O cantor Luciano Babu, integrante da banda Pagodart, perdeu cerca de 71 kg após mudança drástica de hábitos. O artista está internado há oito meses em um hospital de Salvador, em tratamento contra a obesidade.
O cantor precisou diminuir a frequência de shows devido a problemas de saúde ocasionados pelo sobrepeso. O baiano chegou a pesar quase 300 kg, não conseguia andar e tinha problemas de respiração.
“Vejo um filme na minha frente, deixei muita coisa para trás. Quando sair daqui, quero voltar a trabalhar, ir aos shows. Já estou colhendo alguns frutos dessa vida nova, como voltar a dirigir, por exemplo”, celebra, em entrevista ao site g1.
Babu decidiu iniciar o tratamento após insistência de amigos, que estavam preocupados com sua saúde. O baiano está no Hospital da Obesidade, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, desde outubro de 2023. Na época, ele pesava 264 kg.
O cantor acreditou que seria submetido a uma cirurgia bariátrica logo de cara, mas os médicos sugeriram que ele perdesse 100 kg apenas com alimentação balanceada, exercícios físicos e acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. Babu, então, aceitou o desafio. Ele tem perdido cerca de 8,8 kg por mês e, atualmente, pesa 193 kg.
O artista já sentiu pequenas diferenças no seu dia a dia, como tomar banho sem precisar de ajuda, calçar o próprio sapato, dirigir e colocar o cinto de segurança. O objetivo é que ele deixe o hospital apenas quando chegar aos 90 kg.
“O começo foi punk. Pensei em desistir porque foi uma mudança muito radical. Não é só mudar os hábitos, mas também mudar a mentalidade”, analisa.
Mas com a ajuda dos amigos, como do também cantor Léo Santana, Babu continuou focado. Afastado dos palcos por estar internado em tempo integral, o músico não vê a hora de voltar a trabalhar.
Com o avanço do tratamento, Luciano já está podendo participar de alguns eventos fora da clínica, como o aniversário de Léo Santana. “Tive um reencontro maravilhoso no aniversário de Léo Santana, que pude ir presencialmente. A primeira banda a dar oportunidade para o Léo foi o Pagodart, então temos muito carinho por ele e é uma amizade verdadeira. Ele tem me ajudado bastante”, declara.
Os amigos de grupo de Luciano também pensaram em uma forma de fazer com que o cantor participe dos shows: além de gravarem chamadas que são transmitidos nas apresentações, o músico também já fez participações por videochamada.