Chá de folha de maracujá – Para que serve, benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

Também conhecido pelos nomes de maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão, o maracujá é uma planta de clima tropical, com ampla distribuição geográfica, cuja origem provavelmente é o Brasil. As informações são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

  Continua Depois da Publicidade  

O maracujá é rico em flavonoides, vitaminas A e C e minerais como o potássio e magnésio, além de ser uma ótima fonte de fibras. Ele ainda auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue, atua na prevenção de problemas crônicos, como envelhecimento precoce, colesterol alto e pressão alta. 

O suco feito com essa fruta é bastante popular por aqui em nosso país, porém uma outra bebida feita com as folhas dessa fruta, o chá de folha de maracujá, é uma excelente opção para quem sofre de ansiedade, estresse ou insônia, pois possui propriedades calmantes que ajudam a relaxar e acalmar o corpo.

O chá de folha de maracujá além de saboroso é rico em nutrientes benéficos à saúde. É ótimo para regularizar o funcionamento intestinal e também um grande aliado nas dietas de quem quer perder peso.

Confira abaixo os principais benefícios e as contraindicações do chá desta fruta.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de maracujá 

Chá de maracujá

Propriedades diuréticas

As folhas de maracujá são ricas em substâncias que possuem efeito diurético, ou seja, que promovem a eliminação de líquidos do organismo por meio da urina, o que pode ser útil para combater a retenção de líquidos.

Porém, vale a pena registrar aqui a importância de tomar cuidado para não consumir o chá de folha de maracujá em excesso e correr o risco de eliminar água demais do corpo, tendo chances de sofrer uma desidratação.

Calmante natural

Uma das propriedades mais conhecidas do maracujá é sua ação calmante. O chá de folha de maracujá é indicado para auxiliar o tratamento contra a insônia e redução da ansiedade porque provoca o relaxamento e combate a excitação nervosa.

Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares

Saúde feminina na menopausa

A bebida pode beneficiar as mulheres que se encontram no período da menopausa porque ameniza os calores e as alterações de humor que podem aparecer durante essa época.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de folha de maracujá emagrece? 

Como vimos acima, a bebida ajuda a combater a retenção de líquidos no corpo. Isso significa que o chá de folha de maracujá também pode ajudar a eliminar o inchaço e com isso favorecer a perda de peso.

Ademais, em termos de emagrecimento, como o chá de folha de maracujá também ajuda no combate à ansiedade, ele é bastante indicado para as pessoas que têm o hábito de comer em excesso quando ficam ansiosas, principalmente alimentos cheios de calorias e açúcar.

Porém, isso não significa que o chá de folha de maracujá emagrece de forma milagrosa, ele apenas pode ser útil de alguma forma para o processo de perda de peso. Portanto, quem deseja emagrecer deve fazer isso de maneira saudável, seguindo uma dieta equilibrada e nutritiva, além de praticar atividades físicas para favorecer o aumento do gasto calórico.

E complementando as informações sobre a fruta, além das folhas, a casca do maracujá é rica em fibras, como a pectina, que auxiliam na redução da velocidade de digestão dos alimentos, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso. Conheça todos os benefícios da farinha da casca de maracujá , como fazer e usar.

Como fazer chá de folha de maracujá 

Chá de folha de maracujá

Ingredientes: 

  • 4 folhas frescas picadas de maracujá ou 2 folhas desidratadas de maracujá;
  • 3 copos de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque as folhas em uma panela com dois copos de água;
  2. Leve para ferver durante 10 minutos;
  3. Então, acrescente mais um copo de água e deixe ferver por mais 10 minutos;
  4. Coe e sirva-se em seguida.

Caso a própria pessoa queira secar as folhas de maracujá, o recomendado é que elas sejam secas à sombra para que as suas propriedades medicinais sejam mantidas.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar oxide (destrua) os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Certifique-se ainda de que as folhas de maracujá que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Outros cuidados com o chá de folha de maracujá

Para as pessoas com bom quadro clínico, recomenda-se tomar de uma a três xícaras de chá de folha de maracujá por dia e não ultrapassar o período de uma semana sem pausar o consumo da bebida.

Entretanto, deve-se conversar com o médico para assegurar que o chá não pode fazer mal, principalmente para os casos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Não utilize o chá de folha de maracujá para auxiliar o tratamento de qualquer doença ou condição de saúde sem antes ser autorizado pelo médico e nem substitua o tratamento pela ingestão da bebida porque isso pode prejudicar a sua saúde.

Também é importante verificar, junto ao seu médico, se o chá de folha de maracujá pode interagir com algum medicamento, suplemento ou chá que você esteja utilizando.

Vídeos

Você já experimentou o chá de folha de maracujá? Tinha conhecimento dos benefícios desta bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

20 comentários em “Chá de folha de maracujá – Para que serve, benefícios e como fazer”

  1. Adorei as dicas! Mas não entendi se deve ferver ou não as folhas… No texto diz uma coisa e no vídeo diz outra.

    Responder
  2. E verdade o chá é muito bom para eliminar a retenção de líquidos, em especial nas pernas inchadas que era o meu problema, passei a usar e melhorei bastante

    Responder
  3. Tenho dormido, mas não faço uso de medicamentos para dormir. hoje alguém me deu a dica de tomar o chá da folha de maracujá, espero ter sucesso.

    Responder
  4. Estou tomando uma xícara ao deitar já faz um bom tempo e estou me dando bem…. dormindo bem.
    Parei com os remédios para dormir pois eu não estava me sentindo bem.
    Modo de fazer….duas folhas pequenas bem lavadas em uma xícara de água bem quente….esperar esfriar e tomo ao deitar.

    Responder