Posso Tomar Café Durante o Jejum Intermitente? Quais Outras Bebidas?

Especialista:
atualizado em 13/02/2020

A boa notícia é que sim, você pode tomar café enquanto estiver no jejum intermitente! A maioria das bebidas sem calorias é segura para consumir durante o jejum intermitente. Você verá outras opções no decorrer deste artigo.

No entanto, alguns nutricionistas não recomendam bebidas dietéticas com adoçantes artificiais.

Aproveite e entenda tudo sobre jejum intermitente, seus benefícios e como fazer, e veja também o que quebra o jejum intermitente, que é uma das principais dúvidas de quem se aventura nessa empreitada.

Existe um outro grande porém: você não pode colocar nada no seu café. Tem que ser o café preto puro. Sem açúcar, creme ou outras adições.

E como já adiantamos, o café não é a única bebida que você pode tomar (além da água, claro) durante o jejum intermitente. Durante sua janela de jejum, apenas as bebidas não calóricas, como água, algumas águas saborizadas (que não carreguem calorias) e chás e tisanas sem açúcar.

Na verdade, é muito importante que você beba líquidos durante o jejum, a fim de se manter hidratado. No entanto, fique longe de refrigerantes diet ou qualquer outra coisa com adoçante artificial, mesmo sem calorias.

Pesquisas também descobriram que os adoçantes artificiais podem fazer com que você anseie por açúcar, o que não é ideal quando você precisa esperar muitas horas para comer. Por outro lado, a cafeína, presente no café, pode realmente ajudá-lo a evitar a fome, suprimindo o apetite.

No entanto, vale lembrar que se você tiver pressão alta, é preciso consultar o seu médico sobre o seu consumo de café, já que bebidas com cafeína podem aumentar sua pressão arterial.

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Você já experimentou fazer o jejum intermitente para emagrecer? Foi fácil ou difícil para você? Sabendo que o café é permitido, pretende fazer novamente? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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