Chuchu baixa pressão alta? E a água de chuchu?

Especialista da área:
atualizado em 13/07/2021

Que o chuchu tem uma série de benefícios para a saúde, provavelmente não é nenhuma novidade para você. Mas, após ficar sabendo que o consumo da água de chuchu ou do próprio legume ajuda a baixar a pressão alta, você pode ter ficado confuso e desconfiado. Será que isso é mesmo verdade?

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, embora possa ser controlada com o tratamento correto.

Embora pesquisas em animais e in vitro tenham indicado que compostos do chuchu podem auxiliar a relaxar os vasos sanguíneos, favorecendo a diminuição da pressão arterial, não há ainda estudos que comprovem esse benefício para seres humanos.

Mas antes, o que é pressão alta?

Conhecer um pouco sobre a condição ajuda a entender se o consumo do chuchu ajuda a diminuir a pressão alta. 

Também chamada como hipertensão, a pressão alta é uma doença silenciosa, já que não costuma provocar sintomas.

Até podem surgir sinais como dores de cabeça, dificuldade em respirar e hemorragia nasal. Mas eles não são específicos dessa condição, e geralmente não aparecem até que ela represente um problema iminente.

A pressão alta requer muitos cuidados, pois um quadro descontrolado pode causar infarto, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma, insuficiência do coração, síndrome metabólica, dificuldade de memória ou compreensão e demência.

E então, o chuchu baixa pressão alta?

Cesta de chuchu

Conforme já foi mencionado, a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas pode ser controlada, com a mudança nos hábitos de vida, adoção de uma dieta pobre em sódio, e em último caso, a ajuda de medicamentos. 

Entretanto, algumas pessoas usam um chá à base das folhas de chuchu para ajudar a combater a pressão alta, e essa propriedade já foi inclusive abordada em um artigo científico denominado “Plantas medicinais: usos e crenças de idosos portadores de hipertensão arterial”, que apontou o chuchu como um dos alimentos que os pacientes idosos usam para prevenir ou controlar a pressão alta.

A pesquisa identificou que as partes da planta usadas são a sua casca (nas formas de chá fervido, infusão ou de molho na água) e o seu fruto (cozido ou preparado como suco de chuchu).

  Continua Depois da Publicidade  

Outras pesquisas confirmaram essa propriedade do chuchu em animais e in vitro, indicando que compostos do chuchu podem auxiliar a relaxar os vasos sanguíneos. Assim, eles poderiam contribuir com a melhora do fluxo sanguíneo e com a redução da pressão arterial.

O uso do legume não substitui os medicamentos

Entretanto, precisamos considerar que os experimentos não foram em seres humanos. Ou seja, não temos como concluir que os mesmos resultados apresentados por eles sejam válidos para seres humanos. 

Da mesma forma, não sabemos se essas substâncias responsáveis pelos efeitos observados nos estudos estão disponíveis ou são absorvidas na quantidade necessária somente com o consumo habitual do chuchu ou da água de chuchu. 

As autoras do artigo “Plantas medicinais: usos e crenças de idosos portadores de hipertensão arterial”, a então mestranda em cuidados clínicos em saúde, Célida Juliana de Oliveira, e a doutora em enfermagem, Thelma Leite de Araujo, também relataram o que a literatura científica diz sobre o chuchu para pressão alta.

“Na literatura consultada não foram encontradas muitas informações sobre as propriedades cientificamente comprovadas do chuchu. Apenas um autor comenta que o fruto é utilizado em casos de pressão arterial elevada, batido no liquidificador ou em forma de infusão das folhas”, escreveram Oliveira e Araujo. 

Entretanto, elas mesmo concordam que o uso do chuchu para baixar a pressão arterial é fruto muito mais de uma herança cultural dos mais velhos, passado de geração a geração, do que de observações científicas.

Portanto, muito cuidado com a afirmação

Antes de utilizar a água de chuchu ou alguma outra receita com chuchu para baixar a pressão ou prevenir a hipertensão, é fundamental conversar com o médico para checar se a receita realmente pode contribuir de alguma maneira com o tratamento.

Além disso, jamais use o chuchu ou alguma preparação com o vegetal para substituir o tratamento convencional para pressão alta que o seu médico prescreveu.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode ser perigoso. Afinal, como já aprendemos aqui, a pressão alta pode gerar uma série de complicações graves para a saúde, especialmente quando não é tratada adequadamente.

E como funciona o tratamento?

Tratamento - Chuchu baixa pressão alta?

O tratamento para hipertensão pode incluir medicamentos, porém, também envolve mudanças no estilo de vida da pessoa. 

Por exemplo, diminuir o consumo de sódio, praticar atividades físicas com regularidade, limitar a quantidade de álcool ingerido e manter um peso saudável.

Embora não se possa afirmar que o chuchu baixe a pressão alta, por ser um alimento saudável, ele é recomendado por trazer diversos benefícios à saúde. Desde que preparado de modo saudável dentro de uma dieta para hipertensão.

Vídeo

Quer conhecer os benefícios do chuchu e aprender como usá-lo? Então, não perca o vídeo da nossa nutricionista a seguir:

Fontes e referências adicionais

O chuchu costuma fazer parte da sua dieta? Então, conte nos comentários como gosta de preparar o alimento!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário