Biomassa de Banana Verde para Depressão Funciona Mesmo?

Especialista:
atualizado em 22/01/2020

Você conhece ou já experimentou a biomassa de banana verde? Já ouviu falar do uso da biomassa de banana verde para depressão? Será que esse é um dos seus benefícios mesmo?

Esta receita, que é produzida a partir das polpas de bananas ainda verdes, é conhecida por possuir o chamado amido resistente, uma espécie de fibra que não pode ser digerida pelo organismo.

Essa fibra serve de alimento para as bactérias do bem presentes no intestino, contribuindo com o desenvolvimento da microbiota intestinal e resultando em uma melhoria da imunidade.

Isso porque quando a microbiota do intestino encontra-se saudável, ocorre a produção de uma substância conhecida como citocina anti-inflamatória, que melhora a imunidade e faz com que os anticorpos trabalhem de modo mais eficiente.

Também acredita-se que a biomassa de banana verde pode auxiliar o emagrecimento por meio da promoção do aumento da saciedade – isso se o seu consumo for inserido dentro de um contexto de alimentação saudável, sem alimentos industrializados e cheios de açúcares, e associada a uma vida ativa com bons hábitos saudáveis.

Como se não bastasse, a biomassa também serve como fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, potássio, manganês e fósforo.

É possível utilizá-la em preparações como patês e massas de pães e bolos, além de alimentos quentes como mingau de aveia, caldos e sopas. Porém, a biomassa congelada só pode ser usada em receitas de sucos e smoothies.

E o que é a depressão?

Antes de passarmos a analisar se o consumo da banana verde para depressão funciona ou não, vamos conhecer melhor essa doença.

A condição é apresentada como um distúrbio do humor, que também pode ser chamada de depressão clínica ou transtorno depressivo maior, provoca um sentimento persistente de tristeza e a perda de interesse.

Os episódios de depressão ainda podem incluir sintomas severos o suficiente para causar problemas perceptíveis no trabalho, na escola, nas atividades sociais e nos relacionamentos, como:

  • Sensações chorosas, de vazio ou de desesperança;
  • Explosões de raiva, frustração ou irritabilidade, mesmo por motivos pequenos;
  • Perda de prazer em atividades na maioria ou em todas as atividades normais como sexo, passatempos e esportes;
  • Distúrbios do sono como dormir demais ou insônia;
  • Cansaço e falta de energia, de modo que pequenas tarefas exigem grandes esforços;
  • Diminuição do apetite e perda de peso ou aumento do desejo por comidas e elevação do peso;
  • Ansiedade, agitação e inquietação;
  • Pensamento, fala e movimentos corporais mais lentos;
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa, com fixação em falhas do passado;
  • Dificuldade para pensar, concentrar, tomar decisões e lembrar coisas;
  • Pensamentos frequentes e recorrentes de morte e suicídio;
  • Problemas físicos inexplicáveis como dor nas costas e dor de cabeça;
  • Tentativas de suicídio ou o próprio suicídio.

Uma vez diagnosticado, o tratamento da depressão pode incluir consultas com psiquiatra, sessões de psicoterapia e o uso de medicamentos prescritos pelo psiquiatra para amenizar os sintomas da doença.

É verdade que usar a biomassa de banana verde para depressão dá certo?

Ao responder a respeito da eficácia da biomassa de banana verde para depressão, médicos, psiquiatras, psicanalistas, terapeutas e psicólogos não defenderam e nem reconheceram o uso do alimento para a condição.

O neurologista Igor Silvestre Bruscky alertou que a banana verde não é indicada para o tratamento da depressão por nenhuma sociedade médica do Brasil ou do exterior.

“Estou inteiramente de acordo com o colega, a depressão é uma doença que pode acarretar sérios danos, devendo ser tratada com a importância que merece. Não tenho conhecimento sobre a eficácia da banana verde. Consultar um profissional da área seria o mais indicado”, respondeu a psicóloga Adriana Cavalcante.

Além disso, o psicólogo Salvio Elias Chaul e o psicanalista Mauro Gertner ressaltaram que não existem fórmulas prontas para a depressão. Ou seja, não podemos achar que a banana verde para depressão funciona como uma cura miraculosa e instantânea.

“A depressão é uma doença e como tal deve ser tratada pelos profissionais da área. A biomassa de banana verde é um alimento muito presente na alimentação funcional devido à suas diversas contribuições para o nosso organismo, mas a biomassa de banana verde não é um remédio. Não existe nenhum registro do tratamento de doenças com o uso de biomassa de banana verde. Procure um profissional adequado para te orientar na busca de um bem-estar e harmonia de forma global”, completou a terapeuta alternativa Kelly Metzker.

A banana ou qualquer outro tipo de tratamento isolado para a depressão é considerado incompleto. Resultados satisfatórios podem até surgir pelo chamado efeito pela fé, que é quando o fato de se acreditar em um tratamento estimula uma resposta a ele, porém, é necessário tomar cuidado com as soluções absolutas.

Soluções mágicas com base em experiências isoladas são perigosas e que o tratamento para a depressão precisa ser integral e integrado.

“A depressão pode melhorar por qualquer intervenção. Basta a pessoa se sentir fortalecida por ela. Um alimento, vale a pena testar. Agora, a pergunta trata a questão como se fosse científica’. Se fosse, toda pessoa deprimida, ou pelo menos uma maioria, melhoraria com um determinado alimento. A resposta claramente é: não. Recomendo levar a depressão a sério, ou seja, não se contentar com tentativas e tentativas de resolvê-la. Atacar a depressão é um projeto importante na vida. Invista-se nele”, opinou o psicólogo Dirk Albrecht Dieter Belau.

Apesar de que alguns alimentos podem auxiliar a melhorar ou a piorar estados de cansaço, estafa ou desânimo e que a combinação da dieta com outros tipos de tratamento e com a prática de exercícios físicos pode auxiliar, como existem diversos estágios e tipos da depressão e a doença atinge cada pessoa de uma forma, o bom mesmo é ter ajuda profissional para receber o acompanhamento terapêutico apropriado, já que a condição pode atingir estágios graves.

Uma alimentação saudável e equilibrada é interessante para qualquer um, mas certamente a biomassa de banana verde não seria eficaz como tratamento de nenhuma alteração, já que qualquer transtorno ou doença é desencadeado por um conjunto de fatores.

No caso da depressão, seria interessante procurar um psicólogo e se necessário um psiquiatra, para uma avaliação geral do paciente que pode ter esse diagnóstico. Maquiar resultados por meio da utilização de produtos que não resolvem o problema da depressão é um ato de descuido com a própria saúde.

Ou seja

Se você já sabe que tem a depressão ou desconfia que apresenta sintomas da condição, precisa procurar a ajuda do psicólogo para tratar o problema de maneira adequada, levando em conta as particularidades do seu quadro.

Você pode até questionar o profissional se a inclusão da biomassa de banana verde ou de qualquer outro alimento pode contribuir com o seu tratamento. Entretanto, não troque o tratamento indicado por seu psicólogo ou psiquiatra apenas pelo uso da biomassa de banana verde para depressão porque isso pode ser muito perigoso para o seu quadro.

Outros cuidados com a biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde pode provocar efeitos colaterais como gases, flatulências, diminuição da absorção de minerais como zinco e cálcio, além de deixar o intestino solto quando consumida em excesso.

Não se deve consumir mais do que duas colheres de sopa da receita diariamente, justamente para não sofrer com efeitos colaterais em decorrência da ingestão excessiva do alimento. Além disso, ela não pode ser consumida por pessoas que sofrem com a alergia à banana.

No caso da biomassa de banana verde preparada em casa, o produto pode ser armazenado durante até sete dias na geladeira ou dois meses no congelador, preferencialmente dentro de um recipiente escuro e de vidro.

Para descongelar, é só aquecer a biomassa em banho-maria. A biomassa de banana verde dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar do uso da biomassa de banana verde para depressão? Conhece alguém que tenha tido resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário

2 comentários em “Biomassa de Banana Verde para Depressão Funciona Mesmo?”

  1. Acho que a depressão é uma doença multifatorial. Não existe uma substância única que seja a solução. Porém acredito que tudo de bom deve ser ingerido, inclusive a biomassa de banana verde. Mas nunca abandonar os tratamentos oficiais. Psicólogos, psiquiatras bom etc.