Chá de hibisco antes de dormir emagrece? Faz bem ou faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 12/10/2021

O chá de hibisco, é uma bebida preparada com as flores secas da Hibiscus sabdariffa (nome científico da planta) é rico em quercetina, uma substância que possui ação diurética, que pode auxiliar na redução da pressão arterial, além de ser um grande aliado para perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele contém diversas propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, podendo contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares e também podem auxiliar na diminuição dos danos causados às células pela ação dos radicais livres. Além disso, outro efeito dos antioxidantes é o fortalecimento do sistema imunológico.

O chá de hibisco oferece diversos benefícios, e seu uso para melhoria da saúde, tanto física quanto mental, tem sido utilizado desde a antiguidade.

Vale a pena tomar chá de hibisco antes de dormir?

hibisco

O chá de hibisco contém um efeito calmante e por tal razão é recomendado para combater a insônia e melhorar a qualidade do sono.

Como ele não contém cafeína em sua composição, o chá de hibisco pode ser ingerido tranquilamente no período noturno, pois o seu consumo não causará prejuízos ao sono, muito pelo contrário, ele, inclusive, irá ajudar a dormir melhor.

Um estudo em animais realizado no Instituto Central de Plantas Medicinais e Aromática da Índia e publicado no African Journal of Medicine and Medical Sciences demonstrou que o hibisco tem efeitos sedativos e ansiolíticos, que se tornam mais evidentes com a administração contínua.

Em crianças, o extrato de hibisco pode ajudar a alivia a dor, febre, ansiedade e dor de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

Seus antioxidantes, como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido clorogênico, presentes em seus extratos, podem ser responsáveis por esses efeitos. 

Benefícios do chá de hibisco para perda de peso

O chá de hibisco, aliado a uma dieta saudável e à prática regular de exercícios físicos, pode ajudar no processo de emagrecimento. Cada 100 ml de chá de hibisco contém apenas 28 calorias, portanto, ele é menos calórico do que muitas bebidas encontradas no mercado, além de ser muito mais saudável.

O consumo frequente desta bebida bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar, o que favorece a perda de peso. Além disso, assim como outros chás que ajudam a emagrecer, as flores de hibisco são consideradas diuréticas e por isso podem ajudar na liberação de toxinas indesejadas, bem como no excesso de líquidos do corpo, o que também contribui para a perda de peso.

Um estudo realizado pelo Instituto de Medicina da Universidade Médica de Chung-Shan, em Taiwan, afirmou que o extrato de hibisco acelera o metabolismo, inibindo a obesidade e o acúmulo de gordura, além de melhorar a esteatose hepática das pessoas.

Como contém flavonoides que ajudam a reduzir a absorção de gorduras em nosso organismo, tomar uma xícara deste chá após o jantar, fará com que o seu corpo não absorva rapidamente as gorduras indesejadas, e ele ainda continuará agindo na limpeza, enquanto você dorme.

No entanto, é importante lembrar que ele também age como um diurético, ou seja, se você tomar este chá logo antes de deitar ou em grande quantidade, existe uma possibilidade considerável de ter que levantar para ir ao banheiro durante à noite.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com o chá de hibisco

chá de hibisco

Embora já tenha restado comprovado que tomar chá de hibisco a noite traz melhoria para a qualidade do sono e que o seu consumo é muito benéfico para a saúde, quando ingerido em grandes quantidades, ele também pode ser perigoso, principalmente para o fígado.

Além disso, as gestantes devem evitá-lo, pois a erva interfere nos níveis de estrogênio da mulher, podendo prejudicar o desenvolvimento da gestação.

O hibisco também pode causar queda súbita dos níveis de açúcar no sangue e até mesmo causar náusea e zumbido nos ouvidos. Se você começar a sentir algum desses efeitos colaterais, pare imediatamente de beber chá de hibisco.

Com exceção desses casos em que o chá de hibisco faz mal, esta bebida apresenta muitos benefícios para a saúde. Incluir este chá em sua rotina é uma ótima maneira de se hidratar e aumentar o consumo de antioxidantes.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você costuma tomar chá de hibisco antes de dormir? Já notou bons resultados para perda de peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 4,40)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário