Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Chá de Erva Doce Emagrece Mesmo?

Chá de Erva Doce Emagrece Mesmo?

Chá de erva-doce

As pessoas tomam chá há milhares de anos, alguns povos por seus efeitos calmantes ou medicinais e outros apenas pelo sabor, mas obviamente que se uma bebida é benéfica para a saúde como o é o chá, nada mais natural que ela perdure por milhares de anos até os dias atuais. O chá é a segunda bebida mais popular do mundo, perde apenas para a água, o que na verdade é uma competição desigual, pois a água é o maior bem da humanidade. Logo em seguida vem o chá, que pode ser extraído de plantas e sementes e que pode auxiliar no tratamento de inúmeras doenças, diminuir o estresse e dores e até mesmo emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de erva doce especificamente é um remédio tradicional para uma variedade de condições, mas a sua principal utilização tradicional é ajudar a digestão dos alimentos, e por isso há a crença de que o chá de erva doce emagrece.

No entanto, perder peso requer mudanças de estilo de vida, incluindo um plano de exercícios e modificações dietéticas, portanto o chá de erva doce por si só não faz milagres. Ele pode fazer parte do seu programa alimentar, ajudando o seu organismo a digerir e assimilar os nutrientes de forma mais eficiente, reduzindo assim os desejos por comida. Não há nenhuma evidência clínica conclusiva que evidencie com fatos comprovados que o chá de erva doce emagrece, mas converse com sua nutricionista para avaliar caso a caso.

Origem

Sementes de funcho vêm de uma planta aromática com folhas de penas. A planta é originária da região do Mediterrâneo, mas cresce em regiões temperadas em todo o mundo. O chá de erva doce é um remédio tradicional para a digestão, perda de peso, dor de garganta e pedras nos rins. Algumas pesquisas com as sementes revelaram que, à longo prazo, proporcionam mais saúde ao ser humano e podem estimular a produção de leite para mães que amamentam.

O chá de erva doce emagrece?

Foram feitas poucas pesquisas com erva doce neste intuito, portanto mais estudos são necessários para comprovar com certeza que o chá de erva doce emagrece. Porém, alguns depoimentos de usuários que tentaram o uso do chá relataram uma melhora significativa na redução do peso e muitos especialistas em fitness e nutrição recomendam a bebida para ajudar a reduzir o apetite e emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Acredita-se que a erva doce pode auxiliar na perda de peso devido ao seu efeito calmante e melhora do aparelho digestivo. De fato, alguns estudos mostraram que ela pode ser útil para diminuir as cólicas em lactantes. Acredita-se que este efeito de acalmar o sistema digestivo como um todo auxilia na absorção de nutrientes. E, ao se sentir plenamente absorvido de nutrientes, a pessoa se sente preenchida, satisfeita, saciada, inibindo a compulsão por comida e reduzindo o apetite nas refeições e evitando excessos. Além disso, a erva doce possui alguns efeitos diuréticos no corpo, o que pode aliviar o inchaço e eliminar o peso da água no organismo.

Outras contribuições

Curiosamente, alguns estudos também demonstram que a erva doce tem sido usada como um remédio anti-inflamatório e cardiovascular. Há também algumas evidências limitadas de que a erva doce, em combinação com outras ervas, pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação da doença inflamatória do intestino (colite). Estas ações benéficas pode contribuir com muitas condições de saúde, incluindo as consequências negativas do excesso de peso. Porém, mais ensaios clínicos são necessários para fornecer mais evidências da eficácia da erva doce nestas áreas.

Tradicionalmente, as mães usaram esta erva para ajudar com a enfermagem e como um tônico digestivo. É importante notar que a erva doce pode ter várias interações com medicamentos e as mulheres grávidas não devem usar esta erva sem consultar seu médico antes.

Chá de erva doce na digestão

De acordo com “A Enciclopédia de Plantas Medicinais”, os óleos aromáticos presentes na erva doce podem ajudar a dissipar gases de um aparelho digestivo inchado e aliviar a dor e inflamação do sistema digestivo. A melhora da digestão ajuda a absorver mais nutrientes de cada alimento que você consome. Se você absorver melhor os nutrientes, seu corpo se sentirá mais saciado depois de comer e você poderá controlar melhor seus desejos por comida.

Beber chá de erva doce regularmente ajuda a eliminar o excesso de fluidos do corpo, pelo seu potencial diurético. Você também pode aliviar os olhos inchados causados pela retenção de líquidos, aplicando chá de erva doce frio sob os olhos. Além de prevenir e aliviar a retenção de água, a erva doce ajuda a remover toxinas e reduz o risco de problemas do trato urinário. Outras propriedades podem estimular a transpiração, contribuindo para a perda de peso.

Preparo

Você pode preparar o chá de erva doce extraindo as sementes do funcho soltas ou comprando embalado em pequenos sachês de chá que contêm sementes de funcho já extraídas. A preparação do chá com saquinhos é mais conveniente, enquanto se prepara a partir de sementes que produz um chá forte com um teor mais elevado de óleos voláteis. Saborear o chá de erva doce após uma refeição pode ajudar na digestão ou quando você sentir um desconforto digestivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Para preparar o chá de erva doce com um saco de chá, basta derramar água fervente sobre este. Para preparar o chá a partir do funcho, você deve extrair as sementes inteiras, assá-las por um minuto em uma panela em fogo médio (cuidado para não queimar). Em seguida, esmagá-las ligeiramente usando um pilão. Ferva um copo de água e despeje sobre meia colher de chá de sementes. Deixe absorver por uns três minutos e depois basta beber. Uma alternativa é fazer uma infusão fria. Deixe as sementes em um copo de água durante a noite e beba na manhã seguinte.

Considerações

Sabe-se que mastigar algumas sementes de erva doce pode ajudar a se livrar do mau hálito depois de uma refeição. Suas propriedades antimicrobianas atuam contra os germes que causam mau hálito. Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias também aliviam dores nas gengivas. Além de mastigar as sementes de funcho, você pode bochechar chá de erva doce morna em sua boca ou gargarejar para reduzir o mau hálito.

O chá de erva doce pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de cólon, justamente pela sua função digestiva que pode ajudar a eliminar toxinas cancerígenas do cólon. Além disso, a erva tem um fitonutriente chamado anetole anti-inflamatório, que tem efeitos anticancro. Um estudo de 2012 realizado na Universidade do Texas descobriu que este fitonutriente pode impedir que as células de câncer de mama cresçam. Outros fitonutrientes como a quercetina e limoneno presente nesta erva também têm efeitos anticancerígenos.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitos fatores, incluindo estresse e má alimentação, podem interromper o ciclo menstrual regular de uma mulher. O chá de erva doce tem por função regular normalmente o fluxo menstrual feminino. A erva também tem fitoestrógenos que ajudam a aliviar sintomas menstruais, distúrbios da menopausa e inchaço dos seios. Também funciona como um afrodisíaco para aumentar a libido em homens e mulheres.

A erva doce pode ser tóxica se você consumir em doses muito grandes, mas até três xícaras de chá de erva doce por dia não há risco de causar danos. O chá de erva doce é ideal para mulheres grávidas e pode ajudar a aliviar os enjoos matinais. Para mães que amamentam, chá de erva doce pode aumentar a produção de leite e fazer o seu leite mais digerível para o bebé.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que chá de erva doce emagrece mesmo? Tem o costume de tomá-lo com esse intuito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Mary Lucy da Silva Barrozo

    krak!!!!!!! eu adoro chá de Erva Doce, para ser sincera é o único chá que gosto, porém, SEMPRE evitei tomá-lo por achar que engordava. kkkk
    obrigada pelo esclarecimento.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*