Café solúvel faz mal à saúde?

Especialista:
atualizado em 20/01/2021

Para saber se o café solúvel faz mal à saúde, é importante que a gente saiba primeiro do que se trata esse produto, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

O café solúvel é composto por dois ingredientes básicos: café e água. A fabricação desse tipo de café se dá partir dos grãos Arábica e Robusta/Conilon e é resultante da desidratação do extrato aquoso do café torrado.

A sua produção acontece através de um longo processo, que conta com diversas etapas como seleção, aquecimento, torração (ato de torrar), moagem, extração, concentração, secagem, aglomeração e envase. Existem métodos de fabricação que também utilizam técnicas de congelamento para fabricar o produto.

O café solúvel, que também é conhecido como café instantâneo, comercializado no Brasil não pode contar com a adição de nenhum tipo de conservante ou outro aditivo em sua composição.

Café solúvel ou instantâneo
Café solúvel ou instantâneo

O produto foi desenvolvido para ser uma alternativa prática e rápida para quem aprecia a bebida e não dispõe de tempo para prepará-la. Para fazer a bebida com o café solúvel, que pode ser apresentado na forma de pó ou grânulos, basta misturá-lo à água quente e mexer, não sendo necessário filtrar.

Não deixe de conferir uma lista dos benefícios do café e se o café descafeinado faz mal.

Mas será que o café solúvel faz mal à saúde?

Embora, ao pesarmos os fatores nutrição e sabor, tenha-se um empate técnico entre o café coado e o café instantâneo ou solúvel, nutricionistas consideram a versão filtrada da bebida mais vantajosa.

Com o café filtrado, é possível controlar melhor a qualidade e o preparo da bebida, além de garantir mais sabor. Nos grãos de torração clara ou média, mais vitaminas e proteínas são preservadas.

Por outro lado, segundo a consultora em nutrição Tammy Dray, o café instantâneo ou solúvel pode ser mais vantajoso do que o café preparado na prensa francesa ou o café turco.

Café feito na prensa francesa e café turco
Café feito na prensa francesa e café turco

O motivo? Conforme o professor do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, Rob van Dam, o café instantâneo tem menos cafestol do que o café obtido através da prensa francesa ou o café turco, informou Dray.

  Continua Depois da Publicidade  

O cafestol é uma substância que pode elevar o colesterol. Tanto o café instantâneo quanto o café filtrado preparado em uma cafeteira automática contêm quantidades muito pequenas de cafestol.

E a consultora ainda comentou sobre o café quando é preparado na prensa francesa e também o café turco:

Se você já tem colesterol alto ou um histórico familiar de doença cardíaca, o café instantâneo é uma melhor escolha do que a prensa francesa e o café turco

Além disso, a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir afirmou que, assim como o café tradicional, o café instantâneo possui antioxidantes.

A cafeína

Quando analisamos se o café solúvel faz mal à saúde, não podemos deixar de falar da cafeína. Uma xícara de 60 ml de café solúvel apresenta aproximadamente 30 mg de cafeína.

A principal diferença entre o café solúvel e o café moído, é a quantidade de cafeína. Uma xícara de café instantâneo contém entre 60-80 mg de cafeína, sendo 70 mg de cafeína em média.

Por outro lado, um café moído contém 60-120 mg de cafeína por xícara, o que dá uma média de 90 mg de cafeína. Já o café expresso tem 58-185 mg de cafeína, média de 121 mg de cafeína.

Quem tem problemas com a ingestão do café ou da cafeína – como intolerância, alergia ou sensibilidade, já sabe que precisar tomar muito cuidado e evitar consumir a bebida. Veja também mais informações sobre a intolerância à cafeína.

Entretanto, mesmo para pessoas saudáveis, vale a pena não exagerar na hora de consumir o café e a cafeína porque isso pode provocar efeitos colaterais, sendo os mais comuns, insônia e agitação.

A ingestão de mais de 200 mg de cafeína por dia por parte de gestantes já foi associada com o aumento da chance de aborto e de outros problemas. Quando a mãe no período do aleitamento consome muita cafeína, o seu filho que está sendo amamentado pode sofrer com distúrbios no sono, irritabilidade e aumento da atividade intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira em mais detalhes se a cafeína faz mal ou bem afinal.

Outros cuidados com a cafeína

Um passo importante para saber se o café solúvel faz mal à saúde é consultar o médico para saber se a bebida e a cafeína presente nela não podem interagir de maneira a prejudicar o organismo com algum medicamento, suplemento ou planta medicinal que esteja sendo utilizada.

Vale a pena saber ainda que a cafeína pode piorar problemas de saúde como distúrbios de ansiedade, diarreia, distúrbios hemorrágicos, perda de controle da bexiga, distúrbio bipolar, síndrome do intestino irritável, osteoporose, doença de Parkinson e esquizofrenia.

Quem tem diabetes também precisa ter cuidado com a cafeína. Isso porque alguns pesquisadores acreditam que a substância pode afetar a utilização do açúcar pelo organismo, piorando a doença.

Pessoas com epilepsia devem ter cautela mesmo com o consumo de baixas doses de cafeína e devem evitar ingerir doses elevadas da substância.

O consumo da cafeína pode aumentar a pressão em pessoas com hipertensão, ainda que o efeito seja menor em pessoas que já usam a substância regularmente. De qualquer modo, é melhor evitar o consumo exagerado para quem tem pressão alta.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

Você já tinha ouvido que o café solúvel faz mal à saúde? Tem alguma bebida especial com café que você goste? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Café solúvel faz mal à saúde?”

  1. Adoro café, estou pesquisando para saber as quantidades diárias que nos fazem mau.

    Gostei sim do conteúdo de informações.

  2. Sou consumidora e aprecio muito um bom café na maioria das vezes o café solúvel e gostaria de saber se existe alguma forma em oferecer este produto a preços mais baixos e em embalagens que não contribuam para seu encarecimento e que também sejam ecologicamente corretas