Chá de Abacaxi com Canela Emagrece? 3 Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Muito são os chás associados à perda de peso, que as pessoas prometem que podem ajudar a emagrecer como mágico. No entanto, é preciso conhecer bem a receita em questão para se certificar de que ela realmente pode dar aquela força para emagrecer ou se tudo não passa de um mito.

O chá de abacaxi com canela emagrece?

Por exemplo, um dos chás que pode ser associado à diminuição do peso é o que é preparado com a mistura de abacaxi com canela.

Porém, para termos certeza de que o chá de abacaxi com canela emagrece realmente, vamos procurar descobrir se esses dois ingredientes realmente possuem efeitos que podem promover a diminuição do peso.

A bebida feita com a casca do abacaxi, a canela, o cravo e a hortelã é conhecido como um chá diurético, ou seja, que promove o aumento da eliminação de água no organismo por meio da urina.

Isso é útil para quem precisa combater o inchaço, que pode ser causado no corpo por conta da retenção de líquidos e que dá a impressão que a pessoa está mais cheia.

O consumo da canela é útil para a perda de peso porque ela é um alimento termogênico. A termogênese é um processo que favorece a aceleração do metabolismo, resultando em uma eficiência maior na queima de calorias e gorduras.

Vale mencionar ainda que a especiaria é anti-inflamatória, o que a torna a canela interessante para as pessoas que sofrem com a obesidade, visto que elas sofrem com um quadro de inflamação crônica.

Um componente do abacaxi, conhecido pelo nome de bromelaína, acelera o processo de digestão, o que também gera uma aceleração no metabolismo.

A canela também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar do sangue, e isso é algo positivo para o emagrecimento.

Vale lembrar que ao tomar o chá de abacaxi com canela no lugar de outras bebidas calóricas como sucos e refrigerantes, você estará retirando relevantes calorias da sua alimentação. Isso pode ajudar sim seus esforços para emagrecer.

Então… 

Mais adequado do que afirmar que o chá de abacaxi com canela emagrece é dizer que ele pode dar uma força para o processo de perda de peso. Porém, sozinho ele não dá conta do recado e nem opera milagres.

Até porque nenhum tipo de alimento possui poderes mágicos para queimar gordura. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer, procure uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, que seja adequada para você, e pratique exercícios físicos com frequência, que ajudam a aumentar a eliminação de calorias.

Para garantir que a sua dieta e o seu treino sejam seguros e saudáveis e não tragam problemas para a sua saúde, conte com o acompanhamento de um nutricionista e um educador físico.

3 receitas de chá de abacaxi com canela 

1. Receita de chá de abacaxi com canela

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 3 pedaços grandes de canela em pau;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar a água dentro de uma panela, adicionar o abacaxi e a canela e levar para ferver durante cinco ou 10 minutos; Desligar o fogo, adicionar o adoçante a gosto, se assim desejar, esperar esfriar um pouquinho e servir-se imediatamente. 

2. Receita de chá de abacaxi com canela

  • Casca de um abacaxi;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 1 litro de água;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 canela em pau;
  • Adoçante a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Ferver as cascas de abacaxi em uma panela com o litro de água durante aproximadamente 10 minutos; Então, desligar o fogo, adicionar as fatias de abacaxi, as folhas de hortelã e a canela em pau; Tampar e deixar descansar durante 10 minutos; Coar, adoçar a gosto, se assim preferir, esperar dar uma esfriada e servir-se imediatamente.

3. Receita de chá de abacaxi com canela 

Ingredientes: 

  • Casca de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 1 pau de canela;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1,5 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes dentro de uma panela com os 1,5 litro de água e levar ao fogo para ferver durante cinco minutos. Desligar o fogo, esperar esfriar um pouquinho e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que o abacaxi e a canela que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, estejam bem limpinhas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com a canela 

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto.

Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas de circulação, nos fígados ou rins deve consultar o médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, além daquele que foi indicado para o tratamento da diabetes, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Entretanto, recomenda-se que cada pessoa consulte o médico ou nutricionista para saber qual é a melhor porção de canela indicada para ela, visto que essas quantidades podem variar bastante.

A ingestão em excesso da canela diariamente – além dos 6 g recomendados – pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

Você já tinha ouvido falar que o chá de abacaxi com canela emagrece? Tem vontade de experimentar o seu consumo e conferir os efeitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Chá de Abacaxi com Canela Emagrece? 3 Receitas e Dicas”

  1. Eu tô usando o chá da casca de abacaxi com canela… estou tendo resultados muito satisfatórios… claro q aliado a reeducação alimentar…

  2. Alimentação saudável, aliada a exercícios físicos, chás diuréticos e emagrecedores, é o melhor remédio.
    Mas também deve ter auto-estima mesmo que esteja acima do peso, pois ansiedade,estresse, depressão faz com a perda de peso seja muito mais difícil,em 1 lugar se ame,e busque ajuda psicológica se necessário,um abraço, força e foco,vc consegue, todos podem desistir de vc, menos vc mesma.

  3. Eu ouvi falar mas nunca fiz uso…pois não sei mais o que fazer já fiz de tudo e me tratei com vários nutricionista..Não aguento mais isto está me tirando do meu foco não saio quase de dentro de casa quando saio só a noite daí ninguém me vê…me ajuda tô quase desistindo de mim…

    • Não é o nutricionista que vai te ajudar a perder peso. É você mesma. Assuma a responsabilidade que você chegou a esse peso e mude os hábitos para não sofrer mais la na frente. Se você não cuidar de si mesma quem mais fará isso? Ninguém. Controle sua boca. Faça exercícios. Vá acostumando seu corpo. E logo você consegue mudar a sua realidade.