Cerveja aumenta o colesterol e triglicérides?

atualizado em

A cerveja é provavelmente a bebida alcoólica mais popular em todo mundo, principalmente no Brasil, embora muitos médicos afirmem que ela aumenta o colesterol.

Entretanto, apesar da má reputação da cerveja devido ao seu teor alcoólico, ela também contém alguns ingredientes surpreendentemente saudáveis, como a cevada, rica em polifenóis.

Por isso, a seguir vamos entender os efeitos da cerveja nos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de conhecer algumas formas de controlar os níveis dessas substâncias no sangue e assim melhorar a saúde.

Cerveja tem benefícios?

Cerveja
Alguns dos ingredientes da cerveja até contêm compostos saudáveis

Essa bebida tão apreciada pelos brasileiros muitas vezes é chamada de “pão líquido”, devido à sua composição, que geralmente contém:

  • Lúpulo
  • Cevada 
  • Fermento

Essas substâncias contêm fitoesteróis, compostos que se ligam ao colesterol para ajudar a tirá-lo do corpo. É por isso que alguns deles são adicionados em algumas bebidas e alimentos que são comercializados como “alimentos redutores de colesterol”.

  Continua Depois da Publicidade  

E como a cerveja contém esteróis naturais, muitas pessoas acreditam que ela possa diminuir o seu colesterol. Mas o fato é que os que são encontrados na cerveja, o ergosterol ou o sitosterol, estão em níveis muito baixos para que de fato tenham um grande impacto na redução do colesterol.

Porém, algumas pesquisas realizadas em camundongos sugeriram que o consumo moderado de cerveja pode reduzir os depósitos de colesterol na maior artéria do corpo, a aorta, bem como o que está presente no fígado.

Assim, os pesquisadores sugeriram então que alguns componentes não identificados na cerveja podem mudar a forma como são metabolizadas as lipoproteínas e reduzir o risco de doenças cardíacas. Porém, eles ainda não sabem ao certo como isso ocorre, e nem se esse efeito ocorreria também em seres humanos.

Por isso, não se pode afirmar que a cerveja faça bem para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Como a cerveja afeta os níveis de colesterol e de triglicérides?

Apesar de não conter gorduras ou colesterol, a cerveja pode aumentar os níveis sanguíneos dessas substâncias, aumentando assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Isso ocorre porque a cerveja contém carboidratos e álcool, duas substâncias que podem aumentar os níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL rapidamente.

Esse efeito é mais visível em pessoas que consomem a bebida de forma excessiva, principalmente quando associado a uma dieta rica em gorduras.

Outro ponto importante é que vários estudos mostraram que, quanto mais cerveja uma pessoa consome, maior são seus níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, e isso também vale para outros tipos de bebidas alcoólicas. 

Isso significa que o ideal é manter o consumo diário de cerveja o mais baixo possível, para assim reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

  Continua Depois da Publicidade  

A cerveja afeta o colesterol e triglicerídeos?

Cerveja
Os estudos muitas vezes apresentam resultados contraditórios

Primeiramente, é importante ressaltar que são necessários mais estudos para analisar se a cerveja aumenta o colesterol ou não, bem como os triglicerídeos. 

Isso ocorre porque a maioria dos estudos realizados não diferenciam os tipos de bebidas alcoólicas e seus efeitos sobre o colesterol, triglicerídeos e saúde do coração. Assim, é difícil definir o papel de cada uma dessas bebidas, como a cerveja, na saúde.

Mas, mesmo esses poucos estudos que analisam especificamente a cerveja possuem resultados muitas vezes contraditórios:

  • Em alguns estudos foi verificado que as pessoas que bebiam pelo menos uma dose de cerveja por dia apresentaram um aumento nos níveis de colesterol LDL (“ruim”) em 11%. Além disso, os níveis de colesterol bom (HDL) foram reduzidos em até 18%. Mas, nestes estudos, o tipo ou marca de cerveja não foi geralmente observado.
  • Já um outro estudo mostrou que uma cerveja (cerca de 340 ml) por dia poderia reduzir a oxidação do colesterol LDL. No entanto, o consumo de três ou mais cervejas diariamente causou um efeito contrário, ou seja, aumentou a oxidação do LDL, o que pode levar à inflamação do revestimento interno dos vasos sanguíneos e contribuir para a formação de aterosclerose, levando ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  • Por fim, níveis elevados de triglicerídeos também foram observados com o aumento do consumo de cerveja, o que também é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Consumo de cerveja para pessoas com níveis altos de triglicerídeos

Se você já apresenta níveis altos de triglicérides ou de colesterol, o ideal mesmo é não consumir bebidas alcoólicas. 

Mas se você mesmo assim quiser beber um pouco aos finais de semana, é possível fazer algumas mudanças consistentes em seu estilo de vida para minimizar os impactos do álcool na sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns exemplos são:

  • Seguir uma dieta com baixo teor de gordura, baixo índice glicêmico e rica em fibras alimentares. Isso pode ser feito a partir da inclusão de carnes e laticínios magros, vegetais, frutas e cereais integrais. Conheça aqui a lista de carnes magras.
  • Praticar alguma atividade física diariamente, por cerca de 30 a 40 minutos.
  • Manter um peso saudável e adequado para a idade.
  • Evitar o cigarro.
  • E, principalmente, evitar os exageros.

Assim, é possível controlar os níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneos. Entretanto, às vezes apenas mudanças nos hábitos de vida não são suficientes para obter esse controle.

Nesses casos, pode ser que seu médico indique o uso de algum medicamento para auxiliar na regulação do perfil lipídico, associado às mudanças de hábitos mencionados anteriormente.

Dessa forma, após a normalização dos níveis de colesterol e triglicerídeos, o seu médico poderá liberar o consumo de bebidas alcoólicas, mas sempre dentro dos limites recomendados. 

Você não deve beber cerveja para diminuir o colesterol

Embora alguns estudos tragam a sugestão de que uma cerveja por dia ajude a melhorar o seu perfil lipídico e a diminuir a oxidação do LDL, passar desse limite traz consequências bastante ruins para a saúde. Essa tendência também foi observada com outros tipos de bebidas alcoólicas.

Além disso, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode levar a pessoa ao sedentarismo, obesidade e ao alcoolismo, e tudo isso pode criar graves problemas para a saúde, que superam em muito qualquer outro benefício adicional.

Portanto, é recomendável que você não beba muita cerveja, ou qualquer bebida alcoólica, se estiver preocupado com a sua saúde, mesmo que algumas pesquisas sugiram que a cerveja não aumente o colesterol.

Vídeo: 10 melhores alimentos para baixar o colesterol

Aproveite também para conhecer no vídeo a seguir os 10 melhores alimentos para baixar colesterol rápido e dicas, segundo nossa nutricionista:

Vídeo: sintomas do colesterol alto

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que beber cerveja aumenta o colesterol e triglicérides? Tem costume de beber cerveja com que frequência? Pretende diminuir? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Cerveja aumenta o colesterol e triglicérides?”

  1. Eu costumo de vez em quando tomar umas cervejas não faço uso contínuo,mas de repente surge um desejo aí eu vou e tô umas

    Responder
  2. Boa noite! Gostei muito da sua matéria, tirei dúvidas que não sabia, agora vai me ajudar muito na prevenção de muitas doenças.

    Responder