acessíveis para todos os orçamentos. Algumas são ofertadas a 200 dólares em lojas populares, e as de última geração, com diversos aparatos tecnológicos modernos podem passar dos 5,000 dólares. Cada bike terá seu próprio manual, que deve ser estudado antes de começar a usar. Entretanto, algumas instruções básicas são comuns para todas, seja em casa ou na academia. Não se esqueça de se consultar com um profissional antes de dar início a qualquer programa de exercícios.

Personalizando sua pedalada

Antes de subir na bike, alguns ajustes devem ser feitos. Primeiramente, deve-se ajustá-la para a sua altura. Praticamente cada bicicleta terá diferentes ajustes das distâncias entre os pedais e o guidão. Para decidir o melhor ajuste para você, comece sentando na bike. Depois, estime o quão para trás você consegue sentar e pedalar confortavelmente. Pedale algumas vezes para testar antes de fazer algum reajuste. Alguns bancos também ajustam na altura. Quando se é novato na academia, peça para o treinador ou responsável mostrar-lhe os detalhes de todas as máquinas.

Planejando sua pedalada

Se for algo novo para você, informe sua idade, altura e peso. Isso ajudará a bicicleta a calcular quantas calorias serão queimadas no treino. Decida também quais tipos de treino você irá realizar. Algumas pessoas gostam de aumentar a dificuldade aos poucos, de forma que consiga pedalar de 30 a 60 minutos de forma tranquila. Outras preferem pedaladas mais velozes de 10 minutos. Qualquer que seja sua escolha, programe em várias bicicletas. Você sempre pode mudar depois.

Aproveitando ao máximo sua pedalada

Algumas ergométricas possuem televisores embutidos logo após o guidão. Elas mostram paisagens bonitas, para que você se sinta pedalando ao ar livre com o tempo perfeito. Isso pode te distrair, ajudando a passar o tempo mais rápido e te motivar. A tela também pode sintonizar canais de televisão para te entreter.

Você não precisa ter uma bicicleta de última geração para curtir essas vantagens. Ligue sua televisão enquanto pedala. Assistir aos seus programas favoritos deixará a pedalada mamão com açúcar. Desafie-se a dar tiros durante os comerciais. Pode-se também ligar um DVD.

Se você não gosta de televisão, você pode cantar enquanto pedala. Se você perder o fôlego e não conseguir cantar, é sinal de que está exagerando um pouco. Diminua o ritmo. Isso pode deixar o exercício mais agradável.

Você acha que exercitar-se em uma bicicleta ergométrica emagrece o suficiente para você? Como você prefere fazer seus exercícios aeróbicos? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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74 comentários em “Bicicleta Ergométrica Emagrece? O Que Fazer?”

  1. Bom dia, o meu nome é Elaine tenho 40 anos peso 73kg e tenho 1,60, preciso eliminar 9kg , faço todos os dia 1h em qto tempo vc acha que consigo emagrecer esses quilos

    Att
    Elaine

  2. Eu tinha 72 kg para uma altura de 1,68 cm. Queria perder no mínimo 4 quilos, pois bem comprei uma bicicleta ergométrica simples, nos primeiros dias fiz de 30 a 40 minutos de exercícios diários, depois passei para 1 hora ou pouco mais por dia, resumindo em 30 dias eu perdi 5 quilos, evidentemente que tomei cuidado com a alimentação, e viciei andar de bicicleta diariamente………..

  3. Peso 78kg e minha altura é 1,60 quantos minutos na bicicleta ergométrica por dia posso fazer??obrigada

  4. Boa noite, gostaria de saber quantas calorias uma pessoa de 89kg pode perder pedalando inicialmente 15 minutos por dia,intercalando a intensidade das marchas.

  5. Bom dia , tenho 33 anos pedalo uma hora por dia em uma velocidade de média 38k/h, todos os dias peso 97 kg, 1.76 de altura, sera que perco algumas gramas… Me chamo cleiton

  6. ola
    Gostaria de saber se fizer abdominal com a respiração, contraindo e soltando o abdomem enquanto pedalo se é uma boa??? ou só copntrair e segurar é melhor?? é porque suo mais qndo contraio e solto.

  7. faço 30 minutos de manha e mais 1 hora de bicicleta esgometrica horizontal , tenho 53 anos , homen, 105 kg e 1.77mt.
    quero perder 10 kg comecei hoje .
    quantos quilos deverei perder por mes ?

  8. Boa tarde profesoor estou fazendo 40 min d ergométrica d manhã, gostaria d saber se posoo fazer a noite mais 40 min

  9. Ola.. Peso 92 kg e tenho 1,65 de altura, estou fazendo 30 minutos de bicicleta ergométrica, faço 15 minutos com a carga mais leve e 15 com carga mais pesada. Pretendo chegar a 65 kg, estou no caminho certo ? A minha bicicleta marca em torno de 200 calorias a cada 30 minutos que faço. E uma dúvida, poderei fazer 30 minutos de manhã e 30 minutos à noite ?

  10. Olá quero uma dica tenho 37 anos meu peso é 62 faço 30 minuto por dia de bicicleta ergométrica e as vezes no domingo faço 1 hora de caminahda só que não quero perder peso só. Para manter a triglicerídeos baixa que tava em 216 preciso ganhar massa nas pernas se eu emagrecer mas elas fica mto fina kk oque posso fazer só p manter a triglicerídeos normal?me de uma dica …

  11. Gostaria de perder 6 quilos. Faço 2 horas de bicicleta por dia, 7 dias por semana. Consigo dessa perdet pelo menos 2 quilos por mês? Obrigada

  12. Olá. Estou fazendo 1h30 min todos os dias de bicicleta ergometrica alternando a intensidade, tenho 1.73 e peso 65 kg minha meta é chegar aos 55 kg, será que consigo? Já estou vendo diferença nas roupas mas ainda não me pesei.

  13. Boa tarde

    Estou pretendo comprar uma bicicleta ergometrica horizontal, mas sou baixinha 1,50, qual a que adapta-se a minha altura?

    Grata

  14. Tenho 17 anos e 88 kg, e 1.65 de altura. Quanto tempo devo fazer por dia e quantos dias por semana? quero emagrecer!!

    • Experimente no início fazer no mínimo 20 minutos por dia. Ao passar do tempo, vá aumentando para 40, 50 e 60 minutos, que seria o ideal.

  15. Tenho 47 anos e 73 kg,1,62 de altura,sou mulher gostaria de saber se fazendo 1 hora de bicicleta cinco vezes por semana consigo perder peso no ritmo não muito pesado.Gostaria de perder uns 10 kg

  16. Tinha uma bicicleta vertical antiga e agora tenho uma horizontal. Estou achando que a pedalada na nova e um pouco mais difícil. Isso é normal?

    • Se você está achando a pedalada mais pesada, pode diminuir a carga. Daqui a pouco você se acostuma com a nova posição.

  17. alguém sabe se essa bicicleta é boa ?

    bicicleta ergométrica crank bike 4x

    http://www.polishop.com.br/bicicleta-ergometrica-crank-bike/p

  18. Bom dia
    o estou fazendo uma dieta e to pedalando 50 minutos por dia todos os dias da semana peso 117,400 kls
    quero chegar aos 95 kls vc acha com esse ritmo quanto tempo eu chegarei la?

    • Depende de cada pessoa. Se possível adicione exercícios de musculação também para acelerar os resultados. Não esqueça da importância da alimentação.

  19. faço 20 min de bicicleta de manha logo quando acordo, e mais 20 min de tarde quando chego do trabalho, gostaria de saber se esta certo fazendo assim duas sessões? ou seria mais correto fazer uma sessão mais prolongada?

    • Pode continuar assim, Arlene. Não há muita diferença. O que importa é que você mantenha, ao mesmo tempo, uma alimentação equilibrada.