Coceira na garganta – Causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2021

A coceira na garganta pode irritar muito. Veja quais são as causas e como tratar para se livrar desse incômodo.

  Continua Depois da Publicidade  

Na maioria das pessoas, a coceira é um sintoma de reação alérgica. Porém, outras causas podem estar por trás da irritação na garganta.

Às vezes, esse desconforto na garganta também causa dor. Por isso, veja também os melhores remédios para dor de garganta.

Causas de coceira na garganta

garganta coçando

Embora a alergia respiratória seja a causa mais comum de coceira na garganta, existem outras possibilidades.

Aliás, fique atento, pois a coceira na garganta juntamente com outros sintomas pode indicar uma infecção pelo coronavírus. Assim, não deixe de checar os sintomas da COVID-19 para buscar atendimento médico o quanto antes se achar que pode ter a doença.

As principais causas de coceira na garganta são:

Reação alérgica

As alergias são uma resposta do seu sistema imune a algum alérgeno. Nem sempre as substâncias que causam alergia são ruins para a saúde, mas elas irritam a garganta é podem causar sintomas alérgicos.

Por exemplo, substâncias irritantes que comumente causam coceira na garganta incluem:

  • Pelos de animais;
  • Mofo;
  • Poeira;
  • Pólen;
  • Produtos químicos;
  • Fumaça.

Alergia alimentar

Uma alergia alimentar também pode deixar a garganta coçando. Em geral, os alimentos que mais causam alergia são os laticínios, o amendoim e o trigo.

Porém, existem muitos tipos de alergia a alimentos e é preciso estar sempre atento a sinais mais graves de reação alérgica que são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inchaço na face ou no corpo;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia.

Desidratação

Pouco se fala disso, mas beber pouca água pode ser a causa da coceira na garganta. Isso acontece porque sem água suficiente, a boca fica seca e a garganta pode ficar desidratada. 

Devido à falta de saliva, a boca e a garganta ficam sem a lubrificação adequada. Como resultado, o risco de irritação na garganta aumenta e surge a coceira. 

Veja também outros sintomas de desidratação.

Rinite

A rinite é uma alergia respiratória muito comum que causa coceira na garganta. No entanto, é provável que você também observe outros sintomas como:

Resfriado e outras infecções

Infecções virais como o resfriado ou a gripe costumam causar muitos sintomas respiratórios – inclusive a coceira na garganta.

A amigdalite é um exemplo de infecção cujo principal sintoma é a coceira na garganta seguida de dor.

Refluxo

Em alguns casos, o refluxo ácido pode causar coceira na garganta. A saber, o refluxo acontece quando a ácido estomacal volta para o esôfago. 

Além da azia, é possível sentir coceira, queimação e dor na garganta.

  Continua Depois da Publicidade  

Uso de medicamentos

Alguns remédios podem causar a coceira na garganta como um efeito colateral. É o caso dos inibidores da ECA que atuam no tratamento da pressão alta, por exemplo. 

De fato, essa classe de remédio pode causar efeitos colaterais, incluindo a tosse seca e a coceira na garganta.

O que fazer com a garganta coçando

homem com garganta doendo

A coceira na garganta geralmente se resolve sozinha. Mas, se houver sintomas adicionais ou se a sua coceira for muito persistente, é uma boa ideia procurar um médico para saber como tratar a condição.

Em alguns casos, por exemplo, pode ser que exista uma infecção que precisa ser tratada com um antibiótico.

Por outro lado, se a causa da coceira for uma alergia, o primeiro passo é evitar o contato com o alérgeno. Assim, vale a pena caprichar na limpeza da casa para remover o excesso de pó e ácaros, por exemplo.

Além disso, o médico pode prescrever um anti-histamínico (antialérgico) para reduzir a resposta inflamatória do corpo contra o alérgeno.

Há também alguns remédios caseiros que podem aliviar a coceira. Algumas soluções caseiras para a garganta coçando são:

Gargarejo com uma solução de água e sal

O gargarejo com uma solução salina ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, reduzir a coceira. 

Para isso, adicione 1 colher de chá de sal com ½ colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna. Em seguida, misture bem até dissolver. Use a solução para fazer o gargarejo algumas vezes por dia.

Aproveite e confira como funciona a água com sal para garganta inflamada.

Sprays para garganta

Existem alguns sprays de venda livre que ajudam a aliviar a dor e a coceira na garganta. Para que a coceira realmente melhore, é importante verificar no rótulo a presença de algum dos ingredientes ativos abaixo:

  • Mentol;
  • Óleo de eucalipto;
  • Benzocaína.

Aliás, pastilhas para a garganta também podem ser usadas.

Chás para coceira na garganta

Um chá quente ajuda a acalmar a garganta e diminuir a coceira. O ideal é preparar chás com propriedades anti-inflamatórias como o gengibre ou o limão, por exemplo. Para melhorar ainda mais a garganta, você pode adoçar a bebida com um pouco de mel.

Caso a sua coceira na garganta não melhore com nenhuma dessas dicas, vá até ao médico para entender qual a causa do desconforto e iniciar o tratamento mais adequado.

Fontes e Referências Adicionais

Você tem alguma alergia que faz sua garganta coçar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário