Remédio para dor de garganta – 11 mais usados!

Especialista:
atualizado em 11/09/2020

Conheça as opções de remédio para dor de garganta mais usadas e entenda como deve ser conduzido um tratamento para aliviar as dores na garganta.

Estimativas publicadas em 2014 na revista científica PLoS One indicam que a dor de garganta é responsável por mais de 13 milhões de visitas ao ano em consultórios médicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Grande parte das dores de garganta são causadas por infecções ou por causa de fatores ambientais como o ar seco, por exemplo. Elas podem ser classificadas com base na parte da garganta afetada. Sendo assim, temos a:

  • Faringite: em que a dor afeta a região atrás da boca;
  • Amigdalite: em que o desconforto afeta o tecido mole da parte posterior da boca, causando também inchaço e vermelhidão;
  • Laringite: em que a dor atinge a laringe, resultando ainda em inchaço e vermelhidão da caixa vocal.

Sintomas

Os sintomas da dor de garganta não são apenas a dor. Outros sinais de que algo não vai bem que a garganta pode dar são:

  • Secura;
  • Irritação;
  • Queimação;
  • Coceira;
  • Dor ao engolir;
  • Dor ao falar;
  • Amígdalas avermelhadas;
  • Manchas brancas ou pus nas amígdalas.

Além disso, sintomas adicionais podem ser observados, tais como:

  • Congestão nasal;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Rouquidão;
  • Calafrio;
  • Glândulas inchadas no pescoço;
  • Coriza;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Dores no corpo;
  • Dificuldade para engolir.

Apesar do grande incômodo, a dor de garganta normalmente desaparece sozinha, mas se isso não acontecer, o desconforto pode ser aliviado com medicamentos ou com remédios caseiros que são capazes de reduzir a dor.

O melhor remédio para dor de garganta vai depender da existência ou não de outros sintomas.

Se houver apenas dor, é provável que a garganta esteja apenas irritada. Sintomas como febre ajudam a diagnosticar uma garganta inflamada ou infeccionada. O surgimento de sintomas adicionais como tosse ou irritação nas mucosas também pode auxiliar no diagnóstico.

Remédios para dor de garganta mais usados

Garganta inflamada

Consultar um médico é muito importante para saber como proceder e qual remédio usar. No entanto, para ir ao médico bem informado, veja abaixo quais são os remédios para dor de garganta mais usados e como eles agem no organismo.

1. Analgésicos

Analgésicos como o acetaminofeno ou o paracetamol são usados para aliviar a dor e também servem para reduzir a febre.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses analgésicos são leves e podemos usá-los quando os sintomas também são leves. Caso a febre persista, o indicado é ir até um consultório médico pois há o risco de infecção.

2. Anti-inflamatório

A presença de manchas brancas ou pus na região das amígdalas geralmente indica uma garganta inflamada e que é tratada com anti-inflamatórios.

Os mais usados são o ibuprofeno, o naproxeno e a aspirina. Além de controlar a inflamação, tais anti-inflamatórios não esteroides têm ação analgésica que diminui a dor.

3. Antibiótico

Se a causa da dor de garganta for uma infecção bacteriana, não há como fugir dos antibióticos.

É preciso ir ao médico para ter certeza de que se trata de uma infecção por bactérias – até porque não é possível comprar antibióticos sem a prescrição médica.

Geralmente, o tratamento com antibióticos dura de 3 a 7 dias e todas as doses recomendadas pelo médico devem ser tomadas para evitar que as bactérias criem resistência ao remédio.

4. Anti-histamínico

Podemos usar anti-histamínicos quando a dor de garganta ocorre por conta de uma alergia. É o caso de irritações na garganta desencadeadas pelo contato das mucosas com a poluição do ar, com a fumaça de cigarro ou com a poeira, por exemplo.

O ideal é verificar com o seu médico se o que você tem é realmente uma alergia e só então passar a usar o antialérgico que ele recomendar.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Pastilhas para a garganta

Pastilhas que contêm mentol, eucalipto ou gengibre em sua composição podem entorpecer suavemente o tecido da garganta, aliviando a irritação e a dor local.

Além disso, há também pastilhas com lidocaína ou outros ingredientes com propriedades entorpecentes que aliviam a dor de garganta.

6. Gargarejo de água com sal

Esse é um remédio caseiro para dor de garganta quase que universal, pois todo mundo pode fazer em casa: o gargarejo de água com sal.

O papel do sal é auxiliar na redução do inchaço, já que ele atrai a água do tecido da garganta, o que vai ajudar a reduzir o seu volume. O sal também pode matar certos micróbios presentes no local.

A receita é misturar 1 colher de chá de sal em um copo de água morna e usar a solução ainda morna para fazer um gargarejo por 30 segundos. Você pode repetir o gargarejo de água com sal para garganta inflamada até uma vez por hora enquanto ainda sentir desconforto.

7. Mel

O mel é um ótimo remédio para dor de garganta pois ele auxilia no combate a infecções e reduz a dor. Se você também tiver tosse, o mel é uma escolha melhor ainda, pois ele também atua como um supressor da tosse.

O melhor de tudo é que o mel é benéfico para a saúde, é delicioso e oferece compostos naturais com propriedades terapêuticas. Além disso, pode ser facilmente adicionado em chás e bebidas como adoçante e nas mais diversas receitas.

8. Umidificador de ar

A secura do ar é muitas vezes a causa por trás de uma garganta irritada. Nesse caso, usar um umidificador de ar pode adicionar um pouco de umidade ao seu ambiente e contribuir para que sua garganta melhore e desinche.

Na ausência de um, você pode tomar um banho quente e inalar o vapor da água ou até mesmo espalhar alguns potes com água morna pela sua casa.

9. Chás de ervas

Além de beber bastante água, é indicado beber líquidos quentes que ajudam a acalmar a garganta. Um estudo publicado em 2003 na revista BMJ indica que chás de ervas são ótimos para ajudar a tratar a garganta inflamada.

Alguns chás que parecem ser eficazes para a dor de garganta são o chá de raiz de marshmallow, chá de equinácea, chá de camomila, chá de raiz de alcaçuz, chá de raiz de gengibre e chá de hortelã.

Todos eles têm propriedades anti-inflamatórias ou calmantes que promovem alívio. Além disso, o simples fato de tomar um chá quentinho já ajuda a umedecer a garganta e a gerar uma sensação de bem estar.

10. Água e fluidos em geral

Ainda que seja doloroso, é indispensável tomar muita água e líquidos para manter as membranas mucosas da garganta bem hidratadas. Isso é fundamental para que elas se curem e a dor de garganta passe.

Sugestões incluem também chás, caldos, ensopados e água morna com limão e mel.

11. Spray anestésico

Um spray anestésico pode ser um bom tratamento de curto prazo para a dor de garganta. Eles contêm anestésicos em sua composição como a lidocaína ou a benzocaína e servem para anestesias o local, dando a sensação de que a dor passou.

Esse tipo de spray proporciona alívio imediato, mas não trata a causa da dor e sim o sintoma. Não devemos usá-lo por mais de dois dias e muitas vezes ao dia sem recomendação médica sob o risco de mascarar uma piora no quadro.

Outros remédios

  • Antiácidos: quando a dor é causa do refluxo ácido, um antiácido pode servir como remédio para dor de garganta e trazer alívio;
  • Corticosteroides: podem ser indicados por um médico quando a dor de garganta é grave, mas não deve ser a primeira opção devido ao risco de efeitos adversos.

Considerações finais

O descanso não é um remédio para dor de garganta, mas é fundamental para garantir que seu sistema imunológico tenha energia de sobra para combater a causa da mesma.

Os sinais de alerta que podem indicar uma condição mais grave incluem, por exemplo, a febre, a dor de ouvido, a dor de garganta intensa ou persistente, a rigidez no pescoço, a dor nas articulações e a dificuldade para abrir a boca ou para respirar.

Nos casos leves – que são a maior parte – a dor de garganta dura de 3 a 7 dias e melhora mesmo sem tratamento.

No entanto, ainda que a maioria das pessoas com dor de garganta consiga tratar o sintoma em casa, é importante procurar um médico se a dor persistir por muito tempo ou se sintomas adicionais aparecerem ou piorarem.

Fontes e Referências Adicionais:

Você utiliza algum remédio para dor de garganta que traga bons resultados? Sofre constantemente com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário