Carne Seca Engorda?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Apesar de ser um alimento muito conhecido e consumido no Brasil, sempre existiu uma polêmica sobre se a carne seca engorda. A seguir, você descobrirá por que essa polêmica existe, assim como sobre as propriedades e características da carne seca.

A carne seca é um prato popular na região Nordeste do nosso país, porém, acredita-se que a sua origem venha lá dos povos do Antigo Egito. Ela é sempre produzida a partir da carne do boi, que passa por um processo de desidratação, além de receber o acréscimo de sal em toda a sua superfície.

Justamente por passar por esse processo de extrema desidratação, com um teor de umidade que fica em torno dos 45%, é que a carne seca dura mais do que as outras.

É possível encontrar o ingrediente como recheio da tapioca e em receitas de pratos como escondidinhos, pizzas, tortas, coxinhas, esfirras, almôndegas, croquetes, caldos, sopas, folhados, roscas salgadas, bolinhos e arroz carreteiro, por exemplo.

São muitas as possibilidades de se fazer receitas com carne seca, como por exemplo, as receitas de sopa de aipim com carne seca light. É sempre bom testar o máximo de receitas possíveis para encontrar as receitas mais leves e saudáveis, como as receitas de escondidinhos de carne seca light, que são uma ótima pedida para isso.

Mas será que a carne seca engorda?

Para começarmos a entender se a carne seca engorda ou não, vamos dar uma verificada na quantidade de calorias que ela pode apresentar. A tabela a seguir nos apresenta o valor calórico que a carne bovina seca cozida apresenta em diferentes porções.

Porção Quantidade de calorias encontradas
1 colher de sopa picada 56,34 calorias
1 colher de arroz picada 87,64 calorias
1 pedaço pequeno 62,6 calorias
1 pedaço médio 203,45 calorias
1 pedaço grande 406, 9 calorias
1 porção de 100 g 313 calorias

Tendo como base as informações contidas na tabela acima, podemos entender que conforme o tamanho da porção de carne seca que a pessoa escolher, o alimento pode auxiliar o ganho ou o aumento de peso.

Por exemplo, se ela utilizar uma porção equivalente a uma colher de arroz picada, um pedaço pequeno ou até mesmo um pedaço médio dentro de uma refeição equilibrada, saudável e controlada, não é de se esperar que aconteça o aumento de peso.

Já se o indivíduo em questão escolher um pedaço grande e consumi-lo junto com junk food, fast food e comidas pobres em nutrientes e ricas em calorias, além de bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais, é bem possível que a pessoa engorde.

Carne seca e o acúmulo de líquidos 

É muito comum as pessoas pensarem que a carne seca engorda por conta do inchaço corporal que ela pode provocar, por conter muito sal. A quantidade de sal presente nela varia bastante, mas geralmente se come mais salgada do que outras carnes.

Porém, se você já tem os hábitos alimentares que te ajudam a superar a retenção de líquidos, isso certamente será um problema bem menor para você do que para as pessoas que não seguem esses hábitos.

Sendo assim, o consumo de quantidades maiores de carne seca pode levar ao ganho de peso, devido ao acúmulo de líquidos. Em pouco tempo, um dia ou pouco mais, o excesso de líquidos do corpo é eliminado e o peso extra vai embora. Mas fica aquela impressão que carne seca engorda.

Carne seca é permitida na dieta Dukan

Uma prova de que o alimento pode fazer parte de uma dieta com foco na perda de peso é que ela é permitida na dieta Dukan, conhecida por priorizar o consumo de proteínas e gorduras e promover uma redução significativa na ingestão de carboidratos.

A carne seca (do tipo bresaola, uma carne que é seca durante dois meses e geralmente servida em fatias finas, de acordo com a Gastrolândia) está permitida na fase de ataque dieta Dukan.

A fase de ataque é a etapa mais radical do programa alimentar, dura de dois a sete dias e é composta por alimentos que apresentam uma composição altamente proteica.

Tendo em vista que a dieta Dukan é um método que restringe a ingestão de um nutriente, é fundamental que você consulte um bom médico e nutricionista antes de começar a seguir o programa alimentar e que conte com o apoio desses profissionais durante todo o processo.

Considerações importantes 

Saber se a carne seca engorda ou não pode até ser útil para a sua dieta, seja lá qual for o objetivo dela. Entretanto, é necessário entender que não é somente um alimento ou outro que provoca o aumento ou a diminuição do peso.

O que determina se uma pessoa emagrece, engorda ou mantém o mesmo peso é toda a sua dieta, assim como o seu estilo de vida. Por exemplo, alguém pode comer a carne seca de maneira moderada para não exceder nas calorias, porém, ao mesmo tempo se empanturrar de alimentos conhecidos por provocar o aumento de peso como guloseimas cheias de açúcar, pratos fast food e refrigerantes e sucos também lotados de açúcar.

Provavelmente ela irá experimentar o aumento de peso, não é mesmo? Principalmente se viver uma vida sedentária. Portanto, quando o objetivo é emagrecer, é fundamental que a pessoa se dedique a toda uma dieta controlada, equilibrada, saudável e nutritiva, além de praticar exercícios físicos com frequência como forma de maximizar a queima calórica. Sempre contando com o apoio de nutricionista e personal trainer para assegurar que o processo aconteça de maneira segura.

O mesmo raciocínio serve para quem precisa engordar – o ideal é que isso seja feito com saúde com alimentos nutritivos, que não auxiliem somente a recuperar o peso perdido, mas que permitam que isso aconteça de modo que o organismo não seja prejudicado.

Porções maiores (e mais calóricas) podem ajudar neste sentido, no entanto, é ideal que o alimento seja integrado dentro de um contexto de uma dieta saudável e não haja o consumo exagerado alimentos de baixa qualidade. Ainda que elas possam estimular o ganho de peso, eles também poderão provocar uma série de problemas para a saúde.

Portanto, para fazer tudo com segurança, quem precisa engordar também deve seguir o seu processo contando com o acompanhamento do médico e do nutricionista.

Você já imaginava que o consumo de carne seca engorda quando feito em excesso? Você tem costume de consumir a carne seca com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário