Chá de Hibisco Antes de Dormir Emagrece? Faz Bem ou Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 28/05/2020

Confira se é verdade que tomar chá de hibisco antes dormir emagrece e veja se faz bem ou faz mal consumir essa bebida à noite.

O chá de hibisco é feito com a flor de hibisco, cientificamente conhecida como Hibiscus Sabdariffa, que é nativa de partes do norte da África e do sudeste da Ásia.

Os inúmeros benefícios do chá de hibisco para a saúde despertaram atenção de muitos pesquisadores. Muitos afirmam que chá de hibisco emagrece e por isso você poderá inclusive encontrá-lo em diferentes formas, como por exemplo o chá de hibisco cápsulas.

Este chá pode ser servido quente ou frio e possui um sabor amargo e uma cor avermelhada.

No ano de 1999, relatórios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação afirmaram que a demanda por hibisco aumentou constantemente. Naquela época, cerca de 15.000 toneladas de hibisco estavam envolvidas no comércio internacional durante o período de um ano.

Como o chá de hibisco é utilizado

O chá de hibisco tem sido usado há milhares de anos como medicina popular em várias culturas ao redor do mundo e passou a ser estudado e usado em remédios da ciência moderna.

Muitos afirmam que ele pode ser utilizado para acalmar distúrbios nervosos, ajudar no sono e até acelerar o metabolismo, enquanto que a sua polpa também é utilizada topicamente para cuidar de feridas. Algumas dessas alegações foram cientificamente estudadas para apoiá-las.

A alegação mais estudada cientificamente é que o uso deste chá pode afetar positivamente a pressão sanguínea e o colesterol, e assim prevenir doenças cardiovasculares. Aproveite para conferir se é bom mesmo usar chá de hibisco para pressão alta.

Alguns dos outros benefícios para a saúde incluem assistência na digestão, propriedade anti-inflamatória, fortalecimento da imunidade e redução do risco de câncer.

Vale a pena tomar chá de hibisco antes de dormir?

Um estudo realizado no Instituto Central de Plantas Medicinais e Aromática da Índia e publicado no African Journal of Medicine and Medical Sciencesdemonstrou que o hibisco teve efeitos sedativos e ansiolíticos (tranquilizantes) em camundongos, que se tornam mais pronunciados com a administração contínua.

Quando administrado em crianças, o extrato de hibisco alivia a dor, febre, ansiedade e dor de cabeça.

Seus antioxidantes, como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido clorogênico, presentes em seus extratos, podem ser responsáveis por esse efeito. 

O mecanismo exato ainda precisa ser investigado, mas o que este estudo, assim como outros comprovam, é que ele pode ser uma grande ajuda na hora de dormir.

Isso ocorre principalmente devido à sua atividade analgésica que pode atuar através da inibição da via da prostaglandina e/ou através do mecanismo de dor periférica.

Isso tudo quer dizer que estudos estão demonstrando que tomar chá de hibisco antes de dormir faz bem para as pessoas pegarem no sono e dormirem melhor. Mas o chá de hibisco antes de dormir emagrece também?

Chá de hibisco ajuda a emagrecer

Embora não exista mágica para a perda de peso, o chá de hibisco, aliado a uma dieta saudável e à prática frequente de exercícios físicos, pode ser uma grande ajuda para você alcançar os seus objetivos de perda de peso.

Cada 100 ml de chá de hibisco contém cerca de 28 calorias, o que é muito menos do que muitas bebidas encontradas no mercado, além de ser muito mais saudável.

Por outro lado, o consumo frequente desta bebida provou diminuir a absorção de amido e glicose, o que acaba resultando em um melhor gerenciamento do peso.

Assim como outros chás que ajudam a emagrecer, as flores de hibisco são consideradas diuréticas e por isso podem liberar toxinas indesejadas e excesso de líquidos do corpo, o que também pode te ajudar a perder peso.

Benefícios do chá de hibisco para perda de peso

Os benefícios para perda de peso podem potencialmente ir ainda mais longe, já que muitos cientistas teorizam que essa bebida pode acelerar o metabolismo, e assim ajudar a queimar calorias de maneira mais rápida e eficiente.

Um estudo realizado pelo Instituto de Medicina da Universidade Médica de Chung-Shan, em Taiwan, intitulado de “Extrato de hibiscus sabdariffa inibe a obesidade e o acúmulo de gordura e melhora a esteatose hepática em humanos”, foi publicado na revista acadêmica Food & Function.

Nele, os autores sugeriram que os extratos desta planta tinham um potencial regulador metabólico e protetor do fígado. Os dados mostraram que o consumo de hibisco reduziu o peso corporal, o IMC, a gordura corporal, a relação cintura/quadril e o ácido graxo livre de soro além de melhorar a doença da esteatose.

A ingestão desta erva foi bem tolerada durante o estudo e não houve efeito adverso.

Como conclusão, os pesquisadores disseram que o hibisco poderia atuar como um adjuvante na prevenção da obesidade e gordura no fígado.

Como você pode ver, este chá pode ser um grande aliado à perda de peso. Porém, isso não significa que se você tomar uma xícara ou dez litros deste chá irá acordar magro no dia seguinte, mas sim que ele pode te auxiliar na perda de peso e dar uma mãozinha a mais na hora de dormir.

Por conter flavonoides que reduzem a absorção de gorduras, tomar um copo depois do jantar faz com que o seu corpo não absorva rapidamente às gorduras indesejadas, e enquanto você dorme, ele continua agindo na limpeza.

Outro ponto positivo é que ele também te ajuda a pegar no sono e ter uma noite mais relaxante e agradável, o que é muito importante no processo do emagrecimento, pois já foi comprovado que dormir bem emagrece.

No entanto, é importante lembrar que ele também age como um diurético, ou seja, se tomar logo antes de se deitar ou em grandes quantidades, pode ser que tenha que acordar para ir ao banheiro no meio da noite.

Cuidados com o chá de hibisco

Embora ele seja muito benéfico para a saúde e já foi comprovado que chá de hibisco antes de dormir faz bem, quando tomado em grandes quantidades, ele também pode ser perigoso, principalmente para o fígado.

Além disso, as mulheres grávidas devem evitá-lo, pois isso pode colocá-las em risco de parto prematuro ou menstruação.

O hibisco também pode causar queda súbita dos níveis de açúcar no sangue e até mesmo causar náusea e zumbido nos ouvidos.

Se você começar a sentir algum desses efeitos colaterais, pare imediatamente de beber chá de hibisco.

Com exceção desses casos em que o chá de hibisco faz mal, existem muitos benefícios da bebida, alguns mais estudados do que outros. Incluir este chá em sua rotina é uma ótima maneira de se hidratar e aumentar a quantidade de antioxidantes que consome.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma tomar chá de hibisco antes de dormir? Já percebeu bons resultados de emagrecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário