Especialista da Área:

Calorias da Sopa de Legumes – Tipos, Porções e Dicas

Se tem um prato culinário que combina com os dias mais friorentos do ano, esse prato provavelmente é a sopa. Quentinha, leve e saborosa, ela nos ajuda a aquecer de todo o frio em questão.

A sopa também é uma receita na qual podemos incluir de uma vez só ingredientes que não conseguimos consumir com tanta regularidade no dia a dia como os legumes, que são fontes de nutrientes importantes para o nosso organismo e podem passar batidos das refeições, seja pela falta de tempo de prepará-los, seja porque nem todos apresentam um sabor tão agradável para algumas pessoas.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, a sopa de legumes se mostra uma opção apropriada para o tempo mais frio. Entretanto, quem não se descuida da dieta nem quando o clima está mais gelado, pode se perguntar qual é a quantidade de calorias da sopa de legumes.

As calorias da sopa de legumes 

É justamente isso o que vamos responder e descobrir abaixo, apresentando as calorias da sopa de legumes em diversas variedades do prato. Vamos então à lista?

1. Calorias da sopa de legumes com macarrão

Uma concha média cheia da sopa de legumes com macarrão é composta por 45,71 calorias, ao mesmo tempo em que uma concha pequena cheia apresenta aproximadamente 21 calorias.

Um prato fundo da sopa carrega em torno de 183 calorias, enquanto o prato raso possui cerca de 114,3 calorias e 100 g da sopa de legumes com macarrão apresentam aproximadamente 35,15 calorias.

Obviamente, os valores podem mudar conforme os legumes, o macarrão e os temperos escolhidos para o preparo da sopa em questão.

2. Calorias da sopa de legumes com carne

Por sua vez, a sopa de legumes com carne contém 94 calorias a cada porção de 100 g e 227 calorias em uma porção correspondente a uma xícara.

Estima-se ainda que uma colher de sopa com 15 ml da sopa de legumes com carne traga aproximadamente 14 calorias e que uma concha com 90 ml do alimento seja composta por pouco mais do que 85 calorias.

Mais uma vez, é claro que as quantidades das calorias da sopa de legumes com carne podem sofrer alterações conforme os legumes, a carne e os temperos escolhidos para o preparo da sopa em questão.

3. Calorias da sopa de legumes de abóbora com carne seca

Um prato fundo da sopa de legumes de abóbora com carne seca apresenta 261 calorias.

Tendo em mente que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um prato fundo corresponde a 200 ml, podemos concluir que 100 ml da sopa de legumes de abóbora com carne trazem 130,5 calorias, que uma colher de sopa de 15 ml do prato carrega cerca de 19,5 calorias e que uma concha com 90 ml da sopa é composta por aproximadamente 117,5 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembrando que os valores calóricos podem sofrer alterações conforme os ingredientes escolhidos para o preparo da sopa.

4. Calorias da sopa de mandioquinha

Um prato fundo da sopa de mandioquinha apresenta 250 calorias. Com base nos dados da Anvisa citados acima, concluímos que 100 ml do alimento carregam 125 calorias.

No mesmo sentido, calculamos que cada colher de sopa de 15 ml possui 18,75 calorias e que cada concha com 90 ml da sopa de mandioquinha é composta por 112,5 calorias.

Ainda assim, as quantidades de calorias das porções podem sofrer mudanças de acordo com cada produto escolhido para o seu preparo.

5. Calorias da sopa de ervilha

Já uma porção correspondente a um prato fundo da sopa de ervilha carrega 228 calorias. Portanto, 100 ml da mesma sopa apresentam 114 calorias.

Partindo do princípio de que um prato fundo possui 200 ml, estimamos que uma colher de sopa de 15 ml da sopa de ervilha contenha pouco mais do que 17 calorias ao mesmo tempo em que uma concha de 90 ml seja composto por aproximadamente 102,5 calorias.

Como em todos os outros casos, os valores calóricos podem ser diferentes de acordo com os ingredientes escolhidos para a preparação da sopa de ervilha.

6. Calorias da sopa de legumes minestrone

A sopa minestrone é um prato italiano preparado a partir de uma grande variedade de legumes cortados e, geralmente, arroz ou macarrão, sendo que os ingredientes que mais costumam ser utilizados são: feijões, tomates, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha ou de carne, entre outros.

Um prato fundo da sopa minestrone possui 158 calorias. Com isso, conclui-se que uma porção de 100 ml traga 79 calorias. Ao mesmo tempo, estimamos que uma colher de sopa com 15 ml da sopa tenha aproximadamente 12 calorias e que a concha com 90 ml do prato apresente em torno de 71 calorias.

Essas quantidades também podem ser alteradas de acordo com os ingredientes selecionados para a preparação da sopa minestrone.

7. Calorias da sopa de palmito

Um prato fundo da sopa de palmito apresenta 186 calorias. Portanto, uma porção de 100 ml da sopa carrega 93 calorias.

Calculamos ainda que uma colher de sopa de 15 ml do prato contém aproximadamente 14 calorias e que uma concha com 90 ml da sopa de palmito é composta por torno de 83,5 calorias.

  Continua Depois da Publicidade  

Novamente, os valores podem sofrer alterações de acordo com os ingredientes que forem escolhidos para a preparação da receita da sopa de palmito.

8. Calorias da sopa de cenoura com gengibre

Um prato fundo da sopa de cenoura com gengibre fornece 210 calorias. Com isso, uma porção correspondente a 100 ml oferece 105 calorias.

Estimamos ainda que uma colher de sopa com 15 ml do alimento contenha 15,75 calorias e que uma concha com 90 ml da sopa de cenoura com gengibre seja composta por 94,5 calorias.

Mais uma vez, você pode encontrar alterações nos valores das calorias conforme os ingredientes que selecionar para preparar a sua sopa.

9. Calorias da sopa de aspargos

Um prato fundo da sopa de aspargos corresponde ao consumo de 90 calorias. Logo, uma porção de 100 ml da mesma sopa equivale à ingestão de 45 calorias.

Com isso, concluímos também que uma colher de sopa com 15 ml do alimento carrega 6,75 calorias e que a concha com 90 ml da sopa de aspargos apresenta 40,5 calorias.

Finalmente, as quantidades calóricas podem ser alteradas conforme os ingredientes escolhidos para o preparo da receita da sopa de aspargos.

Considerações

Por que falamos tantas vezes que as quantidades das calorias da sopa de legumes podem mudar devido aos ingredientes escolhidos para a preparação do prato? É que diferentes produtos podem apresentar algumas divergências em relação ao teor calórico, conforme a marca que o produz.

Assim, para quem controla as calorias na alimentação, vale a pena checar a tabela nutricional e as calorias encontradas em cada ingrediente a ser utilizado na receita da sopa de legumes em questão.

Outra dica importante é a de escolher legumes frescos, de boa qualidade e de boa procedência, de modo que os nutrientes desses alimentos possam ser bem aproveitados.

O que você achou das calorias da sopa de legumes de diversos tipos que listamos acima? Tem o costume de comer que tipo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Calorias da Sopa de Legumes – Tipos, Porções e Dicas”

  1. Então! Boa tarde estou fazendo sopa de legumes menos calóricos com carne moída , tentando perder peso.o que acha?