Banana Verde Cozida Emagrece ou Engorda? Benefícios e Para Que Serve

Na culinária, estamos acostumados a comer a banana madura, seja ela pura ou acompanhada de aveia, granola ou iogurte e em receitas como saladas de frutas, bolos, tortas, mousses, cupcakes e vitaminas de banana, por exemplo.

Mas você sabia que há como preparar a banana ainda verde cozida? Vamos conhecer melhor esse modo de usar a fruta e que serventia ela pode ter no nosso dia a dia.

A banana verde cozida emagrece ou engorda?

A banana verde cozida é utilizada na receita da biomassa de banana verde, que é conhecida por conter o amido resistente na sua composição.

O amido resistente é um tipo de amido que não pode ser decomposto pelas enzimas do sistema digestivo e funciona mais como uma fibra do que como um amido.

Além do amido resistente em si, a banana verde cozida também possui o seu próprio teor de fibras: uma porção de uma xícara de banana verde cozida apresenta 3,6 g de fibras.

Mas o que isso tem a ver com emagrecer ou engordar? As fibras desaceleram o processo de digestão dos alimentos, ajudando a pessoa a se sentir saciada por mais tempo.

As fibras também evitam o pico de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos no organismo, algo que provoca uma sensação de saciedade mais duradoura.

Uma vez que a pessoa encontra-se mais saciada, fica mais fácil dar uma segurada no apetite e, consequentemente, consumir uma quantidade mais baixa de calorias. Também é mais fácil resistir as guloseimas e as besteirinhas que estimulam o aumento do peso quando se sente menos fome.

Entretanto, nada disso significa que a banana verde cozida emagrece magicamente, apenas que ela pode contribuir com o processo de perda de peso.

Não vai adiantar muita coisa utilizá-la se não seguir uma alimentação equilibrada, controlada, saudável e nutritiva e não deixar de lado itens cheios de calorias e açúcar, que costumam estimular o aumento de peso.

Se o objetivo é perder peso ou, pelo menos, manter o peso e não engordar, também vale a pena não extrapolar no consumo da banana verde cozida ou da biomassa de banana verde para não exceder na quantidade de calorias ingeridas.

Isso porque uma xícara de banana verde cortada em cubos possui 183 calorias e uma xícara de biomassa de banana verde carrega 77 calorias.

A recomendação é não consumir mais do que duas colheres de biomassa de banana verde diariamente.

Para que serve – Benefícios da banana verde cozida

Agora que já vimos se a banana verde cozida emagrece ou engorda, vamos conhecer alguns benefícios que já foram associados a ela.

1. Saúde intestinal

Quando cozida, a banana verde auxilia a combater a diarreia. O amido resistente presente na banana verde, ao ser cozido, aumenta a absorção de líquidos por parte do intestino, o que ajuda a diminuir a diarreia.

Além disso, as fibras não digeríveis da biomassa de banana verde contribuem para a formação de um bolo fecal maior, que sai com maior facilidade, melhorando o trânsito intestinal.

2. Fonte de potássio

Assim como a banana madura, a banana verde também é rica em potássio. Uma porção de uma xícara de banana verde cozida carrega 531 mg do nutriente.

Incluir mais alimentos ricos em potássio na alimentação pode auxiliar o controle da pressão arterial. A Associação Americana do Coração recomenda a ingestão de 4,7 mil mg do mineral diariamente para ajudar a saúde do coração.

O potássio também é importante para a manutenção dos ossos e músculos.

Entretanto, alimentos ricos em potássio não são seguros para todo mundo: se você tem níveis elevados de potássio no sangue ou doença nos rins, deve falar com o seu médico para determinar como comidas como a banana verde podem se encaixar no seu plano de dieta.

3. Fonte de vitamina B6

A banana verde cozida também é rica em vitamina B6. A vitamina é importante para mais de 100 reações enzimáticas que ocorrem dentro do organismo, necessária para a formação de hemoglobina, a proteína que carrega o oxigênio no seu corpo, e auxilia o controle de açúcar no sangue.

4. Imunidade

Ao não ser digerido, o amido resistente da banana verde serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, colaborando com o desenvolvimento e com a saúde da microbiota intestinal, também conhecida como a flora intestinal.

Uma microbiota intestinal saudável está associada à produção de uma substância conhecida pelo nome de citocina anti-inflamatória, que melhora a imunidade, resultando em trabalho mais eficiente por parte dos anticorpos do organismo.

A microbiota intestinal saudável também produz outra substância, um aminoácido de cadeia curta chamado de butirato, que serve como combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar os invasores.

5. Colesterol

O butirato produzido pela microbiota saudável diminui levemente a produção de colesterol por parte do fígado, enquanto o amido resistente reduz o colesterol que é ingerido por meio da dieta.

Cuidados com a banana verde cozida

A biomassa de banana verde, que é preparada a partir da banana verde cozida, pode provocar efeitos colaterais como gases, flatulências, diminuir a absorção de minerais como zinco e cálcio e deixar o intestino solta quando consumida em excesso.

Ela também não deve ser consumida por pessoas que sofrem com a alergia à banana.

Você já tinha ouvido falar que a banana verde cozida emagrece ou engorda? Tem curiosidade de experimentar a biomassa em receitas na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 comentários em “Banana Verde Cozida Emagrece ou Engorda? Benefícios e Para Que Serve”

    • Descobri que a banana verde cozida e muito boa pro intestino preguiçoso e muito mais vantagens pro meu corpo uso no café da manhã e me cinto outra no dia a dia

Deixe um comentário