Benefícios do Chá de Hibisco, como preparar e cuidados

Especialista:
atualizado em 02/12/2020

O chá de hibisco, bebida preparada com as flores secas de conhecida como Hibiscus sabdariffa, tem propriedades antioxidantes, ação diurética, age reduzindo a também para baixar a pressão arterial, além de ser um grande aliado da perda de peso.

Os benefícios do chá de hibisco são muitos, e seu uso para melhorias da saúde, tanto física quanto mental, vem desde a antiguidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, cabe lembrar que o hibisco usado nos chás não é daquele tipo encontrado habitualmente em jardins.

Flor de hibisco - Hibiscus sabdariffa
Flor de Hibiscus sabdariffa

Mas quais são os benefícios do chá de hibisco?

Os benefícios são vários, e ao longo do texto vamos abordar cada um deles.

Pode ajudar na perda de peso

Um estudo demonstrou que substâncias presentes no chá de hibisco podem diminuir a absorção e acúmulo de gordura, e esse efeito pode ajudar na perda de peso. Mas apesar de esse efeito ainda precisar de confirmação de estudos maiores, já é uma boa notícia para quem quer perder peso.

Mas é importante ter em mente que o chá de hibisco sozinho não vai eliminar a gordura corporal. Para isso, é preciso associar o consumo do chá com hábitos de vidas saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Alguns estudos mostram que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorreria pela ação das substâncias antioxidante presentes no chá.

Esse efeito também reduziria a formação de placas de gordura dentro das artérias, diminuindo assim o risco de problemas cardíacos.

Ajuda na prevenção do diabetes e da síndrome metabólica

Além de agir no controle do colesterol, alguns estudos mostram que o chá de pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, que são normalmente mais altos em quem tem diabetes. Sabe-se que controlar os níveis de glicose é outra maneira de evitar a síndrome metabólica.

Entretanto a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda a substituição dos medicamentos usados no tratamento do diabetes por chás ou outros produtos naturais, pois os estudos ainda não são conclusivos.

  Continua Depois da Publicidade  

É diurético e ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos mostram que o chá de hibisco favorece a redução da pressão arterial, principalmente por seu efeito diurético. Entretanto, seu efeito é menor do que aquele apresentado por medicamentos, sendo indicado apenas como um auxílio no tratamento.

Além disso, o efeito diurético do chá de hibisco pode ajudar pessoas que apresentam certo grau retenção de líquidos, como aqueles relacionados ao ciclo menstrual.

Melhora o funcionamento do intestinal

O chá de hibisco possui efeito prebiótico, ou seja, ele mantém a flora intestinal saudável e melhora inflamações no intestino. Esse efeito anti-inflamatório pode ajudar no tratamento de estados inflamatórios causados pela má alimentação e obesidade, e mesmo em doenças intestinais.

É rico em antioxidantes

O chá de hibisco serve não apenas para reduzir as medidas, mas também para manter a saúde. Os antioxidantes das flores de hibisco têm um papel importante na redução nos danos as células causadas pelos radicais livres.

Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o hibisco pode prevenir o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres no corpo.

Outro efeito dos antioxidantes é o fortalecimento do sistema imunológico.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

  • Contraindicações

Como reduz a pressão arterial, o chá de hibisco deve ser evitado por pessoas com pressão naturalmente baixa. Além disso o chá também é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pelo risco de que as substâncias presentes no chá passem para o bebê.

  • Efeitos Colaterais

Apesar dos vários benefícios, o chá de hibisco pode causar alguns efeitos indesejáveis, principalmente quando consumido em excesso. O principal risco está relacionado ao fígado, já que o chá de hibisco em excesso pode causar danos hepáticos.

  Continua Depois da Publicidade  

O hibisco pode também causar uma descompensação de quadros de diabetes, levando a uma diminuição excessiva da concentração de açúcar no sangue. Isso acontece porque ele pode potencializar os efeitos dos medicamentos que a pessoa normalmente usa no tratamento.

Por isso, o consumo do chá de hibisco não deve passar de duas xícaras por dia, e é importante sempre informar ao médico sobre os chás que esteja usando.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais do chá de hibisco e tome os devidos cuidados em relação à bebida.

Como preparar o chá de hibisco

  1. Aqueça 200 ml de água e desligue o fogo assim que começar a ferver;
  2. Em seguida acrescente 1 colher chá das flores secas do hibisco, ou um sachê;
  3. Cubra a caneca ou xícara e aguarde cerca de cinco minutos;
  4. Por fim o chá pode ser servido quente ou gelado.

Se quiser aumentar o efeito termogênico do chá de hibisco, acrescente gengibre ou canela à bebida já pronta, e para usufruir mais dos benefícios, o ideal é tomá-lo sem açúcar ou adoçantes.

Lembrando que todo exagero pode fazer mal, é importante não tomar mais do que duas xícaras do chá de hibisco por dia

Onde encontrar

O chá de hibisco pode ser facilmente encontrado tanto a granel como em sachês, das mais diversas marcas.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá de hibisco? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que o chá de hibisco poderia trazer todos esses benefícios à saúde e boa forma? Já tem o hábito de tomá-lo frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (274 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

86 comentários em “Benefícios do Chá de Hibisco, como preparar e cuidados”

  1. Já comprei o ibìsco e vou começão a tomar pois tenho hipertenção…
    Depois falarei sobre os meus resultados !
    Obrigada
    Ana Teixeira

  2. tomo insulina a 3 meses engordei 9 quilos estou desesperada estava pesando 44 quilos agora estou com quase 54 tenho a pressao normal sera que posso tomar esse chá .

  3. Boa noite vou começar a tomar o chã de ibisco foi meu irmão que indicou estou na expectativa de reduzir meu peso.

  4. Tomo ingecao pra evitar com a ingecao ele tambem corta o efeito e eu corro risco de engravidar por favor me tira essa dúvida e outra coisa o chá so pode ser feito com a flor ou tbm pode usar as folhas ?

  5. Estou querendo a começar a tomar o chá, mas estou em dúvida.
    Tenho que tomar 1 copo em jejum e esperar meia hora pra comer alguma coisa ? e o outro é meia hora depois ou antes das refeições (almoço)???
    E tenho que tomar durante 15 dias e depois parar durante 1 semana ???
    Me ajudem por favor !!!!

    • Josimar dos Anjos

      Tomo hibisco a anos e so me fez bem me ajudou a perder quase 20 kilos.. Entao tenho experiencia faço checkup de 6 em 6 meses colesterol otimo figado pancras coração triglecerideos zero tudo magnifico o medico ate me deu os parabens por tudo esta nos conformes. SUA duvida esquece nao tem essa meia hora antes de refeição meia hora pra comer alguma coisa tomo a qualquer hora do dia como suco gelado e fez efeito perdi peso e ganhei muita saude. Paro a cada 3 ou 4 meses depois tomo de novo porq enjoa se nao enjoasse tomaria direto e a nutri falou q nao precisa parar senao quiser desde que nao faça ele tao forte, tomo quase 1 litro por dia. Beijo

    • Oi. Não sou especialista, mas comecei a tomar o chá de hibisco (cx de chá de hibisco orgânico do campo verde) há 3 semanas e estou maravilhada com seus efeitos. Eu tomo apenas uma caneca (com apenas um sachê) cheia do chá quente com 2-3 lascas de gengibre por dia, 90 minutos após o café da manhã. Estou fazendo jejum intermitente tb, mas notei que tomando essa dose pequena de hibisco, minha perda de peso acelerou e eu fiquei sem apetite para doces e farináceos. Já perdi 3kg e estou feliz. Pretendo perder mais 9kg e agora sei que vou conseguir.

  6. Faço uso da vitamina E e alguns medicamentos para tratamento da alopécia.
    O chá de hibisco vai interferir nesses medicamentos?

  7. Gostei muito da informação .hoje mesmo descobri o chá hibisco . vou exprementar .Obrigado pela enformação´.

  8. boa noite! estou começando a tomar o cha hoje,como tenho pressão arterial normal,não vou abusar do consumo e como não posso usar cafeina,ele é perfeito para mim.

  9. Olá eu bebi 3 xícaras do cálice do hibisco e depois que fiz o chá das flores secas do hibisco eu enchi uma garrafinha de 500 ml do cálice e bebi toda a garrafa como se fosse água isso faz mau ? E qual são os efeitos colaterais que o hibisco da? Boa noite

  10. Estou tomando a uns 15 dias junto com chá de moringa e branco ( cada chá num horário) e já senti os efeitos, perdi 3kg nesse período meu abdomem já esta bem mais magro fora que eu acho uma delicia geladinho . recomendo

  11. Muito grata pelos esclarecimentos.Comprei hoje o Hibisco mas não vou beber porque li toda matéria e estou tomando Anastrazol.tive câncer de mama e estou fazendo uso desse medicamento pelo que entendi no contra-indacacão não é muito recomendável.Estou certa? É uma pena pois tenho problemas no fígado coleterol altíssimo e pré-diabética consequencia da quimioterapia e radioterapia e o emocional bombando..Obrigada pelas preciosas informações..

  12. Olá, comecei a tomar o chá de hibisco a 11 dias acompanhado de 5 cravinhos da Índia, quente, e estou me sentindo muito bem, pois minha pressão arterial baixou pra 12 por 8 e minha glicemia para 85 mg. Obrigado pelas informações.

  13. Realmente é tudo verdade eu tenho ipertenção, e depois que comecei a tomar o chá minha pressão baixou mesmo,não tomo mas remédio!!!

  14. Incrível o poder de desinchar do hibisco, eu sofro de retenção de líquidos, portanto está me ajudando muito. Percebi que realmente baixa a pressão, então busco comer algo salgado logo depois de tomar o chá. Meu intestino é bem preso e está funcionando melhor estes dias e não dá cólica como os laxantes que já usei e não dá diarréia, é bem suave mesmo. Mas acredito que para o hibisco ajudar a perder peso realmente tem que haver uma reeducação alimentar e também atividade física.